Página Inicial » Emagrecimento » A influência da musculação em pacientes pós-cirurgia bariátrica

A influência da musculação em pacientes pós-cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica vem se tornando uma saída cada vez mais relevante para pessoas com sérias dificuldades em perder peso. Veja como a musculação pode ajudar as pessoas que realizam este procedimento!

musculação em pacientes pós-cirurgia bariátrica

Entre as principais atribuições aqui do Treino Mestre, uma delas é mostrar que a musculação transcende o conceito de estética. Muitas vezes tida como coisa de “maromba” a musculação é uma prática altamente benéfica, desde que feita da maneira correta. Para mostrar isso, neste artigo irei mostrar como ela pode ser útil para pacientes que passaram pelo procedimento de cirurgia bariátrica.

Este procedimento, que é altamente comum e vem sendo amplamente estudado pela ciência, é uma saída para pessoas que apresentam problemas crônicos de obesidade. Neste sentido, este é um artigo focado em pessoas que buscam acima de tudo qualidade de vida.

Existem vários métodos de cirurgia bariátrica, mas que no contexto geral, não se fazem tão importantes para este artigo. O que quero mostrar é de que maneira a musculação pode ser uma prática de grande importância para as pessoas que foram submetidas a este procedimento cirúrgico.

Leia também: Musculação aplicada ao Emagrecimento

De uma maneira geral, a cirurgia bariátrica é uma intervenção bastante “agressiva” pois uma parte do estomago é retirado ou desligado de alguns órgãos. Com isso, a pessoa acaba tendo muito menos espaço para digerir os alimentos e consequentemente, tem uma necessidade calórica reduzida.

Com isso, as chances de perda de peso são bastante acentuadas. Porém, este é um procedimento que precisa fazer parte de um processo e não sendo um fim em si mesmo. O número de pessoas que volta a engordar é muito grande. Em um estudo da universidade de Brasília, realizado em 2013, acompanhou 80 pacientes que foram submetidos a cirurgia bariátrica. Estes pacientes foram acompanhados por mais de dois anos e os resultados foram alarmantes. Cerca de 73% destas pessoas sofreram ganho de peso acentuado após este período.

Isso só deixa claro o quanto a cirurgia bariátrica pode ser uma saída, mas jamais será a solução para o problema. Ela deve ser encarada como parte de um processo e não como a única solução. Sem a mudança de hábitos, ela se torna altamente perigosa e desnecessária. Neste contexto, a prática de musculação é uma saída fundamental para a manutenção do peso e da saúde!

Musculação para pacientes submetidos a cirurgia bariátrica, o que você precisa saber!

Como a cirurgia bariátrica impõe uma perda de peso acentuado, ela acaba não eliminando apenas as reservas de gordura, mas também massa magra. Isso é natural, afinal este é um processo bastante agressivo para o organismo. Com isso, quando a dieta das pessoas vai voltando ao normal, seu metabolismo acaba ficando tão lento (ou ainda mais) do que era antes da cirurgia.

Somando isso a falta de prática de exercícios físicos e alimentação desequilibrada, teremos a razão para a grande parte das pessoas que volta a engordar. Neste sentido, a musculação é ponto chave para a manutenção do peso.

Como já mencionei em diversos outros artigos, a massa muscular é composta por tecidos e células altamente ativas, que tem uma elevada demanda energética. Com isso, o aumento da massa muscular é responsável por acentuadas melhoras nos níveis do metabolismo basal.

Leia também: Musculação para pessoas com sobrepeso

Se estivermos pensando em uma pessoa que teve perda de massa muscular, devido as circunstâncias do procedimento, temos uma necessidade ainda mais elevada da pratica de musculação, aliada a uma dieta equilibrada.

Além disso, a musculação ainda pode ajudar a melhorar um dos principais problemas que a cirurgia bariátrica pode trazer, a flacidez. Com o aumento da massa muscular e a ingestão adequada de proteínas, teremos uma melhora na resistência da pele e diminuição da flacidez. Logicamente que casos mais acentuados irão precisar de procedimentos plásticos.

O prazo para que a pessoa que fez a cirurgia bariátrica possa voltar a se exercitar com musculação depende muito de cada procedimento. Mas no geral, o mais comum é de 1 a 3 meses.

Depois disso, ela se torna quase que obrigatória para quem quer ter resultados duradouros e manter a saúde e funcionalidade por mais tempo.

É lógico que nós aqui do Treino Mestre sempre iremos defender maneiras menos invasivas de perder peso. Porém, eu também sei que existem casos que exigem este tipo de intervenção. Para isso, procure um médico com experiência reconhecida e faça todos os exames requeridos, além do acompanhamento psicológico e nutricional.

Leia também: Musculação para obesos

De maneira alguma compactuamos com pessoas e profissionais que realizam este tipo de procedimento para fins puramente estéticos, pois esta é uma prática anti-ética e com riscos desnecessários envolvidos.

No mais, a musculação e a alimentação regrada serão fatores fundamentais para a manutenção do peso adquirido através da cirurgia bariátrica. Lembre-se que ela é um procedimento que tem que ser inserido em um contexto e não um ato isolado! Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.

5 Comentários

  1. Mas que tipo de musculação, professor?? Deve-se dar preferencia àquelas series mais longas com peso baixo ou deve-se malhar com o intuito de hipertrofia?? Deve-se priorizar o circuito de alta intensidade ou um/dois aparelhos de cada vez??

  2. Beneval Braz de Lima

    Eu fiz a minha cirurgia mais ou menos há três anos emagreci 60 quilos eu tinha sente 146 quilos Cheguei ao 80 mais algum tempos atrás estava recuperando cheguei até 87 aí comecei a praticar exercícios aeróbicos esteira e voltei para 84 mas gostaria de saber se eu posso fazer musculação para que alguma das minhas pele posso ficar esticada ou como peito e abdômen eu emagreci sem nenhuma atividade física somente como a dieta Não fiquei com tanta pele um pouco no abdome e no peito a musculação vai ajudar a recuperar essa flacidez

  3. Mais enfim….tenho 2 meses e meio de bariátrica Baypss, e melhor eu começar c a musculação ou c cross fitness?

  4. Fiz minha cirurgia ha quase 1 ano, eliminei 36 kgs e pratico a musculação ha 2 meses .. alem da suplementação gostaria de saber do uso de anabolicos para quem fez a cirurgia, se pode ou nao, claro que com acompanhamento o.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!