Página Inicial » Dietas e Nutrição » Batata Doce Engorda ou Emagrece? Quais seus reais benefícios?

Batata Doce Engorda ou Emagrece? Quais seus reais benefícios?

Dúvida muito comum é qual a finalidade do consumo da batata doce e se ela pode engordar ou emagrecer. Para isso explicamos nesse artigo quais seus benefícios, composição e melhor forma de preparo.

batata doce engorda ou emagrece

A batata doce há tempos já faz sucesso entre os amantes do mundo fitness, mais será que ela realmente é benéfica para a saúde? O quanto devemos consumir?

Estas e outras respostas você encontra aqui. Confira!

Batata doce e seus benefícios:

batata doce é uma excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, a energia liberada por este alimento é liberada gradativamente para o seu organismo.

Esta é uma grande vantagem para se sentir saciada (o) por mais tempo assim como para impedir o depósito de gordura corporal em forma dos desagradáveis “pneuzinhos”.

Esta também é uma vantagem para os praticantes de atividade física principalmente no pré-treino onde é necessária a energia por tempo prolongado para que se tenha um bom desempenho durante o exercício físico.

Como consequência do bom desempenho durante a atividade o praticante ganha massa muscular de forma mais eficiente.

  • É uma boa opção para compor o cardápio do diabético já que tem baixo índice glicêmico mantendo estáveis os níveis de glicose;
  • Contém vitamina A, C e E. Todas estas vitaminas tem propriedades antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres. O que traz como resultado uma pele jovem, saudável e muito mais disposição para as atividades do dia-a-dia;
  • Contém vitaminas do complexo B que melhoram o funcionamento do metabolismo e também são essenciais para o bom desenvolvimento do sistema nervoso, muscular, sistema imunológico e para manter a saúde da pele;
  • Contém vitamina D. Esta é uma vitamina essencial para a adequada absorção do cálcio e consequentemente para o fortalecimento dos ossos e dentes. Além disso ajuda a fortalecer o sistema imunológico;
  • É fonte de magnésio e potássio, importantes minerais para o relaxamento muscular e para o controle da pressão arterial. Além disso, o magnésio é um mineral naturalmente anti estresse.
  • Rica em ferro o que faz com que você ganhe um reforço extra para o sistema imunológico e se previna de doenças como anemia. O que garante muito mais vitalidade!
  • É fonte de fibras que são responsáveis por darem mais saciedade, melhorarem o funcionamento intestinal ajudando a eliminar as toxinas do corpo;
  • Contém Ômega 3 a gordura do bem que previne a formação de placas de gordura nas artérias mantendo a sua saúde cardiovascular. Além disso, tem ação anti-inflamatória contribuindo para a eliminação das gorduras em excesso;
  • Estudos comprovam que por ser rica em betacaroteno este alimento ajuda na prevenção do câncer como o câncer de mama, útero e ovário. E mais! De acordo com os estudos o consumo dela auxilia na diminuição dos sintomas da pré e pós menopausa.

Batata doce qual a melhor forma de prepará-la?

Este alimento é muito versátil, permite que você a prepare de diversas maneiras como:

  • Assada (seu índice glicêmico pode aumentar nessa forma de preparo);
  • Como purê podendo perfeitamente substituir o arroz ou outra fonte de carboidrato em suas refeições principais;
  • Cozida;
  • Grelhada;
  • Em sopas;
  • Chips;
  • Misturada as saladas;
  • Como petiscos para deixar seu lanche da tarde mais saudável.

 Batata doce X Batata inglesa as diferenças no valor nutricional:

Batata doce e inglesa diferença tabela nutricional e composição

Leia também: Batata-doce roxa ou branca, quais as diferenças? Qual a melhor?

Afinal batata doce engorda ou emagrece?

Como você pode ver este é um alimento com muitos benefícios e que podem ser aproveitados desde que o consumo seja equilibrado, como deve ser a alimentação de quem busca por mais saúde e qualidade de vida.

Mesmo sendo uma fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, se consumido em excesso este alimento pode sim levar ao ganho de peso, por esta razão o ideal é sempre balancear a refeição consumindo a batata doce ou outra fonte de carboidrato e não duas ou mais fontes de carboidratos juntas.

Viu quantos benefícios este alimento traz para a sua saúde? O segredo de quem já o incorporou na dieta e conseguiu ótimos resultados é manter diariamente uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física.

Experimente você também e modifique para melhor a sua alimentação!

Se este post te ajudou de alguma forma, curta, compartilhe, registre os seus comentários. É a sua participação que faz nosso trabalho em prol da qualidade de vida crescer.

Até a próxima.

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!