Página Inicial » Emagrecimento » 6 dicas de como perder gordura abdominal

6 dicas de como perder gordura abdominal

Uma das dificuldades mais recorrentes, a gordura abdominal é um problema bastante comum. Veja 6 dicas de como eliminá-la!

Acredito que a pessoa que “inventar” uma maneira de perder gordura abdominal de maneira fácil e sem esforço, com toda a certeza ficará milionária. Como um método eficiente, seguro e saudável e que ao mesmo tempo, seja fácil e que não demande esforço, é praticamente impossível, vamos mostrar o método tradicional.
Perder gordura abdominal não pode ser um objetivo em específico, pois isto está inserido em um contexto.
6 dicas de como perder gordura abdominal

Já parou para pensar que nós temos uma certa predisposição para acumular gordura na região abdominal e não em outras partes do corpo? Isso acontece por motivos ligados a nossa evolução. Como a gordura é a fonte energética mais abundante em nosso corpo, ela precisa estar disponível de maneira fácil, já que nos primórdios da nossa espécie, a comida não era abundante. Desta maneira, a gordura era estocada no abdômen, para ser rapidamente utilizada quando necessário.

O problema é que hoje a comida é abundante e as reservas de gordura abdominal vem se tornando cada vez maiores. A solução para isso não é das mais fáceis, mas nem de longe é impossível perder gordura abdominal.

Outro problema é que a maioria das pessoas acredita que seja possível perder apenas gordura abdominal, sem mexer nas demais partes do corpo. Já mencionei diversas vezes que somos um todo e não um amontoado de partes.

Para perder gordura abdominal, você precisa mexer em todo o funcionamento metabólico e fisiológico de seu corpo, pois como já falei, não existe queima de gordura de maneira localizada. Por isso, para perder gordura abdominal, você precisará diminuir todo o seu percentual, ou seja, emagrecer!

Leia também: Perder gordura localizada e abdominais para “perder barriga” é possível?

Mas é lógico, que existem maneiras de potencializar esta queima de gordura, fazendo com que você dê um adeus a sua “barriguinha”. Veja algumas destas maneiras!

6 Maneiras de potencializar a queima de gordura, inclusive a abdominal!

1° Dieta regrada:
quer perder gordura abdominal sem dieta? Espera sentado (a). E quem prometer isso, está te enganando na cara dura!   A dieta é fundamental para perder gordura abdominal, mas isso também não significa que você deva sofrer e passar fome. Hoje é mais do que provado que a escolha certa dos alimentos e a disciplina são os fatores que mais influenciam no sucesso de uma dieta.

Existem estratégias específicas, como diminuir a ingestão de carboidratos, além da eliminação de gorduras e açúcares,  mas que precisam ser prescritas por um nutricionista. Lembre-se que para perder gordura abdominal, a dieta é a base de tudo!

2° Use treinos intensos:
Com a dieta equilibrada, chegou a hora de por o corpo para se mexer. Se o objetivo é baixar seu percentual de gordura, os treinos intensos são os mais indicados. Treinos como o HIIT e o Tabata são curtos, fáceis de serem feitos e trazem excelentes resultados!

Além disso, a musculação também é uma ótima aliada, já que ela aumenta a massa muscular e com isso, interfere diretamente no metabolismo basal. O importante neste caso são os treinos intensos, que consequentemente serão curtos e que devem ser executados de 4 a 6 vezes por semana, dependendo de cada caso.

3° Melhore sua postura:
Pode parecer bobagem, mas muitas vezes o aspecto de “barriguinha” se deve mais a má postura, do que a concentração de gordura abdominal. Para isso, aulas de Pilates são as mais indicadas e efetivas.

Leia também: Exercícios que podem ser feitos em casa para perder barriga

4° Trabalhe sempre com grandes grupamentos musculares:
Sabe aquelas aulas que ficaram famosas nos anos 90 de ginástica localizada? Pois bem, elas não são efetivas para perder gordura abdominal, pois movimentam músculos isolados. Quando o objetivo é aumentar o metabolismo basal, o ideal é o trabalho com grandes músculos. Isso se faz com exercícios multiarticulares, que vão solicitar muito mais energia e promover melhores adaptações.

5° Beba muita água:
Este é um fator fundamental para eliminar gordura abdominal, já que a água vai melhorar todos seus processos fisiológicos e com isso, promover uma melhor oxidação das gorduras. Além disso, a água ainda ajuda na manutenção de sua funcionalidade.

6° Fortaleça seu core:
Como falei neste artigo (Core, o que é, como treinar e qual a sua importância!
), o Core é o conjunto de vários músculos estabilizadores do corpo. Além dos músculos da coluna lombar, ainda temos os músculos abdominais. Com o fortalecimento destes músculos, teremos melhora da funcionalidade.
Além disso, com a diminuição do percentual de gordura, teremos ainda uma melhor definição muscular, pelo fortalecimento destes músculos.

De maneira geral, para perder gordura abdominal, não tem muitos segredos. Dieta, treino adequado e descanso, pois somente assim, será possível diminuir seu percentual de gordura. Também é importante ressaltar, que mais do que apenas para fins estéticos, a eliminação de gordura abdominal promove uma melhora na expectativa de vida,  já que a circunferência abdominal é um dos principais indicadores de saúde (ou da falta dela). Lembre-se de sempre procurar um profissional de educação física e um nutricionista, para obter melhores resultados. Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.

8 Comentários

  1. irismelo65@hotmail.com

    Adorei tudo que li ..me ajudou tirando as dúvida que tinha obrigado

  2. Ótimo artigo. Parabéns pelo conteúdo.

  3. Adorei o post, ótimas dicas, só queria saber se posso conciliar os suplementos termogênicos com suplementos para ganhar massa muscular.

  4. Curti bastante, obrigado.

  5. Maria das Graças Neres dos Santos

    Eu gosto muito da dica de vocês aprendi muito obrigado e continue aí nos ajudando muito importante

  6. Maria das Graças Neres dos Santos

    Será que vocês poderia me dar uma dica tô com esporão no calcanhar toda vez que eu corro na esteira sinto muita dor no outro dia eu adoro correr na esteira obrigada

  7. Antônio Carlos da Silva

    Vcs estão de parabéns com boas dicas

  8. Ótimas dicas, com certeza começarei a colocar em prática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!