Página Inicial » Emagrecimento » Suco de inhame – Para que serve, benefícios e receitas de sucos

Suco de inhame – Para que serve, benefícios e receitas de sucos

Muito comentado nos últimos tempos sobre sua real eficácia contra a dengue, o suco de inhame possui muitos benefícios e ainda ajuda emagrecer.

O inhame, também conhecido como cará em algumas regiões do país, é um tubérculo muito consumido no café da manhã nas regiões Norte e Nordeste do país. Bons motivos não faltam para incluir esse carboidrato na dieta, melhor ainda se for substituindo os carboidratos simples como o arroz e o pão de cada dia. Ele é bastante saboroso e pode ser consumido de diversas maneiras, inclusive como suco.

O suco de inhame já anda fazendo muito sucesso entre as famosas. Um bom exemplo é a atriz Mariana Ximenes que já declarou que toma suco verde com inhame todos os dias no café da manhã. Ele dá energia para o corpo e ainda ajuda a controlar a TPM.

suco de inhame beneficios combate a dengue

Os benefícios do inhame

O inhame é um tipo de alimento que oferece carboidrato complexo, ou seja, ele fornece muita energia sem formar o pico de insulina. Este, é justamente, o responsável pela transformação da glicose em excesso no organismo em gordura sendo armazenada na região abdominal. Assim, o inhame ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue ajudando na prevenção do diabetes. Veja outros benefícios que esse alimento pode trazer para a saúde:

  • Reduz os níveis de colesterol na corrente sanguínea já que reduz a absorção dessa substância pelo intestino;

  • O inhame contém diversos nutrientes e entre eles podemos citar o potássio, o cálcio, o ferro, o fósforo, vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina A. Além disso possui uma grande quantidade de fibras que auxilia o sistema digestivo e controla os níveis de glicose;

  • Ajuda a emagrecer já que possui carboidrato complexo que não será armazenado como fonte de energia na forma de gordura;

  • Esse tubérculo também auxilia a equilibrar os níveis do hormônio progesterona e também reduz os sintomas da TPM e pode ajudar mulheres a engravidar mais rapidamente;

O Inhame cru faz mal?

O inhame possui uma substância chamada de ácido oxálico que também pode ser encontrado em outras raízes como a beterraba e em outros tipos de batatas. Esse ácido é responsável pela coceira que pode aparecer em algumas pessoas enquanto manipulam o inhame. Porém, se consumido das doses corretas, esse tubérculo não faz nenhum mal para a saúde. Porém, quando em contato com outros alimentos pode reduzir a absorção de certos nutrientes.

Leia também: Receitas de sucos Detox para desintoxicar o organismo e emagrecer

Ajuda na prevenção ou no tratamento da dengue?

Por o inhame ser um alimento muito completo e com elevado valor nutricional, ele consegue fortalecer as defesas do organismo nos deixando menos propensos a adquirir doenças como gripes e resfriados. O inhame também ajuda a “limpar o sangue” e reduzir toxinas, mas não há nenhum estudo ou pesquisa que confirme a tese de que o inhame pode evitar a dengue ou até mesmo tratá-la já que para a dengue só existe tratamento sintomático, ou seja, só é possível aliviar os sintomas.
Como esse tubérculo melhora as defesas do organismo, ele pode ajudar no tratamento de qualquer patologia já que ele melhora o sistema imunológico como um todo.

Receitas de suco de inhame

Existem várias receitas de suco de inhame e todas elas são extremamente nutritivas. Você pode sempre inovar trocando as frutas ou as hortaliças que coloca no suco para não enjoar do sabor. Veja abaixo algumas receitas rápidas e práticas de fazer e que vão turbinar a sua saúde.

suco de inhame verde receitas

Suco de Inhame tradicional

Ingredientes

  • 1 Xícara de inhame descascado e cortado em cubos

  • 500 ml de água ou água de coco

  • ½ suco de limão

Modo de fazer

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador

  • Adoce com mel com adoçante

  • Não é necessário coar

Receita de suco verde com Inhame

Ingredientes

  • 2 Folhas de couve

  • 500 ml de água

  • 1 Cenoura

  • 2 Maçãs

  • 1 Pedaço médio de gengibre

  • 5 Folhas de alface

  • 2 Inhames pequenos crus e descascados

Modo de fazer

  • Corte todos os ingredientes em pedaços pequenos (antes de cortar o gengibre descasque-o)

  • Misture tudo no liquidificador junto com a água

  • Bata até que esteja homogêneo

  • Está pronto para beber

Leia também: Suco seca barriga – 7 receitas de sucos para emagrecer

Suco de Inhame com Maçã

Ingredientes

  • 1 Maçã

  • 1 Limão

  • 1 inhame japonês ou paulista de tamanho pequeno

  • Meio litro de água

  • Mel, adoçante, açúcar demerara ou mascavo

Modo de fazer

  • Corte o inhame já descascado e a maçã em cubos no liquidificador

  • Acrescente o suco do limão e a água

  • Bata até ficar homogêneo

  • Adoce e está pronto para tomar

Sobre Calila Galvao

45 Comentários

  1. Comecei a tomar esse suco essa semana. Eu descasco um inhame pequeno e bato com uns 4 morangos Fica delicioso, parece iogurte, adoço com stevia. Por enquanto não vi nada mudar até porque tem pouco tempo de uso. Vou prestar atenção agora nos mosquitos.

    • Eu também faço com morangos, fica delicioso, mas eu coloco um pouco de açúcar. Tomo com intensão de equilibrar os hormônios na menopausa, mas também comecei há pouco tempo, ainda não deu pra perceber os efeitos.

  2. ESTOU TOMANDO COM MUITA FÉ, TOMARA QUE DE CERTO.

  3. Olha comecei a tomar o Inhame cru como maçã e gengibre focou uma delícia mas vi na Internet que cru faz mal daí eu parei para mim não estava fazendo mal mas fiquei com medo parei de tomar

  4. Quem disse que o suco de inhame faz bem? Você já se fez essa pergunta? Pesquise muito sobre o assunto e irá descobrir que o suco de inhame crú não faz bem a saúde. Ele deve ser consumido cozido, após cozido você poderá fazer o que bem quiser tem várias receitas com inhame, tome cuidado com o que é divulgado na internet busque informações sérias com pessoas que entendem do assunto.

    • É isso aí Umberto. E ainda, as pessoas confundem cará com inhame, dependendo da região. O taro que é conhecido como inhame (taro), crú é altamente tóxico e outros malefícios..

    • Olha Umberto eu provei isso na pele ontem a noite. Fiz o suco com inhame cru, água e meio limão. Muito saboroso mas uma hora depois comecei a sentir um estufamento no estomago e logo após vomitei tudo. Não sei dizer se foi por causa que o tomei acompanhado de um jantar a base de filé de frango e batata doce mas só sei que não vou mais tomar suco nenhum sem pesquisar possíveis efeitos colaterais!!!

    • Eu pesquisei bastante e o que vi foi que ele “pode” causar alergia em algumas pessoas e também um pouco de náuseas, porém eu não sinto essas reações. Comecei tomando uma quantidade bem pequena e para evitar náuseas eu não tomo com o estômago completamente vasio.

  5. Faço o uso do suco verde a duas semanas, tomo em jejum (couve, inhame cru, gengibre, abacaxi e chia) está me fazendo muito bem ( isso foi indicação da nutricionista), sinto melhoras tanto na pele como no intestino,fora a disposição que melhorou, recomendo a todos, sempre faço pesquisas na net sobre os produtos que estou usando e vejo muitos comentários desnecessários, qualquer duvidas sugiro que entre em contato com profissional

  6. DORILDA CASSARO ZANETTI

    boa tarde: eu faço o uso do inhame cru co um pedaço de cenoura e uma folha de couve e também um galho de salsa e um galinho de hortelanzinho bato tudo no liquidificador com 500 lm de água e adoço com mel. e tomo dos os dias, eu etava com minha imunidade muito baixo.e posso falar que melhorei muito tinha uma fraqueza que o médico chegou a me pedi um exame. ACA. PARA SABER SE TINHA ALGUM TOMORES NO SANQUE. MAS GRAÇAS A DEUS DEU NEGATIVO.

  7. Estou tomando o suco do ihame com goiba para chikungonya comecei ontem vou ver se vou ficar boa por que estou toda inchada e muitas dores eu tenho 62anos.

    • neidesouzaoo@hotmail.com

      EU ESTOU TOMANDO SUCO DE INHAME COM MAÇÃ E OUYTRS EMGRIDIENTE ESTOU ME SENTINDO MUITO BEM FASSA LEITE DE INHAME E TOMO COM CAFE FASSO PAÕ INTEGRAL COM LEITE DE INHAME DELICIA TOMO NESCAU COM LEITE DE INHAME COMO AVIEA COM LEITE DE INHAME TUDO MUITO BOM DELICIA
      NEIDESOUZAOO@T HOTMAIL.COM

  8. Eu tenho tomado o suco do inhame com laranja, gengibre e limão. Hoje farei com cenoura. No primeiro dia que eu tomei , já me sentir muito bem. Meu cansaço foi embora e logo fiquei disposta. Tomei por dois dias seguidos e estava me sentindo ótima. Porém não tomo á três dias, e tenho me sentido muito casada. Voltarei a tomar hoje para ficar bem outra vez.

  9. Comecei a tomar o suco de inhame e pra mim tem sido super incrível, passei por problemas graves de saúde adquirindo diabetes falta de ar contínua e cansaço tremendo, vi algumas reportagens sobre os benefícios desse suco e estou muito feliz tem me feito muito bem….eu super indico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!