Whey Protein engorda, emagrece ou só ganha massa muscular? – Tirando todas as dúvidas

Muito já se foi falado aqui sobre a Whey Protein, e já sabemos que ela é uma proteína extraída do soro do leite com alto valor biológico e de rápida absorção, por isso o período mais indicado para tomá-la é logo após o treino batido junto com alguma solução de carboidrato (maltodextrina ou dextrose). É indicado tomar a Whey Protein logo ao acordar e também falamos a respeito disso no artigo principal aqui no blog sobre a Whey Protein, vejam, pois é muito importante.

Whey Protein engorda?

Muito me perguntado na área de comentários, resolvi fazer esse artigo específico para tirar essa dúvida definitiva de vocês leitores.  A resposta para essa dúvida é um pouco complexa e vou explicar o porque.
A Whey Protein tanto pode engordar, como auxiliar no emagrecimento, sendo que seu principal efeito seria o ganho de massa magra. E ai está à chave para vocês compreenderem.

Já ouviram falar do ditado que diz que a diferença entre o remédio e o veneno está na dose né? Obvio que não chegamos a esse extremo já que a Whey Protein não é um remédio, mas como todo excesso, pode prejudicar. E nesse caso, o excesso de Whey Protein, pode engordar e dar barriga sim. Por isso sempre estamos falando aqui no blog para calcularem toda a dieta de vocês, inclusive a suplementação. Já fizemos um artigo aqui sobre como calcular a quantidade de proteínas para se consumir ao longo do dia para quem visa à hipertrofia.

Quando sabemos nosso gasto calórico diário, elaboramos em cima disso a nossa dieta, e então fica mais fácil chegar num equilíbrio. Independente se você tem como foco principal ganhar músculos, emagrecer ou ambos. Quando se tem um equilíbrio com um treino bem montado e uma dieta bem elaborada (incluindo suplementos), a Whey Protein só vai beneficiar, pois você não irá cometer excessos e poderá ganhar peso com qualidade, ou seja, MÚSCULOS. E para quem ainda não sabe, os músculos nos dão capacidade metabólica de queimar calorias.

Cada ½ kg de músculos é capaz de queimar de 40 a 120 calorias, enquanto ½ kg de gordura consome de 1 a 3 calorias. Resumindo, quanto mais músculos vocês tiverem, mais calorias irão queimar e continuarão ganhando peso, já que sabemos que músculos pesam mais que gordura.

Emagrecer tomando Whey Protein

Além do ganho de massa muscular o que resulta no gasto calórico, outra forma que a Whey Protein colabora para emagrecer, é em saciar e controlar o apetite, já que libera o hormônio colecistoquinina (CCK – Cholecystokinine), um hormônio gastrointestinal responsável pelo controle do apetite e da glicemia.

Posso parecer redundante, mas quem acompanha o Treino Mestre, sabe que já falei aqui que a suplementação quando usada, achando que será o principal fator para se obter ganhos e não apenas um complemento a nossa dieta, vai acarretar em resultados frustrantes. E digo isso porque me cansei de ver pessoas que tinham uma dieta bem precária e tomavam todo tipo de suplemento achando que compensaria no final. Assim como conheço muitas pessoas que tem uma dieta que beira a perfeição, além de disciplina quanto ao treino e descanso, e tem ótimos ganhos tomando apenas a suplementação básica e sem exageros.

Conclusão que chegamos: Se você mantiver um equilíbrio e não cometer excessos, a Whey Protein como um complemento e não o fator principal vai ajudar a melhorar seus ganhos de massa magra e consequentemente emagrecer.

Abraços e Bons Treinos.

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130 comentários

  1. Tenho 1,63 e 68kg. Quero perder 7kg.
    Faço musculação 5x por semana, e fiz uma dieta para emagrecimento com a nutricionista.
    Comprei o mega pro whey protein da suplemente, e como devo tomar?
    Faço exercícios das 15h as 17h de segunda a sexta.
    Estou na dúvida se tomo logo após o treino ou se tomo de manhã, às 8h como o meu “café da manhã”.

    Agradeço pelas informações contidas no site e aguardo o retorno de vocês!

    • Ai cara legal? Voce nao pode tomar proteina como um substituto de refeição ela é um suplemento muscular, voce pode tomar o seu pequeno almoco e complementar com a proteina, e tomar tambem logo apos o treino, se nao quiser tomar mais que uma vez por dia tome somente depois do treino, para alcançar a rapida recuperabilidade dos musculos.! Espero que tenha ajudado.

  2. Ola…tenho 58 anos e sou diabético…..nado de 4 a 5 x por semana, treino leve….é inevitável q com a idade venha a perda muscular e aumento de gordura abdominal , no meu caso em especial por ser diabético, essa perda se acentua. Whey Protein pode ajudar a recuperar ou pelo menos manter a massa muscular….abs

  3. posso ganhar peso com 3 WHEY GAINERS ?

  4. ,faço uma dieta de 1500 a 1200 calorias diarias, exercicio 4x na semana mas porem so faço aerobico uma hora e vinte + – ……posso tomar whey para ganhar massa magra nesse caso tambem?

  5. Tenho 1,57 e 42 kg,posso tomar o whey para ganhar massa e ficar no peso adequado a minha idade? tenho 20 anos ,perco peso e massa rápidamente

  6. Olá, preciso de uma orientação preciosa, estou começando uma dieta alimentar, ja faço academia e caminho mas nada assim de forma organizada e agora vou fazer isso 4 vezes na semana, preciso emagrecer 32kg e tenho exatamente 9 meses para isso, gostria muito de saber se whey poderia me auxiliar e quero solicitar opções de marcas e preços e qual a diferença entre eles.
    O segundo caso e o contrario meu minha filha tem 160 de altura e pesa 42 kg, quer engordar e ganhar massa qual e como ela de ingerir whey, aguardo anciosa.

  7. se eu tomar whey protein, tudo certinho e depois de um tempo parar de tomar e parar de malhar,vou engordar?

  8. Bom dia!
    Primeiramente parabéns pelo Site.
    Então sou uma pessoa que peso 52 e altura 1.61, e pratico muito esportes corro 2 vezes na semana, futsal 6 vezes na semana e natação 4 vezes na semana.
    Seria ideal eu tomar esse suplemento? e qual seria o ideal para mim?

  9. Eu Treino Pela manhã 5:30 como devo tomar café da manhã? posso comer o que antes do treino?

  10. Bom dia
    tenho 1,78 e estou com 108 kg, faço muay thai seg quar e sexta das 19 as 22, e ja perdi 8 kg em 2 meses, e agora comecei a fazer musculaçao, nas terça quinta e sabado, com uma série visando resistencia. Eu gostaria de saber se tomando uma proteina vai me ajudar a emagrecer e tentar definir.
    obrigado

  11. Olá. Eu treino ha mais de 7 anos, e nao consigo ganhar massa e nem perder a gordura do abdome. Estou pensando em tomar Whey Protein, sera q vou conseguir ganhar massa e perder gordura do abdome? aguardo resposta, obrigada.

  12. Tenho 14 anos, faço musculação 5x por semana. Gostaria de começar a tomar suplementos para ter resultados que acredito mas imediatos, porém tenho medo que atrapalhe o meu desenvolvimento e caso eu venha engordar. A algum problema em relação a isso?

    • Quanto ao seu desenvolvimento, sem problema algum. Mas para iniciar tomando suplementos alimentares, é necessário que tenha orientação profissional (nutricionista) para que ele possa indicar de forma correta o que você deve tomar sem cometer erros.

  13. tenho 1.78 altura peso 93 kg …
    treino 14 dias e fico 14 dias sem treinar
    Posso tomar Whey Protein….
    Não tenho uma dieta definida …

  14. Boa tarde,

    Comprei o Iso Whey Protein. Mas, qual a melhor hora de tomar? Ao acordar ou pós treino. Pós treino tem que ser com algum carbo? Qual o horário vou ter melhor resultado? Já que quero perder perder massa gorda e definir?

  15. Olá, eu pesava 113 quilos e estou atualmente com 89 quilos ainda nao atingi minha meta que é 75kg, eu nao quero apenas emagrecer mas também quero deixar o corpo com os musculos bem definidos, treino de 3 a 4 dias na semana e queria saber se seria recomendado eu tomar whey ou não, pois agora estou naquela fase da dieta de: preciso fazer minha barriga sumir. Mas tambem ja comcei a ver resultados do treino em outras partes do meu corpo e por isso queria tomar whey para me ajudar na criação dr massa magra. Queria saber se voces podem me dar alguma dica. Desde ja agradeço!

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