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Whey Protein – O que é, para que serve e como tomar

Veja agora qual o melhor tipo de Whey Protein para seu objetivo, seus benefícios, efeitos colaterais, como tomar corretamente e as melhores marcas.

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O que é e para que serve a Whey Protein:

Whey Protein é a proteína do soro do leite extraída durante o processo de transformação do leite em queijo.

As principais vantagens de fazer o uso de Whey Protein ao invés de outras fontes de proteínas, seriam elas:

  • Maior valor biológico (VB 100), para se ter uma ideia, o valor biológico do frango está em 79, do peixe 83, carne vermelha 80, ovos de 88 á 100 e laticínios como o leite e queijo chegam a 80 o seu valor biológico, e que também seriam essas, outras fontes de proteínas indicas para consumo;
  • Outro fator importante da Whey Protein, é a alta concentração de Glutamina e BCAA, e com um relevante a mais, já que comparando grama a grama a Whey Protein com outras fontes de proteína, ela é a que fornece mais aminoácidos essenciais para o corpo, sem a adição de colesterol e gordura.

Tipos de Whey Protein:

Como a Whey Protein é extraída do soro leite, o teor de água ainda é muito grande, chegando a representar 93 a 95% do que foi retirado e apenas 0,7 a 1,2% de proteínas, um valor muito baixo ainda. Para isso é necessário passar pelo processo de microfiltração e ultrafiltração através de precipitação por ácidos ou bases, com troca iônica ou separação por membranas, resultando em uma maior concentração de proteínas. O que vai resultar em 3 tipos de Whey Protein:

→ Whey Protein Concentrado:

Recomendado para quem quer ganhar massa muscular sem gastar muito dinheiro, já que é a opção mais em conta financeiramente falando. Isso se deve ao custo para elaboração desse Whey ser reduzido, pois essa versão passa apenas pelo processo leve de filtragem, citados anteriormente como Microfiltração e Ultrafiltração. Resultando em 70 a 80% de proteínas e dividindo o resto entre carboidratos e gorduras.

Ainda sim esse tipo de Whey Protein contém grande quantidades de BCCAs e glutaminas, além de a maior parte das frações peptídicas serem mantidas. Essas partículas são responsáveis por muitas funções do nosso organismo e melhoram nossa imunidade já que possuem ações antioxidantes.

→ Whey Protein Isolado:
Sua concentração de proteínas é muito maior se comparada a Whey Protein concentrada, pelo fato de passar por um processo de filtragem muito maior e sofrer troca iônica. Resultando em até 95% de proteínas, em algumas marcas de Whey chega a ser zero a quantidade de carboidratos e gordura. Uma ótima opção para quem está em dieta de redução calórica, visando emagrecer ou definir.

→ Whey Protein Hidrolisado:

Além de passar por uma filtragem minucioso, esse tipo de Whey Protein passa por um processo conhecido como hidrólise, onde é feita a quebra das cadeias proteicas em fragmentos menores de peptídeos. O que facilita e torna ainda mais rápido a absorção desse  tipo de Whey Protein pelo organismo.

Grande parte das marcas de Whey Protein de qualidade, e citamos como exemplo a Whey Protein Gold Standard da Optimum Nutrition, contém em sua composição esses 3 tipos de Whey Protein: Concentrada (WPC) Isolada (WPI) e Hidrolisada (WPH), fornecendo a mais pura proteína de qualidade ao seu consumidor.

Efeitos e Benefícios da Whey Protein:

Promove maior retenção de nitrogênio (fator de crescimento muscular);

A Whey também possui ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico e reduz sintomas de overtraining;

Quando a ingestão de whey protein é orientada por um profissional e aliada a uma dieta para tal objetivo, a whey protein ajuda na perda de peso e emagrecimento;

E outro fator que é essencial na Whey Protein, é sua rápida absorção, algo de fundamental importância para quem faz uso dessa proteína para hipertrofia na musculação. Pois logo após o treino, abrimos o que é chamada de “janela de oportunidades” onde o músculo está mais receptivo a nutrientes, proporcionando um alto grau de absorção de proteínas e seus aminoácidos. Garantindo com isso um perfeito ambiente anabólico, já que ela por si só, já aumenta a síntese proteica, e imagine depois de um treino intenso;

Um estudo publicado em 2014, mostrou os efeitos benéficos da suplementação com a proteína do soro do leite (WP), na promoção de saúde e melhora do desempenho na realização de exercícios aeróbicos;

Auxilia na redução dos níveis de colesterol “ruim” (LDL), enquanto aumento o chamado “bom” colesterol (HDL).

Como tomar a Whey Protein:

Depois do treino, outro horário muito indicado para se tomar a Whey Protein, é quando acordamos, já que passamos um grande período sem se alimentar, e o catabolismo é certo, então nada melhor do que a Whey Protein e sua rápida absorção.

Para hipertrofia, o mais indicado é tomar a Whey no pós-treino junto com a dextrose, já que o carboidrato ajuda no transporte de nutrientes para dentro das células, sejam as proteínas, creatinaBCAAs e glutamina. Graças ao pico de insulina causado pelo alto índice glicêmico desse carboidrato.

Então seja simples na hora de preparar o seu shake, misture dentro dele com 200 ml de água, 30 a 40 gr de Whey Protein com maltodextrina/dextrose (visitando os artigos, informamos a quantidade a ser colocada desses 2 suplementos para não cometer erros). Caso esteja tomando Creatina, misture nesse shake citado no pós treino.

→ Nota importante:

Não é obrigatório tomar whey com os carboidratos citados acima (maltodextrina ou dextrose). Se você já tem uma alimentação balanceada, esses complementos não são necessários e seu excesso pode acabar prejudicando.

Posso tomar whey protein com outro suplemento ou termogênico?

O Whey protein pode ser tomado junto com termogênicos ou outros suplementos sim, desde que orientados por um profissional após avaliar suas reais necessidades.

Lembrando que esse artigo é apenas informativo e não substitui a orientação de um profissional.

Antes de iniciar o uso de qualquer suplemento ou termogênico, um nutricionista deve ser consultado.

Whey Protein engorda ou emagrece?

E pra quem acha que a Whey Protein é usada apenas para dietas de ganhos musculares, engana-se, porque ela é indicada também para quem quer emagrecer, sem perder massa magra. Pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, saciando a fome mais rápida do que outras proteínas.

Mas se não tiver controle, a Whey pode engordar, por isso criamos o artigo: Whey Protein engorda, emagrece ou só ganha massa muscular? para tirar todas as dúvidas sobre essa questão, leiam pois é muito importa saber isso.

Preços, onde comprar e as melhores e mais confiáveis marcas de Whey Protein:

Antes de comprar sua Whey Protein, é importante que você leia os artigos que publicamos recentemente com as melhores marcas de Whey Protein nacionais e importadas, tanto na categoria de concentradas, como as Whey Protein Isoladas, e ainda indicamos as lojas mais confiáveis e com os melhores preços da internet.

Vale destacar que os produtos citados nos artigos, não tiveram suas vendas proibidas e nem foram reprovados em testes e laudos realizados pelos órgãos competentes, testes no qual tiveram grande repercussão na mídia nos últimos tempos e noticiamos também aqui no Treino Mestre alguns dias atrás.

Você pode conferir os artigos com as melhores marcas e com todas as dicas abaixo:

Para quem vai comprar a Whey Protein Isolada: As 5 melhores Whey Protein Isoladas (Importadas e Nacionais).

Para quem pretende comprar a Whey Protein concentrada: Whey Protein – As melhores marcas do mercado

Efeito colaterais

O principal efeito colateral que pode ser causado pelo whey protein está relacionado a presença de lactose, já que pessoas com intolerância ao açúcar do leite apresentam alguns problemas como gases, diarreia, cólicas e má digestão.
Nesse caso a pessoa deve seguir orientação de um profissional que pode recomendar o
 uso do whey protein isolado, já que grande parte dessa versão do produto, não possui lactose em sua composição.

Prejudica os rins?

Até o momento não existem estudos conclusivos que indiquem que a whey prejudica os ruins. Apenas indivíduos que já apresentavam algum tipo de deficiência renal, tiveram complicações após o consumo. Claro que o consumo em excesso e sem orientação pode vir a causar problemas em pessoas sadias. Por isso que frisamos mais uma vez a importância da orientação de um profissional.

Abraços e Bons Treinos a todos.

Referências:
Wilborn CD, Taylor LW, Outlaw J, et al. The Effects of Pre- and Post-Exercise Whey vs. Casein Protein Consumption on Body Composition and Performance Measures in Collegiate Female Athletes. Journal of Sports Science & Medicine. 2013;12(1):74-79. – www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3761774/ CHEN W-C, HUANG W-C, CHIU C-C, CHANG Y-K, HUANG C-C. Whey Protein Improves Exercise Performance and Biochemical Profiles in Trained Mice. Medicine and Science in Sports and Exercise. 2014;46(8):1517-1524. doi:10.1249/MSS.0000000000000272. – www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4186725/ Tipton KD1, Elliott TA, Cree MG, Wolf SE, Sanford AP, Wolfe RR. Ingestion of casein and whey proteins result in muscle anabolism after resistance exercise. 2004 Dec;36(12):2073-81 – www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15570142 Eur J Clin Nutr. 2016 Aug;70(8):879-85. doi: 10.1038/ejcn.2016.39. Epub 2016 Mar 30. Effect of whey protein on blood lipid profiles: a meta-analysis of randomized controlled trials. Zhang JW 1 , Tong X 1 , Wan Z 1 , Wang Y 2 , Qin LQ 1, 3 , Szeto IM 2 .www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27026427

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

464 Comentários

  1. Olá, quais os efeito do whey no organismo?

    • Oi Juliana, na verdade o whey tem a função semelhante a da alimentação que ingerimos, a diferença é que ele é mais concentrado e tem gramas a mais dela, ele nos ajuda a crescer um pouco mais rapido por conter bastante proteina, um Ex: a maioria dos suplementos incluindo o whey protein, nós conseguimos encontrar na alimentação, (ovo, carne seja ela frango´gado, porco) só que eles não tem a quantidade suficiente para quem treina, não que seja impossivel de conseguir um resultado significativo sem o uso de suplementos só com a alimentação voc~e também consegue porém o processo é mais lento/demorado, e como nós Gostariamos de ter um resultado mais rápido, tomamos os suplementos (por que ninguém merece tanto sofrimento na academia para um minimo de resultado né amiga, hahah) mas em fim Respondendo tua pergunta, o whey ele atua de forma saudável e natural no nosso organismo auxiliando a falta de proteína e Carboidrato no nosso corpo. Espero ter lhe ajudado, um abraço! 🙂

  2. Quem amamenta pode tomar whey? Qual risco pro bebê?

  3. Alessandra Mengel

    Faz mal tomar whey vencido?

  4. Oi eu gostaria de tomar o whey mais quero perder peso e ganhar massa muscular ao mesmo tempo como posso tomar ele antes ou depois do treino ? É qual que é mais indicado?

  5. De quanto em quanto tempo deve tomar e quando parar? Pode ser pra sempre?

  6. Boa tarde ! tenho 40 anos e estou querendo ganhar massa.Se passar consumir Whey e começar treinar consigo algum resultado?

  7. Peso 50 kg quero ganhar massa qual a medida certa á ser tomada Por dia?

  8. Tenho 1 metro e 80 centímetros, estou com 96 quilos, 55 anos, amigos, preciso da ajuda de vocês, pois ando meio desanimado, estou com a barriga bem grande, existe algum medicamento, para diminuir a barriga? Tenho que diminuir a minha barriga para só depois tomar o Whey Protein, ou posso já começar a bebe-lo? Também sinto muito cansaço, o que beber para eliminar esse cansaço e ter mais energia? E outro ponto importante que eu gostaria de saber, como aumentar a minha Testosterona?
    Desde de já agradeço, e parabéns pelas ótimas informações. Muita paz em nossos corações. Claudio

  9. Posso tomar whey durante o treino ou isso gera um pico de insulina antes da hora desejada?

    • Cara, se vc já faz uma alimentação adequada antes do treino, ñ tem necessidade tomar whey durante o treino. Tome apenas água que está excelente. Deixe a whey para os períodos mais necessários, depois do treino, períodos mto longo sem se alimentar…

  10. Depois de quanto tempo, após o treino, devo tomar o whey? Qual o tempo que essa “janela” fica aberta? Qual o tempo limite?

  11. Excelente artigo. Tirei tds as dúvidas que tinha. Irei comprar essa whey da growth e tomar depois da academia. Ja estou seguindo dieta que a nutri passou e malho 4 vzs na semana c acompanhamento do professor. Depois volto pra falar como estão os resultados! 🙂

  12. Olá, gostaria de saber se é indicado consumir o whey protein concentrado no pós treino aliado a uma fruta, como a banana…

  13. Tenho uma grande dúvida, sobre o consumo de Whey Protein.
    Se o Whey for preparado com leite consumimos algumas proteínas de alto valor biológico a mais, porém o leite faz com que esse suplemento seja absorvido mais lentamente pelo organismo se comparado ao Whey com água.
    A absorção do Whey com leite é tão lenta a ponto de ser melhor prepara-lo com água ou não faz tanta diferença assim e eu poderia tomar com leite desnatado e aproveitar as proteínas do leite?
    Comecei a treinar a pouco tempo e estava pensando em consumir esse suplemento mas tenho essa dúvida sobre a maneira que deveria consumi-lo no pós treino.

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