Página Inicial » Emagrecimento » Ioimbina (Yohimbe) emagrece? – Para que serve, benefícios, efeitos colaterais e onde comprar

Ioimbina (Yohimbe) emagrece? – Para que serve, benefícios, efeitos colaterais e onde comprar

O suplemento de Ioimbina (Yohimbe) tem sido usado para emagrecer e ganho de massa muscular. Veja mais sobre essa substância, indicações e a dosagem recomenda para tomar.

Ioimbina ou Yohimbe emagrece

O que é yohimbe ou ioimbina?

Yohimbe ou ioimbina é o nome de uma substância pertencente à classe dos alcaloides. Essa substância é produzida por uma espécie de planta que recebe o nome científico de Pausinystalia yohimbe.

Sua origem e evolução estão na região centro-sul da África. Ela é uma espécie da família Rubiacea, a mesma família do café. Pesquisadores também encontraram ioimbina em Rauwolfia serpentina, uma espécie nativa da América do Sul. As maiores concentrações de yohimbe estão na casca dos troncos das árvores.

Os troncos são raspados para se conseguir a yohimbe. Depois de quimicamente transformada em cloridrato de ioimbina, ela é comercializada na forma de cápsulas ou como ingrediente de suplementos alimentares.

Para que serve Ioimbina?

A Ioimbina vem sendo usada no tratamento de sintomas da depressão e na diminuição daqueles associados ao stress pós-traumático. Como seu efeito principal no organismo é a dilatação dos vasos sanguíneos, ela é indicada também para promover relaxamento muscular e aliviar dores.

A yohimbe também é eficaz como estimulante sexual masculino e feminino. Nos homens, esse alcaloide estimula a produção de testosterona. Nas mulheres, ela permite que os níveis de testosterona fiquem estáveis. Além disso, ela eleva a quantidade de estradiol e diminui a quantidade de cortisol que circula no sangue. Com isso, aumenta a libido.

Benefícios para emagrecer e ganhar masa muscular

Descobriu-se que a Ioimbina tem mais utilidades do que essas citadas acima. No entanto, os estudos ainda são raros. É importante consultar um médico antes de consumir yohimbe.

Para emagrecer

Não é de hoje que a capacidade da yohimbe para ajudar no controle do peso vem sendo avaliada. Um estudo de 1991 verificou que obesos perdiam peso mais rapidamente quando tomavam 5 mg do composto 4 vezes ao dia durante 3 semanas consecutivas. Obviamente, todos os voluntários nesse estudo estavam submetidos a uma dieta contendo baixas calorias. Muitos termogênicos famosos hoje em dia possuem em sua composição a Ioimbina. Dentre os mais conhecidos são Lipo 6 Black da Nutrex, o Oxyelite Pro e EpiBurn Pro da Usp e o Super HD Cellucor.

Hipertrofia

No ganho de massa muscular o uso da yohimbe também parece ser vantajoso. Uma vez que a yohimbe se liga seletivamente a alguns receptores adrenérgicos das células nervosas, ela aumenta a disposição do praticante de atividade física.

Além disso, já que a yohimbe provoca dilatação dos vasos sanguíneos, mais nutrientes e oxigênio chegam aos músculos. Assim, esse alcaloide acelera a reconstrução das fibras musculares lesadas durante o treino de alta intensidade.

Efeitos colaterais da Ioimbina

Pois é, a yohimbe não tem somente virtudes. Alguns efeitos colaterais podem aparecer com o consumo dessa substância. Os mais comuns são:

  • aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos,
  • sem contar com aquecimento corporal e náuseas.

Tanto pessoas saudáveis quanto aquelas que já apresentam distúrbios psiquiátricos podem se apresentar mais ansiosas se tomarem yohimbe. Dois experimentos mostraram que uma dose oral de 20 mg da substância pode levar a palpitações e tremores em portadores de síndrome do pânico.

Alterações comportamentais observadas em usuários de heroína também são descritos na literatura médica depois da administração de yohimbe. Outro estudo mostrou que pessoas que tomaram 0,4 mg/kg de yohimbe apresentaram comportamentos impulsivos com uma frequência maior. Comparadas com essas, os voluntários que tomaram placebo não tiveram a impulsividade aumentada.

Contraindicações

A yohimbe não deve ser usada por crianças, muito menos por gestantes e mulheres em fase de aleitamento.

Pessoas que já estão fazendo uso de medicamentos contra hipertensão e depressão não devem usar esses remédios em conjunto com a yohimbe.

Como tomar corretamente a Ioimbina?

É importante que você verifique a quantidade (em miligramas) de yohimbe presente no seu suplemento dietético. O ideal é que essa informação esteja no rótulo da embalagem.

Uma dose diária que pode ser considerada segura para pessoas não portadoras das restrições acima é 0,2 mg/kg. Significa que para cada kilograma de peso corporal, você pode tomar até 0,2 mg de yohimbe. Então, por exemplo, se você pesa 65 kg, multiplique 65 por 0,2. O resultado (13 mg) é a porção diária máxima de yohimbe que você pode ingerir.

Mas não inicie o uso com essa dosagem máxima. Ofereça espaço para seu organismo se acostumar com o novo suplemento, consumindo doses bem menores e elevando-as gradativamente, sempre com orientação médica.

Quando tomar

O consumo da Ioimbina tem que ser feito pela manhã, quando seu estômago ainda não recebeu alimento. Além do mais, deixe passar um período de aproximadamente 30 minutos após tomar yohimbe para começar o treino.

Caso precise tomar cápsulas de yohimbe ou suplemento contendo essa substância depois de ter se alimentado, espere algum tempo. A comida tem que ser processada antes, do contrário a queima da gordura corporal não vai acontecer.

Você pode tomar yohimbe com outros suplementos, caso seu objetivo seja mais definição na estrutura muscular. Por exemplo, a associação da yohimbe com o suplemento glutamina ou com emagrecedor L-carnetina é uma opção adequada.

O efeito tóxico do cloridrato de ioimbina é potencializado quando usado em associação com alguns tipos de antidepressivos. A yohimbe também pode provocar distúrbios em pacientes que tomam remédios que contém inibidores da enzima monoamina oxidase. Portanto, pesquise se esse é o seu caso.

Preço e onde comprar

A média de preço da Ioimbina vendida em embalagens de 60 cápsulas com 5mg cada, é de R$26,00 até R$58,00. O valor vai depender muito da quantidade de cada embalagem e composição.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GSuplementos

GSuplementos

Curta-nos no Facebook!