Página Inicial » Suplementos » Multivitamínicos – Para que serve, como tomar e os benefícios inclusive para quem faz musculação

Multivitamínicos – Para que serve, como tomar e os benefícios inclusive para quem faz musculação

Saiba o que são os multivitamínicos, para que servem e seus benefícios para os praticantes de musculação e outras atividades físicas.

Multivitamínicos Suplementos

Dentro do funcionamento normal do corpo, há uma série de nutrientes que são de grande importância. Temos uma tendência, devido a fatores culturais, a levar em conta apenas os macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) na composição de uma dieta. Porém, as vitaminas são de fundamental importância para o bom controle das funções do organismo.

As vitaminas são, de uma forma geral, nutrientes que auxiliam na regulação das reações metabólicas.

Elas funcionam como catalizadores, ou seja, aumentam a velocidade das reações químicas dentro do organismo. Determinadas reações nem seriam realizadas se não houvesse a ingestão de determinadas vitaminas.

Mas como as vitaminas tem diferentes fontes e temos necessidades bem variadas de cada uma delas, muitas vezes é difícil atingir as metas de ingestão. Neste contexto, os multivitamínicos, são de grande valia!

O que são os multivitamínicos?

Basicamente, os multivitamínicos são suplementos que contém, em sua formulação, as quantidades de vitaminas que precisamos diariamente. Para a maior parte das pessoas, que não tem uma alimentação regrada como deve ser, os multivitamínicos são uma excelente saída para melhorar consideravelmente a questão nutricional.

Porém, eles devem ser utilizados com determinados cuidados, que no geral, são levados em conta por um bom profissional.

Nós levamos vitamina para o nosso organismo através da alimentação, na maioria das vezes. Contudo, nem sempre conseguimos consumir o tanto necessário diariamente. Quando isso não acontece, o corpo acaba tendo dificuldades em manter determinadas reações metabólicas. Por isso, é fundamental que haja uma preocupação em sua dieta, para que a ingestão de vitaminas seja uma prioridade.

Veja agora, os benefícios dos multivitamínicos no organismo!

Benefícios dos multivitaminicos

O primeiro ponto a ser mostrado aqui, é que há muitas reações que são impactadas pela ação das vitaminas. Por isso, é muito importante ter noção de que alguns pontos são mais gerais. Vamos aos principais benefícios!

1- Regeneração celular

Uma das funções mais importantes do organismo. Regenerar células é uma atividade constante do organismo. Porém, com a falta de algumas vitaminas, como a D e a A, temos menos eficiência neste processo.

Por isso, elas devem ser ingeridas com frequência, para que tenhamos uma melhora considerável nos mecanismos de regeneração celular.

2- Redução dos radicais livres e do stress

Este é mais um ponto altamente importante. Os radicais livres são, de forma simplória, produtos gerados por diferentes reações, que no contexto geral, prejudicam o bom funcionamento do organismo. Como as vitaminas tem uma importante função reguladora, elas ajudam diretamente no controle dos radicais livres.

Com isso, os efeitos do stress tendem a diminuir e serem menos impactantes na sua rotina, de uma forma geral.

3- Melhora da função cardiovascular e cerebral

De uma forma geral, se tudo está bem regulado, o corpo funciona melhor. Mas dois sistemas, são ainda mais impactados se você ingere, de forma adequada, suplementos multivitamínicos: o sistema cardíaco e cerebral.

No caso do sistema cardíaco, temos uma melhora na eficiência do transporte do sangue e em seu bombeamento. Além disso, há uma melhora considerável na função cerebral, favorecendo as sinapses e melhorando o funcionamento do cérebro e dos demais componentes do sistema nervosos central.

Existem milhares de benefícios na ingestão de suplementos multivitamínicos. Estas são as principais. Porém, praticamente todas as funções precisam, em determinado momento, da utilização de vitaminas para que sejam mais efetivas. Por isso, é fundamental a ingestão adequada de multivitamínicos.

Benefícios das vitaminas no organismo!

É evidente que os benefícios da utilização de suplementos multivitamínicos, no contexto certo, são imensos. Afinal, nosso corpo precisa das vitaminas para a regulação e otimização das funções metabólicas. Porém, fica muito vago falar que ele trará muitos benefícios.

Veja agora, como cada vitamina tem diferentes funções e é altamente importante para que tenhamos um equilíbrio nas funções metabólicas.  

Vitamina A

Entre suas funções, a principal é a visão humana. A vitamina A atua em organelas dos olhos, proporcionando as reações necessárias para que a visão seja realizada. Além disso, a vitamina A também corrobora para a saúde da mucosa, da pele, das unhas, dos cabelos, dos dentes, e, até mesmo, dos ossos e dos órgãos reprodutores.

Outro ponto importante da Vitamina A, é que ela ajuda também na formação de colágeno, fundamental para a regeneração celular.

Complexo B

São várias vitaminas que desempenham funções diversas, assim como se correlacionam, trabalhando, às vezes, em conjunto para que funções sejam feitas de maneira correta. Inclusive, uma das funções do complexo B é melhorar a velocidade das reações, contribuindo para a melhora do metabolismo.

Nos temos um artigo completo sobre todos os benefícios das vitaminas do complexo B, inclusive fontes em alimentos e suplementos, você pode ler aqui.

Vitamina C

Melhora o sistema imunológico, agindo diretamente na hidroxilação das reações químicas celulares. Além de melhorar o sistema imunológico, mantém os ossos, dentes, mucosa, ligamentos, artérias com bom funcionamento, e crescimento normal de vários componentes do corpo humano.

A Vitamina C também inibe a secreção do cortisol, um hormônio catabólico. Nesse artigo sobre a vitamina C, você pode ler mais benefícios e dicas de como tomar.

Vitamina E

Algumas reações, especialmente desencadeadas a partir de alimentos prejudiciais, liberam espécies reativas de oxigênio. Tais espécies podem atrapalhar células, e tecidos, causando grandes danos a tais áreas. Dessa forma, a vitamina E protege o organismo desses danos, trabalhando junto a outras vitaminas, assim como a vitamina C. Por isso, é importante que tais vitaminas sejam consumidas em proporções corretas e juntas.

Alimentos ricos em vitaminas

Muitos alimentos proporcionam doses de vitaminas, contudo nem sempre são nas proporções necessárias para o corpo. Conheça alguns alimentos que auxiliam na hora de adquirir tais vitaminas:

Vitamina A – pode ser encontrada em peixes, espinafre, brócolis, verduras verdes;

As vitaminas do Complexo B podem ser encontradas nas nozes, peixe, soja, folhas verdes;

A vitamina C pode ser consumida nos legumes, laranja, acerola, abacaxi, caju;

Já a vitamina E está no abacate, amendoim, banana, entre outros.

Suplementação

Consumir as vitaminas através dos alimentos ainda é a melhor maneira de levá-las ao organismo. Elas, quando estão nos alimentos, são mais bem absorvidas. Porém, consumir em complexos vitamínicos também tem suas vantagens, principalmente se não é fácil consumir a quantidade correta para o bom funcionamento do organismo.

Junto, no complexo vitamínico, alguns minerais, também importantes, podem ser adicionados. Alguns complexos, que são os melhores e aqueles mais completos, possuem minerais tais quais o ferro, o iodo, o magnésio, o selênio, o zinco, o cobre, o cloro, o chumbo, em proporções necessárias para o organismo.

Escolha o multivitamínico que corresponda às suas necessidades, sob a supervisão de seu médico e, sempre, no caso de sua alimentação não conseguir corresponder aos níveis corretos de vitamina para o organismo.

Para quem é indicado a utilização de suplementos multivitamínicos?

Este é um ponto bastante amplo e que precisa ser avaliado sob diferentes aspectos. No geral, pessoas que tenham uma dieta altamente regrada, não precisam de suplementos multivitamínicos. O problema, é conseguir tal dieta, na correria do dia a dia, não é?

Por isso, os multivitamínicos, assim como os demais suplementos, têm uma importante função. Eles podem ser usados por pessoas que, por motivos diversos, não conseguem atingir sua cota de nutrientes, seja diária ou semanal.

Neste sentido, praticamente todas as pessoas que tenham este tipo de necessidade, podem fazer a utilização de suplementos multivitamínicos. É muito importante, porém, o acompanhamento de um bom profissional. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, determinadas vitaminas, quando ingeridas em excesso, podem trazer problemas de saúde.

Por isso, para pessoas que realmente tenham a necessidade de suplementar, o multivitamínico é muito indicado.

Porém, como acontece com todos os demais suplementos, se você conseguir ingerir os nutrientes necessários, através de sua dieta, sempre será mais viável. Os multivitamínicos são uma saída para quem não consegue obter as vitaminas através da dieta.

Contraindicações e cuidados na utilização de multivitamínicos

Sim, há contraindicações e cuidados na ingestão de multivitamínicos. Para entender isso, temos que salientar um ponto. Algumas vitaminas são lipossolúveis. Mais especificamente, as vitaminas A, D, E, K.

Estas, quando ingeridas em excesso, causam uma série de reações negativas, que prejudicam nossa saúde.

Além disso, ao ingerir um multivitamínico, que em tese trará todas as quantidades que você necessita, como fica o que você ingere com a alimentação?

Por isso tudo, o suplemento multivitamínico deve ser ingerido com cuidado e principalmente, acompanhamento profissional.

O mais comum, é utilizar o multivitamínico em dias alternados, sempre optando por alimentos naturais para substituí-lo (jamais o contrário).

Mas tudo isso, vai depender da individualidade de cada um.

Preço, melhores marcas e onde comprar

Para quem não consegue suprir todas as vitaminas e minerais durante as refeições ao longo do dia, e seguindo orientações profissionais, pode comprar os multi e polivitamínicos concentrados através de suplementos.

Seu preço pode variar de acordo com cada fabricante, quantidade e composição. Embalagens contendo 60 cápsulas com todos os nutrientes necessários, tem preço médio em torno de R$53,00. Para saber mais informações sobre o produto e comprar em um site de confiança, você pode clicar no banner a seguir que será direcionado para a página da loja.

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

Um comentário

  1. HARROLDO FIGUEIREDO

    OI….GOSTARIA DE SABER SE QUEM TEM UMA CIRURGIA DE ANGIOPLASTIA COM APLICAÇAO DE UM STENT PODE TOMAR O POLIVITAMICO BCAA, OU QUAL SERIA O MAIS INDICADO….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!