Página Inicial » Emagrecimento » Termogênicos – O que são, Para que serve, se faz mal e como tomar

Termogênicos – O que são, Para que serve, se faz mal e como tomar

Saiba como funciona a ação dos termogênicos no organismo. Quais seus benefícios e efeitos colaterais. O que os estudos mostram e ainda quais as melhores marcas do mercado.

termogênico - para que serve efeitos colaterais como tomar

Para quem deseja acertar os ponteiros com a balança e eliminar os quilinhos extras há, basicamente, dois caminhos: reduzir a energia ingerida, através de controle alimentar, ou aumentar o gasto calórico com exercícios físicos e outras atividades.

Pode parecer estranho, mas comer queima caloria. Para isso é preciso ingerir alimentos ou substâncias que exerçam essa função no organismo. São os chamados termogênicos.

Para quem quer perder peso, a matemática é simples: você precisa gastar mais do que consome. Isso pode ser feito reduzindo a ingestão de alimentos ou aumentando o gasto calórico. Para muitos é bastante difícil conseguir resistir a algumas tentações como um belo bombom de chocolate ou um churrasco com os amigos. Portanto, fica mais fácil gastar mais calorias e para isso você pode precisar da ajuda dos termogênicos.

Mas não pense que tomar apenas termogênicos e não manter uma alimentação balanceada, vai fazer com você perca gordura e emagrece. Não existe milagre! Uma escapa ou outra, na dieta, como no famoso dia do lixo, tudo bem, no entanto que tudo tenha controle e equilíbrio, ai sim os termogênicos podem dar um grande auxilio no seu objetivo.

O que são e para que serve os termogênicos:

Os Termogênicos, também conhecidos como queimadores de gordura, trabalham transformando em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação. Para isso, eles procuram manter o metabolismo acelerado, promovendo uma queima calórica maior ao longo do dia.

Os termogênicos são substâncias, na maioria alimentos, que ajudam o corpo a consumir energia de forma mais rápida acelerando o metabolismo. É como se você fosse um carro 1.0 sem os termogênicos e 2.0 fazendo uso deles. Você consome mais energia fazendo as mesmas atividades que faz todos os dias. Isso é alcançado através da termogêneses que, nada mais é do que, o aumento da temperatura corporal.

O consumo dos termogênicos não ajuda apenas na perda de peso. Ele consegue oferecer outros benefícios ao organismo que somando-se torna o processo de emagrecimento muito mais eficaz.

Composição

Geralmente, as substâncias encontradas nas fórmulas dos termogênicos são a Cafeína, Garcínia, Sinefrina HLC e Octopamina (obtidas através do Citrus Aurantium) e Yohimbe.

Benefícios

A ação dos termogênicos é muito rápida. O principal benefício é a queima eficaz da gordura e o consequente emagrecimento. Além disso, o consumo traz outros benefícios como:

  • Redução do apetite;
  • Favorecimento do metabolismo;
  • Mais energia para os treinos melhorando assim a performance;
  • Definição da massa muscular.

Como tomar os termogênicos:

A indicação é utilizar num intervalo entre 15 e 60 minutos antes da prática do exercício físico. Mas cada marca disponível no mercado tem sua sugestão quanto ao uso. Confira o que indicam alguns termogênicos:

Lipo 6
A sugestão do fabricante é ingerir três cápsulas, três vezes ao dia, ingeridas com líquido e junto com as principais refeições. Cada porção fornece 120mg de cafeína. Não aumente a dose sem nenhuma orientação profissional. Esse produto pode oferecer diversos efeitos colaterais como irritação, taquicardia, náusea e tonturas.

Existem outras versões do Lipo 6, fórmulas mais fortes para quem já está acostumado com termogênico, fórmulas mais leves para não sofrer tantos efeitos colaterais e até uma versão de termogênico feminino. No link abaixo você poderá conhecer todas as versões: 

Leia também: Lipo 6 – Seus diferentes tipos, efeitos colaterais e como tomar

Therma Pro
É feito à base de extrato de guaraná e possui altas concentrações de cafeína. A sugestão de uso é consumir duas cápsulas 30 minutos antes do treino. Se você não possui uma rotina diária de treinamento, o recomendado é consumir duas cápsulas de Therma Pro 15 minutos antes do café da manhã. Não é indicado consumir as cápsulas no período de cinco horas antes de dormir.

Qual o melhor termogênico?

Em outro artigo realizamos uma enquete com nossos leitores para escolher qual ou quais as melhores termogênicos na opinião deles. Listamos os melhores nacionais e importados, além de no espaço dos comentários desse artigo, você ler os relatos sobre os resultados. Veja esse artigo aqui: Qual o melhor termogênico? Conheça os melhores termogênicos do mundo!

Termogênico faz mal? Quais os efeitos colaterais?

Qualquer produto, por mais natural que seja, apresenta seus efeitos colaterais, recomendações e cuidados. Os efeitos colaterais que os termogênicos podem causar são similares aos dos estimulantes e, geralmente, aumentam quanto maior for a quantidade consumida. Se tomar sem orientação e descontroladamente, sim, o termogênico faz mal!

 

Abaixo alguns efeitos colaterais comuns e outros mais raros, mas que podem ocorrer:

  • Insônia;
  • falta de concentração;
  • dor de cabeça;
  • agitação; 
  • enjoo;
  • ansiedade;
  • tonturas e vertigens;
  • aumento da pressão arterial;
  • confusão mental;
  • arritmia cardíaca;
  • risco de AVC.

Existe remédio ou termogênico natural?

Sim, existem no mercado outras versões de termogênicos, sem a cafeína na composição e outras substâncias mais agressivas ao organismos. São produtos elaborados a partir de ervas, chás termogênicos, frutos e plantas. Substâncias ainda mais naturais e que também ajudam a “secar a gordura” sem comprometer sua saúde. Listamos em outro artigo esses termogênicos ou remédios naturais e você pode ver aqui: 18 Remédios para emagrecer que são naturais e não prejudicam a saúde.

Contraindicações

  • Pessoas que estejam passando por algum tipo de enfermidade;
  • Gestantes e crianças;
  • hipo ou hipertireoidismo (alguns termogênicos possuem estimulantes da tireoide);
  • problemas cardíacos;
  • tiveram derrame cerebral;
  • diabéticos;
  • dificuldades para dormir;
  • entre outros, não devem ingerir substâncias termogênicas.

O melhor sempre é pedir a orientação de um profissional e fazer exames antes de tomar qualquer tipo de termogênico.

Através de exames é possível saber se os termogênicos realmente são o melhor caminho para que você possa emagrecer.

Estudos a respeito do uso de termogênico

Segundo uma revisão de literatura publicada na Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, a ingestão de chá verde é capaz de aumentar 4% a mais do gasto energético em relação à cafeína na sua forma pura como, por exemplo, em forma de cápsulas.

Também, nesse mesmo estudo, houve uma redução no uso de carboidratos e uma elevação no consumo de lipídeos como fonte de energia. Acredita-se que esse melhor desempenho deva-se a presença das catequinas (substâncias que dão aquele sabor amargo ao chá) que atuariam em conjunto com a cafeína.

Em um estudo de caso realizado por Liberali, uma mulher de 40 anos, com 63 kg e praticante de Power Jump 3 vezes por semana ingeriu 3 mg/kg de cafeína durante 30 dias, uma hora antes dos exercícios.

Foi constatada uma redução do peso corporal (de 63,1 kg para 62,1 kg) e da circunferência abdominal (85 cm para 84 cm). A participante também relatou ter maior disposição durante os exercícios, mas teve como efeito colateral a insônia.

Em uma revisão de literatura sobre os efeitos ergogênicos da cafeína chegou-se a conclusão de que esse termogênico tem a sua eficiência comprovada, porém com menor eficácia nos de curta duração e alta intensidade. O melhor efeito foi observado quando a dosagem encontrou-se entre 3 a 6 mg/kg.

Referências:
ALTERIO, Andreia de Almeida; FAVA, Daniela de Almeida Freitas e NAVARRO, Francisco. Interação da Ingestão Diária de Chá Verde (Camellia Sinensis) no Metabolismo Celular e na Célula Adiposa Promovendo Emagrecimento. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. São Paulo. v. 1, n. 3, p. 27-37, Mai/Jun, 2007.
LIBERALI, Anna Paula. Redução da gordura corporal em uma mulher praticante de Power Jump suplementada com cafeína: um estudo de caso. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. São Paulo. v. 5, n. 26, p. 153 –158. Março/Abril. 2011.
RIBAS, Sabrina Ferreira. Cafeína no retardo da fadiga e melhora da performance. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. v. 5, n. 28, p. 285 – 297. Julho/Agosto. 2010.

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

226 Comentários

  1. Tenho 29 anos e faço musculação quero tomar thermogenico para dar energia e perder peso más tenho dificuldade para dormir, será que vai fazer bem eu tomar?
    É pode tomar em jejum?

    • Pessoal,sei que é dificil mas vamos fechar a boca e fazer atividades fisicas,vamos amar a Vida,abraçosss

    • Se vc tem problema de insônia não é recomendado. Tenta fazer os exercícios que vc disse que tá fazendo diminuiu a alimentação em carboidratos durante 21 dias coma muita proteína e verá um ótimo resultado, sem ingerir remédios!!

  2. Tenho sopro no coração, posso começar a tomar o Therme Pro?

    • Termogênicos não são recomendados para cardiopatas…consulte antes seu médico para poder avaliar se você pode ou tem necessidade de tomar termogênico.

  3. Comecei tomar extreme 420,meu coração ficou acelerado,mais hj estou melhor estou tomando bastante água, faço duas vezes por semana hidroginástica, preciso emagrecer, mais comprei comprimido posso dessolver na água e tomar

  4. Bom dia, faço uso de medicamentos anti convulsivos no caso Fenobarbital e Torval CR . Posso utilizar algum tipo de termogenico ?!

  5. ola gente, a melhor coisa antes de engerir algum medicamento é procurar um medico, ele fara todos os exames, e dirá se poderar usar os termogenicos…e esta bem claro quem tem problema de coraçao nao pode tomar…cuidado com a saude

  6. tomei esses dias duas capsulas de therma pro e tres BCAA antes de pedalar, mas entre essa meia hora de espera começou a chover muito forte e dai eu pesei que ia explodir se não me exercitasse. esperando a chuva parar deitei na cama e dormi feito uma criança.

    Tenho 30 anos e estou com 91 quilos.

  7. Tomar termogenicos junto com bcaa corta o efeito do termogenicos?

    • Não Meire, não tem nada a ver não ..

      • Mas tudo com a ajuda de um nutricionista, pois a pergunta que deve ser feita é essa: Eu preciso tomar suplemento? Muitas vezes só o alimento já é capaz de resolver as necessidades calóricas, BCCA não tem nenhuma contra indicação, o grande problema está na alta dosagem!

  8. Nunca tinha tomado termogenico, tomei e senti o coração acelerar durante os exercícios. Será q foi piscicologico por q já tem com medo,Ou e normal do termo?

  9. Gostaria de comprar algum thermo, treinei por 5 meses, obtive um grande resultado, mas estou parado a 6 meses, porém voltei ontem. Sinto sensação de inchaço após os treinos abdominais, e também sensação de Azia, poderiam piorar após o uso do produto?

  10. Estou tomando Oxiburn …quando treino a tarde posso toma-lo de manhã ?

  11. Estou passando muito mau tomei termogênico e esto com enjoou um tremor pelo corpo e um pouco de falta de ar e normal sentir esses sintomas?

    • Apesar da cafeína em altas doses como nos termogênicos, resultar em alguns efeitos colaterais, quando eles se tornam mais acentuados, já não é normal. Por isso que todo termogênico precisa ser recomendado por um profissional que irá avaliar de perto as reais necessidades de cada paciente e se ele pode tomar ou não, pois pessoas cardiopatas, por exemplo, ou com outras enfermidades, não podem fazer o uso de termogênicos…Suspenda o uso e passe por um profissional para te avaliar.

    • Olá Juliana, pode ser normal esses sintomas mas procure um medico antes do uso de qualquer termogênico, pos no mercado existe muitos com a dosagem de cafeína a cima então seria bom VC suspender o uso e ver a dosagem e procurar um nutricionista!

    • Tive os mesmo sintomas, porém reduzi a quantidade … de 400 (2 capsulas) para 200(1)
      Estou melhor, e com disposição… porém tenho dificuldade para pegar no sono rápido.
      Se não melhorar, não continue, vá ao médico.
      bjs 🙂

    • Thiago Baptista Pinto

      Boa tarde Juliana, estou com os mesmos sintomas e o que mais me encomiada é a falta de ar, às vezes nem contigo dormir à noite de tanto aperto no peito, você poderia me ajudar com a sua experiência pessoal e me dizer quanto tempo esse efeito colateral durou??? Já estou assim a 5 dias!!!

  12. Tenho 1,62 de altura e estava pesando 73kg.
    Comecei uma dieta há 30 dias:
    Café da manhã, shake com leite desnatado, 2 pedras de gelo, pasta de amendoim, banana e aveia.
    Em todos os intervalos frutas.. maçã, pêra, laranja, abacaxi etc..
    Almoço, sempre legumes, folhas e proteínas. Caso tenha vontade de comer carboidratos, sempre como mandioquinha, inhame ou cará.
    Jantar shake com aveia e maçã.
    Hoje fui me pesar e para a minha surpresa, havia eliminado 6kg, estou com 67kg.
    Comecei a malhar tem 3 dias, porém me sinto um pouco cansada e sem disposição.. já tomei cafeína antes.. não sei quantos miligramas, mas acho que preciso de um termogênico e não sei qual seria o mais indicado!
    Poderia me dar uma dica por favor?

  13. Olá boa tarde!
    Preciso perder peso, iniciei na academia essa semana e estou pensando em começar a tomar o transgênico.
    Estou um pouco preocupada, faz mal a saúde?
    Ou posso tomar se medo?

  14. Por favor minha mulher tem problema de gastrite ela pode fazer uso do termogenico

  15. artigo muito top tira varias duvidas parabéns

  16. termogênicos são ruins pra quem estuda muito? tipo: ruim para o cérebro e concentração

  17. juraci barboza quirino

    tenho esquemia cardiaca posso tomar o kimera

  18. tenho 39 anos, malhei a um ano atras estou voltando agora, e pretendo tomar kimera, pela minha idade tem algum problema?

  19. SAMUEL DE OLIVEIRA ROCHA

    Tomei uma cápsula com concentração de 210. Corri 12 km em 55 minutos, e tive insônia, meu único efeito colateral. Vou tomar novamente, se a insônia persistir vou suspender a medicação.

  20. QUEM TOMA ANTI DEPRESSIVOS, PODE INGERIR TERMOGENICOS?

  21. ola, quem tem problemas de gastrite pode tomar termogênicos.

  22. OI, QUERIA SABER SOBRE O TERMOGÊNICO SPIKE. O PROFESSOR DA ACADEMIA ME INDICOU MAIS QUERIA SABER MAIS ANTES DE TOMAR ELE.

  23. Tomo remédios para ansiedade (fluoxetina) sera que posso tomar algun termogenicos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *