Batata Doce – O carboidrato do bem – Seus Benefícios e Receitas

Conheça todos os benefícios da batata doce em uma dieta de ganho de massa muscular, além de uma deliciosa receita com ela de hamburger com peito de frango.

A alimentação tem uma grande importância na vida dos atletas, especialmente para auxiliar na busca dos objetivos. Ela pode melhorar o desempenho, fazer com que o atleta ganhe massa muscular mais rápido, emagrecer, entre outros. Do mesmo jeito, a alimentação incorreta também prejudica, especialmente, às pessoas que querem emagrecer e ganhar massa muscular.

Muitos alimentos com carboidratos são considerados os vilões das dietas. Massas, doces, pães são alguns exemplos de produtos que são cortados da alimentação, pensando especialmente em perder gordura. Eles, quando são consumidos em demasia ou ,somente, quando possuem mais calorias do que o que é gasto no dia, são os maiores responsáveis por criar reservas no corpo. As reservas são as gorduras localizadas e funcionam como estoque no caso de um dia faltar energia advinda dos alimentos para desempenhar as atividades. Por isso, para emagrecer e perder gordura, a primeira coisa a se fazer é diminuir as calorias consumidas para que o corpo precise recorrer às reservas corporais.

Porquê evitar os carboidratos simples

Mas não é necessário recorrer às dietas “milagrosas” que cortam totalmente carboidratos da alimentação. Eles são importantes, mas podem vir em diversas formas, não somente aqueles dos alimentos como massas e doces. Os carboidratos destes alimentos são chamados de carboidratos simples, e caem na corrente sanguínea de maneira muito abrupta, dando energia quase que instantaneamente. Quando o carboidrato entra no corpo, ele logo é quebrado em glicose. A glicose precisa ser quebrada e levada para todos os locais do corpo. Para isso, o pâncreas produz e libera uma grande quantidade de insulina. A insulina em grande quantidade no organismo leva a glicose a todos os pontos que a necessitam, mas, também, cria a reserva, especialmente se naquele exato momento você não a está necessitando.

Um ótimo exemplo de como o carboidrato simples (ou seja, a glicose) vira reserva é no almoço de domingo. Você se reúne com sua família e almoça uma suculenta lasanha. Depois disso, deita no sofá para relaxar. Como a lasanha é um carboidrato simples, devido à massa, ela é logo quebrada em glicose e transportada para os pontos que a necessitam. Como você não está gastando muita energia, o corpo estoca a glicose para ser usada em algum outro momento. É nessa hora que você ganha as gordurinhas.

Os carboidratos compostos em nossa dieta

Mas nem todo carboidrato é ruim. Os carboidratos compostos são excelentes para quem não está precisando de muita energia naquele exato momento. Eles, quando chegam ao organismo, precisam de vários processos para ser quebrados. Isso leva tempo, por isso a glicose é liberada aos poucos. A insulina, por não ser tão necessária naquela hora, é produzida e liberada também de maneira mais lenta. A glicose será levada a todos os pontos que a necessitam, mas ela não será estocada ou será estocada em menor quantidade, porque, normalmente, o corpo utiliza aquele pequeno montante de glicose que está sendo liberado naquele mesmo instante.

Os carboidratos compostos estão em vários alimentos, especialmente aqueles que são integrais. Eles também são chamados de alimentos com índice glicêmico mais baixo. O índice glicêmico é um fator que agrupa os carboidratos. Dizemos que um alimento tem índice glicêmico alto porque ele cai na corrente sanguínea em forma de glicose de forma rápida. Quando o alimento possui índice glicêmico baixo, ele é liberado aos poucos. Além da batata doce, conheça outras fontes de carboidratos indicadas em uma dieta para ganhar massa muscular.

Benefícios da batata doce no ganho de massa muscular

A batata doce é um desses alimentos com índice glicêmico baixo. Ele entra na corrente sanguínea, é quebrado de maneira lenta, e, da mesma forma, é liberada em forma de glicose para os pontos que a necessitam. Se comparada à batata inglesa, a qual tem índice glicêmico mais elevado, uma das mais consumidas, a batata doce é muito mais rica em nutrientes e em benefícios que a sua parente inglesa. Ela virou a queridinha dos atletas e tem ajudado a muitas pessoas a perder peso e ganhar músculos.

Além de ter o índice glicêmico baixo, a batata doce é rica em vitamina A e C, cálcio, fósforo e potássio. Todos esses nutrientes também estão contidos na batata inglesa, porém na batata doce eles estão em maior quantidade.

Para potencializar os ganhos que essa batata provê, associá-la a uma proteína é uma ótima opção. Entre as proteínas que podem ser associadas à batata doce, a carne branca tem alto valor biológico, com menos gordura que a carne vermelha.

Anote aí uma receita anabólica com a batata doce:

Hambúrguer de batata doce de peito de frango

Ingredientes:

50 gramas de batata doce

100 gramas de peito de frango

Uma clara de ovo

Óleo ou azeite (opcional)

Sal a gosto

Pimenta a gosto

Alho a gosto

Modo de preparo

Cozinhe o peito de frango e, assim que estiver cozido, desfie-o. Também cozinhe a batata doce. Quando ela estiver macia, retire a casca e pique-a. coloque todos os ingredientes no liquidificador, junto com os temperos, e bata. O aspecto da massa deve ser consistente e homogênea.

Divida a massa em duas partes e coloque na frigideira, uma de cada vez. Na frigideira, está com um filete de óleo ou azeite, ou, em frigideira antiaderente, amasse a massa até que ela fique com aspecto de uma carne de hambúrguer. Vire a massa, cuidadosamente, para fritar dos dois lados. Coma ainda quente com pão integral.

Rende duas porções.

2 comentários

  1. Qual o melhor horário para consumir a batata doce?

    No jantar junto com frango e legumes pode gerar ganho de peso (não massa muscular e sim gordura localizada) devido ao horário noturno?

    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


8 + 9 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top