Página Inicial » Musculação Feminina » Como voltar a forma depois da gravidez? (4 pontos importantes)

Como voltar a forma depois da gravidez? (4 pontos importantes)

Após a gravidez, há uma preocupação recorrente nas mulheres para retornar a forma antiga. Veja neste artigo, algumas maneiras de voltar a forma depois da gravidez!

Treino de musculação depois da gravidez retornar

A gravidez é uma fase que mexe e muito com todo o funcionamento do corpo. Por isso, ela gera uma série de reações, que levam tempo para que sejam absorvidas pelo organismo. Neste contexto, muitas mulheres, após darem a luz, tem dificuldades em voltar a forma.

Isso acontece por diversas razões e é preciso u trabalho específico e individualizado, para que tenhamos melhores resultados.

É preciso entender que o corpo da mulher, mesmo após o nascimento da criança, ainda demora algum tempo para voltar ao seu estado natural. Por isso, estas adaptações, devem ser levadas em conta no retorno aos treinos.

Treino após a gravidez, por onde começar?

Após o momento do parto, é muito importante que a mãe tome muito cuidado com sua saúde. Afinal, ela tem um ser indefeso que depende dela. Além disso, quanto antes ela recuperar seu peso e composição corporal, melhor.

Muitas mães engordam bastante durante a gestação. Isso, além de ser um risco para o feto, ainda aumenta consideravelmente a dificuldade para a obtenção de um retorno adequado as condições iniciais.

Além disso, ainda há o fato de que na maioria das vezes, a mãe está amamentando. Por isso, tanto o treino, quanto a dieta, precisam levar este ponto em conta.

Hoje, já sabemos que não é nem um pouco saudável, para a mãe que deu a luz, ficar muito tempo inativa. Após a recuperação do parto, seja ele cesariana ou normal, devemos iniciar um programa de atividade física.

Entenda que atividade física neste caso, não necessariamente é um treino. Caminhadas leves são a melhor forma de voltar a manter-se ativa. Por isso, é muito importante que o retorno aos treinos, seja leve e gradual.

Ao mesmo tempo, isso não significa que o treino precise ser, por meses, apenas uma caminhada leve. É importante, que após a recuperação total do parto (que muda de mulher para mulher), já iniciemos um trabalho mais estruturado de treino.

Isso vai fazer com que você consiga voltar a forma depois da gravidez, de forma muito mais rápida!

Leia também => Como manter a massa muscular, mesmo afastado dos treinos?

Elementos práticos do treino após a gravidez

1- Progressão de carga e de intensidade é muito importante

Para uma mulher, no período de pós-gravidez, é muito importante que haja uma progressão dos estímulos. Como disse acima, no primeiro momento, que compreende a primeira e segunda semana, geralmente, optamos por uma atividade leve. Muitas vezes, apenas de cunho aeróbico.

Depois desse período, com a liberação do médico, podemos iniciar um trabalho resistido. Porém, ainda com pouca carga e principalmente, com a intensidade adequada para a individualidade da mamãe.

2- Reeducação postural e reaprendizagem motora

Tendo como base que no geral, nos 3 últimos meses de gravidez a mamãe tem um aumento considerável do volume abdominal, precisamos reeducar a postura e principalmente, os movimentos.

Devido a circunferência abdominal maior, o centro de gravidade da grávida se desloca. Com isso, temos uma sobrecarga nos músculos da região lombar. Após a gravidez, é importante reeducar os movimentos, recuperar a mobilidade articular e a coordenação motora perdida. Portanto, no momento em que iniciamos os treinos resistidos, estas devem ser as prioridades. Ou seja, na grande maioria dos casos, a carga é irrelevante.

3- Melhora da força e da resistência

Um retorno ao treinamento, de uma mulher que teve bebê, precisa partir do básico. Resistência muscular e aeróbica e força, devem ser as qualidades físicas de base. Elas serão fundamentais para que o treino seja sustentável em longo prazo e que tenhamos um correto desenvolvimento muscular. Somando isso, ao item citado acima, teremos o período de base.

Para uma mulher que passou por um parto, tendo em vista o tempo de recuperação, precisa de 3 a 4 meses, de um treino de base. Isso pode variar de acordo com a idade, o nível de treinamento, a dieta e o histórico de saúde. Mas no geral, sem maiores complicações no processo, é este o prazo.

4- Dieta é fundamental

Para voltar a forma depois da gravidez, dieta é uma das bases. Além disso, a mãe precisa pensar também na questão da amamentação. Por isso, a dieta precisa ser baseada em alimentos de qualidade, com calorias que de fato, nutram o corpo.

Esta não é uma fase muito interessante para a ingestão de suplementos. Eles podem não ser muito saudáveis e prejudicar o leite materno. Quem vai definir se os suplementos são necessários ou não, é o médico e o nutricionista.

Leia também => Está retornando ao treino depois de um longo período? Veja essas 6 dicas!

O treino para voltar a forma depois da gravidez é muito específico. É preciso neste momento, muito cuidado e paciência. Além disso, se o período de gravidez foi bem estruturado, a mulher se manteve ativa e com uma dieta equilibrada, este processo de retorno é muito mais fácil.

Treine sempre com a orientação de um bom profissional! Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!