Página Inicial » Suplementos » 5-HTP – Para que serve, benefícios, contraindicação e efeitos colaterais

5-HTP – Para que serve, benefícios, contraindicação e efeitos colaterais

A substância 5-HTP tem apresentado excelentes resultados no controle do apetite e emagrecimento, além da redução de estresse e ansiedade.

5-htp para que serve

O mal estar pode funcionar de maneira cíclica. Quando você percebe que não consegue perder peso, fica em baixo astral.

O que acontece depois disso? Tenta afogar as mágoas comendo coisas que não fazem bem à saúde. E ao invés de perder peso, acaba ganhando ainda mais.

Aí, quando a você nota que não dá mais para continuar assim e precisa começar um regime, se dá conta de que precisaria abandonar muitas coisas e abrir mão de outras. E o que acontece? O ciclo se repete!

E se existisse uma substância capaz de ajudar você a perder peso, deixar você mais feliz e acabar com qualquer quadro de ansiedade ou depressão?

Sim, ela existe! E se chama 5-HTP, uma substância naturalmente produzida pelo nosso organismo.

O que é 5-HTP?

Tudo começa quando triptofano passa por um processo de conversão e se transforma em 5-HTP, que posteriormente se converte em serotonina. A serotonina é um hormônio que causa a sensação de bem-estar!

Mais do que isso, ela é responsável também por características sobre as quais não temos controle, como a fome, o sono, sede, e nossas mudanças de humor.

Tanto é que baixas quantidades desse hormônio em nosso organismo não só não ajudam no processo de perder peso como ainda dão origem a doenças como ansiedade, depressão, síndrome do pânico, etc.

Porém, apesar de o 5-HTP ser um derivado direto do triptofano, a ingestão desse aminoácido não aumenta necessariamente a quantidade de 5-HTP.

Mesmo que o triptofano seja encontrado em alimentos naturais, às vezes é preciso fazer o uso de suplementos para aumentar a quantidade de serotonina através da conversão do 5-HTP.

Para que serve a 5-HTP? Ela me ajuda a perder peso?

A 5-HTP não serve apenas para perder peso, mas sim para que as quantidades de serotonina e melanina sejam reguladas.

Na verdade, a substância em si não emagrece por algum processo bioquímico, como a vitamina C, que utiliza lipídeos para a produção de energia.

Só é possível emagrecer com o 5-HTP porque ao regular os níveis de serotonina no sistema nervoso, os quadros de ansiedade diminuem ou desaparecem.

E uma das consequências da ansiedade é a compulsão por se alimentar, fazendo com que a pessoa ganhe mais peso.

Mas essa não é a única função da 5-HTP. Seu uso pode ser trazer uma série de benefícios para quem a toma.

Confira abaixo alguns dos benefícios da 5-HTP, dentre eles, como perder peso!

Quais são os benefícios da 5-HTP?

Dentre os benefícios trazidos pela 5-HTP, podemos destacar:

  • Controle do apetite;
  • Consequente emagrecimento;
  • Redução de estresse;
  • Redução da ansiedade;
  • Tratamento da depressão;
  • Insonia;
  • Proporciona melhores noites de sono;
  • Diminui dores de cabeça;
  • Melhora no humor.

Controle de apetite

O que faz as pessoas não conseguirem perder peso (desconsiderando qualquer problema de natureza genética) é o desequilíbrio de hormônios como a serotonina e a endorfina.

Acontece que a 5-HTP, quando convertida em serotonina, faz com que a pessoa se sinta satisfeita mais rapidamente, sem a sensação de que ainda está com fome.

E, por não comer em excesso (e coisas gordurosas ou com muito açúcar), perdem peso. Estudos já foram feitos comparando pessoas que tomaram o suplemento e pessoas que não tomaram, e foi constatada uma leve mudança em quem conseguiu perder peso tomando o suplemento.

Redução de estresse e de ansiedade

A redução do estresse e da ansiedade pelo uso da 5-HTP ainda não é um consenso, e alguns testes estão sendo feitos.

Por enquanto, testes feitos em animais já provaram que essa substância tem sim o efeito de redução dos níveis de estresse, o que é perfeitamente normal, já que ela regula a serotonina.

E não é só isso. A 5-HTP não só reduz esses níveis como ainda funciona como um excelente preventivo para casos de síndrome de pânico ou perturbações durante a noite para quem tem dificuldades para dormir.

Sua eficácia não é 100% comprovada, mas alguns estudos já estão indicando que pode ser uma excelente solução natural para combater esse tipo de problema. Consequentemente, a pessoa ganha mais qualidade de sono.

Mais saúde em geral

Além de conseguir perder peso, ter uma melhoria no sono e na qualidade de vida em geral, dores de cabeça podem ser evitadas, assim como mudanças repentinas de humor.

Entretanto, não há dados suficientes sobre os resultados de testes feitos com pessoas que sofrem de enxaqueca.

Mas quanto à mudança de humor, vários testes já comprovaram que quando a serotonina está desregulada, a pessoa tende a mudar de humor facilmente.

Isso é o que muitos remédios para ansiedade fazem, a regulação do hormônio, fazendo a pessoa se sentir mais saciada. O problema é que a maioria deles traz junto uma série de efeitos colaterais.

E, por falar nisso, será que o 5-HTP também traz efeitos colaterais para o organismo? Qualquer pessoa pode tomar?

Quais são os possíveis efeitos colaterais da 5-HTP?

Apesar de o 5-HTP ser um produto do triptofano, um aminoácido natural obtido através da alimentação, o consumo em suplementação pode trazer alguns efeitos colaterais.

Alguns dos efeitos são bem comuns, e podem atacar qualquer pessoa, como:

  • Dores no estômago;
  • Dores nos músculos;
  • Enjoos;
  • Disenteria;
  • Cansaço excessivo;
  • Problemas relacionados à prática sexual;
  • Mudanças repentinas de humor;
  • Ansiedade e depressão.

Contraindicações

O 5-HTP ainda apresenta vários efeitos colaterais que podem atacar em situações mais específicas. Por esse motivo, tomar o suplemento com o único intuito de perder peso é um erro!

  • Houve registros de portadores da Síndrome de Down que chegaram a ter convulsões pelo uso constante do suplemento. Não se sabe ainda a causa exata, e ainda estão sendo feitos estudos sobre os casos.

Além disso, caso você esteja fazendo o uso de algum medicamento é necessário passar antes por uma consulta médica para ter a certeza de que o consumo de 5-HTP não irá interferir no funcionamento dos medicamentos.

  • O modo como a 5-HTP age pode interferir diretamente na função de outros remédios, potencializando ainda mais os efeitos. Por exemplo, remédios que diminuem a pressão sanguínea jamais devem ser usados junto com a 5-HTP, porque a junção os dois pode fazer a pressão cair para níveis drásticos.
  • O mesmo se encaixa para pessoas que possuem qualquer tipo de distúrbio mental. O uso de 5-HTP pode potencializar o efeito da doença, levando a quadros muito mais graves.
  • O uso não é recomendado para pessoas dependentes químicas, pessoas com depressão (principalmente as pessoas que já tentaram o suicídio de alguma maneira) e gestantes. O uso da 5-HTP pode causar danos irreversíveis.
  • Pessoas portadoras de Diabetes e com qualquer tipo de problema no fígado também não devem consumir.

Portanto, antes de se automedicar com o suplemento, passe por uma consulta médica. Mesmo que você não tenha nenhum dos problemas listado acima, ainda precisará passar por uma avaliação para verificar se não possui qualquer tipo de alergia a essa substância.

E, caso não tenha alergia, mas esteja passando por algum tipo de tratamento que envolva o uso de uma medicação por tempo indeterminado, passe antes por uma consulta médica também. As consequências por ignorar a própria saúde podem ser severas!

Como consumir corretamente a 5-HTP?

Assim como qualquer outro remédio ou suplemento para perder peso, é difícil e até precipitado definir uma quantia certa.

Isso depende de vários fatores, como o gênero, a faixa etária, se a pessoa é saudável ou possui qualquer tipo de problema de saúde, etc.

Mesmo sendo um produto natural, extraído de vegetais, a quantidade errada de 5-HTP pode provocar reações adversas em quem consumir.

Além disso, existem diferentes doses para diferentes objetivos. Eles podem ser, por exemplo, perder peso, dormir melhor ou reduzir os níveis de estresse, depressão e ansiedade.

Para emagrecer, por exemplo, as doses são as mais altas, próximas de 900mg por dia, podendo ser dividida em mais de uma dose.

Já para dormir melhor, as doses são muito menores, ficando entre 50 e 100mg. Isso para ter uma melhor noite de sono. Quem sofre com problemas crônicos ou tem dificuldade para dormir deve elevar em até cinco vezes essa quantidade.

Preço e onde comprar

Realizamos um pesquisa em lojas virtuais e farmácias de manipulação que vendem o 5-HTP. O frasco com 30 cápsulas com 50mg cada cápsula, tem seu preço em torno de R$18,00. O preço pode variar conforme quantidade de cápsulas e posologia. Clicando no botão baixo você poderá consultar outras informações, quantidades e comprar o 5-HTP pelo menor preço.

Comprar 5-HTP 100mg pelo menor preço

Já para a redução de estresse e ansiedade as doses dificilmente passam de 300mg por dia. Como você pode ver, as doses corretas são muito importantes e podem atuar em diferentes segmentos. O consumo precipitado para perder peso pode ser mais nocivo do que você imagina, até mesmo servindo como gatilho para algum problema que ainda não se desenvolveu em seu corpo.

Leia também: Faseolamina – Saiba para que serve e seus benefícios no emagrecimento

Como alguns dos efeitos colaterais são sonolência, dores musculares e dores no estômago, o ideal é que você divida as doses. Se for tomar uma quantia para emagrecer, por exemplo, que é de 900mg, caso seja tomada em dose única, esses efeitos podem aparecer com muito mais facilidade.

Nunca tome duas doses consecutivas caso tenha se esquecido da primeira. Isso pode agravar ainda mais os efeitos colaterais em seu organismo!

E, mais uma vez, é bom ressaltar que seja o seu objetivo perder peso ou qualquer outro citado acima, jamais abra mão de uma boa alimentação para fazer uso exclusivo do suplemento.

Uma alimentação saudável e equilibrada é a chave para que você mantenha seu organismo funcionando corretamente e em sintonia com todos os sistemas.

Relatos sobre os resultados

Se você gostou do nosso artigo de hoje, deixe o seu like abaixo e não se esqueça de compartilhar o post!

Caso tenha ficado com dúvidas, não deixe de colocar o seu relato ou comentário abaixo. Ficaremos felizes em responder as suas dúvidas! Se você já estiver tomando a 5-HTP, conte-nos a sua experiência e compartilhe com os outros leitores. Não se esqueça de manter uma boa dieta em dia.

14 Comentários

  1. tive um aneorisma ano passado fiz cirurgia de clipagem posso tomar 5 htp ou nao tenho diabetes tbem tomo insulina duas vezes ao dia

  2. Acima está dizendo que o 5htp pode causar sintomas de ansiedade e depressão. Bom, eu acho que essa informação é enganosa. Isso porque, se o 5htp se transforma em Serotonina – que é o hormônio do bem-estar – e a Serotonina se transforma em Melatonina – hormônio que causa o sono -, como pode o 5htp causar sintomas de ansiedade e depressão? Inclusive o Dr. Lair Ribeiro, grande conhecedor dessa substância e de outras, sempre indica o 5htp pra quem sofre de ansiedade e depressão. Mas fiquei muito grato pelas informações desse site sobre o 5htp. Valeu!

    • tenho transtorno de ansiedade, passaram para mim esses medicamentos que so pioram, como rivotril e exodus. Tomei o 5htp e me sinto bem melhor e feliz

  3. Não entendi bem, o médico indicou esse medicamento para tratar os estresse e a ansiedade, mas os efeitos colaterais acima dizem o contrário, alguém pode esclarecer algo sobre.

    Alguns efeitos colaterais:
    Cansaço excessivo;
    Mudanças repentinas de humor;
    Ansiedade e depressão.

  4. Gostaria de dar a minha contribuição, baseada na minha experiência e relatos de Internet. Esses remédios, tais como o 5htp e outros inibidores seletivos de receptação da serotonina, são excelentes e altamente eficientes, podem trazer uma melhora em 100% nos quadros de ansiedade, depressão e outros transtornos (Obs. Alguns são vendidos apenas com receitas, portanto só um médico especialista pode receitar). Contudo, por um motivo desconhecido, algumas pessoas não apresentam a melhora que deveriam. Isto faz com que o médico psiquiatra necessite trocar o medicamento até que o paciente se de bem. Em outros casos, o remédio pode não ser adequado, em face do diagnóstico errôneo. Assim, sempre fale com detalhes tudo que está passando.
    Por incrível que pareça, algumas pessoas relatam que pioram dos sintomas que tem, isso realmente acontece até o organismo se adaptar aquela nova substância que está sendo ingerida. Porém, em outros casos, mesmo passado o período de adaptação, algumas pessoas não melhoram, o que faz com que se entenda que aquela substância não é adequada. Posso deixar o nome de alguns remédios ótimos e eficazes aqui, que vc poderá pedir para o seu médico passar na quantidade adequada aos seus casos: paroxetina, sertralina, amitriptilina, etc. Muitos tem a terminação – Ina, e estes tipos são os que apresentam menos efeitos colaterais, e também não viciam. Cada pessoa tem um organismo diferente, e se não se der bem com estes remédios, passado o período de adaptação de 2 semanas a 1 mês, o que após irá se sentir alegre, feliz e motivado, sugiro procurar tratamentos alternativos, como florais, massagem, ou ervas em cápsula vendidas em drogarias. Procure tentar fazer reiki, fazer uma limpeza astral, etc, quem procura acha. Desejo a todos vocês a paz do Senhor Jesus!

  5. Tenho púrpura, será que posso fazer uso desse medicamento?

  6. Posso tomar 5 htp?, uma vez que uso antidepressivos. Quantos dias devo parar para tomar 5htp?

    • recomendo que você troque os antidepressivos( que atuam na recaptação de serotonina, pra saber quais são, fale com seu médico. Troque todos por 5HT; não existe colateral, e não te tendenciam ao suicídio-assim como os medicamentos,rivotril,prozac etc. Largar estes, vai ser a melhor decisão de sua vida.

  7. Eugenio de Oliveira Prado

    posso tomar 5htp, junto com alprazolam

  8. Tomo antidepressivos a anos e não estou me sentindo bem. Posso tomar 5htp?

  9. LI EM DIVERSAS MATÉRIAS NA INTERNET QUE EM TORNO DO ANO 1989 VÁRIAS PESSOAS TIVERAM SERÍSSIMOS PROBLEMAS DE SAÚDE COM O L5HTP, INCLUSIVE EM TORNO DE 40 MORTES. E AGORA? OUVE NOVOS ESTUDOS? É REALMENTE SEGURO? COMPREI O MEDICAMENTO E NÃO TENHO CORAGEM DE USÁ-LO, EMBORA ME ENCAIXE PERFEITAMENTE AO USO DO PRODUTO. GRATO PELAS RESPOSTAS.

    • Fui fazer uma pesquisa sobre isso que você relatou. O 5-HTP é feito a partir da semente de uma planta africana, chamada Griffonia Simplicifolia, e tem atuação melhor que o L-Triptofano, que é feito a partir
      de bactérias. Em 1989 uma empresa que produzia L-Triptofano , modificou essa bactéria, o que provocou mortes por causa de uma doença auto-imune no organismo. Eu sofro de Ansiedade, as vezes atk de pânico, muito estresse e fiz a compra do 5-HTP, mas to sem coragem de tomar, de tanto pesquisar alguns efeitos colaterais como Agitação, nervosismo e taquicardia, que é o que eu quero evitar. Mas hoje farei uso, se der ruim eu paro, se der bom espero que seja a solução desses problemas que limitam minha vida.

      • Quanto mais vc procurar, menos coragem terá de tomar. Até um simples analgésico tem efeitos colaterais, não dê importância a isso, pois agrava a ansiedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!