Página Inicial » Dietas e Nutrição » Leite de soja – Veja todos os seus benefícios e se ele engorda ou emagrece

Leite de soja – Veja todos os seus benefícios e se ele engorda ou emagrece

O leite de soja não faz mal a saúde, pelo contrário, possui excelentes benefícios para homens e mulheres. Conheça agora quais são!

leite de soja

O que é

O leite de soja é um produto extraído da soja. Pode ser feito a partir da proteína isolada de soja ou do extrato da soja. A soja é classificada como uma leguminosa, da mesma família do feijão, e os seus grãos assim como seus produtos derivados são ricos em nutrientes importantes para o corpo, além de possuir diversas utilizações na culinária.

Para que serve o leite de soja

A principal finalidade desse leite á para o uso culinário. Assim como outros leites vegetais, também pode ser incluído na alimentação de pessoas que apresentam alergia ao leite de vaca ou intolerância à lactose.

Além disso, pode ser consumido por vegetarianos e veganos já que esse grupo de pessoas não inclui o leite de vaca na sua alimentação.

Composição nutricional do leite de soja

Apesar de ter a composição nutricional inferior ao leite de vaca, o leite de soja contém nutrientes que se destacam, entre eles as isoflavonas, fitoestrógenos naturais que pode oferecer vários benefícios à saúde.

Outros nutrientes encontrados são: carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B, proteínas e gorduras (estes em menor quantidade em relação ao leite de vaca).

Benefícios do leite de soja

Os principais benefícios que essa bebida pode oferecer são:

1. Pode ser consumido por alérgicos ao leite de vaca e intolerantes à lactose

Esse grupo de pessoas não pode incluir o leite de vaca na sua alimentação. Sendo assim, o leite de soja é um ótimo substituto, assim como outros leites vegetais, sempre aliando o seu consumo com outros alimentos para que possam suprir a falta de alguns nutrientes presentes no leite de vaca como, por exemplo, o cálcio.

O cálcio se encontra em maior concentração no leite de vaca do que no de soja. Porém, essa deficiência de cálcio neste leite pode ser suprida com o consumo de outros alimentos fontes de cálcio como os folhosos verde escuros que incluem o espinafre e o brócolis, por exemplo.

Mas já existe no mercado bebidas à base de soja como o leite que já são enriquecidas com cálcio e podem substituir o leite de vaca normalmente. Mas se você fizer o leite de soja em casa, deve associar ao consumo dos folhosos verdes para suprir, principalmente, a deficiência de cálcio.

Leia também => Leite de arroz – Todos os seus benefícios e receita de como fazer

2. Ajuda a controlar o colesterol

O leite de soja ajuda no controle do colesterol porque possui gorduras mono e poli-insaturadas, gorduras consideradas saudáveis, e é livre de colesterol. Por isso, pode ser consumido por pessoas que apresentam dislipidemias, ou seja, níveis alterados de triglicerídeos e colesterol porque ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos e ajuda a aumentar o colesterol bom (HDL) prevenindo o aparecimento de doenças, principalmente as cardiovasculares.

3. Engorda ou emagrece?

O leite de soja contribui para o emagrecimento porque possui menos calorias comparado ao leite de vaca. 1 copo de 200 ml de leite de soja pode conter de 70 a 90 calorias dependendo da marca. Já 1 copo de 200 ml de leite de vaca pode ter mais de 120 calorias. Além disso, as fibras ajudam nesse processo.

O emagrecimento através dessa bebida de soja fica mais evidente quando é incluída em uma alimentação saudável e quando a atividade física é feita de forma frequente e regular.

4. Ajuda a prevenir o câncer

Esse benefício ocorre pela ação das isofalvonas. Estes fitonutrientes ajudam a combater substâncias prejudiciais, os radicais livres, que danificam as células saudáveis do corpo causando uma série de prejuízos para o organismo e a saúde, entre eles o aparecimento de doenças como o câncer.

Leia também => Leite de amêndoas – Seus benefícios, propriedades e como fazer

5. Melhora a saúde da mulher

O leite de soja ajuda a melhorar a saúde da mulher, principalmente no período da menopausa, por causa das isoflavonas. Estes compostos atenuam os sintomas da menopausa como calor e alterações do humor.

Na menopausa ocorre redução do hormônio feminino, o estrogênio, causando os sintomas já citados nessa fase da vida da mulher. A isoflavona age no organismo de forma semelhante ao hormônio feminino, pois são fitoestrogênios naturais que agem como um repositor natural do estrogênio amenizando esses sintomas.

Além disso, ajuda a atenuar também os sintomas da TPM e ajuda a combater a oesteoporose, uma doença muito comum na menopausa e pós-menopausa que ocorre por causa da redução da deposição de cálcio e outros minerais nos ossos.

As isoflavonas são ótimas opções para quem usa o hormônio estrogênio sintético, já que é uma fonte natural desse hormônio.

Como consumir

O leite de soja pode ser consumido in natura ou pode substituir o leite de vaca em todas as receitas que tenham leite na sua lista de ingredientes.

Além disso, uma utilidade dessa bebida à base de soja é na fabricação de um queijo conhecido como tofu, mito utilizado por vegetarianos, veganos, alérgicos à proteína do leite de vaca e intolerantes à lactose.

Tanto o leite de soja quanto o tofu podem ser encontrados prontos ou preparados em casa mesmo.

Recomendações

Apesar de o leite de soja ser benéfico para a saúde, o seu consumo não deve ser exagerado, pois a soja contém antinutrientes, os fitatos, que podem diminuir a absorção de nutrientes no organismo como alguns minerais.

O leite e outros produtos à base de soja só devem ser consumidos por bebês e crianças somente com indicação e orientação de um nutricionista, pois a soja pode alterar o desenvolvimento hormonal desse grupo. Além disso, como a soja não contém colesterol, pode interferir na formação das células dos bebês e crianças, principalmente as células do sistema nervoso e do cérebro, já que o colesterol é um componente essencial das membranas celulares.

Profissionais da saúde recomendam que quem possui problemas com o hipo ou hipertireoidismo evitem o consumo do leite e outros produtos à base de soja, bem como a própria soja, pois os fitatos presentes nessa leguminosa poderia prejudicar a absorção do iodo, um mineral importante para manter a tireoide funcionando normalmente.

Leia também => Lecitina de soja: para que serve, benefícios e efeitos colaterais

Muitas pessoas têm receio de usar o leite de soja porque já ouviram dizer que ele faz mal à saúde. Porém, o que as pesquisas têm demonstrado é que esse alimento faz muito bem para a saúde, desde que seja consumido sem excessos.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GSuplementos

GSuplementos

Curta-nos no Facebook!