ZMA: O que é, como tomar, efeitos e benefícios

ZMA UniversalO ZMA deriva da combinação do zinco com magnésio e vitamina B6. Este suplemento alimentar natural aumenta os níveis anabólicos, gera força, resistência e massa muscular.

Com uma fórmula projetada e patenteada, ele apresenta quantidade e formas muito precisas e selecionadas de ‘Aspartato de Monometionina de Zinco”, “Aspartato de Magnésio” e vitamina B6.

Esta combinação perfeita difere o ZMA do zinco e magnésio encontrados em outras fórmulas, como os polivitamínicos e multiminerais, disponíveis no mercado.

Uma das carências nutricionais mais comuns entre adultos saudáveis é a falta de magnésio e de zinco. Atletas e praticantes de musculação também apresentam deficiência desses nutrientes em decorrência dos treinos fortes.

O zinco é essencial para várias reações químicas do organismo e parte importante do sistema imunológico. Já o magnésio regula as funções do coração e transporta importantes nutrientes que contribuem com as funções musculares.

A carência desses nutrientes afeta diversos mecanismos endócrinos, provocando queda no rendimento e comprometendo o resultado final dos treinamentos. Recuperá-los somente através da alimentação é tarefa difícil. O ZMA age justamente contra essa falta e traz benefícios reais para a saúde e performance nos treinos.

A adição de vitamina B6 à fórmula do ZMA, contribui para a absorção do zinco e do magnésio, estando diretamente ligada ao metabolismo dos aminoácidos. Esta vitamina também apresenta efeito anticatabólico por estar ligada às reações que favorecem a quebra do glicogênio muscular, para então utilizar a glicose como fonte de energia, poupando assim o uso dos aminoácidos para este propósito.

Porque usar ZMA? Ele funciona?

Devido a sua eficácia comprovada cientificamente para aumento dos níveis de testosterona, esse suplemento vem sendo utilizado por diversos atletas como alternativa segura e natural ao uso de pró-hormônios.

Os pró-hormônios têm sido banidos por muitas organizações esportivas. No Brasil, o uso é proibido por lei por trazer grandes riscos à saúde. Em outro artigo aqui no Treino Mestre falamos mais a respeito dos pró-hormonais e você pode ler aqui.

O ZMA ao contrário apresenta evidências concretas sobre muitos dos seus benefícios. Estudo sugerem que este suplemento alimentar natural aumenta em mais de 30% os níveis de testosterona sem criar metabólitos esteróides. A suplementação com ZMA não causa nenhuma dos efeitos negativos frequentemente associados ao uso de pró-hormonais.

Efeitos e benefícios do ZMA

Pesquisas tem apontado que o ZMA pode ser útil em situações de câimbras e tensões musculares, em casos de insônia e problemas do sono.

Para atletas, o uso deste suplemento pode favorecer o aumento da massa muscular e uma melhor recuperação física. Quando o uso do ZMA é aliado a um bom programa de exercícios físicos e uma alimentação balanceada tem como efeitos e benefícios:

  • aumenta a força e promove o crescimento muscular;
  • aumenta naturalmente os hormônios anabólicos, tais como a testosterona;
  • apresenta altos níveis de magnésio, zinco e vitamina B6;
  • redução do catabolismo muscular;
  • melhora do relaxamento muscular durante o sono, ajudando no processo de recuperação do tecido muscular durante o período pós-treino;
  • diminuição da retenção hídrica;
  • melhora na concentração e nos reflexos;
  • melhora do estado imunológico.

Para quem é indicado o uso do ZMA?

Praticamente todas as pessoas que treinam musculação podem se beneficiar ao utilizar a suplementação com ZMA. Entretanto, é importante procurar um médico ou nutricionista antes de adotar qualquer tipo de suplemento

Como tomar o ZMA:

A recomendação é ingerir o ZMA 30 minutos antes dos treinos e 30 minutos antes de dormir, de preferência com o estômago vazio.

zma universal comprarA dica é não consumir o ZMA juntamente ou imediatamente antes ou depois de ingerir alimentos suplementos que contenham alta concentração de cálcio, pois este pode interferir na absorção dos nutrientes presentes no ZMA.

Melhores marcas, preço e onde comprar:

Certamente os das marcas Universal e Optimum Nutrition são os melhores do mercado, a média de preço da marca Universal é de R$150,00 com 90 cápsulas, e o da Optimum de 90 cápsulas sai R$160,00 em média em algumas lojas vistas na internet.
Para obter informações completas e onde comprar o ZMA Pro da Universal pelo melhor preço, clique aqui.

44 comentários

  1. O zma tenho que cicla tipo creatina? depois q paro com o uso os ganhos somem? obg

  2. Tomo zma junto com ph20 tem problema

  3. eu tomo o lipo 6 black e gostaria de saber se posso tomar o zma tambem

  4. Gostaria de saber quanto tempo depois de tomar a MRX- time release da max titanium posso tomar o zma ?

  5. se eu tomar zma e consegui ganhos se parar de tomar perde esses ganhos

  6. Ola boa noite vou comecar a tomar zma antes de dormir, gostaria de saber por ele aumentar a testosterona aumenta o clitoris ! Obrigada

  7. ola queria saber se posso tomar zma com animal nitro ? ou melhor zma e whey ? qual melhor animal nitro ou zma ? tirem a duvida obg

  8. qual o preço do melhor zma?

  9. Ola amigos, meu problema e diferente, tenho 44 anos não malho, acho que e normal mas não sei o que eu sei é que não tenho mais ereções igual quando eu tinha 20 anos, se o zma aumenta a testosterona sera que pode melhorar o desempenho sexual.

    • Sim ele pode, eu tomo ZMA + Tribulus Terrestris. No seu caso pela idade e situação de sedentário, é mais indicado somente o Tribulus Terrestris, agora cuidado ele tem um efeito colateral secundário que é o aumento da próstata. Fale com um médico ele pode te ajudar de uma forma bem mais correta e adequada a você.

  10. Boa tarde, Eu comprei o ZMA da ON e gostaria de saber se obterei bons resultados tomando apenas uma cápsula por dia.
    Eu sei que a recomendação é duas ou tres vezes ao dia, mas é que dizem que os fabricantes aumentam as doses pra aumentar as vendas. Não sei se é verdade, e o que quero mesmo é obter o melhor de resultado possível.

    Se alguem puder me ajudar, agradeço.

  11. Tem algum problema tomar ZMA com Tribulus e um poli vitamínico como o optimum?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


8 + = 12

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top