Adipômetro – Aprenda a calcular o percentual de gordura corporal

Saber a taxa de gordura corporal é um grande passo para controle da obesidade e se manter em forma, saiba como usar o adipômetro e calcular o percentual de gordura.

Todos nós somos constituídos de músculos, fluidos e gorduras. Um pouco de gordura é necessário para que o corpo desempenhe várias funções fundamentais. Por isso, todas as pessoas, até as mais magras, têm um pouco de gordura no corpo. Da mesma forma ocorre com os obesos. O percentual de gordura deles, em relação às pessoas mais magras, é mais alto, mas, mesmo assim, eles também são constituídos de músculos e gorduras.

Viver sem gordura é praticamente utopia, afinal precisamos delas para desempenhar funções. Transporte de vitaminas lipossolúveis, como A, D, K e E é uma das principais funções da gordura no corpo, e é necessário em torno de 20 gramas de ingestão de alimentos gordurosos por dia para que o corpo consiga manter suas funções a um nível saudável.

Malefícios a saúde causados pelo excesso de gordura

Porém, o excesso poderia causar problemas também. Quando consumimos gorduras a mais do que o nosso corpo necessita, elas serão estocadas. Alguns dos pontos que estoca esse excesso de gordura são o abdômen, os culotes (nas mulheres), artérias, pescoço e braços.

Entre os grandes problemas que o consumo excessivo de gordura poderia causar é a desorganização das células, o que poderia causar câncer; a obstrução de canais arteriais, por onde o sangue é bombeado para chegar ao resto do corpo; inflamação do hipotálamo e destruição de neurônios; entre outras coisas.

Benefícios de se calcular a porcentagem de gordura corporal

Calcular a porcentagem de gordura corporal facilita a compreensão dos constituintes do seu corpo, principalmente se você está iniciando uma dieta ou um exercício físico. Controlar a porcentagem de gordura corporal que existe no corpo facilita na obtenção de melhores resultados durante exercícios e dietas.

Medir seu peso somente com base na balança nem sempre é eficiente para ter a noção do que é necessário ganhar ou perder para se chegar mais próximo ao corpo ideal. Antes de começar a praticar exercícios, o cálculo da gordura corporal o ajudará a determinar o que é necessário ser feito para alcançar o corpo perfeito, de uma maneira mais eficiente e rápida.

O cálculo da gordura corporal em nenhum dos procedimentos é completamente exato. É possível usar um aparelho chamado adipômetro para calcular a gordura. A partir da medição com o aparelho, nos principais pontos de retenção de gordura no corpo, como dissemos anteriormente, tem-se a medida que irá resultar na taxa de gordura corporal.

A taxa de gordura corporal é, basicamente, a razão entre o total de gordura e da massa da pessoa, a qual está sendo medida. Os valores que são obtidos a partir dos cálculos são a gordura essencial, aquela que precisamos para exercer as principais funções no nosso corpo, assim como a gordura de armazenamento, a qual é maléfica, na maioria das vezes, para o organismo.

Praticantes de musculação e fisiculturistas tem uma enorme preocupação com seu BF (body fat) traduzindo, gordura corporal. Em épocas de competição, diminuir sua porcentagem de gordura é fundamental para que se tenha maior definição muscular.

Como calcular a taxa de gordura no corpo

Existem várias fórmulas para se obter os números para a taxa de gordura corporal. Entre estes o IMC (Índice de massa corpórea), o sexo e a idade entram nos cálculos de alguns procedimentos. Um dos cálculos mais utilizados, e que não necessita do adipômetro, é calculado somente tendo como base os números provenientes do IMC, o sexo e a idade. A fórmula é: IMG = (1,2 x IMC) – (10,8 x S) + (0,23 x idade) – 5,4, em que a idade do indivíduo é dada em anos, o sexo tem numeração 0 para mulheres e 1 para homens. O resultado é achado em porcentagem. O resultado dessa fórmula não é preciso, sendo um dos mais simples.

Com o Adipômetro

Com o adipômetro, é necessário um pouco de prática para manusear o aparelho. Para conseguir ter os números precisos, vá a um nutricionista o qual tem experiência e as ferramentas para tal situação.

Os locais que serão medidos devem ser dobrados, descobrindo assim as dobras cutâneas, que são medidas pelo adipômetro. A pinça do adipômetro mede a dobra cutânea, que pode ser assinalada pelos dedos indicador e polegar. Para conseguir a medida de maneira correta, meça três vezes o mesmo lugar, as quais devem ser iguais em todas as medições. Em caso de uma grande diferença entre as medições, aguarde alguns minutos e faça novamente.

Locais a serem medidos

Os principais locais medidos são os bíceps, a subescapular, o abdômen, a supra-ilíaca, as coxas, os tríceps, a axilar média e as pernas. Após a medição desses locais, os números são jogados em uma equação. Algumas fórmulas usadas são:

Homens (entre 18 a 30 anos):

D = 1,1714 – 0,0671log (Tríceps + Supra-ilíaca + Abdominal)

Mulheres (entre 18 a 30 anos):

D = 1,1665 – 0,0706log (Subescapular + Supra-ilíaca + Coxa)

Após descobrir o total de gordura no corpo, jogue os números em outras fórmulas, a seguir:

Gordura absoluta = peso corporal vezes (gordura percentual/100)

Massa isenta de gordura = peso corporal menos gordura absoluta

Não se esquecendo, nunca, que a gordura total obtida nos cálculos deve ter subtraídas 20%, pois estes são necessários para as funções do organismo.

por Raquel Torres Costa Bressan Redatora formada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votes, average: 4,29 out of 5)
Loading ... Loading ...

7 comentários

  1. só gostaria de solitar, se fosse possível, imagens e/ou fotos dos locais exatos para a medicação.. acredito q muitos de nós gostaria de fazer tais medições em casa ou com os demais colegas de academia – até pq assim seria possível fazer uma agenda com anotações sobre o percentual de gordura.

  2. Como faço a leitura do adipômetro de plástico? A dúvida é em relação a quantos milímetros há entre cada ponto entre os números 0 à 10 e assim por diante.

    • Geralmente funciona de 2 em 2mm. Então, se parar entre 0 e o primeiro ponto é igual à 1. Se parar exatamente no primeiro ponto, é igual à 2.

  3. Dra Veronica A. Mello

    O site d vcs está desatualizado, pois o profissional mais indicado para avaliação de porcentagem de gordura corporal, ou qlqr outro assunto relacionado ao estado nutricional do individuo, é o nutricionista!!
    Sugiro que vcs alterem o texto.

  4. Você coloca a fórmula para pessoas de 18 a 30 anos, e as outras? Tem muita gente acima de 30 neste mundo>

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


1 + = 6

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top