Vitaminas do complexo B – Funções, fontes, benefícios e engordar

vitaminas complexo b

O que é o complexo B

As vitaminas são substâncias muito importantes para o desempenho das funções corporais. O complexo B é formado por várias vitaminas que coexistem em alguns alimentos e que se complementam para fazer a manutenção da saúde.

As vitaminas que fazem parte do complexo são a B, B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina), B3 (Niacina), B5 (Ácido Pantotênico), B6 (Piridoxina), B7 (Biotina), B9 (Ácido Fólico), B11 (Folacina) e B12 (Cobalamina). Entre as principais funções que essas vitaminas desempenham, a produção hormonal; o metabolismo dos carboidratos, das proteínas e das gorduras; formação de hemácias; respiração celular; crescimento celular; entre outros.

A necessidade de consumir tais vitaminas

Tendo em vista as várias funções, é imprescindível que se tenha o consumo dessas vitaminas diariamente, para não prejudicar áreas importantes do organismo. O consumo pode ser feito através de alimentos que são ricos nestas vitaminas. Carnes, Legumes, verduras e frutas, como a uva, possuem complexo B em grande quantidade, os quais podem ser consumidos diariamente, regularizando as várias funções do corpo.

Outras fontes de vitaminas do complexo B

  • Gema de ovo;
  • Aveia;
  • Arroz  e cereais Integrais;
  • Fígado;
  • peixes;
  • Feijão
  • Brócolis;
  • Abacate;
  • Leite;
  • Carne vermelhas;
  • Batata;
  • Vegetais verdes.

O consumo dessas vitaminas, além de manter o funcionamento regular dos processos corporais, pode melhorar o bem-estar do indivíduo, tendo em vista que elas desempenham funções em relação ao metabolismo de alimentos, assim como os carboidratos. Os carboidratos e outros nutrientes são convertidos em glicose, que, depois, se tornam ATP. O ATP é responsável por dar energia ao organismo, para que este realize as funções mais básicas. Além disso, a glicose advinda dos carboidratos é responsável por auxiliar a produção e disseminação da serotonina no cérebro, hormônio conhecido por dar prazer.

Benefícios de se tomar as vitaminas do complexo B

Dessa forma, sem o consumo correto do complexo B, doenças como depressão, síndrome do pânico e anorexia poderiam se desenvolver. Por isso, uma alimentação rica em frutas, legumes e vegetais, além de moderada e balanceada é importante não somente para a manutenção do peso, mas para proporcionar bem-estar.

Outras doenças também têm correlação com a diminuição do consumo de complexo B. Como o sistema imunológico depende da produção correta de hemácias, e estas somente poderiam ser produzidas com o auxílio das vitaminas pertencentes ao complexo B, várias doenças oportunistas poderiam acontecer com o baixo consumo de complexo B.

Complexo B engorda

Nenhuma vitamina, em si, engorda. O alimento que a contém poderia engordar, por ter mais calorias. As vitaminas do complexo B poderiam auxiliar no emagrecimento, por melhorar o organismo e, consequentemente, o metabolismo dos alimentos, fazendo com que o corpo gaste melhor os nutrientes e as possíveis reservas corporais. Em outro artigo aqui no Treino Mestre nos damos dicas essenciais de como engordar através dos alimentos e suplementos.

Por melhorar o metabolismo dos alimentos e outras áreas do corpo, o consumo de vitaminas pode regularizar as funções, que estavam com processos mais lentos, devido à alimentação com poucos nutrientes. Quando o corpo recebe nutrientes de maneira correta, os processos se regularizam, demandando mais energia. Esta energia viria da alimentação e das reservas, o que contribui para o emagrecimento, especialmente por diminuir a capa de gordura corporal, que faz parte das reservas de energia do organismo.

É possível ver um aumento do apetite, quiçá do peso, porém este aumento não seria ligado ao ganho de gordura e, sim, de massa magra. Portanto, o possível aumento de apetite e de peso não estão ligados diretamente ao complexo B, mas à melhora de desempenho do organismo, que retorna a suas funções regulares.

Complexo B e Buclina para engordar

Para as pessoas que querem ganhar peso, associar o complexo B a alguma medicação que aumente o apetite possibilitará o maior ganho de massa magra. Entre os produtos que são associados ao complexo B, a Buclina é uma das mais usadas. Ela é usada para aumentar o apetite e, quando associado a uma alimentação saudável e às atividades físicas, suplantada com complexo B, mostra uma melhora no desempenho do organismo, especialmente por aumentar o consumo de nutrientes, os quais serão mais bem metabolizados com o complexo B em níveis bons no organismo.

Suplementação com complexo B

A suplementação com vitaminas, do complexo ou outra, deve ser demandada pelo médico. Quando o corpo não necessita de consumir uma dose a mais de certa vitamina, normalmente, ele não a usa, pois a maioria das vitaminas não acumulam no organismo, sendo externadas através da urina ou das fezes. Se você não consegue suprir todas as necessidades de vitaminas nas refeições diárias, os suplementos de vitaminas do complexo B podem ser uma boa alternativa.

Algumas vitaminas poderiam causar hipervitaminose, como a vitamina A e a C. Ambas, quando consumidas em grande quantidade, poderiam intoxicar o corpo, atrapalhando diversas funções, assim como a diminuição na liberação da vitamina B3 no organismo, entre outros.

Efeitos colaterais das vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B não causam hipervitaminose. Elas são expelidas, quando em excesso, pelas fezes. Por isso, consumir aquém do necessário não ajudará em nada ao organismo e, muito menos, dará mais energia para desempenhar funções.

Sempre consulte o médico para ver a necessidade de se medicar e suplementar com qualquer nutriente. Faça os exames necessários, os quais irão mostrar como está a qualidade da sua alimentação. Consuma alimentos saudáveis, de maneira moderada. Beba muito líquido e faça atividades físicas regularmente.

3 comentários

  1. geane sarges pessoa

    quais as patologias causadas pela carência das vitaminas do complexo b gostaria de receber no meu e-mail

  2. eu estou abaixo do peso ideal pra minha idade eu já tomei o complexo b mais será que quando eu engravidar vou engordar muito por conta da vitamina

  3. Boa tarde!
    Sinto muitas dores nas pernas e nos braços. Ñ sei se é deficiência de alguma vitamina no corpo. Gostaria de saber se o complexo b pode me ajudar.

    Grata,
    Naiara

    aguardo resposta no email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


8 + 1 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top