Exercícios que melhoram a postura

Exercícios físicos e alongamentos podem contribuir muito para a melhora da postura e principalmente a saúde da sua coluna. Conheça alguns deles.

Os problemas que a má postura pode trazer são muito grandes. Isso não é novidade, certo? Mas quando falamos em boa postura, muitas dúvidas acerca de exercícios e práticas assolam a grande maioria da população. Com isso, quero ajudar você a suprir um pouco destas dúvidas, mesmo sabendo que este assunto é altamente complexo e que diversas variáveis estão em jogo. Inicialmente quero deixar bem claro que os problemas posturais podem ter as mais variadas causas e que em casos mais complexos, um médico ortopedista deve ser consultado.

O que é boa postura?

Inicialmente devemos definir o que é boa postura. Segundo o pesquisador Pablo Feal, uma boa postura é o alinhamento simétrico e proporcional dos segmentos corporais sobre as ações da gravidade. Portanto é com o intuito de buscar este alinhamento que os exercícios citados serão indicados. Vamos analisar alguns exercícios que melhoram a postura:

Exercícios e alongamentos para melhorar a postura

Alongamentos: ao alongar as fibras e prevenir o encurtamento destas, teremos a totalidade da extensão muscular e articular, que irá atuar no controle postural. As imagens abaixo mostram alguns exercícios que podem ser feitos para a melhora da flexibilidade da coluna:

Lógico que existem muitos outros, mas estes são alguns básicos, que você pode fazer no dia a dia e em momentos de relaxamento. No trabalho por exemplo, são uma ótima maneira de relaxar a musculatura e consequentemente melhorar a postura. Fazê-los a cada 2 ou 3 horas já trará bons resultados. Cada posição deve ser mantida por pelo menos de 15 a 20 segundos.

Exercícios de Fortalecimento: fortalecer a musculatura das costas e da lombar é essencial para a boa postura. Alguns exercícios bastante eficientes para as costas podem ser encontrados neste artigo sobre os melhores exercícios para as costas. Para a lombar, que deve ser treinada também e jamais negligenciada, temos alguns exercícios:

exercicios para lombar postura

- Inicie o movimento em pé, com a carga sobre os ombros. Abaixe até seu corpo ficar em 90º, retorne a posição inicial.

exercicios melhora lombar dores

- Apoiando os pés no aparelho, desça até formar um ângulo próximo a 90º e retorne a posição inicial.

- Exercício similar ao anterior, porém feito em um banco inclinado.

exercicio no banco

Outra variação dos exercícios em banco. Inicie com o corpo inclinado em aproximadamente 45º e levante até a cabeça se alinhar com os joelhos, retorne a posição inicial.

Estes exercícios de fortalecimento devem ser feitos com cuidado, principalmente no que se refere às cargas, pois uma carga muito elevada pode lesionar os músculos da região.

Além de praticar exercícios de musculação e flexibilidade, práticas como o Pilates, Yoga, corrida e caminhada auxiliam na adoção de uma postura adequada.

Algumas práticas diárias também auxiliam neste processo e devem ser repetidas por pelo menos três vezes ao dia:

Caso trabalhe sentado o dia todo, mantenha-se por pelo menos 2 minutos na postura ideal, mantendo-se ereto, com os joelhos dobrados e pés paralelos aos joelhos. Repita isso por pelo menos 2 vezes por hora, para criar uma melhor consciência corporal.

Tente se conscientizar de seu corpo. Conscientize-se de sua postura nos diversos períodos do dia, aumentando sua percepção da postura. Este é um processo que inicialmente deve ser feito de maneira consciente ( ou seja, você tem de parar e analisar sua postura), mas com a prática, se tornará um processo natural.

Estas são algumas das medidas que você pode adotar para melhorar sua postura, preservando a saúde articular e de sua coluna.

Sobre Sandro Lenzi

Professor de educação física formado pela Uniasselvi Fameblu, pós graduando em fisiologia do exercício. Atua como professor e instrutor de musculação e é redator na área da saúde, treinamento e qualidade de vida.

2 comentários

  1. Olá,
    Adorei esse site, tirou mtas dúvidas que eu tinha sobre treinar..

  2. Bom dia, estes exercicios sao recomendados para quem tem escoliose?

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