Assimetria Muscular: Saiba como prevenir e corrigir

Assimetria Muscular

Normalmente, um dos lados do corpo é mais desenvolvido na grande maioria das pessoas no mundo. Isso pode ser visto em maior ou menor grau nos membros. Um exemplo disso, de uma parte do corpo muito mais desenvolvida que outra, ocorre quando alguém se acidenta e deve usar, por certo tempo, gesso para imobilizar membros fraturados, na perna ou no braço. Ao utilizar o gesso, a pessoa tende a mexer, pouco ou nada, aquela área. Dessa forma, a musculatura daquele membro diminui ou atrofia, somente pela falta de uso.

Em menor grau, a grande maioria das pessoas consegue ver isso em relação ao lado do corpo que mais usa. Para pessoas destras, o lado mais desenvolvido é o direito, assim como para pessoas canhotas o lado esquerdo é o mais desenvolvido. É possível ver diferenças pequenas, bem menores do que 1 cm, e maiores, como em casos de acidentes, como foi dito mais acima. Pessoas ambidestras (que usam ambos os lados da mesma forma) têm menos assimetria, porém ainda existem casos em que os lados são diferentes.

Algumas pessoas causam a assimetria devido à imposição de uma maior força em um dos lados durante os treinos de musculação. Quando existe um lado dominante, condiciona-se aquele lado a fazer mais força, principalmente por ele ser mais desenvolvido e conseguir receber mais carga de peso.

Como Corrigir a Assimetria Muscular:

Para corrigir esse tipo de desnível, na grande maioria das vezes, opta-se por exercícios que farão os dois lados ficarem mais proporcionais. Exercícios que trabalham cada lado de maneira individual ajudam a forçar que o lado menos desenvolvido receba mais intensidade. Muitos profissionais do esporte indicam o uso de halteres, principalmente para diferenças nos membros superiores. Fazendo o mesmo número de repetições, e com o mesmo peso em cada halter.

Como exemplo, siga alguns exercícios que poderão auxiliar a diminuir a diferença de desenvolvimento entre os membros:

Para os ombros

  • Desenvolvimento com halteres;
  • Elevação lateral em ambos os lados;
  • Encolhimento com halteres.

Para o peitoral

  • Supino com halter (inclinado, declinado e reto);
  • Crucifixo;
  • Crossover.

Para os tríceps

  • Rosca Francesa com halteres (um braço de cada vez);
  • Rosca Testa com halteres;
  • Coice com halteres.
  • Para os bíceps
  • Rosca Direta com halteres;
  • Rosca Scott com halteres (um braço de cada vez);
  • Rosca Martelo com halteres.

Para as costas

  • Serrote;
  • Remada curvada com halter em ambas as mãos.

Para corrigir possíveis assimetrias nas pernas, ao invés de trabalhar ambas as pernas na mesa extensora e no leg press, prefira exercitar cada perna de maneira individualizada, assim não sobrecarregará um lado do corpo durante o exercício. Faça o mesmo tanto de repetições, com a mesma carga, porém exercitando cada perna de uma vez. Levará mais tempo, mas os resultados de simetria são bem melhores.

É importante que seja feita uma avaliação médica preventiva, principalmente ortopédica, para que sejam sanados possíveis problemas na coluna que desencadeiem assimetria dos membros. Consulte, também, um profissional do esporte, para que este avalie sua composição física e a melhor maneira de praticar o treino.  

por Raquel Torres Costa Bressan Redatora formada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (8 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading ... Loading ...

3 comentários

  1. Meus braços são cimétricos, mas meu peitoral não. Coisa de centimetros, quase imperceptivel. Quem notou foi minha namorada rsrs. Depois que passei a fazer supino inclinado e declinado com halteres ele deu uma melhorada legal.

  2. O trapezio do lado esquerdo é acentuadamente desenvolvido; treino encolhimento com haltere apenas no lado direito para igualar a aproximadamente 1 mês e ainda não obtive resultado. Em muitos post a recomendação é que se deve treinar ambos os lados mesmo que exista diferença muscular. Existe um treino que isola o trapezio do lado direito para igualar com o esquerdo.

    Alessandro

  3. tenho a dorsal do lado esquerdo mais desenvolvida que a direita…o que fazer so treino: nos aparelhos fixos sem halteres…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


7 + 8 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top