Página Inicial » Whey Protein » Whey Protein – O que é, efeitos e como tomar
 

Whey Protein – O que é, efeitos e como tomar

O que é e para que serve a Whey Protein:

Whey Protein é a proteína do soro do leite extraída durante o processo de transformação do leite em queijo.

As principais vantagens de fazer o uso de Whey Protein ao invés de outras fontes de proteínas, seriam elas:

  • Maior valor biológico (VB 100), para se ter uma ideia, o valor biológico do frango está em 79, do peixe 83, carne vermelha 80, ovos de 88 á 100 e laticínios como o leite e queijo chegam a 80 o seu valor biológico, e que também seriam essas, outras fontes de proteínas indicas para consumo;

Outro fator importante da Whey Protein, é a alta concentração de Glutamina e BCAA, e com um relevante a mais, já que comparando grama a grama a Whey Protein com outras fontes de proteína, ela é a que fornece mais aminoácidos essenciais para o corpo, sem a adição de colesterol e gordura.

Tipos de Whey Protein:

Como a Whey Protein é extraída do soro leite, o teor de água ainda é muito grande, chegando a representar 93 a 95% do que foi retirado e apenas 0,7 a 1,2% de proteínas, um valor muito baixo ainda. Para isso é necessário passar pelo processo de microfiltração e ultrafiltração através de precipitação por ácidos ou bases, com troca iônica ou separação por membranas, resultando em uma maior concentração de proteínas. O que vai resultar em 3 tipos de Whey Protein:

Whey Protein Concentrada:  Uma opção mais em conta financeiramente falando, já que o custo para elaboração dessa Whey é mais barato, pois ela passa apenas pelo processo leve de filtragem, citados anteriormente como Microfiltração e Ultrafiltração. Resultando em 70 a 80% de proteínas e dividindo o resto entre carboidratos e gorduras. Ainda sim essas Whey Protein contém grande quantidades de BCCAs, glutaminas além de a maior parte das frações peptídicas serem mantidas. Essas partículas são responsáveis por muitas funções do nosso organismo e melhoram nossa imunidade já que possuem ações antioxidantes.

Whey Protein Isolada: Sua concentração de proteínas é muito maior se comparada a Whey Protein concentrada, pelo fato de passar por um processo de filtragem muito maior e sofrer troca iônica. Resultando em até 95% de proteínas, em algumas marcas de Whey chega a ser zero a quantidade de carboidratos e gordura. Uma ótima opção para quem está em dieta de redução calórica, visando emagrecer ou definir.

Whey Protein Hidrolisada:  Além de passar por uma filtragem minucioso, esse tipo de Whey Protein passa por um processo conhecido como hidrólise, onde é feita a quebra das cadeias proteicas em fragmentos menores de peptídeos. O que facilita e torna ainda mais rápido a absorção desse  tipo de Whey Protein pelo organismo.

whey protein para que serve como tomar preço comprar

Grande parte das Whey Protein de qualidade e cito como exemplo a Whey Protein Gold Standard da Optimum Nutrition, contém em sua composição esses 3 tipos de Whey Protein: Concentrada (WPC) Isolada (WPI) e Hidrolisada (WPH), fornecendo a mais pura proteína de qualidade ao seu consumidor.

Efeitos e Benefícios da Whey Protein:

  • Promove maior retenção de nitrogênio (fator de crescimento muscular).
  • A Whey também possui ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico e reduz sintomas de overtraining.
  • E outro fator que é essencial na Whey Protein, é sua rápida absorção, e acho isso de fundamental importância para quem faz uso dessa proteína para hipertrofia na musculação. Pois logo após o treino, abrimos o que é chamada de “janela de oportunidades” onde o músculo está mais receptivo a nutrientes, proporcionando um alto grau de absorção de proteína, aminoácidos… Garantindo com isso um perfeito ambiente anabólico, já que ela por si só, já aumenta a síntese proteica, e imagine depois de um treino intenso.
Como tomar a Whey Protein:

Na minha opinião, depois do treino, outro horário mais indicado para se tomar a Whey Protein, é quando acordamos, já que passamos um grande período de tempo sem se alimentar, e o catabolismo é certo, então nada melhor do que a Whey Protein e sua rápida absorção.

Para hipertrofia, sempre acho o mais indicado, tomar a Whey no pós-treino junto com a dextrose, já que o carboidrato ajuda no transporte de nutrientes para dentro das células, sejam as proteínas, creatinaBCAAs e glutamina. Graças ao pico de insulina causado pelo alto índice glicêmico desse carboidrato.

Então seja simples na hora de preparar o seu shake, misture dentro dele com 200 ml de água, 30 a 40 gr de Whey Protein com maltodextrina/dextrose (visitando os artigos eu informo a quantidade a ser colocada desses 2 suplementos para não cometer erros). Caso esteja tomando Creatina, misture nesse shake citado no pós treino.

Whey Protein engorda ou emagrece?

E pra quem acha que a Whey Protein é usada apenas para dietas de ganhos musculares, engana-se, porque ela é indicada também para quem quer emagrecer, sem perder massa magra. Pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, saciando a fome mais rápida do que outras proteínas. Mas se não tiver controle, a Whey pode engordar, por isso que eu criei o artigo: Whey Protein engorda, emagrece ou só ganha massa muscular? para tirar todas as dúvidas sobre essa questão, leiam pois é muito importa saber isso.

Preços, onde comprar e as melhores e mais confíaveis marcas de Whey Protein:
Antes de comprar sua Whey Protein, é importante que você leia os artigos que publicamos recentemente com as melhores marcas de Whey Protein nacionais e importadas, tanto na categoria de concentradas, como as Whey Protein Isoladas, e ainda indicamos as lojas mais confiáveis e com os melhores preços da internet.

Vale destacar que os produtos citados nos artigos, não tiveram suas vendas proibidas e nem foram reprovados em testes e laudos realizados pelos órgãos competentes, testes no qual tiveram grande repercussão na mídia nos últimos tempos e noticiamos também aqui no Treino Mestre alguns dias atrás.

Você pode conferir os artigos com as melhores marcas e com todas as dicas abaixo:

Para quem vai comprar a Whey Protein Isolada: As 5 melhores Whey Protein Isoladas (Importadas e Nacionais).

Para quem pretende comprar a Whey Protein concentrada: Whey Protein – As melhores marcas do mercado

Preparei nesse vídeo abaixo um guia resumindo de forma bem rápida e objetiva tudo sobre a Whey Protein:

Abraços e Bons Treinos a todos.

368 Comentários

  1. oi ? queria saber se posso tomar o Whey Protein pois so tenho 14 anos ?

  2. Bom dia gostaria de saber ser posso toma whey protein pois tomo rocutam ele é usado para espinha

  3. Olá, primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo site, ele é excelente!
    Bom, eu tinha costume de treinar no horário da manhã, eu ingeria a whey protein pela manhã, e a noite, antes de dormir, eu tomava a albumina pela dia lenta absorção, sendo que agora eu tive que mudar o horários dos meus treinos, agora faço das 21h às 22:30h, como eu faço agora para tomar esses dois suplentes ? Posso tomar a whey assim que acabar o treino e antes de dormir tomar a albumina?

    Obrigado, Eduardo

  4. Gostaria de saber como tomo o whein protein pra emagrecer , pois também estou fazendo aula de zumba e estou me sentindo sem forças e me disseram que é muito bom tomar ele.

  5. Tenho diabete e prático atividade física regularmente posso tomar esse produto ? Li em uma reportagem que produto está sendo incluído na fórmula de alimentos normalmente produzidos posso consumir esses produtos também ?

  6. Ola gostaria que me indicasse qual Whey Protein
    eu e meu marido devemos tomar. Tenho 50 anos, faco musculacao 4 vezes e corro 3 vezes na semana meu marido tem 72 e tb faz musculacao e corre 2 vezes. Abrcs!

  7. Minha pergunta e a seguinte eu tenho q colocar 200ml de agua mais 30 ou 40g de whey.. mais 50 de dextrose e 50g de malto??? e quanto de creatina eu coloco??

  8. Oi bom dia, estou treinando desde outubro, vou na academia de segunda a sexta feira, sou magra tenho 61 kilos, quero ganhar massa e perder barriga, saio do serviço e vou direto p academia, e neste meio tempo e difícil eu me alimentar, porque estou na rua entre um onibus e outro, então tento comer 2 bananas ou um pedaço de batata doce, queria um suplemento q possa substituir meu alimento antes do treino.

  9. Eu comprei o whey proteín da marca ( evolution Nutrition ) gostaria saber se e boa , e se vai me mostra resultado rápido ! Tomo ela de manhã antes de ir trabalhar e depois de malhar …

  10. oi me tira uma duvida enorme eu tenho de altura 1,66 eu fico pesando de 68 a 70 kg ,eu to tomando um suplemento que ativa o metabolismo o elektra, eu quero perde gordura localizada mais quero fica com o corpo definido , faço academia musculação entao vi uma dieta que usa Shake proteico e o whe protein essa dieta é quaze nada de carboidratos queria sabe seu posso usa esses 3 suplemento juntos pq o elektra so tomo de 30 a 1 hr antes de cada treino ,,,por favor me ajudaaa

  11. Tenho 53 anos, acordo 4:45h da manhã, tomo 1 medida de L-carnitina e 1 de maltodextrina e começo a malhar em casa (tenho aparelhos); no pós treino tomo 1 medida de Dextrose e 1 de Whey isolado (tudo sempre diluído em água); somente me alimento 1/2 hora depois tomando 1 litro de vitamina e vou p/ o trabalho bem animado.; Importante observar que só me alimento com os suplementos assim que acordo até o final do treino, a vitamina só meia hora depois. PERGUNTO: Devo tomar whey também antes do treino ou tá tudo errado?

  12. Olá, tenho 17 anos, e a seis meses sofri uma lesão meu joelho causando um derrame articular, e degeneração no menisco lateral do meu joelho esquerdo, tomo repositor de cartilagem, glucosamina e condroitina, parei de treina quando ocorreu esse acidente , porque estava recuperando e sentia muitas dores, mas apos esse tempo sem praticar nenhuma atividade fisica, totalmente no sedentarismo, eu voltei a treina para fortalecimento meu joelho, mas não me sinto disposta muitas das vezes no treino, sei de um processo lento, e estou ganhando resistência, queria saber se é indicado tomar Whey Protein, no meu caso que estou fazendo musculação para fortalecimento,e estou tomando medicamento, se alteraria ou teria um efeito colateral tomar Whey Protein sendo que meu medicamento é repositor cartilagem a base de Glucosamina e Condroitina?
    Também porque não posso fazer movimento com impacto, por causa do joelho, sendo assim, não pulo corda, não corro na esteira, não pratico algo que tenha uma queima acelerada ,apenas bicicleta que é o que estou liberada a fazer, bom nesse caso, tomar Whey Protein teria um ganho de peso, sendo que não tenho a queima necessária?
    Minha outra duvida, é se eu começo a tomar Whey Protein, e digamos que eu pare de tomar, teria algum efeito colateral? Eu engordaria? Ficaria inchada?
    Se caso eu parasse também de treina, e tomar Whey Protein, engordaria? teria algum efeito..

    Obs: Eu sou nova, tenho receio de ingerir qualquer suplemento, ou algo para ajudar na musculação, por ter efeitos colaterais, por eu estar na fase de desenvolvimento, alterar algo, ganhar hormônio, por isso desde que comecei treinar, quando tinha 14 anos, eu nunca tomei nada!

    Desde de já agradeço pela atenção..

  13. Meu filho tem 15 anos e quer tomar whey protein pode ? e se puder qual o melhor ?

  14. Existe algum whey protein com zero de lactose?

  15. Josiele Barbosa Fernandes

    Olá , Eu tenho gastrite nervosa e queria saber se teria algum problema se eu toma-se Whey ?

  16. Olá, sou atleta de Polo Aquático e queria saber qual hora certa de tomar meu Whey junto com a Dextrose.
    Eu faço academia durante 1 hora logo após vou jantar no clube mesmo, depois da janta espero a digestão e começo o treino pratico na piscina, após o termino do mesmo faço meu shake (Whey+Dextrose) e tomo.
    Minha maior expectativa é o ganho de massa magra (músculos), portanto queria saber se estou ingerindo corretamente.

    Obs.: Treino todos os dias, exceto final de semana. É um treino muito puxado.

  17. Olá, gostaria de saber se posso tomar whay aberto , já faz uns 4 meses.
    Mas estava bem fechado, o cheiro está o msm, o sabor tbm, a textura igual. Não mudou nada.
    Posso ????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Curta-nos no Facebook!