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Termogênicos – o que são, benefícios, efeitos colaterais e como tomar

Saiba como funciona a ação dos termogênicos no organismo. Quais seus benefícios e efeitos colaterais. O que os estudos mostram e ainda quais as melhores marcas do mercado.

Para quem deseja acertar os ponteiros com a balança e eliminar os quilinhos extras há, basicamente, dois caminhos: reduzir a energia ingerida, através de controle alimentar, ou aumentar o gasto calórico com exercícios físicos e outras atividades.
Pode parecer estranho, mas comer queima caloria. Para isso é preciso ingerir alimentos ou substâncias que exerçam essa função no organismo.
São os chamados termogênicos.
termogênico - para que serve efeitos colaterais como tomar

Para quem quer perder peso, a matemática é simples: você precisa gastar mais do que consome. Isso pode ser feito reduzindo a ingestão de alimentos ou aumentando o gasto calórico. Para muitos é bastante difícil conseguir resistir a algumas tentações como um belo bombom de chocolate ou um churrasco com os amigos. Portanto, fica mais fácil gastar mais calorias e para isso você pode precisar da ajuda dos termogênicos.

O que são termogênicos:

Os Termogênicos, também conhecidos como queimadores de gordura, trabalham transformando em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação. Para isso, eles procuram manter o metabolismo acelerado, promovendo uma queima calórica maior ao longo do dia.

Os termogênicos são substâncias, na maioria alimentos, que ajudam o corpo a consumir energia de forma mais rápida acelerando o metabolismo. É como se você fosse um carro 1.0 sem os termogênicos e 2.0 fazendo uso deles. Você consome mais energia fazendo as mesmas atividades que faz todos os dias. Isso é alcançado através da termogêneses que, nada mais é do que, o aumento da temperatura corporal.

O consumo dos termogênicos não ajuda apenas na perda de peso. Ele consegue oferecer outros benefícios ao organismo que somando-se torna o processo de emagrecimento muito mais eficaz.

Geralmente, as substâncias encontradas nas fórmulas dos termogênicos são a Cafeína, Sinefrina HLC e Yohimbe.

Benefícios dos termogênicos

A ação dos termogênicos é muito rápida. O principal benefício é a queima eficaz da gordura e o consequente emagrecimento. Além disso, o consumo traz outros benefícios como:

  • Redução do apetite;
  • Favorecimento do metabolismo;
  • Mais energia para os treinos melhorando assim a performance;
  • Definição da massa muscular.
Como Tomar os termogênicos:

A indicação é utilizar num intervalo entre 15 e 60 minutos antes da prática do exercício físico. Mas cada marca disponível no mercado tem sua sugestão quanto ao uso. Confira o que indicam as três principais marcas.

Lipo 6
A sugestão do fabricante é ingerir três cápsulas, três vezes ao dia, ingeridas com líquido e junto com as principais refeições. Cada porção fornece 120mg de cafeína. Não aumente a dose sem nenhuma orientação profissional. Esse produto pode oferecer diversos efeitos colaterais como irritação, taquicardia, náusea e tonturas.

Leia também: Lipo 6 – Seus diferentes tipos, efeitos colaterais e como tomar

Therma Pro
É feito à base de extrato de guaraná e possui altas concentrações de cafeína. A sugestão de uso é consumir duas cápsulas 30 minutos antes do treino. Se você não possui uma rotina diária de treinamento, o recomendado é consumir duas cápsulas de Therma Pro 15 minutos antes do café da manhã. Não é indicado consumir as cápsulas no período de cinco horas antes de dormir.

Oxylin Pro Arnold
Sua fórmula ajuda na redução do apetite, dando a sensação de satisfação completa, melhorando o humor e o bem estar. O fabricante sugere consumir uma cápsula, equivalente a 300mg de cafeína, ao dia ou conforme a orientação do nutricionista ou médico.

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Efeitos colaterais dos termogênicos

Qualquer produto, por mais natural que seja, apresenta seus efeitos colaterais, recomendações e cuidados. Os efeitos colaterais que os termogênicos podem causar são similares aos dos estimulantes e, geralmente, aumentam quanto maior for a quantidade consumida.

  • Insônia;
  • Dor de cabeça;
  • Enjoo;
  • Arritmia cardíaca;
  • Aumento da pressão arterial;
  •  Agitação;
  • Falta de concentração.

Pessoas que possuem problemas cardíacos, diabéticos, dificuldades para dormir, entre outros, não devem ingerir substâncias termogênicas. O melhor é pedir a orientação de um profissional e fazer exames antes de começar a tomar. Através de exames é possível saber se os  termogênicos realmente são o melhor caminho para que você perca os quilos a mais.

Estudos a respeito do uso de termogênico

Segundo uma revisão de literatura publicada na Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, a ingestão de chá verde é capaz de aumentar 4% a mais do gasto energético em relação à cafeína na sua forma pura como, por exemplo, em forma de cápsulas. Também, nesse mesmo estudo, houve uma redução no uso de carboidratos e uma elevação no consumo de lipídeos como fonte de energia. Acredita-se que esse melhor desempenho deva-se a presença das catequinas (substâncias que dão aquele sabor amargo ao chá) que atuariam em conjunto com a cafeína.

Em um estudo de caso realizado por Liberali, uma mulher de 40 anos, com 63 kg e praticante de Power Jump 3 vezes por semana ingeriu 3 mg/kg de cafeína durante 30 dias, uma hora antes dos exercícios. Foi constatada uma redução do peso corporal (de 63,1 kg para 62,1 kg) e da circunferência abdominal (85 cm para 84 cm). A participante também relatou ter maior disposição durante os exercícios, mas teve como efeito colateral a insônia.

Em uma revisão de literatura sobre os efeitos ergogênicos da cafeína chegou-se a conclusão de que esse termogênico tem a sua eficiência comprovada, porém com menor eficácia nos de curta duração e alta intensidade. O melhor efeito foi observado quando a dosagem encontrou-se entre 3 a 6 mg/kg.

Referências:
ALTERIO, Andreia de Almeida; FAVA, Daniela de Almeida Freitas e NAVARRO, Francisco. Interação da Ingestão Diária de Chá Verde (Camellia Sinensis) no Metabolismo Celular e na Célula Adiposa Promovendo Emagrecimento. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. São Paulo. v. 1, n. 3, p. 27-37, Mai/Jun, 2007.
LIBERALI, Anna Paula. Redução da gordura corporal em uma mulher praticante de Power Jump suplementada com cafeína: um estudo de caso. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. São Paulo. v. 5, n. 26, p. 153 –158. Março/Abril. 2011.
RIBAS, Sabrina Ferreira. Cafeína no retardo da fadiga e melhora da performance. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. v. 5, n. 28, p. 285 – 297. Julho/Agosto. 2010.

203 Comentários

  1. Tomar termogenicos junto com bcaa corta o efeito do termogenicos?

    • Não Meire, não tem nada a ver não ..

      • Mas tudo com a ajuda de um nutricionista, pois a pergunta que deve ser feita é essa: Eu preciso tomar suplemento? Muitas vezes só o alimento já é capaz de resolver as necessidades calóricas, BCCA não tem nenhuma contra indicação, o grande problema está na alta dosagem!

  2. Nunca tinha tomado termogenico, tomei e senti o coração acelerar durante os exercícios. Será q foi piscicologico por q já tem com medo,Ou e normal do termo?

  3. Gostaria de comprar algum thermo, treinei por 5 meses, obtive um grande resultado, mas estou parado a 6 meses, porém voltei ontem. Sinto sensação de inchaço após os treinos abdominais, e também sensação de Azia, poderiam piorar após o uso do produto?

  4. Estou tomando Oxiburn …quando treino a tarde posso toma-lo de manhã ?

  5. Estou passando muito mau tomei termogênico e esto com enjoou um tremor pelo corpo e um pouco de falta de ar e normal sentir esses sintomas?

    • Apesar da cafeína em altas doses como nos termogênicos, resultar em alguns efeitos colaterais, quando eles se tornam mais acentuados, já não é normal. Por isso que todo termogênico precisa ser recomendado por um profissional que irá avaliar de perto as reais necessidades de cada paciente e se ele pode tomar ou não, pois pessoas cardiopatas, por exemplo, ou com outras enfermidades, não podem fazer o uso de termogênicos…Suspenda o uso e passe por um profissional para te avaliar.

    • Olá Juliana, pode ser normal esses sintomas mas procure um medico antes do uso de qualquer termogênico, pos no mercado existe muitos com a dosagem de cafeína a cima então seria bom VC suspender o uso e ver a dosagem e procurar um nutricionista!

    • Tive os mesmo sintomas, porém reduzi a quantidade … de 400 (2 capsulas) para 200(1)
      Estou melhor, e com disposição… porém tenho dificuldade para pegar no sono rápido.
      Se não melhorar, não continue, vá ao médico.
      bjs 🙂

  6. Tenho 1,62 de altura e estava pesando 73kg.
    Comecei uma dieta há 30 dias:
    Café da manhã, shake com leite desnatado, 2 pedras de gelo, pasta de amendoim, banana e aveia.
    Em todos os intervalos frutas.. maçã, pêra, laranja, abacaxi etc..
    Almoço, sempre legumes, folhas e proteínas. Caso tenha vontade de comer carboidratos, sempre como mandioquinha, inhame ou cará.
    Jantar shake com aveia e maçã.
    Hoje fui me pesar e para a minha surpresa, havia eliminado 6kg, estou com 67kg.
    Comecei a malhar tem 3 dias, porém me sinto um pouco cansada e sem disposição.. já tomei cafeína antes.. não sei quantos miligramas, mas acho que preciso de um termogênico e não sei qual seria o mais indicado!
    Poderia me dar uma dica por favor?

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