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Proteína de soja: benefícios, mitos e verdades

Hoje vamos falar sobre a proteína de soja e todos os seus benefícios para o nosso organismo. Conhecer também os mitos e verdades dessa proteína de origem vegetal com o maior valor biológico de todas.

A proteína concentrada esta presente em muitos suplementos, entre eles os mais conhecidos são: a Albumina, Caseína e Whey Protein. A proteína de soja é uma proteína vegetal, o que difere o valor biológico. Mas, independente de qual seja a fonte de proteína, suas finalidades são as mesmas: desempenhar funções vitais no organismo é claro, e o que iremos tratar aqui, que é a recuperação e manutenção dos tecidos musculares.

Quais os benefícios na proteína de soja?

  • Por ter grande valor biológico, a proteína de soja é absorvida rapidamente pelo organismo, utilizada em todos os processos no organismo que necessitam dos chamados “aminoácidos essenciais”.
  • A absorção da proteína de soja é relativamente rápida, só um pouco inferior comparada a absorção da Whey Protein, porém muito superior a caseína, já que essa possui um perfil mais lento de absorção, e é usada antes de dormir. 
  • A proteína de soja é uma ótima alternativa para os vegetarianos estritos (que não consomem carnes, leite, ovos e seus derivados), pois além de ser rica em aminoácidos, também fornece vitaminas e minerais.
  • A soja possui compostos orgânicos, chamados de isoflavonas, com grande poder antioxidante, podendo auxiliar na recuperação muscular, e propriedades anti-cancerígenas.
  • Estudos apontam os benefícios do consumo da soja, no tratamento do câncer, pois diminui a atividade de células cancerígenas e ajuda a prevenir os cancros da próstata e das mamas. Além disso, os isoflavonas presentes na soja diminuem os sintomas associados com a menopausa como, por exemplo, a redução da intensidade e frequência das ondas subidas de calor, as alterações da pele, unhas, cabelo e secura vaginal.

Mitos e verdades sobre a proteína de soja:

Por ser uma fonte proteica de alto valor biológico, a proteína de soja tem um grande potencial e papel importante na síntese proteica, que é responsável pela recuperação e manutenção muscular.

A soja tem todos os aminoácidos essenciais, que tem no Whey Protein, só muda alguns níveis desses aminoácidos, que seriam maiores no Whey, entretanto, na proteína de soja temos dois aminoácidos importantes com níveis maiores que do Whey, a Arginina e a L-tirosina, um aminoácido essencial responsável pela produção de dopamina.

Alguns estudos apontam que a proteína de soja tem os mesmo resultados que a caseína e a albumina, que são produtos mais caros. Portanto pode ser uma boa opção, especialmente se já suplementa com outras fontes proteicas.

Um dos mitos em relação a ingestão da proteína isolada de soja por homens, é a interferência na produção natural da testosterona. Esse mito surgiu devido a presença de fitoestrógenos na soja, que são isoflavonas, e possuem estrutura química similar ao estrogênio.

Porém, não afetam os níveis de estrogênios e/ou testosterona no organismo. Podendo ser consumido tanto por homens quanto por mulheres.

No vídeo abaixo Leandro Twin tira maiores dúvidas e fala mais a respeito dos mitos da proteína de soja:

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Qual o melhor horário para suplementar com a proteína de soja?

Se for optar por um horário para suplementar apenas com a soja, o ideal seria no pós-treino, por ser muito eficaz no auxílio da recuperação muscular.

Se utiliza outra fonte de proteína, como o Whey, no pós-treino pode suplementar com o Whey, pois tem os níveis de aminoácidos maiores e é de mais rápida absorção e fácil digestão. E a proteína de soja pode ser utilizada em qualquer outro horário do dia, como por exemplo, ao acordar.

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Outra sugestão, dependendo da intensidade do seu treino e da necessidade de recuperação muscular, seria de combinar essas duas fontes proteicas, (Proteína de soja isolada e Whey Protein) que tem alto valor biológico com diferentes taxas de absorção, e mais a caseína, no seu pós-treino ou antes de dormir. Inclusive existem alguns suplementos que já combinam em sua fórmula, esse mix de proteínas contendo Caseína, Whey Protein e Proteína isolada de soja.

Isso prolongará o efeito da síntese proteica, fazendo os aminoácidos agirem por mais tempo ao longo do dia na recuperação e manutenção do tecido muscular.

26 Comentários

  1. adorei o site.

  2. Obrigada pelas dicas de alimentaçao…

  3. ola, eu estou me suplementando somente com proteina de soja e gostaria de saber a quantidade a ser ingerida e de quantas e quantas horas?
    E durante meu treino estou tomando um energetico, mas tem alguma coisa que possa tomar durante o treino que me ajude a queimar gordura?

    • Ingerir 2 gramas de proteína por peso corporal diariamente, dividida nas refeições a serem feitas de 3 em 3 horas, caso seu objetivo seja ganhar massa muscular.

  4. Ótimo video, tinha muito receio quanto ao uso da proteina de sojá devido ao fato das informações que circulavam a respeito da queda de testosterona, porem nunca vi nada confirmado cientificamente, com esse video o meu receio caiu e com certeza vou incluir a soja na minha dieta.

  5. E quanto a tabela nutricional, os carboidratos irão prejudicar? Estou me suplementando com whey e dextrose e gostaria de evitar mais carboidratos.

  6. muito bom o site

  7. Gostaria de saber se, para quem tem intolerância à lactose, o mais indicado seria esta proteína isolada de soja. Grata.

  8. Cristiane Xavier de Oliveira

    Se eu não treino e tomo proteína de soja isolada, quais os benefícios? Posso estar gastando dinheiro a toa ou engordar???

  9. Eu queria tirar uma divida… a proteina da soja tem absorvição mais lenta certo ? entao posso tomar antes de dormi que ela tera efeito similar a caseina ??

  10. Gostaria de saber como devo tomar proteína da soja

  11. Estou na menopausa tenho calores seria bom tomar proteína da soja, quais são os benefícios

  12. Oi, gosto de consumir a proteína de soja texturizada, é a mesma coisa que a versão em pó? Obrigada.

  13. Estou suplementando com a proteína de soja isolada paguei hoje por 500 gramas 30 reais e consegui melhorar a massa muscular tomando junto vitaminas e minerais concentrado.Abraços!

  14. Eu comprei a proteina texturizada de soja no supermercado. Porém deixei ela de molho e bati com banana e leite.. Queria saber se isso é eficiente tbm, pq no momento to sem $ pra investir :]

  15. Ótimo post, parabéns aos administradores, são sites assim que merecem todos os elogios possíveis.

    Sou Profº de Ed. Física e futuro Nutricionista.

    Congratulations!

  16. David Augusto Gimenez Cabañas

    Pessoal, notei uma elevada quantidade de publicações em sites pessoais, falando dos maleficios da soja, cuidado com esses sites, a maioria nao cita fontes, e quando cita, é de pesquisas isoladas e muito suspeitas, todo alimento deve ser consumido de forma equilibrada, qualquer nutricionista sabe disso, o que faz a diferença mesmo, é variar o cardapio, sempre, arroz e feijao tambem possuem grande quantidade de proteinas, na verdade, todas, repetir o prato entao… voce tem quase 100% do que precisa, com IMC bom para 170 CM por exemplo!.

    os tais antinutrientes, devo lembrar, que todo alimento possui, entao exagerar na soja, é errado, assim como exagerar no café, no leite, na banana.. etc!

  17. muito obrigado pelo exclarecimento, pois tem muita gente q nao toma com medo de criar mama nos homens

  18. Então posso cozinhar a soja, bater com batata doce, clara de avos e leite desnatado??? Isso substituí o Whey?? Alguém pode me auxiliar quanto à isso. Obrigado

  19. Boa tarde.
    Sou bem.magra e tenho dificuldade de engordar. Estou me adaptando para fazer um bulking saudável e gostaria de adicionar o shake e a proteína isolada da soja herbalife. Sabem me dizer se ajudará e se esses produtos da herbalife realmente são bons, de qualidade? Pelo rótulo parece que sim, tem muitos vitaminas e parece ser um bom suplemento. Uma amiga minha que tbm e bem magra adicionou o shake nas refeições para ganhar peso e conseguiu 3 kilos em menos de dois meses.

    • Ah. E comecei a treinar. Aquecimento 10 minutos e depois faço musculação. Será qué esse shake me ajudaria no ganho de massa? Tenho 1,65 peso 52 kilos mas pesava 55 e estava a mais satisfeita.

      Obrigada

    • Eu também tenho dificuldade de engordar, tenho 1.71 e pesava 52 quilos, tomei uma caixa de buclina engordei 8 quilos e depois tomei outra e engordei mais 4, fiquei com 64 satisfeita mais no mês passado emagreci 4 quilos em 1 semana, aí passei tomar proteína de soja com leite fazer agachamentos e em 2 semanas engordei 3 quilos…

  20. Ele refe-se a proteina da soja innatura?

  21. Vera Mara Alves Machado Dias

    otimo tirei todas as minhas duvidas

  22. Vera Mara Alves Machado Dias

    ótimo tirastes todas as minhas duvidas gostei doo video

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