Página Inicial » Pró-Hormonais » ZMA: O que é, como tomar, efeitos e benefícios

ZMA: O que é, como tomar, efeitos e benefícios

Artigo completo onde você irá tirar todas as dúvidas sobre o suplemento ZMA. Para que ele serve, como funciona, composição, benefícios e efeitos colaterais.

ZMA Suplemento

O ZMA deriva da combinação do zinco com magnésio e vitamina B6. Este suplemento alimentar natural aumenta os níveis anabólicos, gera força, resistência e massa muscular.

Com uma fórmula projetada e patenteada, ele apresenta quantidade e formas muito precisas e selecionadas de ‘Aspartato de Monometionina de Zinco”, “Aspartato de Magnésio” e vitamina B6.

Esta combinação perfeita difere o ZMA do zinco e magnésio encontrados em outras fórmulas, como os polivitamínicos e multiminerais, disponíveis no mercado.

Uma das carências nutricionais mais comuns entre adultos saudáveis é a falta de magnésio e de zinco. Atletas e praticantes de musculação também apresentam deficiência desses nutrientes em decorrência dos treinos fortes.

O zinco é essencial para várias reações químicas do organismo e parte importante do sistema imunológico. Já o magnésio regula as funções do coração e transporta importantes nutrientes que contribuem com as funções musculares.

A carência desses nutrientes afeta diversos mecanismos endócrinos, provocando queda no rendimento e comprometendo o resultado final dos treinamentos. Recuperá-los somente através da alimentação é tarefa difícil. O ZMA age justamente contra essa falta e traz benefícios reais para a saúde e performance nos treinos.

A adição de vitamina B6 à fórmula do ZMA, contribui para a absorção do zinco e do magnésio, estando diretamente ligada ao metabolismo dos aminoácidos. Esta vitamina também apresenta efeito anticatabólico por estar ligada às reações que favorecem a quebra do glicogênio muscular, para então utilizar a glicose como fonte de energia, poupando assim o uso dos aminoácidos para este propósito.

ZMA se caracteriza suplemento alimentar formado e padronizado de micronutrientes magnésio, zinco e vitamina B6. Os mesmos são encontrados em quantidades que alcançam indicações diárias de consumo para dia completo de um adulto. Tal suplemento é ótimo aliado de músculos. E, o mesmo tem ação diurética, sendo favorável ao cérebro e ainda age em melhora da imunidade.

Porque usar ZMA? Ele funciona?

Devido a sua eficácia comprovada cientificamente para aumento dos níveis de testosterona, esse suplemento vem sendo utilizado por diversos atletas como alternativa segura e natural ao uso de pró-hormônios.

Os pró-hormônios têm sido banidos por muitas organizações esportivas. No Brasil, o uso é proibido por lei por trazer grandes riscos à saúde. Em outro artigo aqui no Treino Mestre falamos mais a respeito dos pró-hormonais e você pode ler aqui.

O ZMA ao contrário apresenta evidências concretas sobre muitos dos seus benefícios. Estudo sugerem que este suplemento alimentar natural aumenta em mais de 30% os níveis de testosterona sem criar metabólitos esteróides. A suplementação com ZMA não causa nenhuma dos efeitos negativos frequentemente associados ao uso de pró-hormonais e esteroides sintéticos.

Composição: Nutrientes do ZMA

A associação entre magnésio, zinco e vitamina B6 é bastante favorável à saúde. O zinco se caracteriza ativador para várias fases do metabolismo humano.

Trata-se do nutriente de necessidade para produzir enzimas digestivas que ajudam em processo da digestão das proteínas e ainda se resume a maneira orgânica achada pelo corpo para neutralização de populares radicais livres percebidos na situação de o organismo estar sofrendo estresse mental ou físico, como no exercício físico.  

No momento, a maior parte dos indivíduos possui deficiência de tal mineral, em especial os que fazem exercício físico de superior intensidade e força.

Isto devido ser requerida pelo corpo superior quantidade de zinco para participação de enzimas, anidrase carbônica, ácido láctico desidrogenase, essenciais em gerar energia química com produção em músculos e mitocôndrias.

O magnésio tem participação em quantidade superior a 100 reações bioquímicas em cada uma das células humanas. É preciso para controlar impulsos nervosos que fazem ativação do mecanismo das contrações e relaxamento dos músculos, se caracterizando um dos nutrientes de fundamento para prevenir câimbras.

E, age em gerar energia, em especial aos músculos, por meio de quebra do ATP, e é preciso para funcionamento intestinal adequado.

A vitamina B6 tem atuação em metabolismo de aminoácidos, tendo maior requisito ainda para praticantes do exercício físico. Age em enzima do fígado TGP, Transaminase Glutâmico Pirúvica, que cria energia ao músculo por meio de piruvato.

E dentre suas várias funções, mais uma participação de significado é em regular sono, se caracterizando co-fator dependente às substâncias neurotransmissoras e hormônios que induzem sono. O sono se resume essencial para recuperar os músculos e maior síntese das proteínas em músculo.

Outro suplemento que aumenta os níveis de testosterona naturalmente, é o Tribulus terrestris. Vale a leitura desse artigo para tirar todas as dúvidas sobre o tribulus.

Benefícios do ZMA

Aliado Muscular
ZMA possui excelente combinação dos nutrientes aos músculos. O magnésio e zinco fazem promoção do efeito anabólico, portanto, contribuem para o ganho de massa muscular. A vitamina B6 possui efeito anti-catabólico, portanto, vai evitar o catabolismo muscular.

Isto devido à vitamina B6 participar das reações que contribuem para quebra de glicogênio muscular para que seja possível uso da glicose como fonte de energia aos músculos, com uso poupado de aminoácidos da musculatura. Os benefícios apontados ainda podem ser atingidos ao consumir quantidade adequada do magnésio, zinco e vitamina B6 ao alimentar-se.

Ação Diurética
A maior parte dos indivíduos possui baixo consumo das fontes de magnésio e vitamina B6 que ainda agem como moduladores fisiológicos do produto dos líquidos em vias linfáticas. Em tais casos, o aumento do consumo de tais nutrientes pode ser interessante para atenuar retenção dos líquidos, em especial nas mulheres com utilização do anticoncepcional.

Amigo do Cérebro
Magnésio e zinco se caracterizam os mais requisitados pelo corpo em mesma quantidade que se caracterizam os mais deficientes na maior parte dos indivíduos.

E, se resumem principais antioxidantes requisitados ao organismo, e assim favorecem ao estado superior do reflexo e concentração. A vitamina B6 age como pontecializador de desempenho cognitivo, com garantia de superior desempenho cerebral ainda.

Aliado da Imunidade
O zinco, como o magnésio, se resume mineral que integra mais de 300 enzimas do corpo, agindo em funções estruturais, catalíticas, e reguladoras das muitas proteínas. Entre as mesmas, enzimas para estímulo do sistema imune, em especial por se resumir co-fator de hormônio do timo, essencial em sistema de defesa.

Relaxamento Muscular
O magnésio, vitamina B6 encontrados em ZMA, oferecem relaxamento dos músculos. Os estudos científicos fazem demonstração de melhoras, sendo exemplo dor de cabeça, tensão muscular, bruximo, e melhor funcionamento intestinal com aumento do consumo de tais nutrientes.

Pesquisas tem apontado que o ZMA pode ser útil em situações de câimbras e tensões musculares, em casos de insônia e problemas do sono.

Para atletas, o uso deste suplemento pode favorecer o aumento da massa muscular e uma melhor recuperação física como dito anteriormente. Quando o uso do ZMA é aliado a um bom programa de exercícios físicos e uma alimentação balanceada, pode proporcionar excelente benefícios. Abaixo outros benefícios do ZMA:

  • aumenta de força;
  • aumenta naturalmente os hormônios anabólicos, tais como a testosterona;
  • melhora do relaxamento muscular durante o sono, ajudando no processo de recuperação do tecido muscular durante o período pós-treino;
  • diminuição da retenção hídrica;
  • melhora na concentração e nos reflexos;

Para quem é indicado o uso do ZMA?

Praticamente todas as pessoas que treinam musculação podem se beneficiar ao utilizar a suplementação com ZMA. Entretanto, é importante procurar um médico ou nutricionista antes de adotar qualquer tipo de suplemento

Quantidade adequada ao Consumo

Ao consumir qualquer suplemento apresentando magnésio e zinco, sendo exemplo ZMA, é dever espaçar consumo dos suplementos ou alimentos fonte do cálcio, sendo exemplo leites, queijos, iogurtes, e mais derivados lácteos.

Leia também: Zinco – Seus benefícios para saúde e fontes alimentares desse mineral

ZMA apenas pode ter ingestão depois da orientação do médico nutrólogo ou do nutricionista esportivo. Levando em conta componentes associados em ZMA, magnésio, vitamina B6 e zinco, o ideal momento para consumo seria anteriormente ao treino e anteriormente a dormir.

Cada marca de ZMA pode apresentar uma porção diversa de cada nutriente e apenas o nutricionista ou médico nutrólogo é capaz de fazer avaliação da dosagem adequada segundo as necessidades diárias do consumo dos micronutrientes para cada indivíduo.

A quantidade de recomendação deve levar em conta o que o indivíduo já consome por meio da alimentação, e possibilidade de complementação usando suplemento segundo o próprio foco em saúde e ganho do rendimento esportivo. Pois, a dose descrita na maior parte das marcas de ZMA já equivale a quase 100% da necessidade do dia.

Na situação do zinco, a porção diária de recomendação aos homens e mulheres adultas se caracteriza a 40 mg. Em relação ao magnésio, a recomendação é consumir 350 ml.

A indicação diária da vitamina B6 se resume a 1,3 mg aos homens e mulheres adultas com idade até 50 anos. Depois disso, a quantidade sobe para 1,7 mg aos homens adultos e 1,5 mg às mulheres adultas. As crianças têm necessidade de 0,5 a 0,6 mg diariamente.

Como tomar o ZMA Optimum e Universal:

A recomendação dos fabricantes é ingerir o ZMA 30 minutos antes dos treinos e 30 minutos antes de dormir, de preferência com o estômago vazio.

A dica é não consumir o ZMA juntamente ou imediatamente antes ou depois de ingerir alimentos suplementos que contenham alta concentração de cálcio, pois este pode interferir na absorção dos nutrientes presentes no ZMA.

melhores marcas do suplemento ZMA importados e nacionais

Melhores marcas, preços e onde comprar o ZMA

Certamente os das marcas Universal e Optimum Nutrition são os melhores marcas importadas do mercado, a média de preço da marca Universal é de R$210,00 com 90 cápsulas, e o da Optimum de 90 cápsulas sai R$220,00 em média em algumas lojas vistas na internet.
> Para obter informações completas e onde comprar o ZMA Pro da Universal pelo melhor preço,
 clique aqui.

> Para ter mais informações e onde comprar o ZMA Optimum pelo melhor preço, clique no botão abaixo:

Comprar ZMA Optimum pelo melhor preço

Das melhores marcas nacionais, nós destacamos o ZMA da Growth Supplements. Para ter mais informações e onde comprar o ZMA da Growth Supplements, você pode visitar o site do fabricante clicando aqui.

Cuidados ao ingerir

Ingerir o ZMA com ao mínimo 200 ml da água para que reações enzimáticas aconteçam de modo normal. E, é dever espaçar o consumo do ZMA com o de alimentos e suplementos fonte do cálcio, sendo exemplo queijos, leites, iogurtes e mais derivados lácteos.

ZMA geralmente é orientado às pessoas que fazem atividade física de intensidade moderada para alta, sendo exemplo lutas, treinamento funcional, musculação, crossfit, e mais.

Efeitos Colaterais e Combinações

Uma sonolência possível pode aparecer a depender da quantidade de nutrientes que uma dose apresentar, já que determinados componentes de ZMA fazem promoção do relaxamento dos músculos.

Em relação às combinações, é de importância relacionar a ingestão de ZMA e de qualquer mais suplemento clínico, esportivo ou estético, e a alimentação equilibrada em minerais e vitaminas, na sua forma natural orgânica, com riqueza nos antioxidantes e polifenóis.

Posso tomar ZMA com outros suplementos?

O ZMA pode ser consumido sim com outros suplementos de carboidratos (maltodextrina, dextrose, maxy waize, etc), proteínas (whey protein, caseína, albumina, etc), aminoácidos (BCAA, Creatina, Glutamina, etc) e também com os termogênicos. Mas lembre-se, antes de iniciar o uso de qualquer suplemento ou termogênico, um profissional da saúde deve ser consultado para avaliar a real necessidade do uso desses complementos.

Relatos

Está utilizando ou já utilizou o ZMA é quer deixar seu relato falando como foram os resultados, se o ZMA é bom mesmo e outros detalhes? Por favor utilize a area de comentários abaixo e ajude os próximos leitores com o seu relato sobre esse suplemento.

Abaixo um vídeo para tirar maiores dúvidas sobre o ZMA:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (60 votos, média: 3,78 de 5)
Loading...

79 Comentários

  1. Vou começar a tomar ZMA , treino bem pesado , mas acredito que por algumas mudanças hormonais que tive ando me sentindo desestimulada, minha dúvida é…li que devo tomar com o estomago vazio, gosto de comer uma batata doce antes de treinar, posso tomar o zma e em seguida comer a batata?

    • Renata , se voce comer exageradamente tipo 900g de bata doce ai já vai ter um valor mais acentuado de cálcio a cada 100g de batata doce tem 17,2mg de cálcio se voce comer de 100g a 200g não vai interferir nos benefícios do zma, pode comer Renata a batata doce é ótimo alimento para o pré-treino . Espero ter ajudado.

  2. Aracelli Maria Barbosa da Silva

    Gostaria de saber se quem faz corrida e exercicos em casa de musculação pode usar zma

  3. Para mim o zma funciona! Já tomei o da Optimum e Universal e ambos gostei dos resultados…como está difícil de encontrar da optimum tenho utilizado o zma da universal, muito bom tb. Alguem teve efeitos colaterais com eles? Até hoje só senti sonolencia, mas ñ sei se foi exatamente por causa deles…

  4. Eu malho quando acordo… Tenho que tomar ele com o estômago vazio?

  5. Sou intervença, e faço reposição homanais para tireóide e ovários. Posso tomar o ZMA?

  6. Quanto tempo devo aguardar após tomar o ZMA para tomar caseína?

  7. Pedro Ceschim de Moraes

    Gostaria de saber se posso tomar o zma + gh pro associado com algum pro hormonal?

  8. Ja tomei o gamma zma force da ceel force realmente o resultado é muito bom so q tem seus problemas por exemplo acelera o coração estresse muito sono fora isso muito bom recomendo.

  9. RENIO SERGIO DA SILVA

    BOM DIA; GOSTARIA DE SABER SE POSSO TOMAR O ZMA MESMO EM DIAS QUE NÃO TREINO.

  10. Bom,eu faço musculação ha aproximadamente uns 8 a 10 anos de forma moderada apenas para manter a forma fisica e volume muscular,uma vez que trabalho na área de segurança privada. Tenho 57 anos,faço caminhadas,percursos de bicicleta e tenho barras anilhas,esteira,plataforma vibratoria em casa. Dos fabricantes de zma do mercado,acho o da optimum um dos melhores.
    Eu particularmente mando fazer em farmacia de manipulação e tomo 2 doses em jejum antes de dormir.
    Minha formula é essa:
    magnesio quelato 500mg
    zinco quelato 35mg
    cromo quelato 40mcg
    vitamina b6 14mg
    Qualquer farmacia de manipulação faz. Eu pago R$88,00 para 60 doses.
    Funciona muito bem pra mim.
    Abraço.

  11. Comecei a tomar ZMA a pouco tempo mas estou sentindo dificuldade na hora de dormir … Estou seguindo corretamente o consumo … Teria outra forma de tomar e dormir bem ?

  12. Posso tomar o zma e o tribulus?

  13. Tomar zma e hipercalorico super mass integralmedica antes de durmi engorda mas malho mt 5x por semana

  14. VOU COMEÇAR A MALHAR E TOMAR O ZMA. PRECISO SECAR A BARRIGUINHA SERA QUE VAI ME AJUDAR??? TAMBÉM VOU INICIAR UMA DIETA FECHADA. SERÁ QUE VAI FUNCIONAR???

  15. Diabético compensado pode usar ZMA?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

arnold D 160

arnold D 160

Curta-nos no Facebook!