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A creatina engorda ou pode interferir na perda de gordura?

Esclarecendo de vez se o uso de creatina pode engordar ou interferir na perda de peso para quem tem o objetivo de emagrecer.

creatina engorda ou atrapalha o emagrecimentoExistem vários tipos de suplementos que auxiliam na formação de músculos. Entre os suplementos, a principal base são as proteínas e precursores destas. Portanto, é comum achar, em suplementos, uma grande quantidade desse nutriente.

Os aminoácidos são precursores das proteínas. É a partir da junção de vários aminoácidos que se formam as proteínas e, consequentemente, os músculos, que dependem em muitos fatores das proteínas para se formar, crescer e desenvolver.

A creatina é um aminoácido e, portanto, corrobora na formação de massa muscular em nosso corpo. Ela é a grande parte dos músculos esqueléticos, sendo 95% de sua composição.

Este aminoácido é responsável por alterar a fosfocreatina, a qual funciona como reserva de energia. Quando o corpo, especialmente os músculos, necessita de energia injetada rapidamente, seja para exercícios que demandem explosões, assim como corridas, entre outros, a fosfocreatina é acionada, convertendo-se em ATP que chegará ao seu destino mais urgente, ou seja, os músculos.

Entre os vários suplementos, a creatina é considerada, pelos especialistas, a melhor suplementação para melhorar a performance do atleta durante exercícios, especialmente as atividades anaeróbicas, primeiramente devido a atuação junto à fosfocreatina e, depois, pelo aumento considerado da massa muscular e das fibras.
Abaixo iremos falar da relação entre a creatina e o emagrecimento, para tirar dúvidas de como tomar, efeitos e benefícios, você pode ler esse outro artigo sobre a creatina, no qual é mais específico para essas dúvidas.

A Creatina engorda ou atrapalha a perda de gordura?

creatina interfere na perda de gorduraEntretanto, muitos atletas deixam de utilizar tal suplemento devido ao mito de que ele interferiria na perda de gordura. Uma quantidade considerável de pessoas, que já usaram suplementos a base de creatina, relataram que puderam perceber a diminuição na perda de peso. Mas tal sensação pode ter sido criada devido a outros fatores, os quais também fazem parte das características da suplementação com creatina.

Uma das principais problemáticas do uso da creatina é a retenção de líquido. A creatina, quando entra nas células musculares, age diretamente na organela mitocondrial, responsável por converter glicose em energia, sob a forma de ATP. As mitocôndrias irão conceder energia às células e aos músculos, criando a fosfocreatina, a qual dá energia rapidamente. Contudo, além de dar energia, a mitocôndrias também é responsável por fazer o processo de osmose dentro da célula, estabilizando os teores de água dentro da célula muscular. Entretanto, nesse processo de osmose, ocorre um aumento maior de água dentro da célula, expandindo-a. Daí a impressão da pessoa achar que engordou ou que a creatina está atrapalhando no processo de emagrecimento quando se está em busca desse objetivo. No artigo que fizemos o relato sobre a Creatina da marca Universal, você pode tirar mais dúvidas também sobre a retenção de líquido causada pela creatina e se ela pode ser prejudicial aos rins se usada durante muito tempo e acabar afetando a saúde.

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É esse o processo que dá o resultado rápido da creatina: um aumento muscular visível em pouco tempo. O grande problema é que se o atleta deixar de tomar a creatina, os músculos diminuirão de tamanho, mas isso devido à perda de água, não perdendo o ganho muscular dos treinos. Por isso, algumas pessoas acreditam também que a creatina interfira na diminuição da porcentagem de gordura no corpo, pois ela aumenta o volume dos músculos, não deixando eles com aspecto de tonificados, mas de inchados. Devido a isso, quando se suplementa com creatina, é importantíssimo que o consumo de líquido seja aumentado, afinal o corpo irá guardar mais líquido, podendo faltar para outras áreas.

Atentando-se a essas informações, muitas pessoas poderiam acreditar que a creatina não possui muito valor para quem está em busca de hipertrofia. Ledo engano. A creatina, pelo contrário, pode ajudar e muito na hora de compor músculos.

A energia é o principal impulsionador na hora de realizar atividade física. Quando o corpo recebe doses extras de energia, convertida em ATP dentro dos músculos, é bem mais fácil de manter-se em um exercício, ao contrário de casos que você não tem tanta energia. Quando o atleta mantem-se no exercício, consegue desempenhar esta ou aquela atividade por mais tempo, seus ganhos são maiores. A creatina é responsável por possibilitar uma melhora no desempenho do atleta durante determinado exercício, o qual auxiliará ainda mais na hora de criar músculos.

O único porém do uso da suplementação em creatina é que, como qualquer suplemento, uma parte do que é consumido é metabolizado no fígado. Por isso, é muito importante que o consumo seja moderado e que tenha sido prescrito por um médico para não causar danos ao fígado. Antes de iniciar a utilização da suplementação de creatina, realize exames e converse com um médico e com um nutricionista. Às vezes o consumo não é necessário e não será tão eficaz quanto esperado.

Sobre Raquel Torres Costa Bressan

19 Comentários

  1. Prezados, Parabéns pela matéria didática e objetiva gostaria de tirar alguns dúvidas, estou tomando A creatina junto a Dextrose 30 minutos antes do treino e no pós treino Whey Protein, estou fazendo o uso certo dos suplementos? e o mais recomendável ? não consumo muita água em torno de 1 litro a 1,5 L diários a quantidade é suficiente?

  2. São necessários +ou- 4 litros de água por dia.

  3. Parabéns pela matéria, está muito bem escrita como muitas outras aqui. Sinto prazer em ler TREINOMESTRE, é muito didático, de fácil compreensão e instrutivo, obrigado.

  4. Valeu pelas dicas

  5. Muito instrutiva a matéria. Deu para entender bem as colocações sobre o uso da creatina. Valeu.!

  6. Olá, eu tomo o termogênico da max titanium, ultimate 2hot, pois quero queimar gordura, e pego bem pesado nos treinos, só que ao mesmo tempo também quero ter os músculos da coxa e glúteos rápido. A creatina é uma boa escolha?

  7. Posso tomar creatina , para engordar ? Se sim , quanto tempo leva para fazer o efeito ?

  8. Como foi dito no texto. A creatina aumenta a retenção de líquido causando a impressão, errada, de aumentar o peso. Posso considerar então que, o ideal é fazer uma pausa, ou ciclos, de ingestão de creatina?

  9. Excelente artigo.

  10. Ola! Amei o artigo, parabéns! Dúvidas RS
    Faço Muay thai e jiu jitsu, porem preciso perder uns 5 kg pra modalidade do jiu e ter mais energia no Muay, tomo proteína três vezes ao dia, antes do treino thermogenico (uma cápsula) e depois do treino de musculação eu tomo malto, creatina me ajudaria tbm nesse processo de perda de peso até o fim do ano? Abraços!

  11. Ademir do nascimento Marques

    Bacana a matéria mas pra quem corre qual é o melhor suplemento

  12. Excelente Matéria!!

  13. Depois de usar a creatina quanto tempo após pode-se parar de tomar?
    Quando chegar no corpo que pretendo usando-a?

  14. Quero ganhar peso comprei creatina e bcaa e albumina isso ajuda ?

  15. Boas estou a pensar tomar bcaa pro universal ,para o que me recomendaram da para perder peso gordura e defini os músculos ,bem o que eu quero saber se é recomendado tomar ?obrigada

  16. Olá boa tarde estava lendo informações sobre o conteúdo creatina, e me surgiu uma duvida, quanto eu tomava creatina eu usava algumas horas antes do treino e pelo o que li devemos tomar depois do treino acompanhado com alguma proteína. Então quer dizer que eu estava ingerindo de forma errada ?

    • Tem que ser ingerido com algum carboidrato, para haver mais rapida absorção, e não necessariamente com proteina, se falou do whey pq em geral consumimos apos o treino.

      A questão de inchaço ta muito relacionado tb a dieta, o excesso de carboidratos na dieta, procure um nutricionista.

  17. parece que ninguém responde… :[

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arnold D 160

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