Whey Protein engorda, emagrece ou só ganha massa muscular? – Tirando todas as dúvidas

Muito já se foi falado aqui sobre a Whey Protein, e já sabemos que ela é uma proteína extraída do soro do leite com alto valor biológico e de rápida absorção, por isso o período mais indicado para tomá-la é logo após o treino batido junto com alguma solução de carboidrato (maltodextrina ou dextrose). É indicado tomar a Whey Protein logo ao acordar e também falamos a respeito disso no artigo principal aqui no blog sobre a Whey Protein, vejam, pois é muito importante.

Whey Protein engorda?

Muito me perguntado na área de comentários, resolvi fazer esse artigo específico para tirar essa dúvida definitiva de vocês leitores.  A resposta para essa dúvida é um pouco complexa e vou explicar o porque.
A Whey Protein tanto pode engordar, como auxiliar no emagrecimento, sendo que seu principal efeito seria o ganho de massa magra. E ai está à chave para vocês compreenderem.

Já ouviram falar do ditado que diz que a diferença entre o remédio e o veneno está na dose né? Obvio que não chegamos a esse extremo já que a Whey Protein não é um remédio, mas como todo excesso, pode prejudicar. E nesse caso, o excesso de Whey Protein, pode engordar e dar barriga sim. Por isso sempre estamos falando aqui no blog para calcularem toda a dieta de vocês, inclusive a suplementação. Já fizemos um artigo aqui sobre como calcular a quantidade de proteínas para se consumir ao longo do dia para quem visa à hipertrofia.

Quando sabemos nosso gasto calórico diário, elaboramos em cima disso a nossa dieta, e então fica mais fácil chegar num equilíbrio. Independente se você tem como foco principal ganhar músculos, emagrecer ou ambos. Quando se tem um equilíbrio com um treino bem montado e uma dieta bem elaborada (incluindo suplementos), a Whey Protein só vai beneficiar, pois você não irá cometer excessos e poderá ganhar peso com qualidade, ou seja, MÚSCULOS. E para quem ainda não sabe, os músculos nos dão capacidade metabólica de queimar calorias.

Cada ½ kg de músculos é capaz de queimar de 40 a 120 calorias, enquanto ½ kg de gordura consome de 1 a 3 calorias. Resumindo, quanto mais músculos vocês tiverem, mais calorias irão queimar e continuarão ganhando peso, já que sabemos que músculos pesam mais que gordura.

Emagrecer tomando Whey Protein

Além do ganho de massa muscular o que resulta no gasto calórico, outra forma que a Whey Protein colabora para emagrecer, é em saciar e controlar o apetite, já que libera o hormônio colecistoquinina (CCK – Cholecystokinine), um hormônio gastrointestinal responsável pelo controle do apetite e da glicemia.

Posso parecer redundante, mas quem acompanha o Treino Mestre, sabe que já falei aqui que a suplementação quando usada, achando que será o principal fator para se obter ganhos e não apenas um complemento a nossa dieta, vai acarretar em resultados frustrantes. E digo isso porque me cansei de ver pessoas que tinham uma dieta bem precária e tomavam todo tipo de suplemento achando que compensaria no final. Assim como conheço muitas pessoas que tem uma dieta que beira a perfeição, além de disciplina quanto ao treino e descanso, e tem ótimos ganhos tomando apenas a suplementação básica e sem exageros.

Conclusão que chegamos: Se você mantiver um equilíbrio e não cometer excessos, a Whey Protein como um complemento e não o fator principal vai ajudar a melhorar seus ganhos de massa magra e consequentemente emagrecer.

Abraços e Bons Treinos.

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153 comentários

  1. Tenho 13 anos, 1,65 e peso 57 quilos, faço musculaçao 3x por semana, e muay thai tambem 3x. Meu objetivo é perder massa gorda (tenho 25%) e ganhar um pouco de musculos. Eu deveria tomar algum suplemento?

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