Página Inicial » Whey Protein » 10 dicas para comprar whey protein de forma mais acertada!

10 dicas para comprar whey protein de forma mais acertada!

Comprar whey protein é uma tarefa difícil para muitas pessoas. Muitas marcas e tipos, fazem com que haja dúvidas na compra do suplemento. Veja 10 dicas para comprar whey protein de forma mais correta e a enquete com votação das melhores!

10 dicas para comprar whey protein

O whey protein é sem sombra de dúvidas, um dos principais e mais consumidos suplementos proteicos do mercado. Não é para menos. A ciência vem descobrindo constantemente, resultados fantásticos com a utilização adequada de whey protein.

Porém, devido as diferentes marcas e tipos, muitas vezes comprar whey protein é um desafio. Encontrar um produto com um excelente custo benefício e que seja efetivo, envolve uma série de questões.

Se você quer conhecer mais sobre os tipos de whey protein, benefícios, como tomar corretamente e demais informações, veja nosso artigo principal no qual tiramos todas as dúvidas: Whey Protein – O que é, para que serve, benefícios, efeitos e como tomar.

De forma geral, o whey protein é feito com base na proteína do soro do leite. Porém, devido ao fato de como ela é produzida, há diferentes tipos. Com isso, surgem muitas dúvidas de como usá-lo.

No que se refere aos tipos de whey, temos:

– Concentrado: Mais barato e o que menos sofre processo de filtragem. Possui carboidratos e gorduras em sua composição.

– Isolado: apresenta apenas a proteína do soro do leite e é mais puro do que o concentrado.

– Hidrolisado: passa por um processo de quebra da proteína do soro do leite. É mais caro, mas tem uma absorção muito mais efetiva e rápida.

Veja agora, 10 dicas para comprar whey protein de forma mais assertiva!

10 dicas para comprar whey protein

1- Entenda seu objetivo

Este deve ser, sempre, o primeiro ponto a ser observado. Se você não sabe para que está tomando o whey protein, não há como escolher o que é melhor para sua necessidade. E quando falo em objetivo, não estou me referindo apenas a hipertrofia ou emagrecimento.

É importante entender por que razão sua dieta não supre suas necessidades de proteína e por que o whey protein é uma boa opção. Partindo disso, você poderá escolher quais das opções pode trazer mais benefícios para seu caso e como escolher o produto com o melhor custo-benefício.

A partir deste ponto, é que poderemos escolher as melhores opções.

2- Leve em conta sua rotina

A sua rotina, a forma como você faz sua dieta, também é um ponto muito importante na escolha de qual o melhor whey protein para seu caso. Se você vai ingerir o whey protein como uma “refeição” ou se vai usar ele apenas no pós-treino para otimizar a janela anabólica.

Se você vai ingerir o whey protein entre as refeições principais, para bater as necessidades de proteína, é preciso analisar, entre os tipos de whey, qual se enquadra na forma como sua dieta está montada. Por exemplo, se você está em fase de bulking, com uma ingestão calórica mais alta, pode usar o whey concentrado sem problemas. Já se está em cutting com restrição e carboidratos, o whey isolado ou hidrolisado podem ser uma opção muito melhor.

3- Avalie sua dieta e a real necessidade

A praticidade do whey protein é indiscutível. Mas é preciso analisar se você precisa usá-lo todos os dias ou apenas naqueles onde não consegue ingerir as quantidades ideais de proteínas. Sim, você não precisa tomar whey todos os dias, caso tenha uma dieta muito bem distribuída e regrada.

Porém, na correria do dia a dia, é difícil manter, todos os dias, uma dieta regrada. Neste caso, o whey protein é uma saída para praticamente todas as pessoas. Por isso, é importante avaliar se você vai ingerir o whey todos os dias ou em momentos específicos. Isso vai influenciar diretamente na escolha do melhor whey.

Outro ponto, é se no momento da compra, sua dieta comporta as especificidades de cada whey protein. Como já citado acima, se sua dieta não tem muitos carboidratos, o concentrado não é uma boa opção. Da mesma forma, se você apresenta intolerância a lactose, este mesmo tipo não é recomendado.

Outro ponto a ser observado é a necessidade de absorção. Cada tipo de whey tem um tempo e qualidade de absorção diferente. Falarei mais sobre isso mais a diante!

4- Necessidade de proteína

Você precisa ingerir uma quantidade grande de proteína de rápida absorção, alto valor biológico? O whey hidrolisado é o mais indicado neste caso. Você precisa apenas de um complemento, para bater as suas necessidades de proteína diária? O concentrado pode ser uma opção.

Tudo depende do que você realmente precisa. Por isso, você precisa saber disso, do que é de fato importante na fase em que você se encontra. Levando em conta isso, será muito mais fácil encontrar o whey protein mais indicado para o seu caso e ter mais sucesso.

5- Preço é altamente relevante

Falar de preço de whey protein é algo amplo e que pode até ser polêmico. Mas de nada adianta você achar que precisa de um determinado produto, se o seu bolso não comporta ele. Por isso, para avaliar a melhor forma de comprar whey protein de qualidade, é preciso levar em conta as questões de preço. Há no mercado opções para todos os gostos e objetivos. Há até, a opção do whey feminino, desenvolvido especificamente para as necessidades das mulheres.

Você precisa avaliar, quando falamos em termos de preço, o custo-benefício. Você precisa de um whey para ingerir de forma esporádica, apenas para complementar sua dieta? Ou você precisa de um produto que será usado em um momento muito importante de sua rotina, muitas vezes até, substituindo uma refeição?

Tudo isso influencia diretamente. Uma análise interessante, depois de pensar nas questões da qualidade, é o custo benefício e o preço por grama de proteína. O cálculo do preço da grama de proteína é muito simples.

Pegue o valor que você pagou no pote de whey. Vamos imaginar que seja R$ 100, por um pote de 1 kg. Agora, pegue a quantidade total de proteínas presentes no pote todo. Vamos imaginar que sejam 750 gramas de proteína no pote todo. Agora divida o valor do produto, pela quantidade de gramas de proteína (100/750). O valor final (cerca de 0,13 centavos por grama) é o preço a ser avaliado.

6- Tempo de absorção

Você precisa de um whey protein para aproveitar a janela anabólica, para ser tomado logo após o treino? Então você precisa de um whey de absorção rápida. Neste caso, a melhor opção é o whey hidrolisado ou em alguns casos, o isolado já resolve.

Você precisa de uma proteína de absorção um pouco mais lenta, para evitar o catabolismo muscular? Neste caso, o whey concentrado é bem mais eficiente.

7- Gosto é relevante

O gosto do whey é algo bastante importante. A maioria das marcas tem produtos com gostos variados, o que faz com que a escolha seja bem mais fácil. Além disso, o whey protein não é necessariamente um suplemento onde o gosto é o maior problema, como acontece com a albumina, por exemplo.

Porém, você deve encontrar um gosto que satisfaça seu paladar e ofereça conforto e satisfação na ingestão. Afinal, de nada adianta encontrar um suplemento que traz um monte de benefícios e que você não consegue tomar. Por isso, o gosto é sim, muito importante!

8- Tipo de whey mais indicado

Este é um dos pontos mais delicados. Cada tipo de whey pode ser usado para objetivos diferentes. Neste contexto, vou tentar simplificar com cada tipo de whey pode ser usado e alguns contextos onde ele é muito mais efetivo.

– Whey concentrado: apresenta, no geral, um valor mais baixo (dependendo muito da marca). Ele é mais indicado para pessoas que estejam visando a hipertrofia e não tem maiores problemas com a ingestão de carboidratos e gorduras. Além disso, apresenta uma absorção mais lenta do que os demais tipos.

– Whey isolado: Ideal para pessoas que estejam visando a definição muscular ou o emagrecimento. Contém uma quantidade de proteína mais significativa do que o concentrado e não apresenta carboidratos ou gorduras em sua composição. Absorção mais rápida do que o concentrado.

– Hidrolisado: além de concentrar a proteína do soro do leite, no hidrolisado temos ainda a quebra da mesma, para facilitar a absorção ainda mais. Apresenta quantidades de carboidratos e proteínas, mas são quase insignificantes.

– Produtos integrados: há produtos que misturam os 3 tipos de whey em sua composição. Eles são uma boa pedida para quem precisa de uma abordagem mais generalista.

9- Marca

A marca representa a qualidade e a confiança. Há muitas marcas, mas não arrisque. Busque uma marca com procedência e que ofereça um pack de produtos variados, pois desta maneira, você terá mais segurança quanto a qualidade do que está ingerindo.

10- Fase da periodização

A dieta precisa acompanhar a periodização. Por isso, é muito importante buscar estratégias para otimizar os resultados. Neste sentido, é muito importante entender que cada fase da periodização apresenta necessidades diferentes e a escolha do melhor whey para comprar, deve estar atrelada a isso também.

Enquete com as melhores

Algum tempo atrás realizamos um enquete com nossos leitores, onde era possível votar na escolha da melhor whey protein, além disso, muitos leitores ainda deixam comentários no artigo falando qual whey tomaram e quais foram os resultados.

Para ver o resultado dessa votação, relatos e depoimentos, você pode visitar esse artigo aqui:  Melhor Whey Protein – Você conhece as melhores marcas (Importadas e Nacionais)?

Estas são algumas dicas que vão te ajudar a comprar o whey protein mais adequado para suas necessidades. Sempre tenha o acompanhamento de um bom nutricionista. Bons treinos!

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

4 Comentários

  1. Gostaria de saber qual é a correlação de cada um desses tipos de whey com Waxy Maize. Tomo whey concentrado com Waxy Maize. Dá para substituir essa combinação pelo whey hidrozilado???

  2. Das nacionais eu gosto de comprar a whey da growth ou max titanium e antes quando sobrava mais grana no final do mês, comprava optimum ou dymatize só que comecei a ver que de qualidade, as nacionais ñ ficavam mto atrás dessas e o preço é bem mais em conta, hj vou só de nacional!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!