Página Inicial » Suplementos » Suplementos para engordar – Conheça as 7 melhores opções

Suplementos para engordar – Conheça as 7 melhores opções

Você conhece qual o melhor suplemento para engordar e ganhar peso com qualidade? Veja agora os mais indicados para cada período e qual “engorda” mais rápido.

suplementos para engordar

Suplementos para engordar você já ouviu falar neles? Eles foram colocados no mercado à disposição das pessoas que vivem na contra mão da guerra contra balança.

Isto mesmo! São pessoas que por um motivo ou outro lutam para ganhar peso. Se você também faz parte deste grupo confira aqui quais são os 4 melhores suplementos para engordar e ganhe verdadeiros aliados para dar um upgrade nos seus resultados.

Suplementos para engordar o que são?

Os suplementos para engordar são produtos desenvolvidos com importantes nutrientes como:

  • Proteínas;
  • Carboidratos;
  • Vitaminas e minerais.

Estes irão complementar a sua alimentação diária a fim de promover o ganho de peso.

 Suplementos para engordar para quem são indicados?

 Os suplementos para engordar são indicados para qualquer pessoa que queira ganhar peso seja por:

  • Ter iniciado a prática intensa de atividade física e precisa de um suporte maior de nutrientes para atender ao novo gasto energético do organismo e para ter bons resultados no ganho de massa muscular, nesse caso, é a forma mais recomendada para “engordar”, ou seja, ganhar peso com qualidade através de massa magra, sem comprometer a saúde;
  • Ter um metabolismo naturalmente mais acelerado ou também conhecido como ectomorfos o que dificulta o ganho de peso somente através da alimentação;
  • Ter algum tipo de doença que comprometa o ganho de peso como no caso de pessoas com câncer que passam por um tratamento mais agressivo. Este tratamento (quimioterapia) leva a queda do sistema imunológico, perda de apetite e debilita o organismo como um todo sendo necessário entrar com uma suplementação adequada assim suprindo as necessidades do organismo.

Ou no caso de doenças intestinais inflamatórias, por exemplo, onde a absorção de nutrientes fica prejudicada.

  • Pela idade avançada no caso de pessoas acima dos 50 anos que em sua maioria tem algum tipo de doença ou condição física que impeça a alimentação adequada e consequentemente leva a deficiência nutricional.

Nesta faixa etária também é comum o desenvolvimento da osteoporose onde ocorre a perda de massa óssea e muscular sendo necessária a suplementação.

  • Estado fisiológico especial como no período da amamentação: Neste período o gasto energético é aumentado para atender as necessidades do bebê, somente para a produção do leite materno o corpo gasta em média 800 calorias o que pode levar ao ganho de peso acentuado.

Além disso, nesta fase a mãe perde e cálcio que é direcionado para o leite materno.  Em contrapartida o bebê necessita de vitamina D para absorver este cálcio.

  • Dietas vegetarianas: Cada vez mais as pessoas são levadas a adotar um estilo de vida mais saudável, sejam motivadas pela perda de peso ou para ganhar mais qualidade de vida. Porém nem sempre os novos hábitos são acompanhados por profissionais e é aí que mora o perigo!

O risco de ter uma dieta pobre em nutrientes é aumentado nestes casos principalmente em relação à vitamina B12 que tem como fonte principal os alimentos de origem animal.

Suplementos para engordar: Quais são os melhores?

1) Hipercalóricos:

Como o próprio nome sugere esta classe de suplementos é indicada para aumentar o valor calórico da alimentação diária a fim de melhorar o aporte de nutrientes da mesma.

Este aumento do valor calórico pode vir de uma dose extra de:

  • Proteínas de alto valor biológico onde a absorção destas é aumentada e com isso se consegue melhores resultados no ganho de massa muscular;
  • Carboidratos normalmente;
  • Vitaminas e minerais;
  • Ácidos graxos essenciais como o Ômega 3, 6 e 9 e outros de acordo com suas necessidades individuais.

Leia também: Hipercálorico – Para que serve, como tomar, receita caseira e melhor marca

Conheça os suplementos mais utilizados contendo nutrientes específicos para fazer você ganhar peso:

1) Maltodextrina:
maltodextrina é um tipo de carboidrato complexo derivado da quebra das moléculas do amido de milho muito indicado por nutricionistas a pessoas que praticam atividade física intensa e de longa duração.

Isto porque é de fácil absorção o que garante que o atleta tenha energia em quantidade suficiente durante todo o treino. O que é vantajoso, pois evita que o organismo utilize as proteínas como fonte de energia e evita também os picos de glicemia.

O controle dos níveis de glicemia é muito importante para o resultado final no ganho de massa magra, pois evita o acúmulo de insulina na forma de tecido gorduroso.

Além disso, o consumo de maltodextrina no pós-treino ajuda a “poupar” as proteínas que começam a ser construídas após a atividade e na rápida recuperação muscular pós-treino fazendo com que as proteínas sejam melhores absorvidas pelo tecido muscular.

O resultado é um corpo magro e definido com muito mais facilidade!

Agora atenção! O consumo em excesso deste suplemento pode ser altamente prejudicial, pois o organismo não consegue utilizar os carboidratos em excesso. O que faz com que estes carboidratos sejam estocados em forma de gordura e ao invés de ganhar peso com qualidade você irá sofrer com as consequências que o acúmulo de gorduras indesejáveis no corpo traz como o aparecimento de doenças como a hipercolesterolemia ou cardíacas.

2) Dextrose:
A dextrose é um tipo de carboidrato simples de rápida absorção ideal para quem busca o ganho de energia rapidamente, pois eleva em minutos os níveis de glicemia.

Desta forma, o consumo adequado de dextrose consegue fazer com que importantes nutrientes como:

  • Proteínas;
  • BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada);
  • Glutamina entre outros sejam levados mais rapidamente para as células o que melhora potencialmente o seu desempenho.

Nutricionistas indicam o consumo deste suplemento no pós-treino para recompor rapidamente a energia gasta durante o treino, o que evita que as proteínas armazenadas nos músculos sejam utilizadas como fonte de energia e você perca massa magra.

Assim como a maltodextrina o consumo em excesso da dextrose pode levar ao acúmulo de gordura corporal, por isso é muito importante a avaliação e acompanhamento nutricional para a adequação das quantidades.

3) Whey protein:
Como você já pode constatar no decorrer deste post que carboidratos e proteínas devem caminhar juntos para que você não só ganhe peso como consiga definir o seu corpo ganhando massa magra.

E quando se trata de suplementos para engordar a base de proteína o whey protein é sem dúvida o mais utilizado. Isto porque por ser extraído das proteínas do soro do leite ele contém proteínas de alto valor biológico principalmente o BCAA.

Estes aminoácidos presentes no suplemento irão ser melhores absorvidos pelo seu organismo trazendo ótimos resultados para o ganho de massa muscular.

O whey protein pode ser encontrado:

  • Na forma isolada: No caso da Whey Protein Isolado, em seu processo de produção ocorre a microfiltração, onde se retira as gorduras e os carboidratos restando apenas a proteína do soro do leite, tornando esse suplemento muito mais concentrado por proteínas, e livre de carboidratos, lactose e gorduras;
  • Na forma concentrada: Onde se mantém as gorduras e carboidratos da proteína do soro do leite;
  • Na forma hidrolisada: Como o próprio nome sugere as proteínas são hidrolisadas para facilitar a absorção das proteínas.

Leia também: Conheça qual o melhor Whey Protein antes de comprar

4) Creatina:
A creatina é constituída de 3 importantes aminoácidos que são:

  • Arginina;
  • Glicina;
  • Metionina.

Ela participa ativamente no seu metabolismo fazendo com que a principal molécula de energia (ATP) seja renovada a cada ciclo metabólico fazendo com que não falte energia para as células. Esta energia é utilizada em diversas atividades diárias inclusive para a contração muscular.

Na falta de fosfato de creatina para formação de novas moléculas de energia seu músculo produz ácido láctico. Este ácido láctico quando produzido em excesso irá gerar a fadiga muscular comprometendo o seu rendimento durante o exercício.

Ao contrário acontece se você tem creatina no organismo em quantidade suficiente, o seu organismo consegue produzir cada vez mais energia e a sua resistência para os exercícios de alta intensidade aumentam.

Normalmente indica-se o uso de suplemento para engordar rápido a base de creatina no pós-treino juntamente com suplementos de carboidrato como a maltodextrina ou dextrose para melhorar a absorção da creatina.

O ganho de peso através do consumo da creatina atribui-se principalmente a melhora no desempenho do atleta que consegue ganhar mais massa muscular por ganhar mais disposição e resistência para suportar exercícios de alta e longa duração.

Leia também: Conheça qual a melhor creatina do mundo

Albumina e caseína

Outras duas proteínas que também estão presentes em sua forma concentrada através dos suplementos alimentares, são a albumina e a caseína. Consideradas de média e lenta absorção respectivamente.

Albumina

Existe a albumina produzida pelo nosso corpo, conhecida como soroalbumina que exerce funções em nosso metabolismo,  e a albumina derivada da clara do ovo,  consumida em forma de suplemento concentrado onde é indicada no tratamento de doenças e como os outros suplementos aqui citados, também no auxilio de ganhos de massa muscular, quando aliada a uma dieta para praticantes de musculação. 

Consequentemente, seu consumo atrelado a esses fatores pode contribuir para o ganho peso. Seu consumo é indicado para tomar antes de dormir, por ser uma proteína de média absorção, já que no estomago sua digestão é mais lenta. Para quer mais informações sobre a albumina, para que ela serve, como tomar corretamente e melhores marcas, indicamos que você leia nosso artigo principal.

Caseína

A caseína encontrada em sua grande maioria no leite de mamíferos, sendo que no leite da vaca, ela compõem 80% das proteínas presentes. Em sua forma concentrada como suplemento, também é indicada para o ganho de massa muscular e seu consumo é indicado também para antes de dormir, já que sua digestão pode durar até 7 horas devido a caseína ser sensível ao Ph do ambiente ácido de nosso estomago.

Como ficaremos muitas horas sem se alimentar, tanto a albumina como a caseína podem suprir esse período mais propenso ao catabolismo. Também indicamos muito que leia nosso artigo principal da caseína, onde falamos sobre para que serve, todos os seus benefícios, dosagem correta para tomar e melhores marcas. Artigo completo, com referências de estudos. Vale a leitura!

Suplementos para engordar X atividade física.

Como você pode ver os suplementos para engordar tanto servem para atletas ou praticantes de atividade física de alta intensidade que buscam por um ganho de massa muscular expressivo como para pessoas que querem ganhar peso por alguma necessidade específica.

Você deve estar se perguntando: “Mais o que diferencia então estes suplementos quando é para atletas ou pessoas comuns?” Nós respondemos! A diferença está no nível de atividade física.

Se um praticante de atividade física regular e intensa tomar os suplementos para engordar sugeridos aqui ele irá ganhar massa magra. Isto porque está fazendo uso da suplementação para repor a grande quantidade de energia que gasta, ou seja, na mesma proporção o que significa maior gasto energético maior aporte de nutrientes. Já se uma pessoa sedentária tomar os mesmos suplementos o resultado é o ganho de peso. Isto porque estão ingerindo mais calorias do que as que gasta diariamente.

Por esta razão salientamos a importância do acompanhamento médico, nutricional e no caso dos atletas do acompanhamento do educador físico.

Assim poderão traçar metas de acordo com suas reais necessidades.

E você? Já fez a sua escolha entre as nossas sugestões de suplementos para engordar? Se sim, deixe-a registrada através do seu comentário.

Sua participação é sempre muito importante para nós! E não deixe de compartilhar o que aprendeu sobre os suplementos para engordar para que mais pessoas possam mudar a qualidade de vida.

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

4 Comentários

  1. Olá comecei a trabalhar faz quatro meses tenho 1,80 de altura . Tinha 85,kg quando comecei. Hoje estou com 77,kg . Qual o melhor suplemento para engodar. Pois meu serviço é. Pesado é. Requer muita energia. Gostaria pelomenos de fica com 82 kg

  2. Muito bom esse artigo, me ajudou muito

  3. Meu trabalho é intenso .. o dia todo na correria e tenho 1,78 de altura e 70 kilos, queria saber qual suplemento pode me ajudar no ganho de peso ????

  4. Boa noite. Tive cancro há cerca de 9 meses e perdi todo o meu peso… fiquei pele e osso. Já recuperei algum mas ainda estou muito magra… foi me aconselhado o impact whey proteín que vou começar a tomar para a semana. Li aqui que os resultados são muito bons para quem quer engordar
    Daqui a 1 mês ou assim que começar a ver resultados irei partilhar aqui.
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!