Tribulus terrestris: A erva afrodisíaca usada também no ganho de massa muscular

Tribulus Terrestris planta e suplemento

Muitos alimentos naturais são potentes para auxiliar no ganho de massa muscular ou na perda de gordura. A grande maioria de ervas com grande poder medicinal ainda não foi descoberta, principalmente devido à falta de estudos sobre as propriedades e características de tais plantas.

Porém, algumas ervas já estão sendo utilizadas para diversos fins. Uma dessas ervas, a Tribulus, tem tido atenção redobrada dos cientistas para pontuar as reais características, bem como os efeitos benéficos e colaterais que ela pode oferecer ao usuário. A planta Tribulus terrestris é uma erva daninha originária da Índia, que também é conhecida pelo nome de videira da punctura, abrolhos e abre olhos.

Efeitos do Tribulus Terrestris

Inicialmente, foi descoberto que a erva conseguia aumentar a produção de testosterona, de espermatozoides e aumento da libido, este último tanto para homens quanto para mulheres. Essa planta era muito usada, desde os tempos mais remotos, como afrodisíaco, especialmente pelas suas principais características em aumentar a produção de hormônios ligados ao desempenho sexual.

Entre experiências científicas, foi possível observar um grande aumento do LH e da testosterona, assim como do estrogênio. Tais hormônios estão ligados ao apetite sexual. Porém, não é somente para a melhora da libido que a planta é usada, muitas pessoas adicionam o uso da Tribulus Terrestris como suplemento para o ganho de massa muscular. Devido ao alto nível de testosterona que é produzida no organismo ao se consumir a erva, é possível ver um grande aumento na resistência e na força do corpo, além de melhorar a densidade mineral óssea, causar melhoria no metabolismo e no sistema imunológico.

O nível alto de testosterona no corpo é responsável, não somente pelo aumento da libido e do desempenho sexual, mas, também, de melhorar o anabolismo muscular, ou seja, fornecer uma maior definição muscular e aumentar a massa magra, diminuindo o teor de gordura corporal. Em outro artigo aqui no blog nos falamos mais a fundo sobre a testosterona, leia aqui.
Outros benefícios foram citados por pesquisas sobre as substâncias contidas na planta, como:

  • a melhoria na ovulação e na libido, para mulheres;
  • melhora de dores de cabeça e o humor;
  • diminui o cansaço e teores de colesterol;
  • e aumenta a autoestima.

Muitos atletas fisiculturistas fazem uso dessa erva com o propósito de aumentar o teor de testosterona no sangue e, consequentemente, melhorar suas performances durante os treinos musculares, dando maior força e resistência, além de causar maior definição muscular.

Como tomar e Dosagem do Tribulus Terrestris

A maneira de usar esse suplemento ainda não tem um padrão, mas normalmente os usuários tomam uma dose de 750 mg ou 1500 mg, em que dividi-se esses valores durante o dia. Ao fazer dessa maneira, é possível ver respostas do organismo mais rápidas e eficientes. O efeito da erva pode diminuir com o uso prolongado, portanto aconselha-se que ela seja usada em ciclos, para não perder sua força e eficiência. Ciclos de 3 semanas, em que o usuário segue tomando 750 mg ou 1500 mg, divididos no decorrer do dia; depois, entre 1 e 3 semanas, sem fazer uso do mesmo.
Grosso modo falando, na forma de suplementos, a erva Tribulus Terrestris se encaixa na categoria de pró-hormonal (natural), temos um artigo específico aqui no blog onde falamos só dos pró-hormonais onde pode ser visto aqui.
Mas aqui no Brasil, a Anvisa classificou a erva Tribulus Terrestris como um fitoterápico na categoria de Agente Ergogênico Nutricional, resumindo, não pode ser vendido como suplemento alimentar, apenas em farmácias de manipulação.

Muitos usuários de esteroides anabolizantes tem usado a Tribulus Terrestris para estimular a produção endógena da testosterona ao final dos ciclos, conhecida como terapia pós ciclo (TPC), já que os níveis de testosterona caem muito durante o uso dos anabolizantes, não vou me aprofundar muito nessa parte já que muitas dessas pessoas que fazem esse tipo de TPC, não fazem exames para comprovar mesmo se os níveis hormonais foram normalizados após uso, assim como também não existem estudos que comprovem a eficácia.

Esse produto pode ser usado por homens e mulheres que desejem ter um aumento no desempenho durante o treino muscular. Além daqueles que querem aumentar a eficiência da musculação, pessoas que estão fazendo dietas restritivas prolongadas, homens que estejam tendo declínio no hormônio testosterona, e usuários de esteroides e pessoas com hipogonadismo também podem utilizar o Tribulus. Porém, para que ocorra aumento de testosterona no organismo é necessário que tenha o mínimo de gordura corporal para isso. Tendo em vista isso, pessoas muito magras e que tenham já um baixo teor de gordura não são aconselhadas a fazer uso do produto.

Para adicionar o suplemento Tribulus ao seu treino físico, primeiramente, é importante consultar um médico e um profissional do esporte para que sejam feitos exames. É importante que o atleta fale para seu médico sobre as possibilidades e a melhor maneira de usar o suplemento.

por Raquel Torres Costa Bressan Redatora formada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading ... Loading ...

22 comentários

  1. Legal o artigo, só ficou faltando os efeitos colaterais! Abraços

  2. já que o tribulus se encaixa na categoria de pre-hormonais, os efeitos colaterais são os mesmos? sua venda é autorizada no brasil?

    • Pro-hormonal natural….no Brasil ele não pode ser vendido como suplemento alimentar, ele foi classificado como agente ergogênico nutricional, um fitoterápico….pela lei ele só pode ser vendido em farmácia de manipulação, em estudos feitos apontaram que não tem nenhum efeito adverso ou colateral pelo uso da tribulus terrestris, por isso que não coloquei no artigo, mas já deixo aqui para os próximos leitores….
      Uma fonte inclusive cita vários estudos que apontam inclusive a tribulus terristris no tratamento de doenças:
      http://www.raysahelian.com/tribulus.html

      Já os pro-hormonais sintéticos possuem sim efeitos colaterais…

      Abs

  3. A planta tribullus triturada que e vendida em lojas de produtos naturais, tem o mesmo efeito que os suplementos de tribullus? Qual seria a dosagem recomentada para este?

    • Precisa ver a concentração, em forma de suplementos a concentração é bem maior….então precisa ver a concentração desse produto vendido, quem vai te informar melhor é a própria loja, inclusive a quantidade a ser tomada.

  4. Estou pensando em utilizar esse produto, mas tenho duas dúvidas:

    - Pode interferir no OxyElite PRO?
    - Pode causar espinhas?

    Abraços,

  5. Tomei Tribulus por várias vezes e posso dizer que realmente funciona.
    Não notei grandes diferenças no treino, ou mesmo nos resultados, visto a quantidade de suplementos ultilizados na epoca (Whey, Arginina, Albulmina,Vit C), mas no quisito lidido os resultados foram fora do comum.
    O apetite sexual almenta de forma notoria.
    Claro que o efeito pode variar de organismo pra organismo, mas tomo como válido o investimento neste, já que não existem contra indicações.
    Para aqueles que tem tendencia a calvice cuidado, pois o cabelo cai que é uma maravilha^^
    Grande abraço a todos

    • Ola Daniel!!!Gostaria de saber se tomando uma dose de 250ml por dia de tribulus terrestre o cabelo cai.Se vc puder responder no meu e mail eu te agradeço.abç

  6. medicamento p/emagrcer e p/queimar gordura localizada for enviar-me os preços de cada um.Ieu gostaria muito de saber se o tribulus terrestres ajuda a queimar gordura pq.eu o comprei tendo essa informação por favor me ajudem

    • Monica, não tenho conhecimento científico a respeito, mas não creio que este “medicamento” deva ser ingerido por mulheres, já que o efeito causado por ele é justamente estimular o produção de testosterona (Hormonio tipicamente masculino) que ocorre em menor quantidade no organismo feminino.
      Podem ocorrer alterações indesejadas no seu corpo.
      Existem muitas notícias na internet TOTALMENTE descomunais a respeito de medicamentos…
      O correto seria você procurar um especialista (Médico), e tirar suas dúvidas, porque com saude não se brinca…
      Um abraço

  7. eu posso tomar tribulus mesmo se eu estiver tomando ZMA? ou devo optar por 1 dos suplementos…

  8. Tenho ouvido comentários sobre um eventual aumento da taxa de PSA. Algo de real nessa informação?

  9. estou com 47 anos estou tomando em capsolas estou me sentido cada dia MELHOR

  10. Ola, afinal de contas, mulher pode ou não pode tomar o tribulus.

    obrigrada,

    sandra

  11. Dica: para quem usa Tribulus. Existem dois suplementos com os mesmos efeitos. O de cogumelo e a maça. Os dois também levantam a moral /afrodisíacos / pois também tem ARGININA que estimula a circulação sangüínea e estimulam a geração de Testosterona natural do organismo. A musculação e os outros exercícios aumentam a produção de Testosterona. Esses três suplementos tomado à noite, como a cafeína, despertam o sistema nervoso e podem causar insônia. A Testosterona natural é fabricada na madruga no final na manhã então bons sonhos.

  12. Queria saber se é possivel cultivar essa planta no Brasil, por questão de clima.

  13. isso engorda mt ou pouco?

  14. queria saber se o tribulus e um anabolizante natural?

  15. Queria saber se o produto realmente causa a queda de cabelo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


8 + 5 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top