Principais fatores para se ter bons resultados na musculação

Esse é um tema até meio chato para muitos, principalmente para aqueles que estão começando agora e que querem resultados rápidos na musculação, ou aqueles que treinam algum tempo, e não estão mais vendo resultados satisfatórios.

Primeiro de tudo, vamos tirar algumas ilusões de nossas cabeças e que às vezes não só por falta de conhecimento, mas principalmente pela ânsia que o ser humano tem em conseguir resultados rápidos, o levam a acreditar nas famosas fórmulas mágicas. E a primeira delas é:

Não existe resultado rápido na musculação!!

Não entendeu, então vamos repetir como um mantra para que fique bem gravado em nossas mentes:

Não existe resultado rápido na musculação.

Não existe resultado rápido na musculação.

Não existe resultado rápido na musculação.

Acredite meu caro leitor, nesses meus anos de treinamento e observando muitos atletas por ai, vejo que é difícil conseguir introduzir a palavra “rápido” dentro da musculação. E vou mais além, não pense que se enchendo de esteróides anabolizantes será fácil chegar a um nível satisfatório e principalmente se manter nele, fora o risco que na minha visão não vale a pena correr, a não ser que você venha a ser um atleta profissional.

Outro fator e que é muito abordado nas perguntas feitas aqui no blog é:

Será que a Whey Protein vai me dar bons resultados?

BCAA é bom?

Creatina vale a pena tomar?

E ai por diante….

E minhas respostas tem sido praticamente automáticas e às vezes nem tenho respondido mais, não por falta de educação ou pouco caso a vocês leitores que fazem esse blog sobreviver.
Mas faço isso para induzir vocês a pesquisarem e se informarem mais a respeito e verem que a resposta é bem simples. Creatina, albumina, Whey Protein, BCAA…irão ajudar? Sim claro, mas não são os fatores principais para bons resultados. O principal fator é e sempre será a dieta, seguida é claro de um bom treinamento e descanso. Suplemento nenhum faz milagre e não é comida para substituir suas refeições, e isso me leva a um novo mantra para repetirmos e ver se fixamos bem em nossas mentes:

Suplemento não é comida.

Suplemento não é comida.

Suplemento não é comida.

Entenderam?

Não? Então, mais três vezes:

Suplemento não é comida.

Suplemento não é comida.

Suplemento não é comida.

Agora que talvez tenham entendido, vamos continuar.

Suplementos são associações que são feitas à alimentação, á partir do momento em que a necessidade de uma pessoa que treina superam as necessidades normais de pessoas normais.

O que eu quero dizer com isso, é que antes de você pensar em tomar algum suplemento, primeiro você tem que montar uma dieta focada em seu objetivo e seguir a risca essa dieta. Ai depois de alguns meses, você notando que está tendo bons resultados e ver que a necessidade de introduzir a suplementação em sua rotina para suprir o que a dieta não dá conta, é ai que entra esse complemento. Mas infelizmente a maioria não pensa assim, pulam etapas fundamentais e querem transformar um complemento como fator principalmente para obter bons resultados, achando que com isso vai acelerar um processo, e os resultados depois são frustrantes.

E a conclusão que podemos chegar até aqui é simples.

O fator principal para se ter bons resultados na musculação é DISCIPLINA.

Disciplina para seguir uma dieta decente;

Disciplina para seguir um treinamento;

Disciplina para descansar.

E dentro dessa disciplina, envolve a paciência e humildade para perceber que você não é um super homem, e que precisa adquirir muito conhecimento para aplicar em benefício próprio, e estar sempre observar o que é melhor para seu corpo.

Ponham uma coisa em suas mentes, musculação não é uma receita de bolo que é só seguir um padrão e rapidinho está pronto.
Musculação vai muito além disso, é um esporte que leva a nos conhecermos melhor, enfrentarmos a barreira da dor, superarmos algumas fraquezas e nos forçar a abandonar nossos maus hábitos. Quando você tiver consciência disso, pode acreditar, você está no caminho certo.

Abraços e bons treinos.

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54 comentários

  1. queria-saber-sobre-descanso=eu-faço-todos-dias-musculação-
    sem
    descanso
    é
    bom??ou-ruim??

  2. Gostaria de saber se posso malhar de manhã a parte de cima do corpo( dois músculos por dia ) e a noite a parte de baixo ( pernas) os suplementos alimentares devo tomar depois de cada treino ou é melhor malhar logo tudo em um único período e tomar a suplementação de uma só vez? Observei também que em seu blog a suplementação a agrande parte é pós treino e pré treino oque devo tomar ? Só mais uma pergunta, qual da diferença das massa musculares e whey protein , posso tomar os dois ?

  3. Malho a 4 meses , nos primeiros 2 não vi resultados no começo do 3 mês coloquei bcaa+ malto+whey+zma e já estou entrando no 4 e sentindo os resultados ! Vejo q estou menos flácida e alguns músculos já começaram a aparecer ! Porém o mais difícil é a parte abdominal , a gordura localizada mas q estou associando com acupuntura estética e drenagem linfática logo após ! Para falar a verdade acho q meu resultados foram até rápidos o que causa uma motivação grande !! Só não usei creatina por causa dos rins q tenho problema ! Mas tomo 2L de água por dia e de 250 a 500ml durante o treino ! O q acho devagar mesmo é a perda da gordura abdominal em relação aos outros resultados e nunca havia treinado ! Não há resultados rápidos mas há uma mudança bem satisfatória e perceptível qdo se treina correto nos primeiros meses , pelo menos no meu caso ! Estou satisfeita !!

  4. Detalhes: Tenho 18 anos, 58 kg, 1,81cm.

    *Faço musculação a quase 8 meses, tive excelentes resultado e sem tomar nenhum tipo de suplemento ou coisa do gênero. No entanto, de um tempo para cá meu corpo parou de se desenvolver…
    Comprei o “WHEY PTOTEIN pure whey” e gostaria de saber:
    Que dieta devo associar ao whey, e como deve ser o treino… Obs: Quero mais definiçao e aumento de peso.

  5. eu comecei a malhar a uma semana e comecei mudando minha alimentaçao confeço que notei diferença apesar de ser pouco tempo ,mas gostaria de saber se posso ja utilizar a creatina ou outro suplementos.faço uso do tribllus terrrestre .

  6. Eu Malho a 3 semanas , tenho 18 anos sou magro tenho 59.5 kl , muito dizem toma malto , toma dextrose , toma whey , toma massa , mais não fiz nada disso ainda , segui o que o meu PERSONAL falo , Faz uns 2 meses normal e depois veremos o que podera te ajudar Seu crescimento… Com 3 semanas ja vejo resultados grandes , musculos definidos etc,,, adorei sua postagem me ajudou muito agora vou me focar no treino deixar de ser FRANGO rsrsrsrs . Dextrose me ajuda a dar energia no treino ? poderia me indicar algo ? Pois eu canso rapidamente no treino , tem algo que pode me ajudar com isso ?

  7. Incrivel o site, incrivel o tópico, conheço muito mais graças a vocês. Parabéns mesmo!

  8. Valeu mesmo adorei mas eu n treino em casa mesmo n tenho dinheiro pra academia

  9. Amigo, boa noite!
    Entrei no google para saber mais sobre a creatina e devido ao tópico entrei no seu blog, ao ler me identifiquei pois tenho 38 anos, apesar de ter sido atleta profissional de futsal a uns 15 anos atrás, hoje estou sedentário.Pois bem, quando me referi que me identifiquei com a sua orientação foi porque fiz tudo errado, preciso sair do sedentarismo, estou na academia a um mês e logo queremos ultrapassar etapas, aumentar o peso das máquinas porque além de leve não queremos malhar com pessoas em sua volta vendo que você está levantando 10k, e vergonhoso,(logo pensamos), tenho que aumentar isso logo….. Que burrice! Outra questão se deve aos suplementos, aliás não estou falando que estou certo, mas tem uma boa fatia de consumidores -iniciantes como eu que os suplementos são indicados por alguns consultores esportistas, professores de academia, (logico que toda regra tem sua exceção)…..
    Abcs,
    Paulo André.
    (Recife-PE)

  10. oi eu gostaria de algumas dicas caseiras eu faço musculaçaõ a 1 més ate ja vejo resultados nos braços mas as pernas continuam finas principalmente as canelas

  11. Cara, gostei muito pois me identifiquei com a disciplina, durante muitas vzs tentei obter resultados e nada, eu não tinha essa disciplina q tenho agora!!! Mas depois de lêr seu post. Vejo q estou indo no caminho….preciso ainda de produtos certos, mas estou buscando conhecimento sem pressa…Um grande abraço e PARABÉNS!!!!
    Se vc puder me indicar produtos e suas finalidades…fico agradecido…

  12. sempre fui muito sedentario ,tenho 37 anos ,e mais ou menos uns quatro meses comecei a fazer exercicios 8 km 4 de corrida sem interrupção e 4 caminhada , tinha 68 k e altura de 165 e hoje com 64 k iniciei academia para ganhar massa muscular achei q estou meio magrelo, na avaliação na academia a avaliadora disse q estou com peso abaixo do ideal e q precisava ingerir suplementos,perguntei se eu iria engordar ela disse q não porque minha atividade fisica era boa ,e com o suplemento iria me ajudar porque com a intensidade da atividade fisica que eu estou acostumado sem suplemento eu corro o risco de nao haver resultados na academia ,o que você me aconselha ,me responde,pois estou confuso,o meu medo é engordar pois eu tinha muito barriga e isso diminuiu so q ainda tenho um pouquinho de excesso e o meu medo e adquirir massa junto com os excessos.

    • Um boa alimentação com dieta bem elaborada (principal fator) , suplementação com conhecimento para saber o que está tomando e nos períodos corretos. Além de ter um treino bem montado de acordo com suas características e objetivo, e respeitar o descanso. Esse é o foco, procure informações aqui no blog, pois tratamos desses assuntos em detalhes aqui. Caso não tenha tempo disponível para isso, procure um profissional, ele poderá analisar seu caso de perto e indicar o melhor para você.

  13. texto muito bom mesmo!
    é não existe formula magica na musculação , existe força de vontade e disciplina e o principal paciência com os resultados e com muita dedicação pode se chega ao seus objetivos.

  14. mto boas as dicas e so seguir a rigor..

  15. Parabens

    sabias palavras

    sucesso no site
    curtir bastante

    humildade e disciplina chegarei

    Eu tenho 1,74 peso 76kg ate sou definido
    mas perna malho façco dieta regularmeente
    e é desproporcional ainda e queria chegar aos 83kg mais ou menos com 20% de gordura mas ta osso ate mais abracos visito sempre

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