Whey Protein – O que é, efeitos e como tomar

 

O que é:

Whey Protein é a proteína do soro do leite extraída durante o processo de transformação do leite em queijo.

As principais vantagens de fazer o uso de Whey Protein ao invés de outras fontes de proteínas, seriam elas:

  • Maior valor biológico (VB 100), para se ter uma idéia, o valor biológico do frango está em 79, do peixe 83, carne vermelha 80, ovos de 88 á 100 e laticínios como o leite e queijo chegam a 80 o seu valor biológico, e que também seriam essas, outras fontes de proteínas indicas para consumo;

Outro fator importante da Whey Protein, é a alta concentração de Glutamina e BCAA, e com um relevante a mais, já que comparando grama a grama a Whey Protein com outras fontes de proteína, ela é a que fornece mais aminoácidos essenciais para o corpo, sem a adição de colesterol e gordura.

Tipos de Whey Protein:

Como a Whey Protein é extraída do soro leite, o teor de água ainda é muito grande, chegando a representar 93 a 95% do que foi retirado e apenas 0,7 a 1,2% de proteínas, um valor muito baixo ainda. Para isso é necessário passar pelo processo de microfiltração e ultrafiltração através de precipitação por ácidos ou bases, com troca iônica ou separação por membranas, resultando em uma maior concentração de proteínas. O que vai resultar em 3 tipos de Whey Protein:

Whey Protein Concentrada:  Uma opção mais em conta financeiramente falando, já que o custo para elaboração dessa Whey é mais barato, pois ela passa apenas pelo processo leve de filtragem, citandos anteriormente como Microfiltração e Ultrafiltração. Resultando em 70 a 80% de proteínas e dividindo o resto entre carboidratos e gorduras. Ainda sim essas Whey Protein contém grande quantidades de BCCAs, glutaminas além de a maior parte das frações peptídicas serem mantidas. Essas partículas são responsáveis por muitas funções do nosso organismo e melhoram nossa imunidade já que possuem ações antioxidantes.

Whey Protein Isolada: Sua concentração de proteínas é muito maior se comparada a Whey Protein concentrada, pelo fato de passar por um processo de filtragem muito maior e sofrer troca iônica. Resultando em até 95% de proteínas, em algumas marcas de Whey chega a ser zero a quantidade de carboidratos e gordura. Uma ótima opção para quem está em dieta de redução calórica, visando emagrecer ou definir.

Whey Protein Hidrolisada:  Além de passar por uma filtragem minucioso, esse tipo de Whey Protein passa por um processo conhecido como hidrólise, onde é feita a quebra das cadeias proteicas em fragmentos menores de peptídeos. O que facilita  e torna ainda mais rápido a absorção desse  tipo de Whey Protein pelo organismo.

Grande parte das Whey Protein de qualidade e cito como exemplo a Whey Protein Gold Standard da Optimum Nutrition, contém em sua composição esses 3 tipos de Whey Protein: Concentrada (WPC) Isolada (WPI) e Hidrolisada (WPH), fornecendo a mais pura proteína de qualidade ao seu consumidor.

Efeitos e Benefícios:

  • Promove maior retenção de nitrogênio (fator de crescimento muscular).
  • A Whey também possui ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico e reduz sintomas de overtraining.
  • E outro fator que é essencial na Whey Protein, é sua rápida absorção, e acho isso de fundamental importância para quem faz uso dessa proteína para hipertrofia na musculação. Pois logo após o treino, abrimos o que é chamada de “janela de oportunidades” onde o músculo está mais receptivo a nutrientes, proporcionando um alto grau de absorção de proteína, aminoácidos… Garantindo com isso um perfeito ambiente anabólico, já que ela por si só, já aumenta a síntese protéica, e imagine depois de um treino intenso.

Como tomar:

Na minha opinião, depois do treino, outro horário mais indicado para se tomar a Whey Protein, é quando acordamos, já que passamos um grande período de tempo sem se alimentar, e o catabolismo é certo, então nada melhor do que a Whey Protein e sua rápida absorção.

Para hipertrofia, sempre acho o mais indicado, tomar a Whey no pós-treino junto com a dextrose, já que o carboidrato ajuda no transporte de nutrientes para dentro das células, sejam as proteínas, creatinaBCAAs e glutamina. Graças ao pico de insulina causado pelo alto índice glicêmico desse carboidrato.

Então seja simples na hora de preparar o seu shake, misture dentro dele com 200 ml de água, 30 a 40 gr de Whey Protein com maltodextrina/dextrose (visitando os artigos eu informo a quantidade a ser colocada desses 2 suplementos para não cometer erros). Caso esteja tomando Creatina, misture nesse shake citado no pós treino.

Whey Protein engorda ou emagrece?

E pra quem acha que a Whey Protein é usada apenas para dietas de ganhos musculares, engana-se, porque ela é indicada também para quem quer emagrecer, sem perder massa magra. Pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, saciando a fome mais rápida do que outras proteínas. Mas se não tiver controle, a Whey pode engordar, por isso que eu criei o artigo: Whey Protein engorda, emagrece ou só ganha massa muscular? para tirar todas as dúvidas sobre essa questão, leiam pois é muito importa saber isso.

 

Preparei nesse vídeo abaixo um guia resumindo de forma bem rápida e objetiva tudo sobre a Whey Protein:

Melhor Whey Protein:

Para não deixar esse post muito comprido, fiz esse outro artigo onde detalho muito bem qual a melhor Whey Protein Nacional e Importada, para você não cometer erro na hora de comprar sua Whey Protein, vale a pena ler.

Abraços e Bons Treinos a todos.1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (272 votes, average: 3,97 out of 5)
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324 comentários

  1. Olá, Carlos!

    Estou tomando somente WP Pós-Treino da NeoNutri sempre que chego da academia, e a medida com 2 dosadores dá 16g de carboidratos, tendo em vista que uma porção de maltodextrina em média contém 40g de carboidratos, gostaria de saber se aqueles 16g de carboidratos são suficientes para suprir a demanda corporal depois do treino, ou se meu corpo estaria “roubando” as proteínas do WP para usar como energia.

    Obs; tenho 23 anos, 1,81m e 78kg.

    Especificações da WP:

    Grato pela atenção, parabéns pelo blog!

    • Olha Felipe, seu treino teria que ser bem pesado para isso acontecer, além da sua dieta estar bem precária…caso tenha uma dieta bem montada, e principalmente uma boa refeição um tempo antes do treino, a chance disso acontecer é bem menor, mas observe também como seu corpo reage após o treino e esse shake…se sentir que baixou muito a energia, tremores….aumente um pouco a dose, é sempre bom observar o seu corpo, ele responde muito as nossas dúvidas.

      Abraços e bons treinos.

  2. Boa noite, Carlos.

    Gostaria de saber se posso fazer o uso do WHEY PROTEIN, pois tenho gastrite.?

  3. Qual o tempo de absorção do Whey? Faço musculação apos o trabalho a noite. Tomo o Whey no pos treino e 1h apos janto. Isso interfere na absorção do Whey?
    Obrigada

    • Tem um artigo aqui no blog que falamos a respeito do tempo de absorção….enfim, se for fazer uma refeição sólida após 1 hora não tem problema em atrapalhar a absorção.

  4. Olá!
    Faço atividade aeróbica 5x semana e musculação 3x. Tomo antes do treino Malto, antioxidante e levedura. Após o treino tomo novamente antioxidante e levedura. Quero incluir o whey protein para ganhar massa, pois perco muito nas atividades aeróbicas. Como faço? Tomo também metabolize após o jantar e óleo de cártamo e ômega 3 antes de dormir.
    valeu!

    • Tire o antioxidante e a levedura do pós treino e deixe durante uma das refeições, e coloque depois do treino a whey protein, antes de dormir está correto com esses suplementos.

  5. Bem primeiramente parabéns pelo fórum,tirei várias dúvidas por ele!
    Estou pesquisando sobre suplementos pois pretendo começar a malhar e gostaria de saber como tomar,as funções e etc…
    Eu gostaria de tirar umas dúvidas q ainda tenho:
    1ª Como devo tomar os suplementos?! Pelo q vi o correto seria:Pré-treino Creatina,Pós-treino Whey+Dextrose/Maltodextrina,ao acordar whey e nos dias q não malhar tomar a Whey ou substituí-la por uma Albumina correto?!
    2ª Se eu comprar uma Whey importada como a Gold Standard ela já vem com uma boa porção de BCAA’s,no caso se eu comprar alguma q não tenha tal porção preciso tomar os BCAA’s?
    3ª Mesmo nos dias q eu malhar eu tenho q tomar a Whey ao acordar ou posso substituí-la pela Albumina?
    Fico no aguardo das respostas e desde já agradeço os esclarecimentos! =D

    • Maravilha Elton, vamos lá:
      1° dúvida, sim, está correto, é isso mesmo.
      2° dúvida, comprando sempre whey protein importadas que são as melhores, a maioria já vem com uma boa quantidade de BCAA’s, não tendo necessidade de comprar, olhe sempre na embalagem que fornece as quantidades, comparando sempre como a gold standard, se não optar por ela, tente pegar uma que seja próxima ao quanto que fornece de proteínas por dose e os outros nutrientes..
      3° Dúvida, se acha que vai pegar pesado no seu bolso para tomar nos finais de semana, uma forma de economizar como dito no artigo da albumina, é coloca-la no lugar da whey nesses dias e até mesmo ao acordar, apesar de não ser o mais indicado, mas não deixará de complementar.

      Abraços.

  6. Ola amigo , se eu comeco o treino as 08:00 da manha e termino o treino as 09:00 , entao tomaria antes e depois do treino? Parece um intervalo curto neh? E antes de dormir?

  7. Oi! Tenho 1,78m altura, 62kg. Faço musculação 4x por semana, sendo 2x com personal e spinning 3x. Sou do tipo longilínea, sem cintura e quadril estreito, com muita dificuldade de ganhar massa magra e pele um pouco flácida. Queria ganhar perna e glúteo. Vou diminuir o aeróbico para 30 min e acha que tomando whey após os treinos pode ajudar? É interessante comer uma fruta junto? Penso em 2hs depois, fazer um lanche leve.

  8. Olá, estou a 6 meses fazendo academia, com o propósito de emagrecer, preciso perder mais 10kg, não tomo nada e os exercícios que faço pra mim é puxado, gostaria de saber se tomando whey posso transformar esses 10kg em gordura “boa” massa e definir um pouco o corpo, ou se tenho que emagrecer para depois tomar Whey?
    Existe algum produto que de algum tipo de ajuda para poder levantar mais peso?

    Fico no aguardo

  9. Olá, estou fazendo academia a 6 meses, e não tomo nada de suplementos, meu objetivo era somente emagrecer, mas hoje gostaria de perder pelo meno 10kg de gordura e ganhar um pouco de massa muscular e ter mais força para fazer os exercícos, minha dúvida: consigo chegar no meu objetivo tomando o whey?,

  10. Olá, tenho 1.70 e peso 45 kg. Faço musculação 4x por semana, vou fazer três meses que tô na academia. Qual o melhor suplemento pra ganhar corpo, já que sou muito magrinha ? Obrigado!

  11. ola Carlos eu assisti seus videos e gostei muito , eu estou malhando a 2 anos ou um pouco mais eu nunca precisei usar nenhum suplemento ate hoje so que eu mudei de estado e a comida neste local e muito debilitada , estava malhando e me sentia um pouco cansado apos os exercicios e aos poucos estava percebendo que houve a diminuiçao da massa magra , entao o rapaz da academia me recomendou a utilizar o suplemento 3whey protein probiotico e o maltodextrina , o que ele me recomendou foi no momento em que eu acordar tomar no cafe normal e depois tomar o whey ao passar 30min começar a malhar tomando o malto para dar animo e apos o termino dos exercicios beber novamente o whey , a pergunta é se estou fazendo o certo e mais outra pergunta é se a a necessidade de passar no liquidificador ou simplismente posso misturar com a agitaçao das maos. Agradeço pela gentileza e um abraço.

  12. MInha situação é a seguinte: Vivia uma vida de muito trabalho e sedentarismo. Tenho 1,67m e peso atualmente 90kg(emegreci 7kg corrigindo a alimentação). Descobri que tenho hipotiroidimso,pois tenho grande dificuldade em emagrecer, mesmo fazendo um dieta rigorosa. Meu colesterol bom estava descendo e o ruim subindo, mesmo fazendo dieta séria. Mas estou em tratamento com o hormônio T4, adequando a dosagem. Atualmente, estou praticando musculação, entrando no 2º mês, e malho 4 dias por semana 1 hora cada. Meu objetivo é perder a gordura abdominal que desenvolvi por conta de tuda cima citado e adquirir massa magra. O Detalhe, é que tenho facilidade de desenvolver músculo, pois tenho neste aspecto um bom biotipo. Sou razoavelmente forte. Meu real problema é a barriga que me incomoda muito! E gostaria de saber como devo proceceder, se for o caso, substituindo refeições por Whey me ajudará nesta empreitada?

  13. Olá boa noite estou tomando whey protein no2 a quase um mês estou preocupada porque estou achando que estou engordando principalmente a barriga maior, faço musculação de segunda a sexta. Será se engorda

  14. jeanio claudio de araujo

    estou tomando thermo caps. posso tomar whey protein também. estou aguardando resposta e um muito obrigado

  15. Pode tomar só whey protein pós treino sem malto e sem dextrose ? uns dizem que não é bom e outros dizem que tanto faz tomar com ou sem dextrose ou malto. aguardo resposta vlw.

  16. Como se toma a DEXTROSE? qts Scops colocar junto com o whey????

  17. boa tarde, estou malhando tem 02 meses e gostaria de tomar o whey protein para me da um estimulo a mais, ja q estou malhando 5 dias na semana e nao vejo resultado,sou magra e quero pegar corpo, mas estou amamentado meu bb tem 01 ano e 08 meses. sera q posso tomar sem prejudicar meu bb?

  18. vou começar a tomar o Whey com um Blade, como devo tomar? Obrigado desde já, abrss

  19. Então queria saber posso tomar Whey Gold Standard com Albumina, ?

  20. Ola, Tive bebê e fiquei por um tempo afastada da academia, agora a médica já me liberou para voltar a malhar e gostaria de saber se mesmo amamentando tem algum problema tomar Whey?? Desde ja agradeço a resposta.

    • Essa informação pode ser melhor avaliada pelo seu médico, que acompanha seu caso de perto, ou te orientar para uma nutricionista que também vai poder analisar de perto.

  21. Thiago - Personal Trainer

    Parabéns pelo artigo muito bom.

  22. gostaria de saber se posso substituir o jantar por Whey, treino antes do almoço. Objetivo: emagrecer.

  23. Olá…..
    Desde já acho muito útil esse canal de informações da Planet Buscas, eu peso 68 kg, e pretendo melhorar a hipertrofia, tomando Whey Protein, porém vi alguns assuntos que tratava de pessoas que tenham meu porte e recomendavam o W.P e Maltodextrina para que eu não perca a pouquíssima gordura que eu tenho, IMC deu 1.800 kg de gordura, vcs indicaria o uso? e como tomaria, mistura?

  24. tem 2 meses que estou fazendo o uso de whey protein e tem me causado muitas espinhas. será que é pelo uso do produto???

    • Alguns suplementos podem causar espinhas sim dependendo da predisposição da pessoa, mas seria muita leviandade da minha parte afirmar que no seu caso seja essa a causa. Para ter uma informação precisa, consulte um profissional de saúde que irá analisar seu caso de perto.

  25. Oi,eu me chamo Lanne, faço academia a 2anos,não pretendo engordar e sim endurecer minhas pernas e meu bumbum e barriga e deixa-las maiores,não sou gorda,mais já fui,e tenho tendência a engorda, e dia 18 de Março comecei a tomar Whey Protein Glutamax com BCAA e MaltoDextrina, o BCAA tomo dois comprimido antes de ir malhar e depois que termino o treino tomo ele novamente junto com o Whey, e de manha tomo o Whey após acordar,e o Maltodextrina tomo quando estou treinando. Eu gostaria muito de saber se estou fazendo isto corretamente, estou ?? E também gostaria de saber se andar e correr junto na esteira por 30 minutos faz eu perder massa muscular e se não defini, quero saber se isso prejudica no meu treino e objetivo,pois quero ganhar massa,tipo aumentar bumbum e cocha e definir abdômen.

  26. Boa tarde, qual o melhor VP2 ou whey 100% gold standard optimum. No caso da vp2 seria necessário tomar com dextrose no pós treino? Meu objetivo inicial é perder gordura e depois definir.

  27. Jussilene Torquato

    Ólá, amei o site parabéns muito bem elaborado acabei de conhecer já estou amando… então eu queria saber de vc… eu malho tipo 2 anos, e agora que vejo algum resultado, malho de 3 a 4 vezes por semana, tipo faço seg A,ter B, qua A e assim por diante, a pergunta é comecei a tomar 3 Whey Protein da Probiótica, mesmo tomando esta precisa acrescentar dextrose? E Também SÓ TOMO QUANDO TREINO, logo após como recomendado, preciso tomar todos os dias, independente de eu treinar? esta é minha duvida, comecei a tomar, porque me disseram que eu não estava tendo rendimento porque não tomava nada, pelo o tempo que treino, então resolvi tomar, e também procuro agora me alimentar adequadamente, depois que conheci este blog então… Obrigada, Abraço!
    Jussilene Torquato

    • Necessariamente não precisa tomar a dextrose junto, mas é indicado para repor a energia gasta durante o treino, isso vai depender muito da sua dieta e consumo diário dos macronutrientes.
      Tem quem tome a whey nos dias que não treina, ao acordar, até porque, a hipertrofia ocorre também no descanso, por isso de manter todos os dias da semana, a alimentação adequada.

  28. Jussilene Torquato

    Olá, gostaria de saber se tomando a creatina vai aumentar ainda mais os músculos, ou só tomando o whey consigo/ e também gostaria de saber se por quanto tempo devo tomar o whey, sinto que estou engordando tomando, já tomo á 4 meses…
    Obrigada,

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