Whey Protein – O que é, efeitos e como tomar

 

O que é e para que serve a Whey Protein:

Whey Protein é a proteína do soro do leite extraída durante o processo de transformação do leite em queijo.

As principais vantagens de fazer o uso de Whey Protein ao invés de outras fontes de proteínas, seriam elas:

  • Maior valor biológico (VB 100), para se ter uma ideia, o valor biológico do frango está em 79, do peixe 83, carne vermelha 80, ovos de 88 á 100 e laticínios como o leite e queijo chegam a 80 o seu valor biológico, e que também seriam essas, outras fontes de proteínas indicas para consumo;

Outro fator importante da Whey Protein, é a alta concentração de Glutamina e BCAA, e com um relevante a mais, já que comparando grama a grama a Whey Protein com outras fontes de proteína, ela é a que fornece mais aminoácidos essenciais para o corpo, sem a adição de colesterol e gordura.

Tipos de Whey Protein:

Como a Whey Protein é extraída do soro leite, o teor de água ainda é muito grande, chegando a representar 93 a 95% do que foi retirado e apenas 0,7 a 1,2% de proteínas, um valor muito baixo ainda. Para isso é necessário passar pelo processo de microfiltração e ultrafiltração através de precipitação por ácidos ou bases, com troca iônica ou separação por membranas, resultando em uma maior concentração de proteínas. O que vai resultar em 3 tipos de Whey Protein:

Whey Protein Concentrada:  Uma opção mais em conta financeiramente falando, já que o custo para elaboração dessa Whey é mais barato, pois ela passa apenas pelo processo leve de filtragem, citados anteriormente como Microfiltração e Ultrafiltração. Resultando em 70 a 80% de proteínas e dividindo o resto entre carboidratos e gorduras. Ainda sim essas Whey Protein contém grande quantidades de BCCAs, glutaminas além de a maior parte das frações peptídicas serem mantidas. Essas partículas são responsáveis por muitas funções do nosso organismo e melhoram nossa imunidade já que possuem ações antioxidantes.

Whey Protein Isolada: Sua concentração de proteínas é muito maior se comparada a Whey Protein concentrada, pelo fato de passar por um processo de filtragem muito maior e sofrer troca iônica. Resultando em até 95% de proteínas, em algumas marcas de Whey chega a ser zero a quantidade de carboidratos e gordura. Uma ótima opção para quem está em dieta de redução calórica, visando emagrecer ou definir.

Whey Protein Hidrolisada:  Além de passar por uma filtragem minucioso, esse tipo de Whey Protein passa por um processo conhecido como hidrólise, onde é feita a quebra das cadeias proteicas em fragmentos menores de peptídeos. O que facilita e torna ainda mais rápido a absorção desse  tipo de Whey Protein pelo organismo.

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Grande parte das Whey Protein de qualidade e cito como exemplo a Whey Protein Gold Standard da Optimum Nutrition, contém em sua composição esses 3 tipos de Whey Protein: Concentrada (WPC) Isolada (WPI) e Hidrolisada (WPH), fornecendo a mais pura proteína de qualidade ao seu consumidor.

Efeitos e Benefícios da Whey Protein:

  • Promove maior retenção de nitrogênio (fator de crescimento muscular).
  • A Whey também possui ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico e reduz sintomas de overtraining.
  • E outro fator que é essencial na Whey Protein, é sua rápida absorção, e acho isso de fundamental importância para quem faz uso dessa proteína para hipertrofia na musculação. Pois logo após o treino, abrimos o que é chamada de “janela de oportunidades” onde o músculo está mais receptivo a nutrientes, proporcionando um alto grau de absorção de proteína, aminoácidos… Garantindo com isso um perfeito ambiente anabólico, já que ela por si só, já aumenta a síntese proteica, e imagine depois de um treino intenso.
Como tomar a Whey Protein:

Na minha opinião, depois do treino, outro horário mais indicado para se tomar a Whey Protein, é quando acordamos, já que passamos um grande período de tempo sem se alimentar, e o catabolismo é certo, então nada melhor do que a Whey Protein e sua rápida absorção.

Para hipertrofia, sempre acho o mais indicado, tomar a Whey no pós-treino junto com a dextrose, já que o carboidrato ajuda no transporte de nutrientes para dentro das células, sejam as proteínas, creatinaBCAAs e glutamina. Graças ao pico de insulina causado pelo alto índice glicêmico desse carboidrato.

Então seja simples na hora de preparar o seu shake, misture dentro dele com 200 ml de água, 30 a 40 gr de Whey Protein com maltodextrina/dextrose (visitando os artigos eu informo a quantidade a ser colocada desses 2 suplementos para não cometer erros). Caso esteja tomando Creatina, misture nesse shake citado no pós treino.

Whey Protein engorda ou emagrece?

E pra quem acha que a Whey Protein é usada apenas para dietas de ganhos musculares, engana-se, porque ela é indicada também para quem quer emagrecer, sem perder massa magra. Pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, saciando a fome mais rápida do que outras proteínas. Mas se não tiver controle, a Whey pode engordar, por isso que eu criei o artigo: Whey Protein engorda, emagrece ou só ganha massa muscular? para tirar todas as dúvidas sobre essa questão, leiam pois é muito importa saber isso.

Preços, onde comprar e as melhores e mais confíaveis marcas de Whey Protein:
Antes de comprar sua Whey Protein, é importante que você leia os artigos que publicamos recentemente com as melhores marcas de Whey Protein nacionais e importadas, tanto na categoria de concentradas, como as Whey Protein Isoladas, e ainda indicamos as lojas mais confiáveis e com os melhores preços da internet.

Vale destacar que os produtos citados nos artigos, não tiveram suas vendas proibidas e nem foram reprovados em testes e laudos realizados pelos órgãos competentes, testes no qual tiveram grande repercussão na mídia nos últimos tempos e noticiamos também aqui no Treino Mestre alguns dias atrás.

Você pode conferir os artigos com as melhores marcas e com todas as dicas abaixo:

Para quem vai comprar a Whey Protein Isolada: As 5 melhores Whey Protein Isoladas (Importadas e Nacionais).

Para quem pretende comprar a Whey Protein concentrada: Whey Protein – As melhores marcas do mercado

Preparei nesse vídeo abaixo um guia resumindo de forma bem rápida e objetiva tudo sobre a Whey Protein:

Abraços e Bons Treinos a todos.

348 comentários

  1. tem algum problema de ingerir o whey protein à noite após a musculação , e depois disso não comer mais nada?

  2. Boa noite, gostaria de saber se adolescente de 14 anos pode tomar esse tipo de suplemento, ele é atleta de futebol e treina 5x na semana e treina futsal 2x por semana.. e tem um grande desgaste muscular…..qual seria a melhor maneira para uso.

  3. Carlos bom dia, primeiramente quero te parabenizar muito pelas dicas e sugestões. Porém estou com uma dúvida. Tenho 1,90m e 65 kg, portanto alto e bem magro. Comecei a malhar a um pouco mais de um mês, e vou esperar pelo menos mais 1 mês e meio para começar a tomar suplementação, porém estou fazendo uma alimentação que estou consumindo bastante clara de ovo, batata doce, peito de frango e de peru e pão integral. A minha maior dificuldade é o pré-treino, pois faço academia as 6 hrs da manha, portanto acordo 10 minutos antes apenas, e não posso comer nada pesado no pré-treino para não pesar no estomago, gostaria de saber o que você me indica para o pré-treino, que seja leve e consiga manter minhas energias ?

    E tambem, eu tomando o Whey no pós treino, até que ponto me prejudica eu ir pra academia com um pré treino fraco ?

    Obrigado desde já.

  4. Boa tarde !

    Pratico Pilates a noite 3 x na semana + faço caminhada durante 1 hr todos os dias . No pilates , minha intenção é a definição , porém fui a nutricionista e informei que gostaria de ter ganho de massa magra . Além da dieta , ela passou FORTIFIT , proteína da Danone para tomar após a aula . Como não conheço bem o assunto , gostaria de saber se este produto é eficaz pro meu objetivo , e se existe outro com a mesma compisição porém mais em conta , uma vez que a lata de 280g custa mais de 50,00 . Ou seja um custo benefício melhor .

    Obrigada !

  5. Olá estou amamentando e vou começar a malhar queria saber se tomar wey prejudica o bb, se não gostaria q me indicasse o melhor, tenho 1,58 de altura e peso 50 quilos sou magra e sem barriga quero apenas ganhar massa, tenho muita facilidade em definir mas não em ganhar massa.
    Adorei o site :*

  6. tenho 1,89m e peso 104 kg terino todos os dias como devo tomar a whey protein ?

  7. Rosaline Aparecida de Campos Dias

    Olá, gostaria de saber se este suplemento ou qualquer outro prejudica o rim tenho pedra no rim e já ouvir falar que suplemento prejudica por isso tenho medo de tomar. Mas já fui em nutricionista e não consigo engordar de forma alguma depois que tive meu filho á 3 anos atrás perdi 8kg pesava 49kg e hoje estou com 42kg não engordo nem emagreço tenho 1,61 de altura preciso muito engordar, vocês podem me ajudar!!
    Obrigado!!!

  8. Comecei a malhar agora. Sou magro, qual seria o whey mais apropriado pra mim?

  9. Marcio Adriano Paixão

    Gostei muito da matéria e do vídeo, esclareceu muitas duvidas que tinha sobre whey protein, principalmente sobre qual o melhor, quais os seus beneficio e como tomar, valeu galera ótimo trabalho a todos e gostaria de receber novas informações.

  10. Olá CARLOS,
    Primeiro muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos e pequisas aqui no blog, eu tenho aproveitado muito! Há cerca de um mês atrás reclamei com minha professora que estava me sentindo muito cansada e com dores. Já tenho 40 anos e faço atividade física desde que comecei a andar! E hoje em dia acho que ainda tenho 20.. rs rs rs rs rs! Então ela me recomendou que fosse na nutricionista e pedir para ela me passar Whey, pois eu precisava de suplemento para poder me recuperar.

    Acabou que não consegui horário , mas fiquei com aquilo na cabeça. E “passeando” pela internet descobri vocês do Treino Mestre! Neste meio tempo experimentei as barrinhas de proteína, uma delas foi horrível pois tinha aspartato de arginina, que tira meu cansaço, mas também meu sono! Continuei pesquisando, vi seus lanches e dicas, e assim decidi trocar alguns hábitos e aumentar a quantidade de proteína que consumia. Aliado a isto, encontrei uma barrinha que tinha uma dose menor do estimulante e assim como metade dela antes do treino (com uma maçã, mas é para matar a fome de depois do trabalho! rs rs rs rs rs) e a outra metade no caminho para casa. E queria compartilhar que isso foi fruto do que eu aprendi aqui!! E também que estou muito, mas muito menos cansada, do que estava, perdi muita gordura (OK, agora me estou me sentindo muito magrinha… rs rs rs rs rs) e, o melhor, tenho dormido muito bem!! OBRIGADA PELAS DICAS!!

    O caso mais curioso de todos foi quando corri a Meia Maratona do Rio, agora em julho!! Após a chegada, eu tomei quase um envelope (digo quase porque muito do pó caiu fora da garrafa de água! ahahahahaha) de Whey Probiótica e pela primeira vez na vida (Foram 15 meias maratonas) eu só precisei de um dia para me recuperar! Não tive dores musculares e nem tão pouco a moleza que dá. E tive sono normal! Dormi bem a tarde porque tinha acordado as 4 da manhã para a prova, e dormi muito bem à noite! Dia 31/08 terei outra meia maratona e já comprei um envelopinho para tomar, desta vez da isolada.

    E agora com essas dicas do Whey eu vou passar a tomar Whey ao invés da barrinha! Com as respostas que deu aqui consegui tirar todas as minhas dúvidas! Muito obrigada!! Saiba que você conseguiu ajudar mais uma pessoa com o seu trabalho!!

    Ah, sim, e queria compartilhar que eu AMEI o whey de chocolate! haahhaahhahahahahaha! E nem usei coqueteleira, usei mesmo uma garrafa de água! ahahahahahha!

    Fique com Deus e força para continuar e ajudar mais e mais pessoas!!

    • Olá Flavinha,
      Não só eu como toda equipe do Treino Mestre e os próximos leitores que irão passar aqui pela página é que agradecemos pelo seu relato de força de vontade e superação. Serve de incentivo para muitos que querem melhorar a forma física e para nós do Treino Mestre, a certeza que estamos no caminho certo.

      Parabéns e sucesso sempre em sua vida.

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