Página Inicial » Whey Protein » Whey Protein engorda, emagrece ou só ganha massa muscular? – Tirando todas as dúvidas

Whey Protein engorda, emagrece ou só ganha massa muscular? – Tirando todas as dúvidas

Entre tantos benefícios da Whey Protein, sempre fica a dúvida se ela pode engordar, se auxilia no emagrecimento ou se sua finalidade é apenas o ganho de massa muscular.

Muito já se foi falado aqui sobre a Whey Protein, e já sabemos que ela é uma proteína extraída do soro do leite com alto valor biológico e de rápida absorção, por isso o período mais indicado para tomá-la é logo após o treino batido junto com alguma solução de carboidrato (maltodextrina ou dextrose). É indicado tomar a Whey Protein logo ao acordar e também falamos a respeito disso no artigo principal aqui no blog sobre a Whey Protein, vejam, pois é muito importante.

Whey Protein engorda?

Whey Protein Engorda ou EmagreceMuito me perguntado na área de comentários, resolvi fazer esse artigo específico para tirar essa dúvida definitiva de vocês leitores.  A resposta para essa dúvida é um pouco complexa e vou explicar o porque.
A Whey Protein tanto pode engordar, como auxiliar no emagrecimento, sendo que seu principal efeito seria o ganho de massa magra. E ai está à chave para vocês compreenderem.

Já ouviram falar do ditado que diz que a diferença entre o remédio e o veneno está na dose né? Obvio que não chegamos a esse extremo já que a Whey Protein não é um remédio, mas como todo excesso, pode prejudicar. E nesse caso, o excesso de Whey Protein, pode engordar e dar barriga sim. Por isso sempre estamos falando aqui no blog para calcularem toda a dieta de vocês, inclusive a suplementação. Já fizemos um artigo aqui sobre como calcular a quantidade de proteínas para se consumir ao longo do dia para quem visa à hipertrofia.

Quando sabemos nosso gasto calórico diário, elaboramos em cima disso a nossa dieta, e então fica mais fácil chegar num equilíbrio. Independente se você tem como foco principal ganhar músculos, emagrecer ou ambos. Quando se tem um equilíbrio com um treino bem montado e uma dieta bem elaborada (incluindo suplementos), a Whey Protein só vai beneficiar, pois você não irá cometer excessos e poderá ganhar peso com qualidade, ou seja, MÚSCULOS. E para quem ainda não sabe, os músculos nos dão capacidade metabólica de queimar calorias.

Cada ½ kg de músculos é capaz de queimar de 40 a 120 calorias, enquanto ½ kg de gordura consome de 1 a 3 calorias. Resumindo, quanto mais músculos vocês tiverem, mais calorias irão queimar e continuarão ganhando peso, já que sabemos que músculos pesam mais que gordura.

Emagrecer tomando Whey Protein

Além do ganho de massa muscular o que resulta no gasto calórico, outra forma que a Whey Protein colabora para emagrecer, é em saciar e controlar o apetite, já que libera o hormônio colecistoquinina (CCK – Cholecystokinine), um hormônio gastrointestinal responsável pelo controle do apetite e da glicemia.

Leia também: As 5 melhores Whey Protein Isoladas (Importadas e Nacionais).

Posso parecer redundante, mas quem acompanha o Treino Mestre, sabe que já falei aqui que a suplementação quando usada, achando que será o principal fator para se obter ganhos e não apenas um complemento a nossa dieta, vai acarretar em resultados frustrantes. E digo isso porque me cansei de ver pessoas que tinham uma dieta bem precária e tomavam todo tipo de suplemento achando que compensaria no final. Assim como conheço muitas pessoas que tem uma dieta que beira a perfeição, além de disciplina quanto ao treino e descanso, e tem ótimos ganhos tomando apenas a suplementação básica e sem exageros.

Conclusão que chegamos: Se você mantiver um equilíbrio e não cometer excessos, a Whey Protein como um complemento e não o fator principal vai ajudar a melhorar seus ganhos de massa magra e consequentemente emagrecer.

Abraços e Bons Treinos.

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

185 Comentários

  1. Site ótimo

  2. Tenho 23 anos e 110kg… Estou fazendo zumba, aeróbica e step 3x por semana… Tenho tentado manter a dieta e comer de 3 em 3 horas e muita água… Substituir a janta por whey seria uma boa opção??

  3. Oi meu nome é Katy tenho 26 anos, 47 kgs e 1, 69 de altura… nunca fiz academia estarei começando a partir da semana que vem, quero muito chegar as 60 kilos porém sem academia eu não consigo pq meu metabolismo é muito acelerado…. gostaria de saber como tomar o whey e se eu devo tomar ne?
    Obrigada.

  4. Olá! Parabéns pelo site, leio sempre!
    Então, atualmente estou frequentando academia, como metas a perca de peso e após a definição muscular.
    Vou procurar uma nutricionista para me passar uma dieta para estes fins, e penso em tomar algum termogênico e proteína para potencializar os ganhos e resultados.
    Estou focado nestas duas metas! Hoje peso 99,3kg e tenho 1,84m de altura, IMC bem ruim… porém planejo comprar uma balança de bioimpedância para acompanhar melhor a % massa gorda e magra.
    Abraços!

  5. Geigislaine Ribeiro Rodrigues

    Excelente artigo, esclareceu minhas dúvidas a respeito do suplemento. Obrigada!!!

  6. Oi
    Tenho 68 kgs , faço direta , mas não tenho tempo de ficar comendo de 3 em 3 hrs , fico bem mas tempo sem comer , será que se eu tomar o whey protein isolado , iria me fazer mal , ou me deixar gosta ?

  7. Como devo tomar o whey se eu quiser ganhar massa?

  8. Olá Tenho 28 anos, metrô, 1.55, peso, 56. Comprei whey protein iso e BCAA. Quero ganhar massa muscular

  9. Ola quero emagrecer e só consigo treinar no horário do almoço, que horas tomo o whey? quanto tempo depois posso almoçar? Obrigada aguardo a resposta

  10. Tenho 40 anos 1:55 de altura e 64kg quero saber como tomar whey protein para emagrecer?

  11. Ola tenho 91k, estou fazendo academia. Qual whey protein é o ideal pra tomar. Abraços. Aguardo retorno.

  12. Edvania Cavalcanti da Silva

    Eu quero tomar whey p.engordar qual vc mi indica. Porque tomei uma vez s.fazer exercícios e ganhei. É agora quero tomar mas não lembro.

  13. Tenho 55kg e 1,58 , treino 3 vezes por semana na musculação, e estou querendo definir mais o corpo e não quero engordar, comprei whey protein concentrado e agora não sei como tomar e quanto tomar, poderiam me ajudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

arnold D 160

arnold D 160

Curta-nos no Facebook!