Maltodextrina – O que é, efeitos e como tomar

Maltodextrina é um carboidrato complexo, proveniente da conversão enzimática do Amido do Milho. Sua absorção pelo organismo é gradativa e lenta, pois contém polímeros de dextrose. Estes polímeros acabam sendo metabolizados lentamente, o que faz com que ela forneça energia durante uma atividade física que necessita de resistência e de longa duração, pois ela vai liberando a glicose gradualmente no sangue.

Muito usada por jogadores de futebol, basquete, maratonistas, e também pela maioria dos praticantes de musculação, que é foco principal desse post. O pessoal que visa a hipertrofia usam tanto a maltodextrina quanto a dextrose, para repor o glicogênio muscular e como transporte de nutrientes para dentro das células, sejam as proteínas, creatina, BCAAs e glutamina. Graças ao pico de insulina causado pelo alto índice glicêmico desses carboidratos.

Por isso o mais indicado para se tomar a maltodextrina ou a dextrose, são juntos com a Whey Proteinno pós-treino, podendo tomar junto também a Creatina, BCAA, ou Glutamina. A Maltodextrina não causa efeitos colaterais, e caso você não tenha problemas de diabetes, pode tomar tranquilo, e mesmo os diabéticos podem tomar, mas com orientação médica claro.

E para os que chegam ao nosso blog perguntando se maltodextrina engorda, o Julião respondeu essa dúvida no fórum e creio que vai sanar a dúvida da maioria. Veja aqui.

A proporção ideal para se tomar no shake pós-treino é a seguinte: – 1 grama de carboidrato para cada kg de peso corporal Exemplo, se a pessoa pesa 60kg, utiliza 60gr de carboidrato, podendo ser divido em (50% de Dextrose e 50 % de Maltodextrina) – 30g de Proteína (um medidor que habitualmente vem nos potes de Whey) – 5 á 10g de Creatina – Glutamina e BCAA  – Cerca de 5g de cada. Eu não costumo olhar marca de maltodextrina ou dextrose, levo mais pelo sabor mesmo, e costuma ser das marcas: Neo-Nutri, DNA, Atlhetica. O preço médio do pacote de 1kg costuma girar em torno de R$10,00.

*Atenção senhores, como a maioria das perguntas relacionadas a maltodextrina já foram respondidas aqui no post, está sendo feitas várias perguntas repetidas. Então pesquisem nos comentários abaixo para ver se sua dúvida já não foi respondida a outro leitor, ou tirem maiores dúvidas lá no fórum:

Aqui nesse post não serão mais respondidas as perguntas, para não desvirtuar o foco principal do mesmo.

Abraços e Bons Treinos a todos

219 comentários

  1. olá!!! somente o maltodextrina serve para dar massa muscular tambem ou apenas para energia? vlw

    • Maltodextrina > Carboidratos que fornecem energia e auxiliam no transporte de nutriente, no caso as proteínas, que essas sim trabalham na construção de massa muscular, suplementos proteicos: whey protein, albumina, caseína, e os aminoácidos BCAA e creatina. Temos artigos específicos falando de cada um desses suplementos aqui no site.

  2. eu poderia misturar um pouco de açucar ou adoçante no maltodextrina?

  3. Tenho um BCAA e MALTO como faço como eles, tomo o BCAA e MALTO junto no pré e no pós só o BCAA, ou tomo os dois juntos no pré e no pós, ou tomo o BCAA no pré e o MALTO durante o treino e dps o BCAA ? estou meio perdido, kkk, me ajudem

    • Olá, Danilo!
      Quando treinava, tomava as cápsulas de BCAA antes do treino, tomava malto durante e cápsulas de BCAA depois. Não vou informar quantas cápsulas de BCAA e de malto pq varia de pessoa p pessoa. Ex.: Tenho 1,90m e peso 105kg e com taxa de gordura corporal baixa. Não tome nenhuma nada sem orientação! Lembre sempre: depois de ingerido e absorvido não tem como voltar atrás. O que servia para mim pode não ser ideal para outro.

  4. Tenho 15 anos posso tomar suplementos?

  5. Meu nutricionista passou:pré treino: thermo cuts e bcaa durante: maltodextrima + glutamina e pós treino: whey protein isolada.
    Quero perder peso.

  6. Boa tarde!

    Me indicaram a Malto dextrina para pré – treino, esta correto? É uma atividade de longa duração.
    obrigada!

    • Olá, Francielen!
      Leia o artigo com atenção. Lá está escrito que é ideal para atividades de longa duração, como basquete, corrida e musculação. Eu tomava aos poucos durante o treino, mas isso servia para mim. Cada caso é um caso. Esper ter ajudado.

  7. Olá gostaria de saber se posso tomar o malto e o lipo 6 juntos, corro 4 km diariamente.

  8. ola tenho 25 anos malho a 4 mes mas estou um pouco desanimada por favor sera que pode indica algo que possa da animo algo que nao engorda e natural . Obrigada

  9. Bom dia ,quero ganhar massa muscular ,malha duas vezes por semana ,duas horas de treino,estou pensando em tomar o Malto dextrin durante o treino junto com água e apos treino tomar o Whey . Esta correto assim ? vou obter massa muscular ?

  10. Olá booa tardee!
    Minha dúvida eh a seguinte…
    Malho a alguns meses, já tomei o whey micelar, não vir nenhum resultado. Eu quero ganhar massa o que tomo antes e após os treinos para conseguir alcançar esse objetivo? Outra dúvida, a batata doce ajuda a construir músculos?
    Aguardo resposta!
    Bjusss.

  11. Olá pratico atividades físicas regularmente. Ciclismo, Corrida e Futebol. Malhei algumas vezes sempre que volto a academia os dígitos da balança sobem muito. Então estou somente no aeróbico até atingir o peso ideal. Qual suplementação devo usar pra pedalar e correr? Tenho whey, bcaa e megaman em casa. Algum desses serviria? detalhe sou hipertenso, mais controlado.

    • Olá, mtdf!
      Não olhe somente para a balança! 1kg de músculo ocupa menos volume de 1kg de gordura. Quando treinava, meu peso baixou pouco e aos poucos foi subindo, mas minha taxa de gordura corporal diminuia. Cuidado com regimes, pois várias vezes perde-se massa muscular e a gordura continua a mesma. A balança pode ser amiga, mas pode ser falsa ilusão. Já falei em outra resposta meu peso: 105kg e 1,90m. Teoricamente estou gordo, mas minha tx de gordura é baixa. Invista em ti! Gaste com um nutricionista e uma academia. Vale a pena! A vida é uma só e os resultados são excelentes.

  12. Vou tomar o BCAA, Whey, o BCAA tomo antes e pós treino, Whey tomo pós treino
    Agora não sei se tomo maltodextrina antes ou depois do treino
    Tipo meu treino dura a cerca 2h
    O certo é tomar antes ou depois ???

    • Olá, Emerson!
      Fale com seu preparador físico. Sem te conhecer fica difícil dar sugestões, pois o que serve para uns não serve para outros. Eu tomava BCAA e Whey 2h antes do treino, malto durante e BCAA depois. Mas isso servia para mim! Tudo é em função da atividade física, horário do treino, o que tu faz durante o dia, etc. Certa vez me disseram: tudo é permitido, mas nem tudo convém!

  13. Ola gostaria de saber se posso tomar maltodextrina no pré treino e waxy maize durante o treino? Tenho o metabolismo bastante acelerado e quero ganhar peso

  14. Olá eu tomo o malto, mas o meu primo está querendo tomar mas ele toma ritalina LA. Tem algum efeito se misturar os dois.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


2 + 7 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top