Whey Protein engorda, emagrece ou só ganha massa muscular? – Tirando todas as dúvidas

Muito já se foi falado aqui sobre a Whey Protein, e já sabemos que ela é uma proteína extraída do soro do leite com alto valor biológico e de rápida absorção, por isso o período mais indicado para tomá-la é logo após o treino batido junto com alguma solução de carboidrato (maltodextrina ou dextrose). É indicado tomar a Whey Protein logo ao acordar e também falamos a respeito disso no artigo principal aqui no blog sobre a Whey Protein, vejam, pois é muito importante.

Whey Protein engorda?

Muito me perguntado na área de comentários, resolvi fazer esse artigo específico para tirar essa dúvida definitiva de vocês leitores.  A resposta para essa dúvida é um pouco complexa e vou explicar o porque.
A Whey Protein tanto pode engordar, como auxiliar no emagrecimento, sendo que seu principal efeito seria o ganho de massa magra. E ai está à chave para vocês compreenderem.

Já ouviram falar do ditado que diz que a diferença entre o remédio e o veneno está na dose né? Obvio que não chegamos a esse extremo já que a Whey Protein não é um remédio, mas como todo excesso, pode prejudicar. E nesse caso, o excesso de Whey Protein, pode engordar e dar barriga sim. Por isso sempre estamos falando aqui no blog para calcularem toda a dieta de vocês, inclusive a suplementação. Já fizemos um artigo aqui sobre como calcular a quantidade de proteínas para se consumir ao longo do dia para quem visa à hipertrofia.

Quando sabemos nosso gasto calórico diário, elaboramos em cima disso a nossa dieta, e então fica mais fácil chegar num equilíbrio. Independente se você tem como foco principal ganhar músculos, emagrecer ou ambos. Quando se tem um equilíbrio com um treino bem montado e uma dieta bem elaborada (incluindo suplementos), a Whey Protein só vai beneficiar, pois você não irá cometer excessos e poderá ganhar peso com qualidade, ou seja, MÚSCULOS. E para quem ainda não sabe, os músculos nos dão capacidade metabólica de queimar calorias.

Cada ½ kg de músculos é capaz de queimar de 40 a 120 calorias, enquanto ½ kg de gordura consome de 1 a 3 calorias. Resumindo, quanto mais músculos vocês tiverem, mais calorias irão queimar e continuarão ganhando peso, já que sabemos que músculos pesam mais que gordura.

Emagrecer tomando Whey Protein

Além do ganho de massa muscular o que resulta no gasto calórico, outra forma que a Whey Protein colabora para emagrecer, é em saciar e controlar o apetite, já que libera o hormônio colecistoquinina (CCK – Cholecystokinine), um hormônio gastrointestinal responsável pelo controle do apetite e da glicemia.

Posso parecer redundante, mas quem acompanha o Treino Mestre, sabe que já falei aqui que a suplementação quando usada, achando que será o principal fator para se obter ganhos e não apenas um complemento a nossa dieta, vai acarretar em resultados frustrantes. E digo isso porque me cansei de ver pessoas que tinham uma dieta bem precária e tomavam todo tipo de suplemento achando que compensaria no final. Assim como conheço muitas pessoas que tem uma dieta que beira a perfeição, além de disciplina quanto ao treino e descanso, e tem ótimos ganhos tomando apenas a suplementação básica e sem exageros.

Conclusão que chegamos: Se você mantiver um equilíbrio e não cometer excessos, a Whey Protein como um complemento e não o fator principal vai ajudar a melhorar seus ganhos de massa magra e consequentemente emagrecer.

Abraços e Bons Treinos.

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142 comentários

  1. Tenho 1,63 e 68kg. Quero perder 7kg.
    Faço musculação 5x por semana, e fiz uma dieta para emagrecimento com a nutricionista.
    Comprei o mega pro whey protein da suplemente, e como devo tomar?
    Faço exercícios das 15h as 17h de segunda a sexta.
    Estou na dúvida se tomo logo após o treino ou se tomo de manhã, às 8h como o meu “café da manhã”.

    Agradeço pelas informações contidas no site e aguardo o retorno de vocês!

    • Ai cara legal? Voce nao pode tomar proteina como um substituto de refeição ela é um suplemento muscular, voce pode tomar o seu pequeno almoco e complementar com a proteina, e tomar tambem logo apos o treino, se nao quiser tomar mais que uma vez por dia tome somente depois do treino, para alcançar a rapida recuperabilidade dos musculos.! Espero que tenha ajudado.

  2. Ola…tenho 58 anos e sou diabético…..nado de 4 a 5 x por semana, treino leve….é inevitável q com a idade venha a perda muscular e aumento de gordura abdominal , no meu caso em especial por ser diabético, essa perda se acentua. Whey Protein pode ajudar a recuperar ou pelo menos manter a massa muscular….abs

  3. posso ganhar peso com 3 WHEY GAINERS ?

  4. ,faço uma dieta de 1500 a 1200 calorias diarias, exercicio 4x na semana mas porem so faço aerobico uma hora e vinte + – ……posso tomar whey para ganhar massa magra nesse caso tambem?

  5. Tenho 1,57 e 42 kg,posso tomar o whey para ganhar massa e ficar no peso adequado a minha idade? tenho 20 anos ,perco peso e massa rápidamente

  6. Olá, preciso de uma orientação preciosa, estou começando uma dieta alimentar, ja faço academia e caminho mas nada assim de forma organizada e agora vou fazer isso 4 vezes na semana, preciso emagrecer 32kg e tenho exatamente 9 meses para isso, gostria muito de saber se whey poderia me auxiliar e quero solicitar opções de marcas e preços e qual a diferença entre eles.
    O segundo caso e o contrario meu minha filha tem 160 de altura e pesa 42 kg, quer engordar e ganhar massa qual e como ela de ingerir whey, aguardo anciosa.

  7. se eu tomar whey protein, tudo certinho e depois de um tempo parar de tomar e parar de malhar,vou engordar?

  8. Bom dia!
    Primeiramente parabéns pelo Site.
    Então sou uma pessoa que peso 52 e altura 1.61, e pratico muito esportes corro 2 vezes na semana, futsal 6 vezes na semana e natação 4 vezes na semana.
    Seria ideal eu tomar esse suplemento? e qual seria o ideal para mim?

  9. Eu Treino Pela manhã 5:30 como devo tomar café da manhã? posso comer o que antes do treino?

  10. Bom dia
    tenho 1,78 e estou com 108 kg, faço muay thai seg quar e sexta das 19 as 22, e ja perdi 8 kg em 2 meses, e agora comecei a fazer musculaçao, nas terça quinta e sabado, com uma série visando resistencia. Eu gostaria de saber se tomando uma proteina vai me ajudar a emagrecer e tentar definir.
    obrigado

  11. Olá. Eu treino ha mais de 7 anos, e nao consigo ganhar massa e nem perder a gordura do abdome. Estou pensando em tomar Whey Protein, sera q vou conseguir ganhar massa e perder gordura do abdome? aguardo resposta, obrigada.

  12. Tenho 14 anos, faço musculação 5x por semana. Gostaria de começar a tomar suplementos para ter resultados que acredito mas imediatos, porém tenho medo que atrapalhe o meu desenvolvimento e caso eu venha engordar. A algum problema em relação a isso?

    • Quanto ao seu desenvolvimento, sem problema algum. Mas para iniciar tomando suplementos alimentares, é necessário que tenha orientação profissional (nutricionista) para que ele possa indicar de forma correta o que você deve tomar sem cometer erros.

  13. tenho 1.78 altura peso 93 kg …
    treino 14 dias e fico 14 dias sem treinar
    Posso tomar Whey Protein….
    Não tenho uma dieta definida …

  14. Boa tarde,

    Comprei o Iso Whey Protein. Mas, qual a melhor hora de tomar? Ao acordar ou pós treino. Pós treino tem que ser com algum carbo? Qual o horário vou ter melhor resultado? Já que quero perder perder massa gorda e definir?

    • Tome ao acordar e também após treino. Caso prefire tomar uma vez só, prefire tomar após o treino, pois o whey protein possui uma absorção rapida pelo organismo, e repara seus musculos apos o desgaste na academia.

  15. Olá, eu pesava 113 quilos e estou atualmente com 89 quilos ainda nao atingi minha meta que é 75kg, eu nao quero apenas emagrecer mas também quero deixar o corpo com os musculos bem definidos, treino de 3 a 4 dias na semana e queria saber se seria recomendado eu tomar whey ou não, pois agora estou naquela fase da dieta de: preciso fazer minha barriga sumir. Mas tambem ja comcei a ver resultados do treino em outras partes do meu corpo e por isso queria tomar whey para me ajudar na criação dr massa magra. Queria saber se voces podem me dar alguma dica. Desde ja agradeço!

  16. Tenho 15 anos faço musculação 5x por semana tenho 59 kg e 1,59 de altura , posso tomar para ganhar massa magra ?

  17. Olá, eu gostaria de saber qual a melhor suplementação que uma garota deve usar.

    O meu objetivo é somente definição muscular, eu não quero crescer muito e estive lendo uns artigos e fiquei em dúvida.
    Posso tomar BCAA, CREATINA, ENERGÉTICO E WHEY tudo ao mesmo tempo?
    Se não, qual desses é melhor ser usado?

  18. Tenho 21 anos , 1,83 m , 70kg e 3% de gordura , ou seja, a maioria de massa magra !
    Mas meu metabolismo é muito acelerado, e como eu tenho um índice de gordura baixa ,acabo gastando muito do músculo ! Como muito, faço musculação, mas não consigo aumentar meu índice de gordura e nem manter a massa muscular adquirida na musculação ! .Eu gostaria de saber se um hipercalórico pode resolver isso ?

  19. Bom dia, Tenho 24 anos, peso 88 kg e tenho 1,75 altura, percentual de gordura entorno de 16%.
    Gostaria de algumas dicas, pois faço atividade aeróbica “Corrida, volei de praia e 1 vez por semana futebol” somando tudo 4x por semana entorno de 40 a 50 minutos. Pois sou Militar e praticamente todos os dias fazemos atividade física.
    Estou entrando na academia hoje, irei fazer também musculação, pois tenho objetivo de baixar meu percentual de gordura entorno de 11% sem perde massa magra. O que devo fazer e tomar?

  20. Bom dia. Estou tomando whey protein + creatina + BCAA. Mas estou ganhando muita barriga. O que devo fazer?

  21. Tenho 1.68 e 45kg, 17 anos, e quero engordar, qual whey seria o melhor pra mim obter resultado rápido, obg

  22. Boa tarde, tenho 22 anos e 1,95, peso 120kg quero emagrecer esses 20kg, como posso perder peso com whey e quais rotinas a seguir?

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