Página Inicial » Dietas e Nutrição » Os Benefícios do açaí e cuidados com o consumo em excesso

Os Benefícios do açaí e cuidados com o consumo em excesso

O açaí possui inúmeros benefícios, mas seu consumo em excesso pode acabar prejudicando.

O açaí é uma frutinha roxa que traz muitos benefícios à saúde, além de ser altamente versátil, podendo ser usada em sorvetes, sucos, geleias, junto com cereais, sobremesas em geral ou até mesmo pura. Isso sem contar outras modalidades. Na Amazônia, por exemplo, de maneira tradicional, é consumida gelada com farinha, seja de mandioca ou tapioca. Outros até preparam pirão com a fruta a fim de comer junto com peixe assado.

Até o começo dos anos 1980, esse alimento circulava mesmo era na região norte do país, fazendo grande diferença na alimentação e na cultura do povo local. Entre os anos 1980 e 1990 passou a ser introduzido de maneira geral no mercado nacional. E, no últimos tempos vem ganhado espaço e sendo cultivado em diversos outros estados do país.

De qualquer maneira, o açaí ajuda a manter a boa saúde e a longevidade. Sendo excelente para quem tem o dia agitado, pratica exercícios físicos e gosta de se alimentar bem, fugindo do colesterol ruim e outros malefícios que uma alimentação desregrara e industrializada pode trazer. Aqui vamos conhecer as propriedades do açaí e os benefícios do seu consumo. Veremos também porque é tão bom para os atletas e como consumir sem extrapolar a quantidade diária limite. Além do mais, é evidente que descobriremos porque está a cada dia mais conquistando o Brasil.

Propriedades e benefícios do açaí

O açaí possui mais propriedades antioxidantes do que a uva e portanto, com o auxílio da vitamina E, consequentemente distribui Ômega-6 e Ômega-9, combate o colesterol ruim do corpo e melhora a circulação sanguínea. Por isso atua contra a velhice precoce e vários problemas cardíacos. Essa fruta também ajuda no combate ao câncer por possuir ácido oleico, retardando assim o desenvolvimento de tumores e contribuindo na destruição das células cancerígenas.

Outra doença que o açaí ajuda a prevenir é a osteoporose. Afinal de contas, é um alimento rico em cálcio e potássio. Ainda tem o ferro, que previne e combate a anemia, mais o fósforo, além de outros minerais.

Como toda fruta, o açaí também é uma excelente fonte de fibras. Essa quantidade presente é suficiente para que haja ótima saciedade de quem o consome. Portanto, a frutinha ajuda nas dietas. O lado que pode acarretar em algum problema a quem deseja emagrecer é o do açaí ser rico em carboidratos.

Entretanto, se a pessoa pratica atividades físicas regularmente, esses carboidratos, caso consumidos de maneira correta, isto é, sem exageros, não tendem a preocupar. A não ser que a pessoa sofra de diabetes, pois aí deverá se manter afastada mesmo. Por isso o interessante do açaí não é apenas comê-lo por comer e sim incorporá-lo numa dieta saudável, equilibrada e acompanhada de exercícios físicos regulares.

Benefícios para os atletas

Para começar, o açaí é uma excelente fonte de energia por conta da sua já conhecida quantidade de carboidratos. É ideal para quem pretende aumentar a massa muscular e também repôr, de maneira rápida, a glicose perdida durante os treinos, realizando assim uma ótima recuperação pós-treino.

Por conta disso, podemos dizer que a fruta é um verdadeiro energético natural, ao contrário de outros tantos que não são verdadeiramente energéticos e sim meros estimulantes, dando falsa impressão de energia e, quando o efeito acaba, o corpo desanima sem conseguir estabelecer uma recuperação eficaz de toda energia perdida.

Ainda por cima, o açaí possui uma quantidade de cálcio elevada que, juntamente com a vitamina E, complexo B, magnésio, potássio e ferro, ajuda o atleta a manter a saúde do corpo e da mente, além de evitar diversas doenças. Isso tudo sem contar, claro, o seu benefício ao sistema circulatório, conforme vimos no tópico anterior.

Como boa fonte dos mais variados nutrientes, minerais e fibras, o açaí está entre os melhores alimentos para serem ingeridos no pré-treino para dar energia ou no pós-treino para recuperar o corpo.

Leia também: A granola engorda ou emagrece? Conheça todos os seus benefícios

Influência do açaí no desempenho esportivo

Em um recente estudo de Carvalho (2015) foram avaliadas as influências do açaí sobre o desempenho. Neste estudo, 14 atletas profissionais realizaram um teste máximo a 90% do VO2máx tomando um suco natural de pêssego ou uma bebida feita a base de açaí. O estudo buscou verificar não apenas a performance dos atletas que ingeriram tais bebidas, mas também coletaram sangue para análises clínicas mais detalhadas.

Ao final do estudo, foi possível verificar que a bebida feita a base de açaí aumentou o tempo que eles levavam para chegar ao estado de exaustão, além de ter diminuído o estresse oxidativo e aumentado a proteção contra os danos musculares causados pelo exercício.

Neste ponto, entra a pergunta que não quer calar. Aquele alimento a base de açaí, mas repleto de outras coisas como  açúcar e leite condensado , teria o mesmo efeito? Provavelmente não. O estudo se realizou buscando um alto nível de pureza da fruta. Misturas podem comprometer a qualidade do que você está ingerindo e consequentemente, seus efeitos!

Além disso, este estudo mostra benefícios do açaí, mas desde que ele esteja inserido em um contexto nutricional adequado. Sem isso, ele dificilmente trará algum efeito relevante a sua prática esportiva de fato!

O consumo em excesso do açaí

Até agora nós vimos muitas coisas boas sobre o açaí, e realmente se trata de uma fruta capaz de nos conceder do bom e do melhor na matéria saúde. No entanto, é necessário frisar que devemos ter uma certa atenção quanto ao seu consumo excessivo, que poderá causar até mesmo danos à saúde.

Acontece que o próprio açaí já é saboroso, então muita gente, ao ficar sabendo dos seus benefícios, começa a consumir em excesso. Enquanto o esquema aqui é ingerir com moderação mesmo.

Açaí e seus carboidratos

A atenção principal fica na quantidade de carboidratos. Sendo ainda o açaí, esse vendido em pasta na maior parte do país, adoçado com xarope de guaraná. E, bem, como já vimos aqui no Treino Mestre anteriormente, carboidratos são importantes para dar energia ao ser humano, ainda mais aos atletas. Contudo, se excedermos a quantidade que o corpo consegue guardar, podem aparecer problemas como gordura localizada e até mesmo possibilidade de desenvolver diabetes.

Então, como saber qual é a quantidade correta a ser ingerida diariamente? A explicação mais simples seria dizer que a quantidade correta é aquela que lhe satisfaz. Sentiu-se satisfeito(a)? Pronto, é suficiente. Pelo menos na teoria. Geralmente se recomenda um pote por dia.

Leia também: Banana: uma ótima fonte de energia para atletas (veja todos os seus benefícios)

De outro modo, um médico nutricionista poderá apontar a quantidade certa por uma dieta calculada e formulada com base no seu modo vida, peso e altura. Isso, claro, caso achar melhor a ajuda de um profissional para que não haja erro.

Em suma, se você não sofrer de diabetes, poderá inserir o açaí na sua dieta, desde que observados os seus limites de consumo. Se pratica exercícios físicos com regularidade, esse alimento será um grande aliado. No mais, atualmente no mercado brasileiro, a fruta pode ser encontrada nas mais variadas formas, inclusive em suco, que é um excelente isotônico e enérgico, já adotado há algum tempo pelos ciclistas em longas pedaladas, por exemplo.

Referências:
Consumption of açai (Euterpe oleracea Mart.) functional beverage reduces muscle stress and improves effort tolerance in elite athletes: a randomized controlled intervention study. Ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26140415
Carvalho-Peixoto J1,2,3, Moura MR1, Cunha FA4,5, Lollo PC6, Monteiro WD5,7, Carvalho LM1, Farinatti Pde T5,8.

16 Comentários

  1. Muito bem explicado Bruno,
    Realmente tirei minhas dúvidas e ganhei novas informações..! C:

  2. O Açaí pode provocar distensão abdominal em pessoas do Tipo Sanguíneo “O”.

    • Meu tipo sanguíneo é O+, tomo açaí frequentemente a mais de 15 anos e nunca me causou uma distensão abdominal. Tem certeza que isso está ligado ao tipo sanguíneo ?

  3. Para quem tem ácido úrico alto, o Acai é prejudicial?

  4. alice ferreira paes

    Adoro açai! sendo diabetica, resolvi fazer uma receita com adoçante TAL QUAL e no lugar do xarope eu coloco suco de uva sem açucar… fica dos Deuses. Minha pergunta é se mesmo sem açucar o açai ainda tem muito carboidrato?.

    • Pelo texto, sim! A própria fruta é muito rica em carboidratos, mesmo sem a adição do xarope de guaraná. Pelo alto índice de carboidratos na fruta, os diabéticos devem tomar cuidado com o consumo.

      • Voce e o autor estão totalmente enganados equivocados e passando informação equivocada sobre o acai. O acai tem baixíssima caloria. Pra cada 100 de acai in natura tem se apenas 1,5 gramas de carboidrato. Agora estas bombas que as pessoas vendem disfarçadas de acaí. Que tem tudo menis açai. 30% de acai e olhe lá. Acai não engorda não tem acucar. Agora se muita gente compra xarope de guarana disfarçado de açai. Eu tomo acai puro sem açúcar e com adocante tanto aqui na Bahia quanto no pará.

        • Concordo com o voce Ademir. Sou paraense e tomo todos os dias açai. faço exercicios todos os dias o que me deixa em forma. e olha que tenho 58 anos. A única coisa que o autor não explicou foi que o açai provoca uma sonolência e sensação de empanzinado mas isso pra quem toma um litro junto com uma farinha de tapioca, O filme Açai com Jaba que vocr encontra no Youtube ilustra muito bem isso. O Açai não tem segredo gente. entretanto deve ser consumido puro. E não é todo o açai que é saboroso. O açai do inverno amazonico é azedo. Tem açai que azeda facilmente e outros não. Como geralmente ele é colhido de várias palmeiras não dá pra separar o melhor fruto, mas quando voce colhe apenas de uma árvore ele vira verdadeiro man jar dos deuses, mas isso só no interiore quem tem sitiio.

  5. Oi fiz curetagem , e gostaria de saber se posso tomar açai pois to de repouso e tem coisas que não posso comer

    • Sou paraense e açai e td de bom tomo todos os dias sem açúcar e natural treino e tenho ótimos resultados e faço exames regulamente nunca deu nada creio q açai e uma boa opção além de delicioso e refrescante

  6. Quando tomo açai meu coração acelera muito. Gosto muito de tomar, mas parei porque me incomoda muito a sensação. Por que será que isso acontece?

    • Verônica Hogenelst Oliveira

      Quando tomo acai sinto muita batedeira o coração fica acelerado pq será gosto mt da fruta mas fico preocupado com o cardíaco.

  7. micheline deloozz brutout

    tenho 77 anos e sou pre-diabete. faz um tempo, viciei em sorvete de açai,estou tomando um potinho por dia.de repente tenho os
    pés muito enchadose doloridos. sera que e o efeito do açai?
    obrigada pela resposta

  8. Como posso comprar acaí sem ser enganada com o produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!