Principais fatores para se ter bons resultados na musculação

Esse é um tema até meio chato para muitos, principalmente para aqueles que estão começando agora e que querem resultados rápidos na musculação, ou aqueles que treinam algum tempo, e não estão mais vendo resultados satisfatórios.

Primeiro de tudo, vamos tirar algumas ilusões de nossas cabeças e que às vezes não só por falta de conhecimento, mas principalmente pela ânsia que o ser humano tem em conseguir resultados rápidos, o levam a acreditar nas famosas fórmulas mágicas. E a primeira delas é:

Não existe resultado rápido na musculação!!

Não entendeu, então vamos repetir como um mantra para que fique bem gravado em nossas mentes:

Não existe resultado rápido na musculação.

Não existe resultado rápido na musculação.

Não existe resultado rápido na musculação.

Acredite meu caro leitor, nesses meus anos de treinamento e observando muitos atletas por ai, vejo que é difícil conseguir introduzir a palavra “rápido” dentro da musculação. E vou mais além, não pense que se enchendo de esteróides anabolizantes será fácil chegar a um nível satisfatório e principalmente se manter nele, fora o risco que na minha visão não vale a pena correr, a não ser que você venha a ser um atleta profissional.

Outro fator e que é muito abordado nas perguntas feitas aqui no blog é:

Será que a Whey Protein vai me dar bons resultados?

BCAA é bom?

Creatina vale a pena tomar?

E ai por diante….

E minhas respostas tem sido praticamente automáticas e às vezes nem tenho respondido mais, não por falta de educação ou pouco caso a vocês leitores que fazem esse blog sobreviver.
Mas faço isso para induzir vocês a pesquisarem e se informarem mais a respeito e verem que a resposta é bem simples. Creatina, albumina, Whey Protein, BCAA…irão ajudar? Sim claro, mas não são os fatores principais para bons resultados. O principal fator é e sempre será a dieta, seguida é claro de um bom treinamento e descanso. Suplemento nenhum faz milagre e não é comida para substituir suas refeições, e isso me leva a um novo mantra para repetirmos e ver se fixamos bem em nossas mentes:

Suplemento não é comida.

Suplemento não é comida.

Suplemento não é comida.

Entenderam?

Não? Então, mais três vezes:

Suplemento não é comida.

Suplemento não é comida.

Suplemento não é comida.

Agora que talvez tenham entendido, vamos continuar.

Suplementos são associações que são feitas à alimentação, á partir do momento em que a necessidade de uma pessoa que treina superam as necessidades normais de pessoas normais.

O que eu quero dizer com isso, é que antes de você pensar em tomar algum suplemento, primeiro você tem que montar uma dieta focada em seu objetivo e seguir a risca essa dieta. Ai depois de alguns meses, você notando que está tendo bons resultados e ver que a necessidade de introduzir a suplementação em sua rotina para suprir o que a dieta não dá conta, é ai que entra esse complemento. Mas infelizmente a maioria não pensa assim, pulam etapas fundamentais e querem transformar um complemento como fator principalmente para obter bons resultados, achando que com isso vai acelerar um processo, e os resultados depois são frustrantes.

E a conclusão que podemos chegar até aqui é simples.

O fator principal para se ter bons resultados na musculação é DISCIPLINA.

Disciplina para seguir uma dieta decente;

Disciplina para seguir um treinamento;

Disciplina para descansar.

E dentro dessa disciplina, envolve a paciência e humildade para perceber que você não é um super homem, e que precisa adquirir muito conhecimento para aplicar em benefício próprio, e estar sempre observar o que é melhor para seu corpo.

Ponham uma coisa em suas mentes, musculação não é uma receita de bolo que é só seguir um padrão e rapidinho está pronto.
Musculação vai muito além disso, é um esporte que leva a nos conhecermos melhor, enfrentarmos a barreira da dor, superarmos algumas fraquezas e nos forçar a abandonar nossos maus hábitos. Quando você tiver consciência disso, pode acreditar, você está no caminho certo.

Abraços e bons treinos.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (97 votes, average: 4,81 out of 5)
Loading ... Loading ...

55 comentários

  1. queria-saber-sobre-descanso=eu-faço-todos-dias-musculação-
    sem
    descanso
    é
    bom??ou-ruim??

  2. Gostaria de saber se posso malhar de manhã a parte de cima do corpo( dois músculos por dia ) e a noite a parte de baixo ( pernas) os suplementos alimentares devo tomar depois de cada treino ou é melhor malhar logo tudo em um único período e tomar a suplementação de uma só vez? Observei também que em seu blog a suplementação a agrande parte é pós treino e pré treino oque devo tomar ? Só mais uma pergunta, qual da diferença das massa musculares e whey protein , posso tomar os dois ?

  3. Malho a 4 meses , nos primeiros 2 não vi resultados no começo do 3 mês coloquei bcaa+ malto+whey+zma e já estou entrando no 4 e sentindo os resultados ! Vejo q estou menos flácida e alguns músculos já começaram a aparecer ! Porém o mais difícil é a parte abdominal , a gordura localizada mas q estou associando com acupuntura estética e drenagem linfática logo após ! Para falar a verdade acho q meu resultados foram até rápidos o que causa uma motivação grande !! Só não usei creatina por causa dos rins q tenho problema ! Mas tomo 2L de água por dia e de 250 a 500ml durante o treino ! O q acho devagar mesmo é a perda da gordura abdominal em relação aos outros resultados e nunca havia treinado ! Não há resultados rápidos mas há uma mudança bem satisfatória e perceptível qdo se treina correto nos primeiros meses , pelo menos no meu caso ! Estou satisfeita !!

  4. Detalhes: Tenho 18 anos, 58 kg, 1,81cm.

    *Faço musculação a quase 8 meses, tive excelentes resultado e sem tomar nenhum tipo de suplemento ou coisa do gênero. No entanto, de um tempo para cá meu corpo parou de se desenvolver…
    Comprei o “WHEY PTOTEIN pure whey” e gostaria de saber:
    Que dieta devo associar ao whey, e como deve ser o treino… Obs: Quero mais definiçao e aumento de peso.

  5. eu comecei a malhar a uma semana e comecei mudando minha alimentaçao confeço que notei diferença apesar de ser pouco tempo ,mas gostaria de saber se posso ja utilizar a creatina ou outro suplementos.faço uso do tribllus terrrestre .

  6. Eu Malho a 3 semanas , tenho 18 anos sou magro tenho 59.5 kl , muito dizem toma malto , toma dextrose , toma whey , toma massa , mais não fiz nada disso ainda , segui o que o meu PERSONAL falo , Faz uns 2 meses normal e depois veremos o que podera te ajudar Seu crescimento… Com 3 semanas ja vejo resultados grandes , musculos definidos etc,,, adorei sua postagem me ajudou muito agora vou me focar no treino deixar de ser FRANGO rsrsrsrs . Dextrose me ajuda a dar energia no treino ? poderia me indicar algo ? Pois eu canso rapidamente no treino , tem algo que pode me ajudar com isso ?

  7. Incrivel o site, incrivel o tópico, conheço muito mais graças a vocês. Parabéns mesmo!

  8. Valeu mesmo adorei mas eu n treino em casa mesmo n tenho dinheiro pra academia

  9. Amigo, boa noite!
    Entrei no google para saber mais sobre a creatina e devido ao tópico entrei no seu blog, ao ler me identifiquei pois tenho 38 anos, apesar de ter sido atleta profissional de futsal a uns 15 anos atrás, hoje estou sedentário.Pois bem, quando me referi que me identifiquei com a sua orientação foi porque fiz tudo errado, preciso sair do sedentarismo, estou na academia a um mês e logo queremos ultrapassar etapas, aumentar o peso das máquinas porque além de leve não queremos malhar com pessoas em sua volta vendo que você está levantando 10k, e vergonhoso,(logo pensamos), tenho que aumentar isso logo….. Que burrice! Outra questão se deve aos suplementos, aliás não estou falando que estou certo, mas tem uma boa fatia de consumidores -iniciantes como eu que os suplementos são indicados por alguns consultores esportistas, professores de academia, (logico que toda regra tem sua exceção)…..
    Abcs,
    Paulo André.
    (Recife-PE)

  10. oi eu gostaria de algumas dicas caseiras eu faço musculaçaõ a 1 més ate ja vejo resultados nos braços mas as pernas continuam finas principalmente as canelas

  11. Cara, gostei muito pois me identifiquei com a disciplina, durante muitas vzs tentei obter resultados e nada, eu não tinha essa disciplina q tenho agora!!! Mas depois de lêr seu post. Vejo q estou indo no caminho….preciso ainda de produtos certos, mas estou buscando conhecimento sem pressa…Um grande abraço e PARABÉNS!!!!
    Se vc puder me indicar produtos e suas finalidades…fico agradecido…

  12. sempre fui muito sedentario ,tenho 37 anos ,e mais ou menos uns quatro meses comecei a fazer exercicios 8 km 4 de corrida sem interrupção e 4 caminhada , tinha 68 k e altura de 165 e hoje com 64 k iniciei academia para ganhar massa muscular achei q estou meio magrelo, na avaliação na academia a avaliadora disse q estou com peso abaixo do ideal e q precisava ingerir suplementos,perguntei se eu iria engordar ela disse q não porque minha atividade fisica era boa ,e com o suplemento iria me ajudar porque com a intensidade da atividade fisica que eu estou acostumado sem suplemento eu corro o risco de nao haver resultados na academia ,o que você me aconselha ,me responde,pois estou confuso,o meu medo é engordar pois eu tinha muito barriga e isso diminuiu so q ainda tenho um pouquinho de excesso e o meu medo e adquirir massa junto com os excessos.

    • Um boa alimentação com dieta bem elaborada (principal fator) , suplementação com conhecimento para saber o que está tomando e nos períodos corretos. Além de ter um treino bem montado de acordo com suas características e objetivo, e respeitar o descanso. Esse é o foco, procure informações aqui no blog, pois tratamos desses assuntos em detalhes aqui. Caso não tenha tempo disponível para isso, procure um profissional, ele poderá analisar seu caso de perto e indicar o melhor para você.

  13. texto muito bom mesmo!
    é não existe formula magica na musculação , existe força de vontade e disciplina e o principal paciência com os resultados e com muita dedicação pode se chega ao seus objetivos.

  14. mto boas as dicas e so seguir a rigor..

  15. Parabens

    sabias palavras

    sucesso no site
    curtir bastante

    humildade e disciplina chegarei

    Eu tenho 1,74 peso 76kg ate sou definido
    mas perna malho façco dieta regularmeente
    e é desproporcional ainda e queria chegar aos 83kg mais ou menos com 20% de gordura mas ta osso ate mais abracos visito sempre

  16. ESSE POST FOI INCRIVELMENTE SATISFATORIO!!!!!!!

    Acho que ficou bem claro agora caros amigos no esporte!

    NAO EXISTE NADA MAIS ANABÓLICO E EFICIENTE QUANTO O GRANDE TRIPÉ DA MUSCULACAO: DIETA TREINO E DESCANSO.

    Os suplementos não sao fatores determinantes e indispensáveis no ganho de massa. Vejo alunos em academias gastarem rios de dinheiro em suplementos, dinheiro esse que poderia ser melhor investido em uma boa dieta hiperproteica (2 gramas de proteina por kg corporal) e hipercalorica (500 calorias a mais do que a média de queima diária)

    Parabéns pelo blog!
    Conteúdo informativo de primeiríssima qualidade!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


+ 6 = 13

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top