Picolinato de cromo: inibe a vontade de comer doces e auxilia no emagrecimento

Assault da Muscle Pharm

A alimentação saudável e balanceada não somente traz benefícios para a saúde como também pode corroborar para o emagrecimento e para a manutenção do peso. Alguns dos alimentos que devem ser integrados à dieta, sendo consumidos diariamente, são as frutas frescas, os alimentos integrais e os vegetais. Cada tipo, dos anteriormente citados, tem um benefício, ou vários, para à saúde.

O que é e como funciona Picolinato de Cromo

Atualmente, tem-se especulado os benefícios de um componente que é encontrado em vários alimentos e tem proporcionado a possibilidade de pessoas com sobrepeso perderem gordura. O Picolinato de Cromo, um tipo de mineral essencial, que pode ser encontrado em pequena quantidade em muitos alimentos, tem auxiliado no emagrecimento e na manutenção do peso.

Esse mineral atua na diminuição da gordura corporal e no aumento de massa magra no corpo. A atuação do cromo no organismo pode ser visto no aumento da sensibilidade da insulina, principalmente para pessoas que consomem muitos alimentos ricos em glicose, o que poderia causar uma diminuição ou aumento da produção de insulina no organismo. Tal efeito proporciona um acúmulo de gordura, principalmente no abdômen. A partir da melhora da sensibilidade da insulina no organismo, o aumento de saciedade, com diminuição do apetite, também pode ser visto, o que auxilia ainda mais na perda de peso e gordura.

Benefícios e efeitos do Picolinato de cromo

Outro beneficio que a suplementação com cromo tem sido visto por pesquisadores, além do trabalho junto à insulina, é inibição da síntese de uma enzima produzida no fígado, diminuindo, consequentemente, a quantidade de colesterol no sangue. Em relação ao sistema metabólico do organismo, o picolinato de cromo atua, como cofator e unido a outros minerais, na captação da glicose por tecidos, diminuindo sua concentração no sangue e abaixando, também, a possibilidade dessa virar reserva energética corporal. Sua atuação é no consumo de carboidratos, principalmente nos carboidratos simples, como massas, doces, entre outros, que já chega ao organismo com alto teor de glicose pronto a ser usado como energia. A manutenção da tolerância do corpo em relação à glicose pode ser feita no propósito de diminuir a produção de gordura corporal ou excluindo a possibilidade de ocasionar desequilíbrio do pâncreas, o qual poderia causar várias doenças metabólicas como a diabetes, através de consumo de alimentos com cromo em sua composição. Contudo, foi possível observar em estudos que o consumo exagerado de carboidratos causa uma grande quantidade de glicose no sangue, o qual faz com que o pâncreas secrete muita insulina, incitando, também, a liberação do cromo no organismo. Uma vez no sangue, o cromo não é reabsorvido pelos órgãos, sendo excretado pela urina. Sendo assim, por mais que o cromo auxilie na diminuição de formação de reservas corporais, o consumo exagerado de glicose, na forma de carboidratos simples, pode ocasionar o desperdício e, até mesmo, a deficiência nesse mineral.

Esse composto pode ser encontrado em alimentos, porém em menor quantidade, como foi dito anteriormente. Dessa forma, muitas pessoas buscam uma maior quantidade do cromo com o propósito de ter mais resultados a partir dos benefícios do mineral. Através de suplementação, com concentrados de picolinato de cromo, os atletas e pessoas que buscam a diminuição de peso emagrecem e ganham massa magra de maneira mais rápida. Porém, muitos problemas podem ser causados pelo aumento exacerbado do composto. Dores de cabeça, insônia, diarreia, vômitos, anemia profunda, insuficiência hepática e até mesmo mutações genéticas, danos graves no fígado e problemas nos rins foram visto em pessoas e em animais que receberam doses altas de cromo. Devido a isso, a suplementação deve ser acompanhada por um médico e por um nutricionista, para que não cause problemas sérios no organismo.

Onde encontrar o cromo na alimentação

É possível consumir uma quantidade menor e ainda sim desfrutar dos benefícios do mineral. Os principais alimentos com quantidades excelentes para o organismo são: maçã com casca; brócolis; nozes; fígado de boi e de galinha; ameixa; levedo de cerveja; cereais integrais; vinho; espinafre; queijo; cogumelo; germe de trigo; gema do ovo; carne de peixes, aves e carnes vermelhas; alimentos lácteos; verduras; mariscos; entre outros.

O benefício do picolinato de cromo pode ser potencializado quando este é consumido juntamente à prática de exercícios físicos diários. A captação da glicose pelos tecidos do corpo, quando a insulina tem sua produção acentuada, é muito mais eficaz, sendo, portanto, aumentada durante o consumo do picolinato de cromo. Além disso, estudos comprovaram que a concentração sanguínea do cromo é atenuada quando o indivíduo realiza exercícios aeróbicos prolongados, ficando elevada por mais duas horas após o exercício. O grande nível de cromo no sangue causa a excreção do mesmo, como foi abordado anteriormente. Portanto, o exercício deve ser de maneira moderada, para que o atleta possa usufruir do real benefício desse composto.

Dosagem e como tomar o Picolinato de Cromo

A ingestão do pilcolinato de cromo deve ser entre 25 e 35 mcg diário, tomando durante uma das principais refeições, não exagerando no consumo para não ocasionar os efeitos colaterais supracitados, mesmo que o consumo máximo não tenha sido, ainda, estipulado pelos especialistas.

Para consumir o picolinato de cromo consulte um médico e um nutricionista; faça exames periódicos, observando a concentração de cromo no sangue, assim como de glicose e insulina. Sempre tenha o acompanhamento de um profissional do esporte para que este estipule os exercícios que trarão mais resultados para o seu corpo. 

por Raquel Torres Costa Bressan Redatora formada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa.

[ratings]

4 comentários

  1. Vou fazer um teste tomar esse picolinato de cromo, já ouvi relatos de pessoas que falaram que ele é bom e ajuda mesmo emagrecer, eu queria comprar um termogênico tipo lipo 6, mas comecei a trabalhar agora e a grana está curta, então vai essa opção mais barata mesmo. Depois volto aqui para falar sobre os efeitos, inclusive se tiver algum colateral.

  2. Marcia Te aconselho a tomar o Oxyelite no lugar do lipo 6 black

  3. não aconselho usar lipo 6 porque tem muita cafeína e ele pode aumentar a pressão arterial si vc tem muita gordura ele não vai te ajudar perder so vai acelerar o seu coração , não aconselho hj estou tomando remedio de pressão

  4. Pode ser tomado junto com oxyElite…???

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


+ 8 = 16

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top