Glutamina – O que é, efeitos e como tomar

O que é:

A Glutamina se classifica na categoria dos aminoácidos não-essenciais, ou seja, aminoácidos que são produzidos pelo corpo a partir de determinado metabolismo. A Glutamina é sintetizada a partir do ácido glutâmico, valina e isoleucina, no caso desses dois últimos aminoácidos essenciais citados, chegamos à conclusão que os BCAA’s são as maiores fontes para síntese da Glutamina.

A importância fisiológica da Glutamina:
Apesar da Glutamina ser classificada pela literatura cientifica como um aminoácido não essencial, não quer dizer que ela não seja essencial para nosso organismo, pelo contrário, ela realiza funções vitais para o bom funcionamento de diversos órgãos como pulmões, coração, rim, fígado e intestino. Representando 20% do total de aminoácidos livres no plasma. Nosso organismo também utiliza a Glutamina para o transporte de amônia e nitrogênio pela corrente sanguínea, e é por esse motivo que é necessário manter sempre constante a quantidade de Glutamina no sangue. Além de ser também uma fonte primária de energia para o nosso sistema imunológico, concluindo que sua escassez no organismo pode aumentar a incidência de doenças.
Ela também é necessária para a absorção e a proliferação de células intestinais, prevenindo a deterioração do intestino, além de normalizar a permeabilidade e integridade do mesmo.

Para atletas de atividades físicas de alta intensidade e principalmente praticantes de musculação, a Glutamina tem auxiliado muito na recuperação após os treinos, evitando o catabolismo e o overtraining, pois apesar da Glutamina ser produzida pelo corpo e representar praticamente 60% do tecido muscular esquelético, ainda a necessidade de seu consumo através da suplementação, já que a demanda de Glutamina nos músculos é muito maior do que o corpo é capaz de produzir nos casos desses atletas.
Mas preste atenção, como sempre cito aqui no blog, em caso de pessoas que praticam atividades físicas regularmente, apenas 3 ou 4 vezes na semana, corridas leves, você deve se preocupar e focar apenas na sua dieta quando o assunto for nutrição. Agora quando você frequenta a academia diariamente, e ainda combinado com outros exercícios físicos principalmente os aeróbicos como natação, corridas e as lutas marciais que ainda combinam aeróbicos e anaeróbicos, você passa a exigir mais do seu corpo, ai sim a necessidade de um complemento e é ai que entram os suplementos citados aqui no blog como:
Whey Protein, Albumina, Creatina, e claro a Glutamina tratada aqui nesse artigo.

 

Auxiliando no ganho de massa muscular:
A Glutamina além de auxiliar no funcionamento do organismo, também desempenha um papel muito importante na síntese de proteínas nos músculos, pois poupa o tecido muscular que é catabolizado para prover Glutamina para outras células do corpo, permitindo que o tecido muscular use Glutamina para sintetizar tecido muscular novo, contribuindo para o aumento de força e resistência e diminuindo o tempo de recuperação.
Estudos mostraram também que a Glutamina em pequena dose oral (2 gramas da suplementação), elevou o aumento do nível de hormônio do crescimento.

Como Tomar:

A Glutamina pode ser encontrada isolada em suplementos individuais onde a concentração é bem maior, ou em outros suplementos como Whey Protein e Hipercaloricos.
A dose recomenda, por exemplo, no caso da Glutamina Powder da Optimum que é uma das melhores vendidas aqui no Brasil, é de 10gr diariamente, sendo dividida 5gr após o treino e 5gr antes de dormir. Podendo tomar junto com água ou outro suplemento protéico.
Já a da marca Universal, também uma das melhores, recomenda tomar 15gr, dividida em 3 doses de 5gr ao longo do dia nas refeições.
Eu quando tomo, são 3 doses de 5gr cada, uma ao acordar, pós treino e antes de dormir, totalizando 15gr ao longo do dia.

Efeitos Colaterais:

Na maioria das pesquisas feitas em indivíduos saudáveis que utilizaram essa substância pelo um certo período, demonstraram que seu uso é seguro e que não a risco de efeitos colaterais. Apenas em indivíduos diabéticos seu uso tem que ser controlado por um médico, já que estudos mostraram que diabéticos metabolizam a Glutamina de maneira anormal.

Antes que perguntem aqui no post, a Glutamina não engorda ok.

Qual a Melhor Glutamina?

A quem venha interessar, em minha opinião e das marcas que já tomei, as melhores Glutaminas são: 1° Universal, 2° EAS, 3° Optimum e em 4°  a Dymatize, todas são boas, só quis deixar em sequência.

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, separamos um vídeo que encotramos no YouTube, onde são fornecidas maiores informações:

Abraços e bons treinos.

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76 comentários

  1. Como funciona a glutamina 12hrs da MPH? Realmente faz diferença ou é apenas marketing?

  2. Jeneferson Malheiros

    Boa noite.
    Eu tomo a glutamina da Midway, essa marca é boa e ajuda a ter um bom resultado ?

  3. Eu faço musculação 3 vezes na semana (segunda, quarta e sexta) de manhã cedo. Faço muay Thaí 2 vezes na semana (segunda e quarta ), corro na esteira (Terça e quinta) e faço krav magá aos sábados. Tenho pedras nos rins, Posso tomar Glutamina? Em caso positivo, como? Obrigada. Amei o blog,

  4. cara, estou tomando megapack e não gostei, gostaria de saber se quando acabar o megapack eu posso tomar whey protein e glutamina da universal, agradeço a atenção e aguardo resposta

  5. oi amigo sou corredor a um ano e tenho 49 chegando aos 50 anos , queria melhorar meu tempo e resistencia to investindo numa boa alimentacao , mas sinto que nao da conta , eu ja to fazendo 5km em 22.30 , e to treinando de 5 a 8 km por dia intercalando um dia ate 8km e no outro dia tiros , com descanço somente de um dia na semana com um longao de 16 km por semana , poderia me dar uma dica de suplemento para meu perfil , nao quero molesa quero melhorar minha intencao é correr nop minimo 10km por dia , almentar meu longao para 20km oque vc me indicaria de suplemento para meu perfil? eu só to tomando um compromido de bca antes e um depois do treino , e malto durante ,

  6. ja tomo um pré treino, posso tomar a glutamina antes e depois do treino?

  7. Caro Carlos,
    Treino jiu jitsu duas a três vezes por semana, musculação uma ou duas vezes, e futebol duas vezes também. Nada muito intenso, pois somente treino por prazer e pra manter a forma.
    Comecei há cinco meses no jiu jitsu e estou gostando muito, mas a idade (39 anos) parece que pesa um pouco. Tenho sentido muitas dores nas articulações em razão do jiu jitsu. No início eram mais nos ombros e cotovelos, o que me forçou a reduzir consideravelmente a quantidade de peso na musculação. Agora acho que o corpo já se adaptou um pouco e sinto menos dor nestas grandes articulações. O problema é que as articulações dos dedos estão doendo bastante, todos os dias.
    Gostaria de saber o que seria recomendável em termos de suplemento para evitar lesões e eventualmente amenizar essas dores nas articulações.
    Parabéns pelas postagens, muito esclarecedoras e técnicas.
    Emerson

  8. bem sigo uma dieta bem elaborada pela minha nutricionista, ganhado bastante massa desde que comecei a malhar.Queria saber se para melhorar meus resultados posso tomar a glutamina e o bcca 4:1:1?

  9. Somente um cometário, é muito importante, a melhor forma de absorção de glutamina é em forma de PEPTIDEOS DE GLUTAMINA, COMPROVADA EM MATÉRIA CIENTIFICA , obrigado

  10. valdir araujo do rosario

    pratico corrida de rua 6 vezes por semana, com dois treinos de musculação e um de equilibrio, ja tomei whey hidrolisado, caseína, tomo bcaa há 11 anos, atualmente estou conhecendo dilatech, d-ribose, e coenzima cq 10, gostaria de saber qual desses ultímos se encaixam para as minhas necessidades uma vez que treino para competir em meia maratona, visando resultado de médio rendimento, fico no aguardo da resposta se possivel no meu email, desde já grato.

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