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Quanto tempo demora para observar resultados na musculação?

Saiba quanto tempo pode levar para ter resultados na musculação, seja quem visa o ganho de massa muscular e definição, emagrecer ou as duas opções.

Alcançar resultados rápidos na musculação é um dos maiores desejos da maioria dos atletas; entretanto, não é assim tão simples. Algumas pessoas conseguem observar resultados rapidamente, enquanto que outras pessoas demoram a perceber e, até mesmo, acabam desistindo.

Particularidades de cada organismo

Primeiramente, devemos compreender que cada pessoa tem particularidades pertencentes somente a ela (individualidade biológica), e essas particularidades irão influenciar muito nos treinos e nos ganhos musculares. Um exemplo são as pessoas com capa de gordura mais desenvolvida; como a capa fica por cima dos músculos, somente diminuindo a espessura da mesma que os avanços musculares poderão ser melhor observados. Além disso, usar tais particularidades para alcançar seus objetivos pode ajudar muito.

Foco sempre

Quando se inicia um exercício, especialmente aquele que é destinado à hipertrofia, é necessário seguir a rotina. O corpo não muda com somente algumas horas de atividade física durante o mês. Por isso, ter força de vontade, pegar firme na rotina pré programada pelo atleta, juntamente com um profissional do esporte, é importantíssimo para alcançar os objetivos de maneira mais rápida e eficiente.

Quanto tempo de academia para ver resultados no ganho de massa muscular

quanto tempo para ter resultados musculação antes e depois

A alimentação faz parte de mais de 90% do processo

Alimentar-se bem é a principal maneira, junto aos exercícios físicos, de chegar ao objetivo almejado. De nada adianta fazer exercícios diariamente, com treinos pesados e a alimentação ser baseada em fast foods e alimentos ricos em gorduras e açúcares. Para alcançar o corpo perfeito, com músculos bem definidos, é importante diminuir a capa de gordura, como já falamos um pouco acima. A alimentação, saudável e moderada, com diminuição do consumo de carboidratos simples, que são as massas, doces, pães, entre outros, apostando mais em frutas, legumes, verduras e alimentos feitos a partir de carboidratos complexos irá ajudar a diminuir as reservas corporais, além de acelerar o metabolismo, melhorando as funções do corpo, provendo com saúde e bem-estar. Alimentos ricos em proteína, como carnes brancas e magras, também ajudam a compor músculos.

Definir os melhores exercícios para seu corpo

Como foi abordado anteriormente, cada corpo tem suas particularidades. Para definir os exercícios é importante pensar nisso também, afinal as pessoas possuem biótipos diferentes e exercícios pensando em chegar ao corpo de uma celebridade que tenha um estilo totalmente diferente do seu irá, somente, deixar a pessoa frustrada.

Intercale exercícios de força com cardiovasculares

Os exercícios de força são importantes para aumentar e definir os músculos. Porém, somente com exercícios aeróbicos seria possível diminuir a capa de gordura, a qual fica por cima dos músculos, para, assim, mostrar a definição muscular. Por isso, os exercícios cardiovasculares irão prover com a queima de gordura, diminuindo as reservas do corpo.

Escolha objetivos reais

Como no parágrafo anterior, é importante pensar no seu organismo e corpo, e nas suas particularidades, pois são eles que irão mostrar suas possibilidades, a maneira que você irá criar sua rotina de exercícios e de alimentação, e quais os objetivos reais para seu biótipo. Lembre-se: pensar em seu corpo para criar seus objetivos é melhor do que se inspirar em corpos de modelos de revistas.

Cuide da saúde

Escolher objetivos fora da normalidade podem prejudicar a saúde, afinal escolher objetivos demasiadamente exagerados, como porcentagem de gordura abaixo da normalidade, aumento muscular acima do necessário, podem danificar várias áreas da saúde.

Respeite os dias de descanso

Os dias de descanso são importantes para que os músculos se recuperem. Quando você desempenha atividades físicas, especialmente pensando na hipertrofia, os músculos sofrem microlesões. Essas lesões são importantes para o aumento muscular, pois são preenchidas por novas células musculares. Contudo, isso somente acontece durante os períodos de descanso, em que os músculos se refazem, adicionando novas células. Dessa forma, respeite os períodos de descanso estipulados em sua rotina de treinos.

Qual tempo para ter efeitos a musculação?

A partir da 3° semana até 30 dias no mínimo

Alguns estudos mostram que atletas, seguindo os exercícios para seus biótipos, com uma dieta moderada e saudável, conseguiram alcançar mudanças musculares a partir do trigésimo dia de musculação. Seguindo as dicas dos parágrafos anteriores é possível começar a ver mudanças reais logo depois de completar o primeiro mês de exercícios físicos, ma maioria dos casos. Um estudo mais detalhado mostrou resultados a partir da 3° semana de treinamento levado a sério. Você pode ler mais a respeito desse estudo aqui.

E não só apenas no ganho de massa muscular, mas também para quem visa perder peso e emagrecer.

Conclusão:

Além dos fatores genéticos (que esses quando não muito favoráveis podem sim ser superados com muita disciplina), se seguir uma dieta correta, treino bem elaborado e respeitando o tempo de descanso, os primeiros resultados podem ser vistos depois de 30 dias de academia. Agora aquele seu objetivo tão sonhado com referências ou não, podem levar um pouco mais de tempo. Corpos perfeitos não são construídos da noite para o dia, é uma construção lenta que requer acima de tudo paciência e perseverança, mas no final, não só esteticamente como para sua saúde, vai valer muito a pena!

Seguir as instruções do médico, nutricionista esportivo e do profissional do esporte, além de ter força de vontade, alimentar-se correta e moderadamente (entende-se reeducação alimentar), fazendo exercícios físicos regularmente irão ajudar a chegar mais rápido aos objetivos almejados. 

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32 Comentários

  1. Bom dia, comecei novamente a praticar musculacao para ganho de massa muscular, e como todas as vezes que comecei a praticar tenho tido um problema e nao encontrei resposta em nenhum lugar, talvez ja tenham visto algo parecido e saibam me dar uma dica, sempre que chego nos primeiros 15 dias de musculacao, sinto aquela fadiga muscular, meus braços nem dobram, ou nao esticam, e quando estou fazendo as series na academia, logo tenho uma reaçao alergica a algo que nao descobrimos ainda, tenho ataque de urticaria por todo o corpo, sao pontos em meu corpo como se fossem picadas de insetos, isso da cabeca aos pes, inclusive na genitalia, eu paro o treino e dura cerca de 40 minutos pra desaparecer do meu corpo.J viram algo pareciso?
    P.S. Eu nao bebo, nao fumo, nao faço uso de medicamentos, tenho uma alimentacao acompanhada por nutricionista, e isso sempre aconteceu comigo, e só acontece dentro da academia, pratico futebol e outros exercicios e nao ocorre este fato, somente qnd meus braços estao travando.

    • cara, se vc tem reação alérgica, tem que procurar um médico urgente, não é normal isso não.

    • Oi Romulo, tenho exatamente o mesmo problema que vc, sempre que inicio na academia tenho alergias, minha pele fica grossa e vermelha, já procurei varios medicos e a maioria dizia que eu havia comido algo que tinha alergia. Na ultima vez encontrei uma medica, ela me receitou remedio de alergia por 1 mes, eu fazia academia e tomava o remedio, para meu corpo se acostumar, quando parei de tomar o remedio o problema nao aconteceu mais. Agora estou parada e penso em voltar pra academia novamente, tenho certeza que o problema vai voltar a ocorrer e la vou eu fazer um novo tratamento, mas a dica é essa, ache um alergista que te receite um anti alergico por 1 mes.

    • Olá, nunca fiz academia, entrei comecei a fazer por duas semanas, de repente um dia fiquei todo enpipocado, como vc descreveu, procurei um medico, imediatamente me deu um anti-staminico a alergia passou. nunca mais tive o problema, fui pesquisar e descobri que é tipico de um caso alergico de baixa intensidade, ou seja, vc é alergico a algo que está no seu dia a dia, mas nao muito, entao quando vc faz exercicios, aumenta a vascularização e frequencia, também a temperatura do corpo, a alergia se manifesta… é importante vc procurar um médico especializado e descobrir a causa, pode ser gluten, amendoin, lactose… Em normalmentel, não deve haver risco para vc, mas suma crise séria pode fechar suas vias aéreas….

  2. alergia ao suor. minha filha teve por muito tempo enquanto bebê, ficava com o corpo todo assado principalmente nas dobrinhas, nao podia ficar suada, tomava banho antes de dormir pra nao ficar se coçando e dormia com ventilador ligado pra nao sentir calor e sempre roupas leves. quem sabe nao é o seu caso?

  3. João Batista dos Santos

    Poxa amei este site, muito da hora mesmo, vou segui-lo diariamente, será de suma importância pra mim, valeu pessoal

  4. Bom dia!
    Eu tenho um problema, que é o meu horário de trabalho. Trabalho de madrugada e em consequência durmo durante o dia. Isso faz com que eu me alimente mal e fique sedentário. Já estou pesando 92kg, onde, quando eu treinava antes de trabalhar neste horário, pesava 76kg (ainda acima do peso para meu tamanho). O que devo fazer para reduzir meu peso, minha forma e ter um exercício regular analisando minha realidade?

    • Giovanio o seu caso e parecido com o meu…o lance e procurar em endocrinologista e um nutricionista
      mas tem o lance do seu trabalho né?!?! um bom sono a noite e algo sagrado e afeta bastante nosso organismo quando dormimos mal ou quando mudamos o horário como seu caso…procure os especialistas acima e seja determinado que voce conseguira chegar la.

  5. Boa tarde! Quando eu faço musculação minhas pernas começa queimar por que acontece isso ?

  6. Faço academia (Musculação) a quase um mês, Não me alimento de nenhuma, exatamente nada de Carne Vermelha, porem de vez em quando de Carnes brancas (frango), comecei a Tomar Suplemento… Sou só o Pó da Goiabeira… Magro peso 51 kg tenho 17 anos (cara de 12)… Será que com meu físico Smigoll, os resultados demoram a aparecer??? O.o!?

    • também sofro com esse problema, tenho 19 anos e cara de 15. tenho 1,72 e peso 56 kg o imc diz q to no peso médio, só q na verdade to magro pra caral**.

    • Se voce não comer carne (principal fonte de proteínas, algo essencial para hipertrofia), voce nunca terá resultados mesmo…

  7. Boa noite.
    Estou tendo o mesmo problema que alguns já falaram.
    Trabalho a noite (escala de 12 horas de trabalho, uma noite sim e outra não) e estou tendo dificuldades de encontrar dicas de rotinas de treino e alimentação para esses casos. Gostaria de pedir uma postagem sobre isso ou algumas dicas.
    Muito obrigado e parabéns pelo site.

  8. Tenho 17 anos , 1.70 e 77 kg , treino a 1 ano e nao tenho os resultados desejados … vou de 4 a 5 x por semana na academia e faço de 20 a 40 min de cardio . Vejo que mulheres que treinam a menos tempo tem o corpo mais definido que o meu … o treinador da academia sempre pede pra eu fazer 4 séries de 20 ou 15 mas não tem resultado e quem faz 4 de 8 ou 10 tem resultado . O que eu faço pra conseguir ficar con ad pernas torneadas ?

  9. Bom dia a todos, estou a 10 dias focada em vencer a obesidade morbida, iniciei com 132,5kg e hj com 126,2kg, tenho 36anos e 1,73al, nao farei uso de medicamento e nao vou fazer reducao, tenho muita vontade de fazer musculacao, e irei fazer…. mas confesso que todas as vezes q iniciei academia a falta de dedicacao dos instrutores me abalava… simplismente solta a ficha nz nossz mao e nao acompanha, ficava feito barata tonta, sem conhecer os nomes dos aparelhos e exercicios, isso me desmotiva, e olha q na epoca eu nem estava tao pesada…MAS AGORA, vou botar a boca no trombone….rs e chegar ao meu objetivo!
    Fiquem com Deus!

    • Muito bom! mantenha o foco!
      Ainda está obtendo resultados ?

    • Olá,eu treino na Smart Fit ,os profissionais são extremamente dedicados,tanto que estou muito feliz em estar ha 3 semanas na academia e ja consigo observar os resultados.Eu tambem tinha essa dificuldade até conhecer essa academia,não ganho nada por fazer a propaganda,apenas dividindo minha experiência .Boa sorte!

  10. Minha dúvida em relação ao descanso, faço musculação de 3 a 4 x por semana e ciclismo 2 x na semana em médica 30km por pedal , estou percebendo pouca evolução no ganho de massa, tenho uma alimentação regrada e suplemento tomo whey e Bcca após as atividades e antes um termogênico , você acha que eu devo aumentar meu descanso ? Mudar o treino ? Qual a sugestão?

  11. Olá amigos, qual o meu treino para quem esta iniciando?
    não tenho conhecimento nenhum de como iniciar.
    []s

  12. Olá! Tenho um mês na academia comecei com propósito de ganhar massa muscular. Tenho 18 anos e sou um pouco baixa, porém peso 37 quilos. Não aguento mais ser magra, um dos fatores de eu ser assim é a genética, a família dos meus pais tem esse biotipo. Já tomei todas vitaminas possíveis. Rs
    Por favor me dê alguma dica para ganhar massa muscular! Beijos

    • olá, Tailana

      Não encane muito dessa de ganhar massa, você é nova com 18 anos,
      o costume da alimentação de hoje em dia é bem mais pobre do que da época dos seus pais,
      já vi pessoas serem magras assim, de comer de tudo e nunca engordar, tomar vitamina com ovo,biotonico etc e tudo que se possa imaginar, de graças a Deus de ser magra , depois dos trinta e com essa alimentação de hoje em dia e vida de computador sedentário depois dos 30 as coisas podem mudar.
      Faça boa alimentação, com fibras, carboidrado de qualidade, uma malhação que ganha uma massa magra.
      só isso.
      abs

    • Olá Tailana, estou na mesma situação que você,rs.
      Tenho 18 anos, cara de 14, peso 37kls e não saio disso, já tomei algumas vitaminas e nada de resultado e anemia eu não tenho, agora vou começar a fazer academia e foca na alimentação.
      Espero que dê resultados!! E muita paciência.
      Bjos Galera Add Lá FACEBOOK- Daely Ribeiro

  13. Ah.. meus treinos são assim!
    Segunda- frontal e uma parte do braço 3\10
    Terça-inferior e “”””” ” ” ” ” “””””””””””””””””
    Quarta- glúteo e uma parte no braço 3\ 10
    #meu treino é mais ou menos assim! Peso 37 quilos

  14. Oi, eu li algumas postagens suas atrás a alguns tempos atrás tambem rs. E eu tinha começado a fazer exercícios, na 2° semana eu desisti por não ver resultado e depois de uma semana que parei vi que minhas pernas estavam mais definidas, então decidi continuar.
    Vim falar que quem quiser, não desista e continue !

  15. Eu tbm sou assim tenho 18 anos (cara de 14) peso 55 kg e começei a malhar a uma semana e ja reparei algumas mudanças , porem n sigo nenhuma alimentaçao rigorosa nem uso nenhum
    tipo de suplemento mas irei seguir uma dieta e começar a tomar suplementos para os resultados aparecerem mais rapidos ñ aguento mais ser magro…

  16. Olá, mas como disse o Admin Carlos, treino um dia, no seguinte nao tem que descansar o músculo? ou pode treinar dois dias direto? me explica! Ouvi dizer dia sim dia nao!

  17. Oi gente, iniciei na musculação tem um mês e meu instrutor me indicou ficar 3 meses sem tomar nenhum tipo de suplemento, para ver como e o desenvolvimento do meu corpo.
    Durantes essas 4 semanas observei que perdi barriga, (hurul, super satisfeita), porém também perdi perna, bumba, tuuuudo ! e meu foco e ganhar massa muscular.
    Oque vocês me indicam para tomar ? sou muito leiga no assunto e quero tomar alguma coisa que realmente faça resultado.
    Beijinho

  18. Entao pessoal,começei a fazer academia hj kkk,mas tenho duvidas.Tenho 1,63 e peso 48 kilos,estou abaixo do peso ideal pois meu metabolismo e mto acelerado,comecei treinando pernas.Meu instrutor me disse que dependendo daki a 3 meses posso tomar suplementos,quero ganhar massa muscular pqsou muito magra.Em quanto tempo se ve resultado em um treino de uma hra,com seçoes 3×10 quatro dias na semana com tres de descanso.reforçando,sou dificil de ganhar peso

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