Página Inicial » Emagrecimento » Xenical (Orlistate) – Remédio para emagrecer – Indicação e efeitos colaterais

Xenical (Orlistate) – Remédio para emagrecer – Indicação e efeitos colaterais

O Orlistate é uma substância que atua no emagrecimento e está presente em vários medicamentos e termogênicos. Seu nome comercial mais conhecido é o Xenical. Saiba para quem é indicado e quais seus efeitos colaterais.

São muitos os que estão sempre em busca de perder uns quilos ali e outros aqui. Boa alimentação e exercícios físicos constantes quase sempre são a chave do sucesso.

Porém, há aqueles que querem resultados muito mais rápidos do que o corpo pode oferecer e acabam recorrendo aos medicamentos.
Um que está sendo muito utilizado hoje em dia é o orlistate mais conhecido como Xenical.

xenical emagrece efeitos colaterais

O que é o Xenical e como ele atua no organismo

O xenical é indicado pelos médicos para casos de obesidade, uma doença que afeta milhares de pessoas no mundo e pode levar à morte. Ele atua inibindo a ação de uma enzima, a lipase pancreática.

Ela é a responsável por metabolizar a gordura (quebrar esse nutriente em pedaços menores) dos alimentos para que a mesma seja absorvida pelo nosso organismo. Assim, ele não entra na categoria de medicamentos que inibem a fome.

Como dito acima, o Xenical é indicado para pacientes que sofrem com a obesidade e correm sérios riscos de vida por causa do sobrepeso. Ele impede a absorção de 30% de toda a gordura ingerida e assim, a única forma dessa gordura ser expulsa do corpo é através das fezes.

Esse fator pode causar certo incômodo durante algum tempo, mas após isso o corpo consegue manter o equilíbrio.

Para quem é indicado o Xenical?

Os médicos especialistas como endocrinologistas e nutrólogos costumam receitar essa medicação para pacientes que apresentam obesidade mórbida como um tratamento de longo prazo. O xenical se mostra muito eficaz não apenas para fazer o indivíduo emagrecer como também ajuda na manutenção do peso, evitando que toda a gordura perdida retorne.

Normalmente esses indivíduos encontram-se com o IMC igual ou acima de 30 kg por metro quadrado ou então 28 kg por metro quadrado com algum outro fator associado: diabetes do tipo 2, hiperinsulinemia, hipercolesterolemia, hipertensão ou intolerância à glicose.

Leia também: Os principais remédios para emagrecer e cuidados importantes

Como tomar o Xenical

A dosagem indicada é de 1 comprimido de 120 gramas durante ou após 1 hora das principais refeições do dia o que resulta em 3 comprimidos diários. A ingestão do medicamento deve vir acompanhada de uma dieta hipocalórica com pelo menos 30% das colorias em forma de gordura. Assim, faz-se necessário o acompanhamento de um nutricionista e de uma dieta receitada pelo profissional.

No caso de uma superdosagem como 800 mg por dia ou até 400 mg 3 vezes por dia não apresentaram nenhum efeito colateral e também não foram vistos benefícios adicionais. Ou seja, tomar mais do que a dose recomendada não fará com que você perca mais gordura.

Reações adversas e efeitos colaterais

Bem, como se pode imaginar, as reações que esse medicamento pode provocar são muitas e bastante desagradáveis nos primeiros dias de uso. As reações vistas são todas decorrentes do próprio uso do medicamento e do fato de 30% da gordura passar direto pelo intestino sem ser percebida.

Veja algumas das reações adversas que foram encontradas com o uso do xenical:

  • urgência ou incontinência fecal;

  • fezes oleosas;

  • flatulência acompanhada de fezes moles;

Esses problemas podem permanecer por até 3 meses, porém houve casos em que o paciente apresentou apenas um episódio com reações adversas. É importante destacar que quanto menor a quantidade de gordura na sua dieta, menor será a incidência desses eventos.

Assim, tomar apenas o Xenical e se entupir de alimentos gordurosos como pizza, pastel e outros pode piorar esses sinais e sintomas. Também foram observados outros efeitos colaterais como fadiga, infecção urinária, ansiedade, cólicas menstruais e hipoglicemia em portadores de diabetes tipo 2.

Leia também: Fluoxetina emagrece? Saiba mais sobre suas indicações e efeitos colaterais

Quanto ao grupo de risco do qual fazem parte crianças, gestantes, lactantes e idosos, não há estudos suficientes que possam comprovar a existência ou não de efeitos colaterais graves. Portanto, essa indicação fica a critério do médico.

Concluindo

O Xenical é uma medicação, que apesar de não ter registro de reações adversas quanto a sua superdosagem não deve ser administrado de forma irresponsável. Veja que é um remédio indicado para pessoas com sobrepeso não cabendo para aqueles que se encontram abaixo da faixa do IMC indicado.

Esse remédio é considerado um novato e ainda há falta de estudos no assunto. A primeira atitude a tomar se você quer perder peso, não importa o quanto, é consultar um profissional especialista. Só ele poderá lhe orientar quanto às medidas a serem tomadas.

2 Comentários

  1. Onde eu posso encontrar este remédio xenical pra comprar

  2. Bom DIA
    Onde eu posso comprar este remédio, ja procurei na internet e não acho?
    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Curta-nos no Facebook!