Página Inicial » Whey Protein » Whey Protein engorda, emagrece ou só ganha massa muscular? – Tirando todas as dúvidas

Whey Protein engorda, emagrece ou só ganha massa muscular? – Tirando todas as dúvidas

Entre tantos benefícios da Whey Protein, sempre fica a dúvida se ela pode engordar, se auxilia no emagrecimento ou se sua finalidade é apenas o ganho de massa muscular.

Muito já se foi falado aqui sobre a Whey Protein, e já sabemos que ela é uma proteína extraída do soro do leite com alto valor biológico e de rápida absorção, por isso o período mais indicado para tomá-la é logo após o treino batido junto com alguma solução de carboidrato (maltodextrina ou dextrose). É indicado tomar a Whey Protein logo ao acordar e também falamos a respeito disso no artigo principal aqui no blog sobre a Whey Protein, vejam, pois é muito importante.

Whey Protein engorda?

Whey Protein Engorda ou EmagreceMuito me perguntado na área de comentários, resolvi fazer esse artigo específico para tirar essa dúvida definitiva de vocês leitores.  A resposta para essa dúvida é um pouco complexa e vou explicar o porque.
A Whey Protein tanto pode engordar, como auxiliar no emagrecimento, sendo que seu principal efeito seria o ganho de massa magra. E ai está à chave para vocês compreenderem.

Já ouviram falar do ditado que diz que a diferença entre o remédio e o veneno está na dose né? Obvio que não chegamos a esse extremo já que a Whey Protein não é um remédio, mas como todo excesso, pode prejudicar. E nesse caso, o excesso de Whey Protein, pode engordar e dar barriga sim. Por isso sempre estamos falando aqui no blog para calcularem toda a dieta de vocês, inclusive a suplementação. Já fizemos um artigo aqui sobre como calcular a quantidade de proteínas para se consumir ao longo do dia para quem visa à hipertrofia.

Quando sabemos nosso gasto calórico diário, elaboramos em cima disso a nossa dieta, e então fica mais fácil chegar num equilíbrio. Independente se você tem como foco principal ganhar músculos, emagrecer ou ambos. Quando se tem um equilíbrio com um treino bem montado e uma dieta bem elaborada (incluindo suplementos), a Whey Protein só vai beneficiar, pois você não irá cometer excessos e poderá ganhar peso com qualidade, ou seja, MÚSCULOS. E para quem ainda não sabe, os músculos nos dão capacidade metabólica de queimar calorias.

Cada ½ kg de músculos é capaz de queimar de 40 a 120 calorias, enquanto ½ kg de gordura consome de 1 a 3 calorias. Resumindo, quanto mais músculos vocês tiverem, mais calorias irão queimar e continuarão ganhando peso, já que sabemos que músculos pesam mais que gordura.

Emagrecer tomando Whey Protein

Além do ganho de massa muscular o que resulta no gasto calórico, outra forma que a Whey Protein colabora para emagrecer, é em saciar e controlar o apetite, já que libera o hormônio colecistoquinina (CCK – Cholecystokinine), um hormônio gastrointestinal responsável pelo controle do apetite e da glicemia.

Leia também: As 5 melhores Whey Protein Isoladas (Importadas e Nacionais).

Posso parecer redundante, mas quem acompanha o Treino Mestre, sabe que já falei aqui que a suplementação quando usada, achando que será o principal fator para se obter ganhos e não apenas um complemento a nossa dieta, vai acarretar em resultados frustrantes. E digo isso porque me cansei de ver pessoas que tinham uma dieta bem precária e tomavam todo tipo de suplemento achando que compensaria no final. Assim como conheço muitas pessoas que tem uma dieta que beira a perfeição, além de disciplina quanto ao treino e descanso, e tem ótimos ganhos tomando apenas a suplementação básica e sem exageros.

Conclusão que chegamos: Se você mantiver um equilíbrio e não cometer excessos, a Whey Protein como um complemento e não o fator principal vai ajudar a melhorar seus ganhos de massa magra e consequentemente emagrecer.

Abraços e Bons Treinos.

Leia também

melhores marcas de whey protein isoladas

As 5 melhores Whey Protein Isoladas (Importadas e Nacionais)

Antes de comprar sua Whey Protein Isolada, saiba quais são as melhores marcas do mercado, ...

169 Comentários

  1. Tenho 13 anos, 1,65 e peso 57 quilos, faço musculaçao 3x por semana, e muay thai tambem 3x. Meu objetivo é perder massa gorda (tenho 25%) e ganhar um pouco de musculos. Eu deveria tomar algum suplemento?

  2. oi meu nome e Bruno….tenho 23 anos,tenho 1.84 metros e peso 94….treino de segunda a sexta….queria sabe uma melhor forma pra dieta do meu dia a dia…obrigado

  3. Ola! Tenho 33 anos, 1,65 de altura e peso 62,55(sendo 13,23% de massa gorda).Estou fazendo aerobico e musculacao 5 vezes por semana com intuito de perder massa gorda e ganhar musculos ,mas apenas para definir.Tenho uma duvida enorme qto a usar ou nao,suplementos.Vcs podem me ajudar?

    • FÁBIO NASCIMENTO

      Veridiana o seu treino está perfeito em relação ao suplemento não recomendo ainda a whei protein, o legal seria se vc usasse a L-CARNITINA ou algum outro termogênico a base de cafeina ou taurina para auxiliar a queimar da gordura principalmente a L-carnitina que da maneira mais simples falando a LC pega a gordura dos alimentos e a gordura do seu corpo, leva pra dentro da mitocôndria que é como se fosse uma mini usina de energia e lá ela transforma essa gordura em energia (carboidrato) que por sua vez será queimada graças aos exercícios que vc esta fazendo. somente depois que vc perder bastante gordura e achar que está no peso ideal só então vc começa a fazer um trabalho de definição ou hipertrofia ai sim vai entrar a whei protein

      “FÁBIO NASCIMENTO DOS SANTOS” FARMACÊUTICO, PROFESSOR DE CAPOEIRA ,TAEKWONDO E JIU- JITSU

  4. alan henrique dos santos

    Boa Tarde !
    Tenho 22 anos tenho 86 kg e 1,80 m , comecei a fazer muai thay a 3 meses e ja perdi 25 kg somente com termogênico , essa semana montei um combo de suplementos com o obejetivo de ainda perder gordura porem ganhar massa magra com whey protein + dextrose +bcaa + termogênico com 420 mg cafeina, tomo duas capsulas de bcaa antes do treino e uma de termo. E depois um shake de 30g de whey e 40g de destrose, e mais duas capsulas de bcaa, esta certa a quantidade ou devo mudar alguma coisa ?

    obrigado

  5. Ola sou maicon tenho 25 anos tenho 1,71 de altura e eu peso 58,56 kg eu queria uma ajuda como de tudo mas nao concigo ganhar peso wey proten me ajudaria?

  6. Olá, gostaria de saber se posso tomar whey só nos dias que treino perna, ou essa pausa prejudicaria os efeitos do whey? Tive essa ideia pois vou começar a tomar e não quero engordar, apenas definir principalmente pernas e glutéos. Então pensei em não tomar nos dias que faço só aeróbico e braço. Teria algum problema?

  7. Olá,
    Tenho duvidas se devo ou não usar suplemento isolado. Tenho 34 anos e peso 67 kilos. Uma gravidez. Preciso emagrecer 4 kilos já que tenho coxas grossas e quadril. Porem quero definir pernas…bumbum e barriga.
    Qual a sua orientação.
    Pois devido um tipo parada tenho um pouco de flacidez e a celulite na perna me encomoda demais.
    Obrigada.

  8. Esqueci de comentar….treino 5x por semana…incluído N bicicleta….. Caminhada e musculação. Treino de uma hora por dia.

  9. Hola, comecei a fazer musculacao a poucos dias, tomo whey antes e no final do meu treino. O problema é que parei de fumar faz oito meses e por causa disso engordei demais, tenho 32 anos, 1.68 de altura e estou a beira dos 80 kilos. Gostaria desesperadamente de saber como perder peso o mais rapido possivel. Por favor me audem. Obrigada

  10. comecei a malhar agora , tenho 19 anos 1,69, 58 Kg , queria saber quais suplementos eu deveria tomar e quais quantidades ?

  11. Boa tarde, pessoal!

    Eu tenho gastrite, e por isso acabei ficando desnutrido. Dessa form, eu pergunto, eu posso consumir o Whey com o intuito de voltar ao meu peso normal. Saliento que tenho 1,68 e estou pesando 52 kilos, informo-vos ainda que não tenho pretensão em malhar… eu apenas faço uma caminhada diária.

    Respeitosamnete, J. Felipe.

  12. Olá!

    Tenho 36 anos, 1,80 e peso 85 kg. Comecei a fazer musculação a 1 semana, mais por causa da barriga! Meu foco é que ela não apareça sem precisar segura-la. Minha duvida é se já posso tomar a L- Carnitina, já que o problema de barriga e pneu aparecendo pode ser gordura? Obrigado!!

  13. Olá, queria uma ajuda. Eu estava pesando 89 kilos e tenho 1,59. Faz 4 meses to tomando um 1 litro de chá a base de proteina, fibra e chá verde e estou com 77 kilos. Sinto que estou perdendo gordura corporal, mas estou flácida. Parei academia antes de começar pois tenho problema serio de coluna. Exsite algo que eu poderia tomar para ajudar a fortalecer os musculos ou para perder a flacides?

  14. Qual a medida posso tomar de Whey?
    Qual e a indicação de vcs concentrado ou isolado?
    Meu objetivo e definir!
    Preciso de indicação de vcs beijos

  15. Ola sou lucas tenho 16 anos e peso 108 kg tenho 1.75 de altura e quero emagrecer,faco musculacao 5x e karate 3x quero ganhar mais massa muscular qual o suplemento indicado ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


9 + 1 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>