Glutamina – O que é, efeitos e como tomar

O que é:

A Glutamina se classifica na categoria dos aminoácidos não-essenciais, ou seja, aminoácidos que são produzidos pelo corpo a partir de determinado metabolismo. A Glutamina é sintetizada a partir do ácido glutâmico, valina e isoleucina, no caso desses dois últimos aminoácidos essenciais citados, chegamos à conclusão que os BCAA’s são as maiores fontes para síntese da Glutamina.

A importância fisiológica da Glutamina:
Apesar da Glutamina ser classificada pela literatura cientifica como um aminoácido não essencial, não quer dizer que ela não seja essencial para nosso organismo, pelo contrário, ela realiza funções vitais para o bom funcionamento de diversos órgãos como pulmões, coração, rim, fígado e intestino. Representando 20% do total de aminoácidos livres no plasma. Nosso organismo também utiliza a Glutamina para o transporte de amônia e nitrogênio pela corrente sanguínea, e é por esse motivo que é necessário manter sempre constante a quantidade de Glutamina no sangue. Além de ser também uma fonte primária de energia para o nosso sistema imunológico, concluindo que sua escassez no organismo pode aumentar a incidência de doenças.
Ela também é necessária para a absorção e a proliferação de células intestinais, prevenindo a deterioração do intestino, além de normalizar a permeabilidade e integridade do mesmo.

Para atletas de atividades físicas de alta intensidade e principalmente praticantes de musculação, a Glutamina tem auxiliado muito na recuperação após os treinos, evitando o catabolismo e o overtraining, pois apesar da Glutamina ser produzida pelo corpo e representar praticamente 60% do tecido muscular esquelético, ainda a necessidade de seu consumo através da suplementação, já que a demanda de Glutamina nos músculos é muito maior do que o corpo é capaz de produzir nos casos desses atletas.
Mas preste atenção, como sempre cito aqui no blog, em caso de pessoas que praticam atividades físicas regularmente, apenas 3 ou 4 vezes na semana, corridas leves, você deve se preocupar e focar apenas na sua dieta quando o assunto for nutrição. Agora quando você frequenta a academia diariamente, e ainda combinado com outros exercícios físicos principalmente os aeróbicos como natação, corridas e as lutas marciais que ainda combinam aeróbicos e anaeróbicos, você passa a exigir mais do seu corpo, ai sim a necessidade de um complemento e é ai que entram os suplementos citados aqui no blog como:
Whey Protein, Albumina, Creatina, e claro a Glutamina tratada aqui nesse artigo.

 

Auxiliando no ganho de massa muscular:
A Glutamina além de auxiliar no funcionamento do organismo, também desempenha um papel muito importante na síntese de proteínas nos músculos, pois poupa o tecido muscular que é catabolizado para prover Glutamina para outras células do corpo, permitindo que o tecido muscular use Glutamina para sintetizar tecido muscular novo, contribuindo para o aumento de força e resistência e diminuindo o tempo de recuperação.
Estudos mostraram também que a Glutamina em pequena dose oral (2 gramas da suplementação), elevou o aumento do nível de hormônio do crescimento.

Como Tomar:

A Glutamina pode ser encontrada isolada em suplementos individuais onde a concentração é bem maior, ou em outros suplementos como Whey Protein e Hipercaloricos.
A dose recomenda, por exemplo, no caso da Glutamina Powder da Optimum que é uma das melhores vendidas aqui no Brasil, é de 10gr diariamente, sendo dividida 5gr após o treino e 5gr antes de dormir. Podendo tomar junto com água ou outro suplemento protéico.
Já a da marca Universal, também uma das melhores, recomenda tomar 15gr, dividida em 3 doses de 5gr ao longo do dia nas refeições.
Eu quando tomo, são 3 doses de 5gr cada, uma ao acordar, pós treino e antes de dormir, totalizando 15gr ao longo do dia.

Efeitos Colaterais:

Na maioria das pesquisas feitas em indivíduos saudáveis que utilizaram essa substância pelo um certo período, demonstraram que seu uso é seguro e que não a risco de efeitos colaterais. Apenas em indivíduos diabéticos seu uso tem que ser controlado por um médico, já que estudos mostraram que diabéticos metabolizam a Glutamina de maneira anormal.

Antes que perguntem aqui no post, a Glutamina não engorda ok.

Qual a Melhor Glutamina?

A quem venha interessar, em minha opinião e das marcas que já tomei, as melhores Glutaminas são: 1° Universal, 2° EAS, 3° Optimum e em 4°  a Dymatize, todas são boas, só quis deixar em sequência.

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, separamos um vídeo que encotramos no YouTube, onde são fornecidas maiores informações:

 

Abraços e bons treinos.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (44 votes, average: 4,20 out of 5)
Loading ... Loading ...

62 comentários

  1. ana helena canavarros

    Ola tomo o ISO 100 da Dymatize que ja tem Glutamina e gostaria de saber se há necessidade de tomar a Glutamina tb.
    Obrigada

  2. Estou com uma dúvida, quem tem diabetes tipo 1 pode tomar whey protein? Obg…

  3. Detalhe, faço musculação 4 vezes por semana.

  4. olha eu malho pesado a 4 anos tomo suplementação e não vejo resultado, estou tomando agora whey creatina achando que com eles ia ter um resultado bom mais foi igual os outros não serviu de nada, não aumentei nada, gostaria de saber se eu tomasse a glutamina eu ia ter algum resultado?

    • Como está sua dieta? Bem elaborada? Come de 3 em 3 horas? Respeita o descanso nos exercícios? Antes de mudar de suplementos (que são apenas complementos) verifique esses pontos que eu citei, são bem mais importantes.

    • Em 4 anos vc não teve resultado? Olha, certamente vc não segue uma dieta adequada ao seu objetivo ou vc possui alguma deficiência metabólica ou hormonal… De qualquer maneira, aconselho a procurar um endócrino ou um nutricionista… Eles vão adequar sua alimentação e podem pedir exames para saber como andam as suas taxas hormonais …

  5. Boa Noite, gostaria de saber se é necessário tomar junto com a Glutamina outros aminoácidos como BCAA e/ou Creatina. Se não, qual seria o mais importante ou o mais necessário?
    OBS: Não posso tomar Whey Protein devido à acnes.

    • Também nao tomo whey devido as espinhas, e tbm nao tomo nenhum tipo de suplemento, tudo a base de comida mesmo kkk e fora que quando começo a comer mto carboidrato pra crescer as espinhas ja aparecem.. Enfim, pode tomar a glutamina depois do treino com agua so e depois quando chegar em casa mandar frango com ovo e batata ?

  6. excelente site. gostei muito. esclareceu muitas dúvidas, agora queria saber se a glutamina pode ser tomada num shake pós-treino de whey protein + creatina + glutamina + dextrose. estaria correto ou é necessário tomar uma de cada vez aguardando um intervalo entre elas.

  7. Glutamina da Probiotica, é bom?

  8. Olá, gosto muito do blog. Parabéns! Apesar de me alimentar antes do treino eu tb tomo malto+bcaa+creatina. No pós whey+bcaa+malto. Posso incluir a glutamina no pós tb? Abraço

    • Se já tem uma boa alimentação ao longo do dia e pela quantidade de suplementos que já toma, não tem necessidade, muitas das whey de boa qualidade (principalmente as importadas) possuem uma boa quantidade de glutamina em sua composição.

      • Valeu pela dica Carlos!! Mas falando de Whey, sempre fico na dúvida na hora da compra… o que devo levar em consideração para comprar uma boa Whey? Abraço!

        • Qualidade da matéria prima e idoneidade da empresa… isso você vai encontrar mais facilmente nas importadas, nos artigos populares na lateral do site, temos 2 artigos sobre whey, o último eu falo das melhores e mais recomendas whey protein.
          Abs

  9. Oiee!
    Mto legal suas publicações!
    Só nao concordo que quem pratique exercícios 3/4 vezes na semana nao precisa de suplementaçao, como é meu caso, as doses podem ser menores mais necessárias, meu pôs treino feito por um medico do trabalho:

    *Glutamina…………………………………..3g
    *Arginina alfa-cetoglutarato…………..250mg
    *Calcio quelado……………………………200mg

  10. meu marido tem diabete tipo2 ele pode tomar suplementos tipo Bcaa,glutamina. whey?pois ele precisa de resistência para malhar ele precisa fazer uma prova de esforço físico.Podem me esclarecer está dúvida?

  11. Olá! Gostei muito da tabela onde vcs explicam como tomar os suplementos. Mas, eu tenho algumas duvida e acredito que vcs possam me ajudar… Eu treino musculação 3 vezes por semana (circuito) e comecei a tomar alguns suplementos. Tomo da seguinte forma: antes do treino eu tomo um termogenico (420 mg de cafeína) mais BCAA, logo após o treino eu tomo BCAA e o Whey Protein. Administro esses suplementos somente nos dias em que eu treino e eu tomo (5 g) de Glutamina todos os dias antes de dormir. Gostaria que vcs fizessem alguma observação qnto a forma que estou utilizando os suplementos citados. Estou usando de forma adequada??? Posso ou, deve usar tb Creatina??? E de que maneira??? Desde já agraço atenção. Um abraço!

  12. Alejandro Montalbano

    Olá! Eu tomo glutamina da Optimum Nutrition (o mesmo pote verde e preto do vídeo). No entanto, meu whey (tb da optimum, platinum) fala que, somando CAAs e Glutamina, possui 9,8G em total, mas não específica quanto disso é Glutamina e quanto é CAAs. Qual é o risco de, de repente, estar tomando glutamina demais? (Eu tomo somente 5g após o treino, nada antes de dormir). Obrigado!

  13. Olá comecei a academia agora e sou muito magra e andei pesquisando sobre a glutamina e queria saber se eu começar a tomar em poucas doses só pra dá um aumento na massa.Vai prejudicar algo?Obrigada

  14. olá pratico musculação três vezes por semana,é algo leve,a glutamina seria necessária no meu caso?

  15. eu tenho diabete tipo 1 ja regularizei minha glicemia, perdi mtu peso estou pesando 60kg gostaria de saber se whey da dymatize, pode ser tomado por diabéticos do tipo 1 para eu comprar, me ajudem desde ja agradeço… abraços!

  16. meu nome é Paulo comecei a caminhar a um mês, ainda estou com excesso de peso. e estou meu sem animo, indisposto. me indicaram glutamina . gostaria de saber se a glutamina me ajudaria a ter animo e mais disposição para as atividades físicas. obrigado.

  17. Gostaria de saber se posso misturar a glutamina em pó junto com o whey protein após o treino e tomar tudo junto?

  18. Olá. Quero começar a tomar glutamina por causa da minha baixa imunidade. Tomo whey protein todos os dias da Dymatize. A glutamina posso tomar todos os dias ou só nos dias de treinos? Preferencialmente pré treino e antes de dormir? Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


6 + = 14

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top