O poder da Caseína antes de dormir

Como já falei em outro post aqui no blog, a melhor opção de proteína time-release na suplementação, é a caseína, indicada para tomar antes de dormir, dando suporte protéico durante todo o sono, evitando o catabolismo e contribuindo para o crescimento muscular.

» Benefícios da Caseína

» Como tomar a Caseína

» Melhores marcas

Sua digestão pode demorar mais do que o dobro do tempo para ocorrer à síntese protéica e absorção dos aminoácidos essenciais pelo organismo do que o Whey Protein, por exemplo, proteína que estamos acostumados a consumir depois do treino e caracterizada pela sua rápida absorção.

Enquanto a Whey pode se manter ativa até 3 horas, a caseína pode alcançar até 7 horas de ação, e isso se deve porque a caseína é sensível ao pH no ambiente acido do estômago, fazendo com que sua absorção seja gradativa e prolongando a liberação dos aminoácidos na corrente sanguínea.

A caseína representa 80% das proteínas do leite, e além de consumirmos ela através do leite, também pode ser encontrada em seus derivados como os queijos, iogurtes…

Benefícios da caseína

A caseína tem um conteúdo de glutamina muito alto em torno de 20,5%. Valor mais alto que whey, soja e ovo. Concentrações altas desse amino, especialmente na forma de peptídeos encontrados na caseína, podem ajudar muito o músculo durante o treinamento intenso e durante fase de dietas.

A caseína pode ajudar a regular o tempo de trânsito de proteínas pelo intestino porque tende a formar um “gel”. Isto reduz a velocidade de passagem e pode ajudar na absorção de aminoácidos, peptídeos e proteínas inteiras pela parede intestinal devido a uma exposição estendida. Maior absorção de proteínas ajuda os atletas a suprir suas necessidades diárias de aminoácidos.

A caseína poderia ser classificada como a proteína mais excitante devido a sua relação de Tirosina para Triptofano de quase 5:1. A tirosina é o aminioácido precursor dos neurotransmissores de excitação no cérebro enquanto que o triptofano é de relaxamento; considerando isto a caseína pode estimular para as sessões de treinamento.

A caseína também possui um nível muito bom de aminos glucogênicos incluindo treonina, glutamina e arginina. Os aminos glucogênicos se doam para a produção de glicose e energia durante o exercício e demonstram um benéfico efeito anti-catabólico no músculo.

Como tomar a caseína

Como falando anteriormente, a caseína por ser uma proteína de lenta absorção, é indicada para se tomar antes de dormir, já que ficaremos muitas horas sem ingerir alimentos, e para quem pratica musculação, sabe o quanto é importante se manter em estado anabólico para o ganho de massa muscular. Levando em consideração que sua digestão pode durar até 7 ou até 8 horas para ocorrer, a caseína é o melhor suplemento para esse período. Secundariamente, na ausência de Whey Protein, a caseína micelar pode ser tomada também após o treino, já que muitas marcas de qualidade adicionam na produção desse suplemento, outros tipos de proteínas como a da clara do ovo (albumina) e a própria proteína do soro isolada e/ou concentrada, sim, algumas possuem Whey Protein em sua composição.
Quanto a quantidade a ser tomada, vai depender dos cálculos para consumo de proteína diária conforme suas necessidades, e também da quantidade fornecida em cada medidor que varia um pouco de produto para produto, mas todos eles informam em sua embalagem quanto se deve consumir.

Melhores Marcas

Na minha opinião, a Caseína da Optimum e o Syntha 6 da BNS são as melhores opções das que estão no mercado de suplementação aqui no Brasil.


Referência Bibliográficas:
C.A. Barth, et al., “Differnce of Plasma Amino Acids Following Casein Or Soy Protein Intake:Significance For Difference of Serum Lipid Concentrations, “J.Nutr.Sci.Vitaminol.36 suppl. II (1990):S111-S117.
W. Forsythe, “Comparison of Dietary Casein or Soy Protein Effects on Plasma Lipids and hormone Concentrations in the Gerbil,” J. Nutr. 116.7 (1986): 1165-1171.
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49 comentários

  1. Caseina da Optimum ou da Universal?

  2. Sempre tomo a caseína com leite desnatado, gostaria de saber se posso acrescentar meia banana prata. Desde já agradeço.

  3. Boa Noite,
    Gostaria de saber se a 100% casein protein da probiótica é um produto bom e se posso tomar também antes do treino, pós faço 1h de musculação(15h) e depois 40min(16h) de Spinning três dias por semana. Tenho muitas duvidas esses suplementos é muito novo pra min nunca havia tomado.
    Grata e parabéns pelo blog
    Régia Kaline

    • Probiótica é uma das melhores empresas nacionais de suplementos, o indicado para caseína é antes de dormir e caso não tenha whey protein, tomar depois do treino. Antes do treino (1 hora antes) apenas uma boa refeição. Tem dicas de como tomar todos os suplementos aqui no site e dietas para todos os objetivos. Abraços

  4. Michel Vergete Marques

    Boa tarde adm carlos, nunca tomei caseina mais estou pesquisando algumas, mais minha duvida é, tomo whey prtein depois do treino e com duas horas depois vou dormi, mesmo assim é bom tomar caseina?

  5. Olá!

    Voltei a treinar depois de alguns anos parada, enfim, to pesquisando o q tomar para qualidade muscular!
    Minha duvida, a caseina substitui o whei? Ou devo tomar os 2…whey apos o treino e caseina antes de dormir, lembrando q treino a noite! E se alem disso vale tomar tb o BCAA, creatina…na verdade quero qualidade muscular! O q vc me sugere a nivel de suplementação!?? Treinei muito tempo com personal, hehe, agora vou treinar sozinha …fico um pouco perdida!

    Obrigada!
    E parabens pelo blog

    • eu sei de uma coisa éé bom tomar um copo de água logo de manhã e logo após toma whey protein logo que acordar tomou o café da manhã após meia hora toma caseina aii come três em três horas (BASTANTE FRANGO E CARNE NNNNÃÃÃÃÃÃOOOOOO ESQUEÇAMMMMM DAS VERDURAS E LEGUMES SÃOOOO RICOS EM VITAMINAS E ALGUMAS OUTROS DE QUALIDADES GLUTAMINA AMINOS E OUTRAS COISASSS E FORA NÃO ESQUECER DAS FRUTAS) iiiiiiii antes de treinar uns 40 minutos antes é bommmmm tomar a creatina deixar a whey protein em pó dentro de um recipiente acabo o treino jahhh toma iiiiiiiiiiiiii quando for dormi ummm copo de leite e logo após a caseina escovar osss dentes e UM BELO SONO aiiii sem duvidas vaiii ter resultados bomm

  6. Olá… gostaria muito de saber se a Caseína da Optimum tem lactose?

    Desde já, agradeço!

  7. Faço academia a noite por voltas das 19hrs, nos pós treino eu tomo um Shake de Whey Protein + Dextrose… Pretendo tomar Caseína antes de dormir…. Será um excesso de proteína pra tomar em um curto período de tempo? Pode causar algum problema? Obrigado… Abs…

  8. Boa tarde!
    Estou fazendo Muay Thai, meu objetivo é resistência física, perda de peso 5kg é o meu objetivo além obviamente da técnica da luta e aumento da massa muscular.

    Tenho em casa hydro builder , casein, ZMA, BCAA Lyn 1500

    Quais destes são os mais indicados para o meu objetivo e como devo ingeri-los em ordem para ter um melhor resultado?

    Falta-me energia para 2 hrs de treino.

    Abs

  9. Bom dia. Malho a noite e depois do treino tomo whey, posso tomar a caseina logo em seguida?

    • Tenho a mesma dúvida Pri!!!

    • Felipe Ribeiro Ferreira

      Bom dia, Pri e Maressa.

      Sim vocês podem tomar a noite após o treino, porque vem evitando o catabolismo e contribuindo para o crescimento muscular.

      Muitos até tiram o whey do pós treino, pois ele fica no organismo torno de 3 horas, já a Caseína ela fica no corpo por torno de 7 horas. A digestão dele é mais demorada, o dobro.

      Lembrando o que é caseina ? Caseina é 80% do leite, nele contem glutamina também, ele tem taxa sobre a glutamina de 20,5%, bem maior que a do whey, soja, do ovo entre outros. Muitos ficam no mito, mais é otimo para o intestino ao meu ver.

      Espero ter ajudado.

      Boa tarde.

  10. luis carlos gomes dos santos

    Obrigado pela ajudá

  11. Tenho intolerância a lactose.posso tomar caseína?

  12. Preciso saber uma informação: no seu texto diz que a absorção lenta garante o nao catabolismo sendo uma liberação gradativa de aminoacidos na corrente sanguínea, ou seja, quando há quebra de proteínas para formar aminoácidos existe oque se chama de catabolismo. Então como você afirma que os aminoácidos são quem vão para a corrente sanguínea? E a pressão provocada pelas proteínas coloidosmótica na nutrição dos tecidos?

  13. Olá! Estou fazendo dieta e malhando 5 dias na semana. A minha nutricionista orientou que eu tome as 18h mycellar casein. Como não gostei do sabor, testei mistura-lo ao piracanjuba. Comecei a sentir muita dor no estômago após algum tempo da ingestão. Nunca percebi nenhum sintoma de alergia a lactose ou a sua proteína. Vc pode me ajudar? O que pode estar causando essa reação???

    • Felipe Ribeiro Ferreira

      Bom dia Alexandra.

      Vamos lá, leia com atenção pequeno artigo que eu mesmo fiz.
      .

      Sim vocês podem tomar a noite após o treino, porque vem evitando o catabolismo e contribuindo para o crescimento muscular.

      Muitos até tiram o whey do pós treino, pois ele fica no organismo torno de 3 horas, já a Caseína ela fica no corpo por torno de 7 horas. A digestão dele é mais demorada, o dobro.

      Lembrando o que é caseína ? Caseína é 80% do leite, nele contem glutamina também, ele tem taxa sobre a glutamina de 20,5%, bem maior que a do whey, soja, do ovo entre outros. Muitos ficam no mito, mais é otimo para o intestino ao meu ver.

      Alexandra, como eu vi, você misturou com leite, ele já é 80% do leite, você está automaticamente se sobrecarregando de lactose, tome com agua, ele evita engordar também, caso esteja procurando o emagrecimento, caso não consiga msm, tente com leite desnatado se não foi ele que te fez mal, agora o melhor a fazer, é mudar o sabor, lembrando caseína de qualquer sabor é péssimo.

      Então 1 vez por dia rapidinho com água, não mata haha .

      Foco.

      Bons treinos

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