Página Inicial » Treinos » 5 Erros que te impedem de ter um abdômen definido

5 Erros que te impedem de ter um abdômen definido

Veja alguns erros que você pode estar cometendo na dieta e no treino, e que te impedem de ter um abdômen definido.

Na busca por uma abdômen definido e “trincado” muitas pessoas passam horas na academia, mas não conseguem o tão sonhado resultado. Desta forma, muito provavelmente estas pessoas estão cometendo pelo menos um dos erros que serão listados aqui. Mas antes disso é bom salientar que você jamais terá um abdômen definido em um corpo flácido.

Insisto em afirmar que nosso corpo é uma totalidade e não um amontoado de partes. Desta forma, não será possível apenas com treinamento para o abdômen, conseguir uma boa definição.

5 erros que te impedem de ter um abdomen definidoIsso ocorre por que antes de mais nada, não existe queima de gordura localizada. Por mais que alguns meios propaguem tal qualidade, é cientificamente comprovado que não se queima os depósitos de gordura isoladamente.

Veja então os 5 erros que te impedem de ter um abdômen definido:

1- Excesso de gordura ou carboidratos simples na alimentação:
O excesso destes dois tipos de nutrientes, faz com que você não consiga reduzir o seu percentual de gordura e desta maneira, não atingir um bom nível de definição muscular. Isso por que a definição muscular é a soma de um músculo desenvolvido com um baixo percentual de gordura.

2- Excesso de sódio na alimentação:
O sódio, assim como outros nutrientes, trazem consigo, para as ligações químicas necessárias, uma alta dose de água. Isso faz com que uma alimentação que seja rica neste nutriente, seja não apenas ruim para o sistema cardiovascular, mas também para a sua definição, já que você ficara “inchado(a)” e isto será bastante prejudicial para seu objetivo.

3- Treino sem carga ou intensidade:
Muitas pessoas se orgulham de dizer que fazem centenas de abdominais toda sessão de musculação. Porém, provavelmente você não conseguirá ver nestas pessoas uma boa definição muscular. Isso por que para desenvolver a musculatura do abdômen, precisamos de carga e intensidade. A carga não precisa ser necessariamente pesos, mas maneiras de aumentar a demanda energética do exercício.

Abdominal em superfícies instáveis, com recrutamento estático e dinâmico, e outras maneiras são o melhor jeito de aumentar a carga de seu treino. No que se refere a intensidade, que é paralela a carga neste caso, irá ser aumentada conforme se aumenta a carga ou a maneira de se fazer o exercício.

Combinação de mais de um músculo trabalhado, redução na pausa de descanso são algumas das maneiras de se potencializar o treino de abdominais e auxiliar na sua definição.

4- Não exercitar os músculos oblíquos:
Os músculos da lateral do abdômen são constantemente esquecidos, desta forma, os resultados ficam bastante comprometidos, já que eles formam, junto com os músculos inferiores do abdômen e o reto abdominal, toda a estrutura de sustentação da região do tronco.

Por isso, use em seu treinamento exercícios que sejam focados neste grupamento, assim como também você deve ter exercícios para a parte inferior do abdômen e o reto abdominal.

5- Treinar abdominal em excesso:
Parece que muitas pessoas não atentam para o fato de que os abdominais são músculos iguais aos demais. Sua única diferença é que por sua alta solicitação na estabilização, estes acabam sendo de mais difícil hipertrofia, sem contar que sua alavanca de força é menor. Mas isso não quer dizer que você precise fazer abdominais 3 ou 4 vezes por semana.

Dois treinos bem distribuídos e bem intensos ao longo da semana já são capazes de oferecer resultados bastante satisfatórios. Por isso tenha um enfoque na qualidade e não apenas na quantidade de abdominais que você faz.

Leia também:
Os inimigos do abdômen definido e os melhores alimentos
Dicas de como definir o abdômen – Conheça todos os mitos e verdades
Exercícios abdominais – Os Melhores exercícios para definir o Abdômen em vídeo-aulas

Os erros que te impedem de ter um abdômen definido são praticamente os mesmos que te impedem de ter um corpo legal, com baixo teor de gordura e bom índice de massa magra. Lembre-se que para evoluir você precisa de um treinamento adequado, aliado a uma boa dieta e a um descanso planejado. Não tem o que inventar, além disso. Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.

2 Comentários

  1. Um dia de Fitt (em torno de 10 minutos) e outro de abdominais no fim do treino. Estou focando nisso com relação a abdômen.
    Gostaria de tentar o AEJ, mas não vale a pena pra mim perder 1 hr de sono pra isso, ainda mais que tenho problemas pra dormir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!