Página Inicial » Fitness » Estação de musculação e aparelhos de ginástica, vale a pena comprar?

Estação de musculação e aparelhos de ginástica, vale a pena comprar?

Seja com a compra de aparelhos de ginástica, seja com uma estação de musculação, há muitas pessoas interessadas em treinar em casa. Veja neste artigo, se vale a pena utilizar e comprar tais equipamentos.

Estação de musculação

Aparelhos de musculação, halteres, estações de treinamento. Tudo isso, é constantemente, objeto de procura, para compra, de muitas pessoas. Mas será que eles são realmente efetivos? Há como usá-los de forma segura e com bons resultados? De antemão te digo, sim, é possível. Isso se enquadra para qualquer pessoa? Não. É preciso entender que a utilização correta dos aparelhos de ginástica ou de uma estação de musculação, envolve inúmeros aspectos.

Há muitos pontos que devem ser destacados e pensados em termos de compra de equipamentos para treinar em casa. Afinal, há uma infinidade de ofertas e precisamos ser críticos quanto a sua compra. Caso contrário, eles não passarão de objetos que juntam poeira.

Estação de musculação, halteres ou aparelhos de ginástica, para quem são indicados?

Este é um ponto muito importante. Nem todas as pessoas irão ter bons resultados ao comprar equipamentos para fazer musculação em casa. Prova disso, é que você provavelmente conhece (ou é esta pessoa) alguém que tem tais equipamentos, apenas pegando pó.

A questão a utilização é muito importante. Você terá disciplina para treinar em casa? O que você espera do treinamento? Qual sua experiência com musculação?

Se você não sabe se vai conseguir treinar ou não, é importante pensar se o investimento vale a pena. Além disso, é importante pensar em sua experiência com musculação. Uma pessoa que nunca treinou ou que não sabe ainda, fazer os exercícios corretamente, pode ter problemas ao treinar sem a devida orientação.

Halteres, estações de musculação ou aparelhos de ginástica em geral, trazem bons resultados, se usados da forma correta. Caso contrário, serão apenas um agravante da inatividade, podendo até ocasionar lesões.

Por isso, é importante que você tenha a clareza de que treinamento com pesos é algo sério, que não pode ser feito de qualquer forma. Uma pessoa que não recebe a orientação adequada, pode vir a se machucar ou então, não ter resultados de verdade.

Se esta questão não for um problema, se você contar com a orientação adequada (tenho vários alunos que treinam em casa), então sim, aparelhos de ginástica, halteres ou estações de musculação, são interessantes para você.

Porém, há uma infinidade de produtos no mercado. Veja agora, como comprar os aparelhos mais eficientes para seu caso!

Como comprar os melhores aparelhos para treinar em casa

Aparelhos de ginastica e halteres de musculação

Em termos de aparelhos para treinar em casa, temos que fazer uma divisão. Temos os pesos livres, que basicamente são compostos por halteres, barras e anilhas. Temos também os aparelhos de musculação, que no geral, são compostos de estações de treinamento. Além disso, temos ainda os aparelhos de ginástica, como bolas, aparelhos para abdominais, TRX, bozu e outros.

Cada um deles, em determinado contexto, tem aplicações excelentes. Por isso, para te ajudar, vou falar de cada um deles, de forma separada. Assim, a escolha ficará mais simples.

Halteres e barras para treinar em casa

Itens básicos para quem quer treinar em casa. Halteres, barras e anilhas são altamente versáteis, permitem uma infinidade de movimentos e podem ser usados para treinos nas mais variadas formas.

Dependendo de seu objetivo, nível de treinamento e capacidade de investimento, é possível treinar muito bem, apenas com halteres e barras. Porém, para isso é importante que você não seja um iniciante e que esteja em um bom nível de consciência corporal e de condicionamento.

A questão da carga a ser comprada e muito subjetiva. Para alguém que já treina e usa cargas altas em seu treino, será necessário comprar mais pesos. Porém, para alguém que não usa tanta carga assim, alguns halteres, com pesos estratégicos, anilhas e barras, já são o suficiente.

Falando ainda em pesos livres, há ainda a possibilidade de usar o kettlebell, que é uma peça altamente versátil e que permite que seu treino tenha diferentes estímulos. Pelo fato de ser um peso com uma laça, faz do kettlebell uma peça que permite movimentos mais confortáveis, como por exemplo, o agachamento, ou o swing.

Estação de musculação

A compra de uma estação de musculação envolve, antes de qualquer coisa, a análise do produto. Há no mercado, uma infinidade de opções. Porém, algumas delas são altamente limitadas.

Por isso, é importante avaliar as possibilidades de exercícios que ela proporciona. No geral, a estação de musculação é composta por uma unidade central de carga e por implementos que se ligam através dela com polias.

Isso faz com que tenhamos diferentes possibilidades de trabalho. Porém, dependendo da estação de musculação, temos muitas restrições. Por exemplo, uma estação de musculação que permita apenas um exercício por grupamento muscular, pode não ser uma compra muito boa para uma pessoa bem treinada e que precisa de mais variações.

Além disso, além da estação, você precisará comprar halteres, barras e anilhas. Sem elas, ficará difícil encontrar variações.

Empresas que vendem

Algumas empresas conhecidas e bem conceituadas aqui no Brasil vendem estações de musculação de excelente qualidade. Clicando nos links a seguir você poderá consultar preços e informações mais detalhadas de cada equipamento. Algumas empresas: Kikos, GonewKenkorp.

Aparelhos de ginástica e musculação

O item aparelhos de ginástica é altamente amplo e envolve muitos produtos. No geral, há opções com grande valia e outras, dispensáveis. No geral, eles envolvem bicicletas, elípticos, esteiras, aparelhos adaptados para exercícios específicos (como abdominais, por exemplo) e outros.

Eles podem ser de grande valia, mas para objetivos em específico. Para ganhos de massa muscular, por exemplo, eles nem sempre são viáveis. Um aparelho de ginástica que é bem versátil e que pode ser usado de diferentes formas, é o TRX (fitas que são penduradas no teto).

A compra de aparelhos de ginástica deve ser feita com cuidado, pois há muitos aparelhos que ofertam verdadeiros milagres, mas que sob o ponto de vista da biomecânica, são ineficientes ou obsoletes, em relação aos exercícios livres.

Independentemente de qual seja a sua escolha, em algum momento você precisará de pesos livres. Por isso, é importante jogar na balança se vale a pena comprar os equipamentos, ou treinar em uma academia. Você não terá, muitas vezes, a orientação profissional que precisa em sua casa, o que pode comprometer seriamente os resultados. Algumas empresas conhecidas e até que citamos anteriormente, comercializam aparelhos isolados de musculação, sem ser as multi-estações com vários aparelhos. São elas: A Kikos, outros fabricantes.

Como escolher os melhores equipamentos para treinar em casa?

Inicialmente, para planejar o que você precisa comprar para ter uma “academia” em casa que supra suas necessidades, é preciso avaliar seu perfil. Quanto de espaço para treinar e guardar os equipamentos, você dispõe? De que forma, pretende organizar seus treinos? Qual o seu objetivo ao treinar? Tudo isso, influencia diretamente na escolha.

Já citamos a importância dos pesos livres. Em dado momento de seu treino, independentemente de qual seja seu objetivo, você precisará deles. Em termos de aparelhos, procure uma estação de musculação que ofereça diferentes possibilidades de exercícios.

Em alguns casos, por exemplo, comprar um CrossOver é mais viável do que uma estação de musculação, devido as inúmeras possibilidades que ele oferece.

Além disso, é importante avaliar seu nível de treinamento. Se você é um iniciante, sem qualquer experiência em treinamento, tome cuidado para não comprar equipamentos inúteis, ou que você não irá usar. Procure a orientação de um profissional neste caso.

Aparelhos, halteres e estação de musculação usados

Se pretende comprar aparelhos e estação de musculação usados, alguns itens devem ser levados muito em consideração. São eles:

  • antes de tudo avalie muito bem o custo x benefício;
  • a qualidade dos equipamentos;
  • condições de uso;
  • se estão bem conservados;
  • se o fabricante pode dar assistência caso quebre;
  • se é possível comprar peças de reposição conforme o desgaste.

A academia em casa é uma possibilidade muito interessante, pois te dá liberdade e oferece vantagens em relação as academias. Porém, a compra dos equipamentos deve ser feita com o devido cuidado, para que você não gaste dinheiro da forma errada. Treine sempre com a orientação de um bom profissional. Bons treinos!

Um comentário

  1. Eu prefiro ir à academia!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!