Receitas de lanches e refeições pré e pós-treino

lanches e refeições para comer antes e depois do treino malharAlimentar-se bem, cuidando dos nutrientes que são incorporados ao seu organismo, é muito importante, estando ou não em treinamento físico. São eles que farão seu organismo se manter saudável e protegido contra eventuais problemas.

Quando o atleta está em treinamento, a alimentação deve ser vista com ainda mais cuidado, pois ela poderá melhorar ou piorar o desempenho físico. Portanto, os alimentos que são inseridos na dieta, especialmente antes e depois do treino, irão ser de fundamental importância.

» Lanches para comer antes do treino

» Lanches para depois do treino

Entre os nutrientes que devem estar nas refeições dos atletas, os carboidratos e as proteínas são os mais vistos. Cada um destes tem um valor, o que é visto durante o treinamento.

Os carboidratos são a principal fonte de energia do corpo. Eles podem ser divididos em dois grupos: os carboidratos complexos e os carboidratos simples. Os carboidratos complexos são quebrados mais lentamente no organismo, não liberando energia muito rapidamente. Já os carboidratos simples dão energia quase que instantaneamente.

Cada um desses carboidratos pode ser usado de uma maneira: os simples, que dão energia rapidamente, podem ser usados antes dos exercícios, dando energia para desempenhar as atividades; já os complexos, podem ser adicionados à alimentação em um período de baixa atividade, ou de exercícios mais longos, como corridas de longa distância, principalmente por manter o corpo com energia por um tempo maior.

Já as proteínas são as principais fontes de construção muscular. A maioria dos atletas consome uma grande quantidade desse nutriente. Ele é responsável por fazer com que as células musculares se multipliquem, aumentando os músculos. Dessa forma, a proteína pode ser adicionada a qualquer hora e em qualquer refeição, contudo são mais eficientes quando os músculos estão se refazendo, depois dos treinos que causam pequenas lesões nas fibras musculares.

Para conseguir todos os benefícios desses nutrientes, é possível adicioná-los a certas horas do dia, melhorando ainda mais sua performance nos períodos de treinamento. Vamos ver alguns exemplos de lanches que podem ser feitos antes e depois da musculação:

Para treinos de musculação, escolha alimentos leves, porém que darão energia por muito tempo. Pode-se mesclar alimentos com carboidrato simples, que darão energia instantânea, com carboidratos complexos, que irão manter seu corpo com energia por mais tempo.
O ideal é comer esses lanches 40 minutos antes de iniciar os exercícios físicos, primeiro pelo tempo de digestão para que esses alimentos ingeridos possam fornecer energia e nutrientes durante o treino e também para não passar por nenhum incomodo durante os exercícios por estar de “barriga cheia”.

Algumas sugestões de lanches e refeições para comer antes do treino:
receitas de Lanches e refeicões pré e pós treino

Sugestão 1

- O básico de sempre, batata doce cozida com filé de frango grelhado ou atum em lata;

Sugestão 2

 – Omelete com 4 claras e 1 gema misturados com 3 colheres de aveia integral ;

Sugestão 3

- Pão integral com uma fatia de filé de frango grelhado, com suco de laranja sem açúcar;

Sugestão 4
- Iogurte desnatado zero açúcar (do sabor que você preferir), com granola sem adição de açúcar;

Sugestão 5
- Banana amassada e misturada à aveia, salpicada com semente de linhaça ou chia, e leite desnatado ou de soja (para as mulheres) sem adição de açúcar;

Sugestão 6
Salada de fruta com chia, granola ou linhaça, adoçada com mel.

O pós-treino é tão importante quanto o pré-treino, pois ele irá repor os nutrientes que foram gastos nos exercícios físicos, além de deixar seu metabolismo relativamente rápido, mantendo o gasto de energia e de gordura em níveis excelentes. Como você não irá gastar tanta energia nesse período, alimentos que deem energia de maneira mais vagarosa e, além disso, que estimulem a criação de novas células musculares são os principais pontos a serem vistos nessa refeição.
Se você toma alguma suplementação pós-treino como whey protein, espere no mínimo 40 minutos para então fazer uma refeição sólida.

Veja alguns exemplos de alimentos e lanches anabólicos para depois do treino:

Sugestão 1

- Pão integral com alguma proteína, podendo ser peito de frango, peixe como o atum, queijo cottage ou ricota, iogurte desnatado sem açúcar;

Sugestão 2

- Torradas integrais com patê de alguma proteína com o mínimo de gordura possível, podendo ser atum também, peito de peru ou de chester, vitamina de frutas com leite desnatado e adoçante;

Sugestão 3

 -Torrada integral com queijo branco e geleia com suco de frutas sem adição de açucar;

Sugestão 4

- Salada de frutas com queijo cottage; (as frutas são para repor as energias gastas durante o treino e o queijo cottage fonte de proteínas para construção muscular), você pode salpicar por cima ainda, whey protein, albumina ou caseína.

Sugestão 5
- Iogurte com granola sem adição de açúcar, em ambos. Para aumentar a quantidade de proteínas na refeição, você pode adicionar uma medida de whey protein, albumina ou caseína.

Sugestão 6

lanche pose pre treino peito de peru pao integral
- Vitamina de iogurte desnatado, batido com banana e/ou morango, mamão papaya, maça e aveia, podendo adicionar farinha de linhaça, quinoa ou chia.
Lanche de pão integral com peito de peru,  rodelas de tomates, alface e orégano a gosto.

Para as refeições principais que são o almoço e o jantar, nos separamos 4 receitas anabólicas que vão te auxiliar no ganho de massa muscular.

Não deixe de tomar muita água, se alimentar mais vezes e de porções menores, exercitar-se moderadamente, e sempre consultar um médico e um profissional do esporte.

15 comentários

  1. O lanche de peito de peru com queijo minas eu sempre faço, mas os outros nunca fiz, vou fazer aqui. Para almoço e janta sempre dá para variar, agora os lanches para comer antes e depois da academia fica sempre no mesmo e acaba sendo enjoativo.

  2. To treinando a 7 meses, ainda não consegui ve muita diferença, tenho me alimentado bem, o que sera, os treinos que eles não passam corretamente, pq isso é comum nas academias

    • A única resposta é você está se alimentando não tão bem assim ou sobrecarga muito baixa

    • com certeza além de fazer uma boa suplementação adequada vcs tem que se alimentar corretamente tbm de acordo com o objetivo em que estão focados mas se nao estiverem obtendo resultados mesmo assim pode ser a maneira que estao treinando o que e muito comum nessas academias de bairro que sao as academias mais baratas em comparação com as outras academias de conceito aconselho voces primeiramente a mudar de academia pagar um pouco mais cara em uma academia melhor mas caso nao consigam fazer isso voces podem tbm estar optando pela internet procurando por treinos específicos e tentar executa-los corretamente na academia de voces

  3. E se por exemplo eu quiser fazer uma refeição mais pesada, a refeição do jantar depois de esperar os 40 minutos do whey pode também né?

  4. não é crítica, mas um dis grandes problemas de quem vai para academia logo pela manhã, antes do trabalho matutino é o tempo de consumo d qualquer suplemento… meu viés para tal hermenêutica é empírico, pois quando termino toda série já é hora de *correr* para casa para o banho e o café da manhã, destarte nem dá tempo para consumir whey – o qual é sabido ser um suplemento necessário.

  5. Tomo suplementos pós treino, porem tenho uma dúvida, se quando acabar o treino e tomar meu suplemento (Whey, glutamina, Bcaa, Caseina) ele serve como lanche se estiver na hora do proximo lanche? Tipo ja passaram 3 horas da ultima refeicao, ou alem de suplementar preciso fazer tb o lanche? Obrigado

  6. Treino as 7:00 hrs da manhã. É correto mesmo comer pão integral com uma fatia de peito de frango grelhado? Eu estava seguindo o que li aqui, apenas adicionei queijo cottage no sanduíche e substituí o suco de laranja por café com leite desnatado e adoçante.
    Tá correto comer isso logo pela manhã antes do treino? :}

  7. Tomo Café as 7h, treino ás 8:40h depois do treino tomo dois suplementos (10h), dextrose e whey protein, mesmo tomando os suplementos devo comer o lanche das 10h ?

  8. eu queria saber se eu tomo massa antes ou depois das refeiçôes

  9. Ola tenho 40 anos e treino por volta das 19:00hs, normalmente esse horário estou bem cansado pelo dia de serviço estressante.
    Tem alguma alimentação que de um “pique” ou algum suplemento que dê mais energia??
    Valeu

  10. Eu faço o pos treino 20 minutos depois da musculação, quero saber quanto tempo depois do pos treino eu devo fazer outra refeição. (eu como de três em três horas, mas já me falaram que o pos treino nao conta)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


+ 8 = 13

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top