Página Inicial » Whey Protein » Whey Protein Isolado – Para que serve, como tomar e preços

Whey Protein Isolado – Para que serve, como tomar e preços

Mais um artigo completo onde você irá tirar todas as suas dúvidas a respeito do Whey Protein Isolado. Não deixe de ler antes de comprar esse suplemento!

Um suplemento bastante famoso e muito utilizado por diversos atletas é o whey protein. Ele é produzido durante o processo de fabricação do queijo que é quando são extraídas as proteínas do soro do leite. É um suplemento muito nutritivo e contém uma grande quantidade de aminoácidos essenciais, aqueles que não são produzidos pelo nosso organismo e precisamos ingeri-los através dos alimentos.

Os principais efeitos desse suplemento se dá na construção muscular, redução das taxas de gordura corporal e melhora no desempenho durante os treinos. Por todos esses benefícios foi que surgiu a ideia de criar um tipo de whey protein com efeitos mais intensos, um mais concentrado e livre de carboidratos e gorduras, o whey protein isolado.

whey protein isolado

Processo de produção do Whey Protein Isolado
Inicialmente, a caseína é removida do soro do leite com a ajuda de uma enzima conhecida pelo nome de renina. Por conta disso, o soro passa a apresentar um sabor adocicado. Em meio a esse processo é utilizado um método chamado de filtração por troca iônica. Esse tipo de microfiltração é o grande responsável por tornar um whey protein isolado o suplemento mais recomendado para o consumo.

O que é e para que serve o whey protein isolado

A grande diferença entre o whey protein comum e o isolado é a quantidade de proteínas. Assim, como o próprio nome já deixa subtendido, a versão isolada consegue oferecer cerca de 90 a 98% de proteína pura de elevado valor biológico (as proteínas são facilmente absorvidas pelo organismo e melhor aproveitadas pelos músculos) e podem chegar a ter 0% ou praticamente nenhum carboidrato, lactose ou gordura. É considerado uma excelente fonte de BCAA, um tipo de proteína de cadeia ramificada que é essencial para a recuperação muscular.

Vantagens do Whey Protein isolado

A vantagem mais importante de ingerir esse tipo de suplemento é a sua grande concentração de proteínas de elevado valor biológico. Ele consegue suprir as demandas do nosso corpo com grande eficácia e ainda pode ser utilizado para outros fins terapêuticos e estéticos.

Um estudo realizado com ratos e baseado nos parâmetros da OMS (Organização Mundial de Saúde) resolveu analisar a eficiência de dois suplementos: uma mistura de 60% o whey protein isolado e 40% hidrolisado de colágeno. O resultado foi que o tipo isolado se mostrou muito mais eficiente, oferecendo todas as proteínas essenciais segundo os padrões de referência da OMS.

Ao contrário, o hidrolisado mostrou-se ineficaz quanto a esse quesito, especialmente pela ausência completa do triptofano. A caseína foi mais eficaz para o aumento de tamanho dos ratos. Por conta disso, essa combinação de proteínas se mostrou eficaz na suplementação de idosos e construção de massa muscular.

Principais benefícios de tomar Whey Protein Isolado

Ajuda na perda de peso:

As proteínas são nutrientes que conseguem oferecer maior saciedade quando comparadas aos carboidratos e às gorduras. Isso porque as suas moléculas são muitos complexas e as ligações peptídicas necessitam de uma grande quantidade de energia para serem quebradas e, por fim, metabolizadas e absorvidas pelo organismo. Portanto, além de fornecer maior sensação de saciedade, o whey protein isolado consegue gastar mais energia do que os outros nutrientes.

Sarcopenia:

A sarcopenia é uma situação onde ocorre a perda de massa muscular, chegando até mesmo a ocorrer a atrofia muscular. É muito comum em idosos por conta da falta de movimentação, déficit de absorção dos alimentos e redução de exercícios físicos. Se administrado da forma correta, o whey protein isolado pode ser uma ótima solução para esse problema, proporcionando melhor qualidade de vida.

Pós-operatório:

As proteínas são substâncias anabólicas, ou seja, elas conseguem construir tecido orgânico, nesse caso mais específico, construir massa muscular. Portanto, é uma boa opção para suplementar a alimentação de que acabou de passar por uma cirurgia. Além de atenuar a perda de massa muscular que ocorre por conta do indivíduo ficar muito tempo acamado, o whey protein isolado ajuda na cicatrização de feridas e queimaduras.

Definição e ganho de massa muscular:

Certamente é um dos melhores suplementos para o ganho de massa muscular, já que a grande quantidade de proteínas de alto valor biológico presentes em sua composição, auxiliam muito quem busca a hipertrofia. No quesito definição muscular, como o whey protein isolado também ajuda a reduzir as taxas de gordura corporal, ele é uma excelente e saudável alternativa para definir os músculos, eliminando, com a ajuda de uma dieta balanceada e dos exercícios de musculação, a camada de gordura presente em cima dos músculos. 

Leia também => BCAA – O que é, efeitos e como tomar

Ausência de lactose:

Esse é um benefício que interessa principalmente àqueles que possuem intolerância à lactose, ou seja, eles não possuem quantidades suficientes da enzima lactase, responsável pela quebra dessa molécula em glicose e galactose para que esses açúcares possam ser absorvidos pelo nosso organismo. Portanto, o whey protein isolado é uma ótima maneira de usar a suplementação proteica sem sentir os efeitos indesejáveis que a lactose provoca no intestino.

Para quem é indicado

O whey protein isolado é mais recomendado para atletas, fisiculturistas e pessoas que praticam atividade física no geral. Ele é muito utilizado em momentos onde os praticantes de musculação desejam maior definição muscular, já que como esse suplemento possui praticamente zero de carboidratos e gorduras, ele acaba sendo mais indicado nesse período onde a dieta do atleta precisa ter reduções calóricas.

Também pode ser recomendado para pessoas que tenham alguma dificuldade de absorção de proteínas, uma deficiência que pode ser genética. Em qualquer dos casos, para saber qual a quantidade ideal que deve ser ingerida você deve consultar um nutrólogo que medirá as quantidades exatas de proteínas que você precisa por dia para manter o seu metabolismo funcionando adequadamente mesmo com exercícios físicos de alta intensidade.

Diferenças entre Whey Protein isolado x Whey Protein Concentrado x Whey Protein Hidrolisado

Whey Protein Concentrado:

Esse tipo, por não passar por muitos processos de filtração, ele consegue oferecer proteínas de maior qualidade, porém, há uma grande quantidade de gorduras e carboidratos. Ela não é tão pura (a concentração de proteínas varia de 70 a 80%) e sua rapidez de absorção não é tão grande. Porém, isso não faz dela um tipo inferior. Ele pode ser utilizado em qualquer momento do dia, especialmente antes de dormir e ao acordar para evitar o catabolismo. O ideal é que ele seja consumido com outras proteínas como a caseína ou albumina. Não é recomendado para os intolerantes à lactose.

Whey Protein Hidrolisado:

A grande diferença desse tipo de whey para os demais é que aqui as cadeias polipeptídicas são bem menores, chegando a dipeptídeos ou tripeptídeos ou, até mesmo, aminoácidos livres. Isso faz com que a absorção do nutriente seja feita de forma muito rápida já que o nosso corpo não precisará quebra a extensa molécula de proteína para que depois seja absorvida. Por conta disso, o sabor é mais fraco do que os outros suplementos e quando misturado à água tende a ficar mais transparente.

Whey Protein Isolado:

Como já foi dito aqui, a grande diferença do whey protein isolado para os demais é a sua elevada concentração de proteínas e, em algumas vezes, a ausência completa ou, quase completa, de carboidratos (incluindo a lactose) e gorduras.

Como tomar a Whey Protein Isolada

O ideal é fazer o cálculo baseado no seu peso. A quantidade deve ser calculada com base em 1,2 g de proteínas para cada quilo de peso ou conforme orientação profissional. Por exemplo, uma pessoa que pesa 70 kg deve consumir 84g de proteínas por dia de acordo com essa medida. Além disso, normalmente, a quantidade ideal vem escrita no rótulo do produto que você pode seguir desde que sejam marcas confiáveis.

Existem períodos e horários específicos nos quais você deve ingerir o suplemento e tudo depende da sua rotina e do seu objetivo.

=> Depois do Treino: se a sua meta é aumentar a massa muscular, o whey protein isolado deve ser consumido imediatamente depois do treino.

=> Ao acordar: você também pode ingerir ao acordar para evitar o catabolismo devido ao tempo que ficou sem se alimentar.

=> Antes de dormir: esse tipo de whey isolado também pode ser consumido antes de dormir, mas ainda existem proteínas mais recomendadas para esse período, que são as proteínas de lenta absorção, como a albumina ou melhor ainda, a caseína.

=> Substituto de lanches: ele pode ser usado como substituto de lanches, aumentando a saciedade e ajudando na perda de peso. Mas essa pratica só deve ser feita também sob orientação profissional, já que na maioria das vezes, shakes de suplementos não devem substituir a alimentação. Refeições balanceadas ainda são as melhores alternativas. Lembre-se, suplementos são apenas complementos a uma dieta e uma tática para otimizar e simplificar a dieta em determinados períodos do dia.

como preparar shake whey protein isoladoMelhor forma de consumir

  • A melhor forma de consumir a whey protein isolado é misturando com água (promovendo assim maior rapidez na absorção das proteínas). Afinal de contas, se há todo o trabalho de filtração para separar essa proteína do leite, não há porque uni-lo novamente a esse líquido.
  • Ele também pode ser usado para fazer shakes, misturado com iogurtes, saladas de frutas, sucos e outros produtos. Hoje em dia é muito comum ver receitas de bolinhos, biscoitos, pães e outros alimentos, até mesmo brigadeiro, feitos com whey protein.

Posso tomar junto com outros suplementos?

– Carboidratos: quando se trata do shake pós treino, o melhor é whey protein e água. Não tem necessidade alguma também de misturar carboidratos como maltodextrina, dextrose ou waxy maize, já que um dos fatores desse tipo de whey se destacar das demais, é também por conter pouco ou zero de carboidratos.

– Aminoácidos: Em relação aos aminoácidos como glutamina e creatina, esses podem ser misturados no shake pós treino sem problemas.

– Termogênicos: Os termogênicos podem ser utilizados sem problemas enquanto estiver tomando whey protein isolado, mas frisamos mais uma vez, não tome suplementos ou termogênicos por conta própria, siga sempre a orientação de um profissional.

Preços, onde comprar e melhores marcas de Whey Protin Isolado

Para que esse artigo não ficasse muito extenso, elaboramos outro artigo com base na votação dos nossos leitores e também após pesquisar grandes fóruns internacionais moderados por profissionais e atletas. Nesse artigo você irá conhecer as melhores marcas de whey protein isolado e ainda saber sua média de preço e onde comprar com segurança. Você pode conferir todas essas informações clicando no link abaixo:

As 5 melhores Whey Protein Isoladas (Importadas e Nacionais).

Efeitos colaterais e contraindicações da Whey Protein Isolada

Não há um número significativo de pessoas que apresentaram efeitos colaterais a partir do uso do whey protein isolado. Claro que seu uso deve ser orientado por um profissional da área, seja ele nutrólogo ou nutricionistas. Afinal de contas, o uso de forma excessiva desse suplemento pode causar sobrecarga renal e prejudicar a função hepática. Esse tipo de problema costuma acontecer com pessoas que já tiveram algum problema com os respectivos órgãos ou que possuem predisposição para desenvolver doenças relacionadas.

Whey Protein Isolado engorda?

Se consumido com orientação profissional e sem cometer exageros, esse suplemento não engorda, pelo contrário, além de ajudar no ganho de massa muscular, ainda é um ótimo aliado para quem quer emagrecer. Nesse artigo aqui: Whey Protein engorda, emagrece ou só ganha massa muscular, você pode tirar maiores conclusões em relação a esse tema e esclarecer todas as dúvidas.

Referências:
ZIEGLER, Fabiane La Flor; SGARBIERI, Valdemiro Carlos. Caracterização químico-nutricional de um isolado protéico de soro de leite, um hidrolisado de colágeno bovino e misturas dos dois produtos. Rev. Nutr., Campinas, v. 22, n. 1, p. 61-70, Feb. 2009. Scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732009000100006&lng=en&nrm=iso. access on 17 Nov. 2015. Dx.doi.org/10.1590/S1415-52732009000100006. ANDRADE, Isabel Thomazi de; JUNIOR, Antônio Herbert Lancha e FERRAZ, Patrícia Lopes Campos. Efeito da suplementação de proteína isolada do leite ou da soja na prenevção da perda de massa muscular em idosos saudáveis: uma revisão. Nutrire. Apr; 40 (1):90 – 103. 2015

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

9 Comentários

  1. Não entendi, eu li em um outro artigo do blog que dizia que a melhor maneira de tomar whey protein no pos-treino era junto com dextrose para melhorar a absorção, isso não seria uma contradição?

  2. Tomo o whey protein isolada , antes do treino e quando vou dormir , certo ?

  3. Boa tarde,

    Como calcular o consumo da Whey Isolada para Homem com 80 Kg, 1,76 Altura …para definição e ganho de Massa Magra ??
    Corro 5 – 6 Km todos os dias e estou começando a Malhar. Meu peso ideal é Deve ser 73 – 75 Kg.

    Grato !!!

  4. Dei pedra nos rins uma vez. Corro o risco de dar de novo se eu tomar o isolado?

  5. Posso tomar whey isolado com a finalidade de emagrecer, memó sem fazer academia somente reeducação alimentar.?
    Grato a quem me responder.

  6. minha opiniao e que se voce nao e um atleta que tenha muita restriçao de carbo o isolado e perca de dinheiro , pois um pouquinho de carbo para pessoas comuns nao faz assim tanta diferença

  7. Clesimar Amorim Silva

    Nao sabia bem a diferença entre whey isolado, concentrado foi muito util saber ja que luto contra a sacopena adorei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!