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Whey Protein – O que é, efeitos e como tomar

Veja agora qual o melhor tipo de Whey Protein para seu objetivo, como tomar corretamente e as melhores marcas.

O que é e para que serve a Whey Protein:

Whey Protein é a proteína do soro do leite extraída durante o processo de transformação do leite em queijo.

As principais vantagens de fazer o uso de Whey Protein ao invés de outras fontes de proteínas, seriam elas:

  • Maior valor biológico (VB 100), para se ter uma ideia, o valor biológico do frango está em 79, do peixe 83, carne vermelha 80, ovos de 88 á 100 e laticínios como o leite e queijo chegam a 80 o seu valor biológico, e que também seriam essas, outras fontes de proteínas indicas para consumo;
  • Outro fator importante da Whey Protein, é a alta concentração de Glutamina e BCAA, e com um relevante a mais, já que comparando grama a grama a Whey Protein com outras fontes de proteína, ela é a que fornece mais aminoácidos essenciais para o corpo, sem a adição de colesterol e gordura.

Tipos de Whey Protein:

Como a Whey Protein é extraída do soro leite, o teor de água ainda é muito grande, chegando a representar 93 a 95% do que foi retirado e apenas 0,7 a 1,2% de proteínas, um valor muito baixo ainda. Para isso é necessário passar pelo processo de microfiltração e ultrafiltração através de precipitação por ácidos ou bases, com troca iônica ou separação por membranas, resultando em uma maior concentração de proteínas. O que vai resultar em 3 tipos de Whey Protein:

 Whey Protein Concentrado:  Recomendado para quem quer ganhar massa muscular sem gastar muito dinheiro, já que é a opção mais em conta financeiramente falando. Isso se deve ao custo para elaboração desse Whey ser reduzido, pois essa versão passa apenas pelo processo leve de filtragem, citados anteriormente como Microfiltração e Ultrafiltração. Resultando em 70 a 80% de proteínas e dividindo o resto entre carboidratos e gorduras.

Ainda sim esse tipo de Whey Protein contém grande quantidades de BCCAs e glutaminas, além de a maior parte das frações peptídicas serem mantidas. Essas partículas são responsáveis por muitas funções do nosso organismo e melhoram nossa imunidade já que possuem ações antioxidantes.

  Whey Protein Isolado: Sua concentração de proteínas é muito maior se comparada a Whey Protein concentrada, pelo fato de passar por um processo de filtragem muito maior e sofrer troca iônica. Resultando em até 95% de proteínas, em algumas marcas de Whey chega a ser zero a quantidade de carboidratos e gordura. Uma ótima opção para quem está em dieta de redução calórica, visando emagrecer ou definir.

 Whey Protein Hidrolisado:  Além de passar por uma filtragem minucioso, esse tipo de Whey Protein passa por um processo conhecido como hidrólise, onde é feita a quebra das cadeias proteicas em fragmentos menores de peptídeos. O que facilita e torna ainda mais rápido a absorção desse  tipo de Whey Protein pelo organismo.

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Grande parte das marcas de Whey Protein de qualidade, e citamos como exemplo a Whey Protein Gold Standard da Optimum Nutrition, contém em sua composição esses 3 tipos de Whey Protein: Concentrada (WPC) Isolada (WPI) e Hidrolisada (WPH), fornecendo a mais pura proteína de qualidade ao seu consumidor.

Efeitos e Benefícios da Whey Protein:

  • Promove maior retenção de nitrogênio (fator de crescimento muscular);
  • A Whey também possui ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico e reduz sintomas de overtraining;
  • E outro fator que é essencial na Whey Protein, é sua rápida absorção, algo de fundamental importância para quem faz uso dessa proteína para hipertrofia na musculação. Pois logo após o treino, abrimos o que é chamada de “janela de oportunidades” onde o músculo está mais receptivo a nutrientes, proporcionando um alto grau de absorção de proteínas e seus aminoácidos. Garantindo com isso um perfeito ambiente anabólico, já que ela por si só, já aumenta a síntese proteica, e imagine depois de um treino intenso;
  • Um estudo publicado em 2014, mostrou os efeitos benéficos da suplementação com a proteína do soro do leite (WP), na promoção de saúde e melhora do desempenho na realização de exercícios aeróbicos.

Como tomar a Whey Protein:

Depois do treino, outro horário muito indicado para se tomar a Whey Protein, é quando acordamos, já que passamos um grande período sem se alimentar, e o catabolismo é certo, então nada melhor do que a Whey Protein e sua rápida absorção.

Para hipertrofia, o mais indicado é tomar a Whey no pós-treino junto com a dextrose, já que o carboidrato ajuda no transporte de nutrientes para dentro das células, sejam as proteínas, creatinaBCAAs e glutamina. Graças ao pico de insulina causado pelo alto índice glicêmico desse carboidrato.

Então seja simples na hora de preparar o seu shake, misture dentro dele com 200 ml de água, 30 a 40 gr de Whey Protein com maltodextrina/dextrose (visitando os artigos, informamos a quantidade a ser colocada desses 2 suplementos para não cometer erros). Caso esteja tomando Creatina, misture nesse shake citado no pós treino.

Não é obrigatório tomar whey com os carboidratos citados acima (maltodextrina ou dextrose). Se você já tem uma alimentação balanceada, esses complementos não são necessários e seu excesso pode acabar prejudicando.

Posso tomar whey protein com outro suplemento ou termogênico?

O Whey protein pode ser tomado junto com termogênicos ou outros suplementos sim, desde que orientados por um profissional após avaliar suas reais necessidades.

Lembrando que esse artigo é apenas informativo e não substitui a orientação de um profissional. Antes de iniciar o uso de qualquer suplemento ou termogênico, um nutricionista deve ser consultado.

Whey Protein engorda ou emagrece?

E pra quem acha que a Whey Protein é usada apenas para dietas de ganhos musculares, engana-se, porque ela é indicada também para quem quer emagrecer, sem perder massa magra. Pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, saciando a fome mais rápida do que outras proteínas. Mas se não tiver controle, a Whey pode engordar, por isso criamos o artigo: Whey Protein engorda, emagrece ou só ganha massa muscular? para tirar todas as dúvidas sobre essa questão, leiam pois é muito importa saber isso.

Preços, onde comprar e as melhores e mais confíaveis marcas de Whey Protein:

Antes de comprar sua Whey Protein, é importante que você leia os artigos que publicamos recentemente com as melhores marcas de Whey Protein nacionais e importadas, tanto na categoria de concentradas, como as Whey Protein Isoladas, e ainda indicamos as lojas mais confiáveis e com os melhores preços da internet.

Vale destacar que os produtos citados nos artigos, não tiveram suas vendas proibidas e nem foram reprovados em testes e laudos realizados pelos órgãos competentes, testes no qual tiveram grande repercussão na mídia nos últimos tempos e noticiamos também aqui no Treino Mestre alguns dias atrás.

Você pode conferir os artigos com as melhores marcas e com todas as dicas abaixo:

Para quem vai comprar a Whey Protein Isolada: As 5 melhores Whey Protein Isoladas (Importadas e Nacionais).

Para quem pretende comprar a Whey Protein concentrada: Whey Protein – As melhores marcas do mercado

Efeito colaterais

O principal efeito colateral que pode ser causado pelo whey protein está relacionado a presença de lactose, já que pessoas com intolerância ao açúcar do leite apresentam alguns problemas como gases, diarreia, cólicas e má digestão. Nesse caso a pessoa deve seguir orientação de um profissional que pode recomendar o uso do whey protein isolado, já que grande parte dessa versão do produto, não possui lactose em sua composição.

Prejudica os rins?

Até o momento não existem estudos conclusivos que indiquem que a whey prejudica os ruins. Apenas indivíduos que já apresentavam algum tipo de deficiência renal, tiveram complicações após o consumo. Claro que o consumo em excesso e sem orientação pode vir a causar problemas em pessoas sadias. Por isso que frisamos mais uma vez a importância da orientação de um profissional.

Preparamos nesse vídeo abaixo um guia resumindo de forma bem rápida e objetiva tudo sobre a Whey Protein:

Abraços e Bons Treinos a todos.

Referências: 
Wilborn CD, Taylor LW, Outlaw J, et al. The Effects of Pre- and Post-Exercise Whey vs. Casein Protein Consumption on Body Composition and Performance Measures in Collegiate Female Athletes. Journal of Sports Science & Medicine. 2013;12(1):74-79. –  www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3761774/
CHEN W-C, HUANG W-C, CHIU C-C, CHANG Y-K, HUANG C-C. Whey Protein Improves Exercise Performance and Biochemical Profiles in Trained Mice. Medicine and Science in Sports and Exercise. 2014;46(8):1517-1524. doi:10.1249/MSS.0000000000000272. –  www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4186725/
Tipton KD1, Elliott TA, Cree MG, Wolf SE, Sanford AP, Wolfe RR. Ingestion of casein and whey proteins result in muscle anabolism after resistance exercise. 2004 Dec;36(12):2073-81 – www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15570142

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Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

436 Comentários

  1. “Existe contraindicação para pessoas que têm um histórico de cálculos renais?”

    Sim, o excesso de Proteínas leva a um aumento do catabolismo destas, levando ao aumento de ácido úrico, uréia e creatinina, tendo que ser eliminado através da urina. Alguns cálculos são formados ou apresentam em sua composição o ácido úrico.

    Também aumenta a excreção de cálcio no organismo, tendo assim que haver uma maior ingesta de água para que os rins consigam eliminar, caso não ocorra pode haver retenção destes elementos em torno de um núcleo a nível dos cálices renais, porém pode se formar em outras regiões do sistema urogenital.

    Portanto, não vá na conversa de vendedor pois este não tem graduação e nem pós graduação na área específica, apenas tem interesse nas vendas e lucro. Procure um profissional capacitado e com experiência, geralmente um Nutricionista ou Médico da área Esportiva.

    Carlos Eduardo. Nutrição Clínica e Esportiva.

  2. perdi 6 k fazendo dieta..e agora se eu tomar o whey protein e correndo todo dia 30 minutos vou perder peso.??!!!

    porque o único exercício que me sobra tempo para fazer é correr 30 minutos a noite. E foi assim que perdi 6 k em três meses fazendo dieta..
    Não gosto de musculação. Só gosto de corrida. Gosto de pilates. No passado ja fiz, porém agora não estou tendo tempo.

    bjus

  3. existe betacaroteno no whey

  4. Faço 3 dias de musculação e 3 dias de zumba intercalado. Gostaria de saber se devo tomar o whey protein só nos dias do treino de musculação ou também posso tomar nos dias de zumba?

  5. francisca de fatima carvalho

    Eu, estou muito magra, não consigo engordar, sinto fraca quando faço musculação, qual tipo de proteina é melhor ? eu tenho um pouco de colesterol alto.

    grata, Francisca

  6. francisca de fatima carvalho

    Me indicaram a proteína Whey concentrada, falaram que é excelente,

  7. Gostaria de saber se tomo Whey todos os dias ou somente nos dias de treino. Treino 4x na semana, musculação e aeróbico.

    Obrigada

  8. Quanto tempo dura essa “janela de oportunidades” após o treino?

  9. Bom dia. Você podeia falar sobre o Whey New Millen. Eu tomo, pois é mais em conta e na tabela nutricional afirma que supre as necessidades de BCAA, Proteinas e Glutaminas no pós treino. Sua experiencia em suplementos pode me ajudar nessa questão.

  10. Ola, estou com uma duvida, espero que possam me ajudar.

    Estou a 8 meses fazendo uma dieta restritiva, com alimento principal a proteina, e bem pouco carboidratos, zero açucar zero refrigerante zero bebida alcoólica, exercícios 5 vezes por semana, 40 minutos de aeróbica mais o treino de musculação. Chego na academia por volta das 20hs e minha nutri pediu para tomar o isofort isolada as 17hs e depois do treino bcaa mais car up, depois do artico fiquei na duvida quanto ao melhor horário para tomar o isofort, continuo tomando as 17 ou durante ou depois do treino?
    Objetivo perder gordura ganhar massa

  11. fiz bariátrica e preciso ganhar massa muscular. me ajudem por favor. não como carne.grata.

  12. Boa Tarde, eu treino musculação na parte da manhã, Logo quando termino o treino tomo Whey e 15 minutos depois como 3 ovos cozidos. Será que há algum malefício em fazer isso?: Ou seja tomar Whey e logo depois ovos cozidos sendo que ambos são fontes de proteínas consideráveis.

    • Malefício nenhum…Desde que esteja tudo calculado e sem estar exagerando no consumo de proteínas. Vale lembrar que não se deve focar apenas nas proteínas na alimentação, assim como os outros macronutrientes (carboidratos e lipídios) e os micronutrientes (vitaminais e minerais), todos desempenham papel importante em uma dieta, essa no qual deve ser desenvolvida por um nutricionista, respeitando as necessidades da pessoa.

  13. Gostaria de saber se o whey faz “nascer”acnes como efeito colateral??

  14. Acabei de comprar outro whey, já estou a uns 40 dias tomando whey em todos os dias em que treino. E um amigo me falou que só se pode tomar Whey por no máximo 3 meses consecutivos e depois disso tem que ficar mais 3 meses sem ingerir o whey, pois se não respeitar esse prazo provavelmente teria problemas com pedras nos rins.
    Essa informação é verdadeira?

  15. Bom dia! Comprei o whey na esperança de tomar para ajudar no treino (faço musculação de 4 a 5 vezes por semana) meu objetivo é emagrecer, como vc recomenda que eu use ele? Comprei BCAA tb e gostaria de saber se uso antes ou depois do treino.

  16. Boa tarde! meu objetivo é ganhar massa, tenho o waxy maize, whey protein, e creatina, dá pra fazer um shake incluindo tudo e tomar após os treinos?

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