Página Inicial » Treinos » Exercícios que aliviam a dor no nervo ciático

Exercícios que aliviam a dor no nervo ciático

O nervo ciático, quando gera crises de dor, causa um incomodo e um desconforto crescente. Veja neste artigo, algumas formas de aliviar a dor no nervo ciático!

Exercícios que aliviam a dor no nervo ciático

As crises oriundas da inflamação do nervo ciático, geram muita dor e incomodo. Muitas pessoas, em crises mais agudas, precisam até mesmo, de intervenção médica, com injeções e medicamentos para dores e para combater a inflamação. Em casos mais brandos, é possível que alguns exercícios, possam melhorar as crises.

Mas antes de falarmos dos exercícios que aliviam a dor no nervo ciático, é importante entender o que desencadeia tais crises!

Dor no nervo ciático, entendendo a origem!

A dor no nervo ciático é oriunda de uma inflamação. Portanto, antes de fazer quaisquer exercícios citados aqui, converse com seu médico.

O nervo ciático se estende desde a face posterior do quadril, passando pela parte posterior da coxa, até o dedo maior do pé. Resumindo, ele vai desde a coluna vertebral, até a ponta do pé. Ele é considerado o maior nervo do corpo humano.

As dores no nervo ciático, ou dor ciática, como é comumente conhecida, são oriundas de um processo inflamatório do mesmo. Ao contrário do que muitos pensam, a dor no nervo ciático não ocorre apenas na região dorsal do tronco, podendo ocorrer em outros pontos de sua extensão.

Porém, o mais comum, é a inflamação na região da coluna, mais especialmente na porção lombar.

Há milhares de razões para que esta dor aconteça. Por isso, o tratamento sempre precisa ser orientado por um bom médico.

Porém, em determinados casos, há exercícios que reduzem a compressão sobre o nervo ciático, fazendo com que haja uma redução dos processos de dor.

Exercícios que ajuda a aliviar a dor no nervo ciático (dor ciática)

O que vai fazer com que tenhamos uma redução na dor no nervo ciático, é uma redução da pressão sobre o mesmo. Para isso, em grande parte dos casos, indica-se alongamentos.

Estes, irão melhorar a circulação local, reduzir a tensão muscular e dar mais “espaço” para o nervo ciático.   

Porém, é preciso tomar alguns cuidados. Caso o alongamento seja feito além do limiar ideal, pode ser que ele agrave as dores, por um estímulo em uma lesão já instalada.

Veja alguns exercícios que podem te ajudar a reduzir a dor no nervo ciático.

1- Alongamento do gato

Este é um dos exercícios para aliviar a dor no ciático, dos mais indicados. Ele ajuda a relaxar os músculos que envolvem o nervo ciático, melhora a mobilidade do quadril e não é tão agressivo.

Na posição de 6 apoios, flexione e estenda o quadril, mantendo o controle da respiração.

Leia também => Você possui problema na coluna? Veja como treinar!

2- Alongamento para cadeia posterior

O exercício mostrado aos 35 segundos de vídeo, é muito interessante para a redução das dores no nervo ciático. Ele proporciona um alongamento de glúteo, isquiotibiais e reduz a pressão na região lombar. Ele pode ser feito com elástico ou corda.

É fundamental que você tome cuidado para não alongar demais, para não agravar uma possível lesão.

3- Alongamento de piriforme

Muitas vezes, as dores no nervo ciático são oriundas de uma pressão originada no músculo piriforme. Por isso, é fundamental alongar este músculo, para redução das dores no nervo ciático.

Este exercício mostrado no vídeo, é um dos mais eficientes para esta finalidade. A vantagem de realiza-lo deitado, faz com que ele seja aplicado em muitos casos de dores agudas.

Leia também => Síndrome do piriforme, o que é e como prevenir!

4- Alongamento na bola

Caso você possuir uma bola de pilates, pode usar este alongamento para melhorar as dores no nervo ciático. Como ele é um alongamento controlado, que não vai atuar de forma intensa, ele é bastante indicado para esta finalidade.

5-  Alongamento com bastão

Este é um alongamento que deve ser feito com cuidado, pois pode acarretar em uma piora do quadro. Porém, caso seja viável a sua utilização, ele é bastante interessante para alongar glúteos e isquiotibiais, bem como reduzir a pressão na porção lombar das costas.

Estes são alguns exercícios que podem ser feitos para reduzir as dores oriundas da inflamação do nervo ciático. Porém, elas são abordagens emergenciais. O que devemos priorizar, em todas as situações, é a prevenção.

Reduzir as dores do nervo ciático… A prevenção é a melhor saída!

Para reduzir a incidência das dores no nervo ciático, a melhor opção sempre será a prevenção. Fortalecimento e melhora da flexibilidade são fatores determinantes para que tenhamos uma redução considerável na incidência das crises. Para a questão do alongamento, podemos usar estes mesmos exercícios citados acima.

Leia também => Como manter a sua coluna saudável fazendo musculação?

É fundamental que você faça um trabalho de flexibilidade constante, pelo menos 3 vezes por semana, para prevenir as crises.

Vou agora mostrar alguns exercícios de fortalecimento!

1- Perdigueiro

O perdigueiro é um exercício altamente funcional e que vai atuar diretamente no fortalecimento de toda a região do core. Com isso, ele vai auxiliar a reduzir também, as crises de inflamação no nervo ciático.

Além disso, ele ainda vai melhorar a mobilidade articular e a flexibilidade. Ele pode ser feito em 3 ou 4 séries, de 20 a 30 segundos cada uma, em cada lado, com sustentação de posição.

2- Ponte

A ponte é outro exercício fundamental para a redução nas dores do nervo ciático. Ela vai trabalhar diretamente com o fortalecimento do core, mais especificamente da região lombar e dos glúteos.

Isso vai fazer com que haja mais segurança nos movimentos e mais espaço para as inervações do ciático.

Ele pode ser feito em séries de 3 a 4, com duração de 20 a 30 segundos. Para intensificar o exercício, reduza o apoio, ficando com apenas um pé no chão, por exemplo.

3- Superman

O superman é um exercício que também ajuda a fortalecer toda a região do core e auxilia na redução das dores oriundas da inflamação do nervo ciático. Pessoas com graus mais avançados de inflamações ou frequência elevada, precisam de orientação profissional para realizar tal movimento.

Leia também => Melhores alongamentos para lombar, exercícios que não podem faltar em seu treino!

Estes são alguns dos principais exercícios para aliviar dores no nervo ciático. Sempre salientando que o acompanhamento de um bom médico é fundamental, para que possamos ter um diagnóstico e um tratamento mais assertivo. Sempre treine com a orientação de um bom profissional! Bons treinos!  

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.
CREF: 22643-G/SC

Um comentário

  1. Maravilhoso conteúdo, parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *