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Maltodextrina – O que é, efeitos e como tomar

Muito usado por atletas de vários esportes, o suplemento maltodextrina fornece energia de forma rápida e eficaz. Saiba como tomar corretamente e se o excesso engorda.

Durante os exercícios resistidos e de alta intensidade, os nossos músculos utilizam o glicogênio como fonte de energia. Porém, quando ele acaba, os músculos entram em fadiga e fica impossível de continuar o treino.
Por isso, a ingestão de carboidratos durante a musculação é tão importante. Eles serão metabolizados e aumentarão os níveis de energia muscular permitindo que você dê continuação à musculação sem prejuízos.

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O que é maltodextrina e o que ela faz

Maltodextrina é um carboidrato complexo, proveniente da conversão enzimática do Amido do Milho. Sua absorção pelo organismo é gradativa e lenta, pois contém polímeros de dextrose. Estes polímeros acabam sendo metabolizados lentamente, o que faz com que ela forneça energia durante uma atividade física que necessita de resistência e de longa duração, pois ela vai liberando a glicose gradualmente no sangue. 

É um tipo de carboidrato que se desenvolve a partir da quebra das moléculas do amido com a adição de água. Formam-se então os polímeros de glicose que, quando ingeridos, elevam as taxas de insulina formando o tão conhecido Pico de Insulina na corrente sanguínea. Esses polímeros conseguem ser rapidamente absorvidos pelo organismo, sendo ideal para quem está entrando em fadiga.

Diariamente, nós precisamos de cerca de 60% de carboidratos na nossa dieta para não precisar desviar a proteína da sua função principal: fornecer energia para as atividades físicas e auxiliar na construção muscular. Exatamente por esses motivos que esse carboidrato complexo e de elevado índice glicêmico é tão consumido por praticantes de musculação e por corredores profissionais.

Muito usada por jogadores de futebol, basquete, maratonistas, e também pela maioria dos praticantes de musculação, que é foco principal desse artigo. Para pessoas que visam a hipertrofia usam tanto a maltodextrina quanto a dextrose, para repor o glicogênio muscular e como transporte de nutrientes para dentro das células, sejam as proteínas, creatina, BCAAs e glutamina. Graças ao pico de insulina causado pelo alto índice glicêmico desses carboidratos.

Os benefícios da Maltodextrina

A maltodextrina não é ideal apenas para os praticantes de musculação. Quem pratica corrida ou outros esportes como tênis ou natação pode fazer dessa substância um grande aliado. Ela é ideal para manter os níveis de glicose no sangue na medida certa durante um grande espaço de tempo evitando problemas como a hipoglicemia. Uma queda da glicose pode desencadear uma série de problemas no organismo como a hipotensão arterial.

Para quem pratica exercícios resistidos como a musculação, a maltodextrina é indicada para evitar que a proteína localizada nos músculos seja quebrada para ser utilizada como fonte de energia. Por isso, quem pratica esse tipo de exercício deve ingerir este carboidrato logo após os treinos para evitar que ocorra ainda maior degradação da fibra muscular.

Você pode associar a maltodextrina a um Whey Protein, pois o carboidrato auxilia a proteína a entrar na célula e ser utilizada por ela para a construção e reparação dos músculos.

Qual a forma correta de consumir a maltodextrina?

A maltodextrina só precisa ser utilizada nos dias em que você for praticar algum tipo de exercício ou poderá haver uma superdosagem de carboidratos. Para aqueles que praticam atividades aeróbicas, o ideal é consumi-la antes e durante o treino. Já para os praticantes de musculação, o consumo deve ser feito imediatamente após o treino.

Você encontrará a maltodextrina em duas versões: em gel ou em pó. O gel é mais prático para carregar e para ingerir. A versão em pó fará o mesmo efeito, porém é necessário diluir em água e misturar bem na coqueteleira ou num liquidificador. Há vários sabores, desde frutas vermelhas até laranja para você consumir de acordo com a sua preferência.

Para encontrar a quantidade de maltodextrina adequada para você, será preciso a ajuda de um profissional, como o nutrólogo ou nutricionista. Ele avaliará o seu estilo de vida, seus hábitos alimentares, o peso e outros exames para informar qual o valor mais adequado. Porém, existe uma quantidade média que pode ser ingerida. São cerca de 1 a 3 colheres de sopa para diluir em 250 ml de água.

O mais indicado para se tomar a maltodextrina ou a dextrose, são juntos com a Whey Protein no pós-treino, podendo tomar junto também a Creatina, BCAA, ou Glutamina.

Efeitos colaterais

A Maltodextrina não faz mal e nem causa efeitos colaterais. Caso você tenha diabetes, pode ingerir, mas antes consulte seu médico ou nutricionista para orientar a quantidade e período correto para se tomar a maltodextrina.

Quem pode ou não consumir a maltodextrina

Antes de comprar, certifique-se de que a embalagem está lacrada e de que não foi violada. Também se há o selo da ANVISA nela. Visto isso, antes de ingerir, vá ao médico ou nutricionista esportivo. Esses profissionais poderão lhe informar da sua real necessidade de consumir esse suplemento.

Fazer alguns exames antes é importante. Se você for diabético e não estiver ciente disso ou que tenha propensão para desenvolver a doença, o uso da maltodextrina sem orientação pode causar sérios problemas a sua saúde.

Preços, melhores marcas e onde comprar a maltodextrina

Seu preço vai variar de fabricante e quantidade na embalagem. Das marcas mais recomendadas nacionais, o preço da embalagem de 1kg pode variar de R$11,00 até R$25,00.

Como já dito em outros artigos de suplementos, constantemente temos acompanhado laboratórios nacionais vendendo produtos com informações inconsistentes. Principalmente Whey Protein que tem um custo bem mais elevado. Então sempre procure comprar suplementos de empresas sérias e que já estão no mercado há um bom tempo e com consumidores satisfeitos.

Laboratórios nacionais sérios e que estão no mercado há muito tempo e que pode ser uma ótima opção na hora de comprar a maltodextrina, citamos a Body Action e Probiótica.

Maltodextrina engorda?

Quando uma grande quantidade de maltodextrina é ingerida forma-se o pico de insulina. Isso significa que há uma taxa significativa dessa substância circulando no seu corpo e metabolizando o açúcar. Isso pode levar a uma hipoglicemia momentânea. Além disso, você pode ter acessos de vômito e muita náusea.

Também pode haver o acúmulo de uma grande quantidade de gordura se houver carboidrato em excesso circulando no seu organismo. Caso ele não seja utilizado será armazenado nas células adiposas com a ajuda da insulina que acabou de ser liberada.

Resumindo
Sim, o consumo em excesso e sem orientação profissional da maltodextrina pode engordar. Inicie sempre o uso desse ou qualquer outro suplemento alimentar, com acompanhamento de um nutricionista.

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Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

254 Comentários

  1. Queria um suplemento que me desse energia, pois passo mal toda vez que vou p academia, mesmo me alimentando bem, sinto tontura enjoos e fraqueza

    • Acredito que antes de você acrescentar uma outra alimentação, deveria consultar um medico afim de uns exames específicos.
      Espero ter ajudado.
      Bom dia…

  2. Bom dia, sou praticante de maratonas aquáticas, peso entre 73 e 73,5 kg, 1,76 de altura e tenho 56 anos. No próxima dia 20 de outubro vou nadar uma prova de 75000 metros e gostaria de saber a partir de quanto tempo precisarei ingerir a maltodextrina durante a prova. A minha estimativa para concluir essa distancia é até 2 horas e 10 minutos. Grato.

  3. se a maltodextrina é boa para dar energia para o treino, ela não teria q ser tomada antes do treino? para que na hora de treianar você possa ter muita energia? se você toma depois não faz muito sentido, vai só virar gordura por que depois que malha eu fico em repouso. desde já obrigado.

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arnold D 160

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