Termogênicos – o que são, benefícios, efeitos colaterais e como tomar

Para quem deseja acertar os ponteiros com a balança e eliminar os quilinhos extras há, basicamente, dois caminhos: reduzir a energia ingerida, através de controle alimentar, ou aumentar o gasto calórico com exercícios físicos e outras atividades.

Pode parecer estranho, mas comer queima caloria. Para isso é preciso ingerir alimentos ou substâncias que exerçam essa função no organismo. São os chamados termogênicos.

O que são termogênicos:

 Os termogênicos, também conhecidos como queimadores de gordura, trabalham transformando em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação. Para isso, eles procuram manter o metabolismo acelerado, promovendo uma queima calórica maior ao longo do dia.

Eles são substâncias que atuam isoladamente ou combinadas, aumentando a temperatura corporal, num processo chamado de termogênese, e com isso acelerando o metabolismo para promover a perda de peso. A principal indicação de uso é em conjunto com atividades aeróbicas.

Geralmente, as substâncias encontradas nas fórmulas dos termogênicos são a Cafeína, Sinefrina HLC e Yohimbe.

Benefícios dos termogênicos

A ação dos termogênicos é muito rápida. O principal benefício é a queima eficaz da gordura e o consequente emagrecimento. Além disso, o consumo traz outros benefícios como:

  • Redução do apetite;
  • Favorecimento do metabolismo;
  • Mais energia para os treinos;
  • Definição da massa muscular.

Como Tomar os termogênicos:

A indicação é utilizar num intervalo entre 15 e 60 minutos antes da prática do exercício físico. Mas cada marca disponível no mercado tem sua sugestão quanto ao uso. Confira o que indicam as três principais marcas.

Lipo 6

a sugestão do fabricante é ingerir três cápsulas, três vezes ao dia, ingeridas com líquido e junto com as principais refeições. Cada porção fornece 120mg de cafeína.

Therma Pro

- É feito à base de extrato de guaraná e possui altas concentrações de cafeína. A sugestão de uso é consumir duas cápsulas 30 minutos antes do treino. Se você não possui uma rotina diária de treinamento, o recomendado é consumir duas cápsulas de Therma Pro 15 minutos antes do café da manhã. Não é indicado consumir as cápsulas no período de cinco horas antes de dormir.

Oxylin Pro Arnold
Sua fórmula ajuda na redução do apetite, dando a sensação de satisfação completa, melhorando o humor e o bem estar. O fabricante sugere consumir uma cápsula, equivalente a 300mg de cafeína, ao dia ou conforme a orientação do nutricionista ou médico.

Nesse artigo colocamos uma enquete para votarem nos Melhores Termogênicos do Mercado, veja qual o melhor na opinião dos nossos leitores.

Efeitos colaterais dos termogênicos

Qualquer produto, por mais natural que seja, apresenta seus efeitos colaterais, recomendações e cuidados. Os efeitos colaterais que os termogênicos podem causar são similares aos dos estimulantes e, geralmente, aumentam quanto maior for a quantidade consumida.

  • Insônia;
  • Dor de cabeça;
  • Enjoo;
  • Arritmia cardíaca;
  • Agitação;
  • Falta de concentração.

Pessoas que apresentam problemas cardíacos, ou histórico, devem utilizar os termogênicos somente com orientação médica.

Stéphanie Mulder Perrone
jornalista MTB 15.577 / produtora audiovisual

[ratings]

156 comentários

  1. Guilherme Batistela

    Gostaria de saber se a cafeina que tomo (Caffeinex da marca Atlhetica) tem como efeito colateral fazer a pessoa querer ir ao banheiro fazer o numero 1 rsrsrs.. estou tomando ja a cafeina há 7 dias e amanhã pretendo nao tomar, para saber se isso passa! Tenho 16 anos e peso 85kg!

    • Guilherme, pratica esporte conm intenssidade e não da mole na dieta, foca no seu objetivo . Ainda é novo pra usar substancias quimicas,

    • Figth tem toda razão guilherme. 16 anos você ainda ta no processo de formação física. Tomar substâncias químicas na idade que você está não vale a pena cara. Continua praticando atividades físicas que você com toda certeza vai chegar no que deseja. A única coisa que você precisa é DETERMINAÇÃO.

  2. Ha 20 dias atras eu tbm comecei a tomar um termogenico,e tbm percebi q ultimamente tenho sentido mto sono…Estava preocupada com isso,mas agora estou tranquila,ja q nao sou a unica prssoa q sente isso…Abracos

  3. Tenho 1,71, estava pesando 95kgs e após perder 7 kgs resolvi potencializar o processo com o Extreme Black. Acontece que estou me alimentando corretamente a 1 mês e faço 20min de elíptico pelas manhãs antes de ir trabalhar. só que tomar o EXTREME BLACK esta me dando um sono absurdo durante o dia.
    Já fiz os testes de com e sem, porém tomar pelas manhãs me derruba pelo resto do dia. Isto é normal?
    Estou pensando em alterar o ciclo, fazer exercícios a noite quando volto da faculdade e junto tomar o Extreme Black, alguém já testou?

  4. Peso 128kg e tenho 1.85m e 18 anos, quero tomar algo, vou à academia todos os dias, porém estou perdendo pouco peso, é apropriado, alguma dica?

  5. Oi gente, eu tomei o Caffeinex 420 mg de cafeína pela manhã e fui para academia em seguida, não consegui fazer nem 5 min de bicicleta, me deu taquicardia, diarréia, náusea, enjôo, mto mto sono, tremores, e falta de apetite, fui ao hospital e me deram um calmante, depois disso não malhei mais por medo. Q eu tomei a cafeína fazem 5 dias e q tomei o calmante fazem 2. Mas ainda sinto pequenas palpitações, tremores suaves, o apetite ainda não voltou… Estou a 5 dias sem fome alguma. Sabem que dizer até quando a cafeína permanecerá em meu corpo??

    • Você não relata o peso, e a idade, você poderia começar com uma dose a menos,, por exemplo ! a metade da dose, lembrando que as pessoas que tem problemas de coração, ou histórico devem sempre consultar um médico antes de tomar esses produtos. A cafeina não faz mal para a saúde, mas em dose elevada pode ocorrer todos esses sintomas que você relata.
      Quanto ao tempo que ma cafeina vai ficar no seu corpo, assim que seu organismo estiver limpo isso provavelmente sera por mais alguns dias, mas é aconselhavel pedir orientação ao um médico.

      Abraços.

  6. Por quanto tempo interrupto pode tomar o termogenico?

  7. E ai pessoal, blza? Tenho 1,86 de altura, peso uns103 kg e malho a mais ou menos uns oito meses. Desde que comecei a frequentar, perdi uns 10 kg, mas de uns cinco meses pra cá, estagnei neste peso, mesmo aumentando a carga e o tempo de corrida. Nunca tomei nenhum tipo de suplemento e nao faço nenhum tipo de dieta, simplesmente diminui a quantidade de comda. Estou pensando em tomar um termogenico, mas como esses suplementos sao caros pra mim, tenho medo de jogar dinheiro fora. Alguem ai me recomenda alguma marca ou tem alguma sugestão?

    • Paulo Cesar, 70% do seu processo de emagrecimento é a dieta os outros 30% é a atividade física. Te recomendo ir no nutricionista para ele montar uma dieta e depois de 2 meses você compra um termogênico. Abraço e bons treinos.

  8. olá, e o termogenico “fat burners”? ele é bom?

  9. Hoje comecei a usar termogenico, me senti como se estivesse bêbada e um pouco zonza.
    Corro faz pouco tempo, cerca de dois meses e nunca senti isso, tbm faço musculação. Mas hj fiquei só na corrida.
    Eh normal o q senti? Devo me preocupar?

  10. Tenho 1,75 de altura e 75 quilos, estou malhando a a 4 meses corro,nado e surto, já estou com o corpo definido, mas ainda o abdômen ainda tem uma Gordurinha comecei a tomar termogênicos ontem, sera que vou perder a massa que adiquiri durante esses meses malhando?

    Comprei o Thermo da neonutri 420mg de cafeína

  11. eu comecei a tomar e senti muito enjoou e perda do apetite. A perda do apetite foi uma coisa boa mais a sensação de querer vomitar o tempo todo é um pouco incomoda ..

  12. Eu comecei tomando de cara o “extreme black”, acho o maior efeito que senti foi no peito, e os gases frequentemente atacavam em qualquer lugar que eu estivesse (parte ruim). 420mg foi osso pro meu corpo se acostumar, mas como ja estava na academia por 2 meses, achei que não teria problema.

    Após 6 meses sem treinar, ontem foi meu “primeiro” contato com a academia, quero saber depois de quanto tempo posso voltar a tomar meu extreme.

    Peso: 95kg
    Altura: 1,90
    Idade: 17a.

  13. Estou tomando o Therma Hardcore Pro, 2 pilulas ao dia para completar as 250 mlg recomendadas.

    O efeito realmente é imediato. Tomei 30 minutos antes do treino e o rendimento aumentou totalmente, conseguindo realizar esses anaeróbicos sem cansar, e posteriormente os aeróbicos com o mesmo rendimento.

    Estou mais disposto durante o dia, porém MUITO agitado, e as vezes me estresso um pouco mais que o comum.
    Completei um mês de uso, perdi 3 kg.

    Como faço exercícios para ganho de massa muscular, eu não perdi tantos kg como a maioria descreve, mas acredito que se tivesse mantido apenas os exercícios aeróbios (corrida, natação e etc) eu teria perdido mais.

    Vale lembrar que os efeitos variam de organismo, pra organismo.

    De qualquer forma, recomendo.

  14. Galera eu tomei termogênico da probiótica e senti todos efeitos colaterais e aconselho procurar recomendação médica pois nao e nada bom se sentir quase um lixo por busca de resultados rápido

  15. Thermo 300 corta efeito de anticonsepcional?

  16. ola queria saber se os termogenicos queimão só as gorduras ou a massa magra tambem?

  17. Estou sentindo os seguintes efeitos colaterais: dor de cabeça e enjôo. Devo parar o uso? Ou continuo até os sintomas passarem?

  18. Boa noite galera, vcs indicam o l cartinina?

  19. Quem tem cisto na tireoide pode tomar termogênico?

  20. Gostaria de saber se tem algum termogênico que eu possa tomar, pois tenho hipotireoidismo, mas faço tratamento com Puram T4 125mg e tomo Exodus, que é um antidepressivo da classe dos ISRS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


+ 4 = 13

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top