Página Inicial » Guia para Iniciantes » Vença o sedentarismo! 10 dicas para começar a treinar e ser mais saudável

Vença o sedentarismo! 10 dicas para começar a treinar e ser mais saudável

O sedentarismo é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores problemas da vida moderna. Mas você pode lutar contra ele. Veja neste artigo, 10 dicas para sair do sedentarismo e ser mais saudável!

Dicas para começar a treinar

Nos dias atuais, discutir a importância de ser ativo, de treinar de maneira constante, regular, chega a ser redundante. Não faltam estudos, comprovações, exemplos práticos e reais de pessoas que tiveram uma melhora substancial em sua saúde, ao sair do sedentarismo.

Porém, mais de 45% da população brasileira é sedentária. Isso, sobrecarrega o sistema de saúde, encarece determinados serviços e prejudica a vida de muitas pessoas.

Por isso, é preciso vencer o sedentarismo. Mas nem sempre esta é uma tarefa fácil, não é? As correrias do dia a dia, tornam os treinos mais difíceis. Mas isso não pode ser desculpa.

Selecionamos 10 dicas para você começar a treinar e sair do sedentarismo!

10 dicas para sair do sedentarismo e pegar firme na academia!

Sair do sedentarismo não é, em muitos casos, uma tarefa das mais fáceis. Há inúmeras situações que fazem com que treinar de maneira regular seja difícil. Porém, no final das contas, tudo não passa de desculpas e de falta de prioridades.

Se você tiver como prioridade ser saudável, você será. É a lei natural das coisas.

1- Acabe com as desculpas

Raras as vezes, as pessoas são sedentárias por algum motivo que, no final das contas, não é uma desculpa. No geral, as pessoas potencializam acontecimentos e buscam “muletas” para se apoiar e não treinar.

Para que você vença o sedentarismo, você precisa, antes de tudo, entender que seu corpo tentará te sabotar. Afinal, a atividade física representa uma quebra da homeostase, do estado de equilíbrio.

Por isso, você precisa ter em mente que na maioria das vezes, as desculpas que surgem, são sua mente tentando te sabotar.

Por isso, o primeiro passo para sair do sedentarismo, é eliminar as desculpas. Conscientize-se de que, muitas vezes, os impedimentos que nos parecem fortes razões, são meras desculpas de nossa mente.

Ter isso bem claro, fará você lutar contra isso e se manter firme e forte na busca por uma vida mais ativa e saudável.

Leia também => Primeiro dia de academia, dicas que todo iniciante deve seguir!

2- Tenha um planejamento

Tenha muito claro o que você procura. Mas seja realista. É muito comum vermos aquela pessoa que entra na academia e na primeira semana, não falta um dia sequer. Faz até mais de um treino, usando outras modalidades ofertadas pela academia, como danças e outras modalidades de treino. Porém, 1 mês depois, essa pessoa desiste.

O segredo de ser saudável, ativo, é ser constante, ter objetivos e seguir em busca deles. Por isso, ao começar a treinar, você precisa de um planejamento. Chamamos isso, no treinamento esportivo, de periodização.

Esse planejamento, fará com que você treine da maneira certa, veja os objetivos sendo concretizados e principalmente, saberá qual caminho percorrer. É muito comum, que no início do processo, o iniciante não saiba como priorizar os treinos de mais qualidade.

Por isso, o planejamento é fundamental!

3- Trabalhe com treinos resistidos

Não importa se será treinamento funcional, musculação, Crossfit ou qualquer outra modalidade. Seu corpo precisa de um bom treino de força. Para isso, é fundamental que haja, em sua rotina, exercícios de força.

Eles irão desenvolver uma resistência específica, fundamental para a melhora da funcionalidade. Além disso, eles ainda irão aumentar sua massa muscular e trazer um aumento considerável no metabolismo.

Sem contar o fato de que os exercícios resistidos ainda trazem uma maior segurança para a prática de outros exercícios, evitando lesões. Isso, devido a maior estabilização muscular e articular. Portanto, mesmo que você queira correr, andar de bike, nadar ou outra atividade aeróbica, é fundamental ter também, um treino resistido.

Leia também => 7 coisas que todo iniciante precisa saber antes de começar a treinar

4- Nos primeiros 3 meses, não falte a nenhum treino

Exercícios físico é hábito. Portanto, para vencer o sedentarismo, precisamos antes de tudo, criar um hábito. Neste ponto, os 3 primeiros meses são fundamentais. Se você conseguir, por 3 meses, treinar pelo menos 4 vezes por semana, sem faltas, o hábito estará muito mais formado.

Por isso, os 3 primeiros meses na busca por uma vida mais ativa, são fundamentais. A menos que haja uma razão muito grande, evite faltar nos treinos, neste período. Depois disso, será mais fácil manter o hábito de treinar e se manter mais ativo.

5- Preocupe-se primeiramente com o básico

Parece até redundante, mas não é. Não é difícil encontrarmos pessoas que estão começando a treinar e querem, de uma hora para a outra, o desempenho de um avançado.

Comece com calma. Preocupe-se com a base, o básico. Treine dentro das vias energéticas que você necessita, se preocupando sempre com a correta realização dos movimentos. Isso fará com que você tenha um processo mais durável, efetivo e seguro.

Mas o que é o básico? Nos exercícios aeróbicos, é a criação de uma condição mínima de condicionamento. Na musculação ou em outros exercícios resistidos, temos a questão do condicionamento, somada a execução dos movimentos.

Esta deve ser a base de seu treino nos primeiros meses.

6- De nada vai adiantar treinar, sem fazer uma reeducação alimentar

Esta não é bem uma dica de como sair do sedentarismo, mas sim, uma dica complementar. De nada vai adiantar você sair do sedentarismo, se não fizer uma reeducação alimentar. Você não precisa ser radical, sair cortando tudo. Neste primeiro momento, o que você precisa é de equilíbrio.

Não faça dietas malucas, altamente restritivas, pois elas irão, mais cedo ou mais tarde, acabar sabotando inclusive seu treino.

Mas comer bem, direito e com qualidade, é fundamental para sair do sedentarismo. A vantagem é que, treinando, a tendência é ser mais fácil controlar a dieta. Afinal, você não vai ficar “sofrendo” no treino, para depois, jogar tudo fora com a dieta, não é?

Leia também => Como ter prazer em treinar? 5 dicas indispensáveis!

7- Faça o que gosta, mas não esqueça do essencial

Para sair do sedentarismo, fazer o que gosta é fundamental. Porém, não devemos esquecer do que é essencial. Como citei acima, os exercícios resistidos são fundamentais, independentemente do que você estiver praticando. Flexibilidade e coordenação motora, também são qualidades físicas fundamentais e que, independentemente do que você estiver fazendo, precisam ser melhoradas.

Um dos grandes erros das pessoas que saem do sedentarismo e começam a treinar, é buscar apenas o que gostam, não o que é importante. Isso faz com que o treino não traga os resultados esperados, o desanimo tome conta e você pare de treinar…

Ou seja, fazer apenas o que gosta não é nem um pouco inteligente.

8- Se imagine daqui há um ano

Nada melhor para manter a motivação e o foco, do que o exercício de imaginação. Imagine-se daqui há um ano, pensando em como você acertou em começar a treinar agora.

Imagine os benefícios que você terá, para seu corpo e sua mente. Imagine sua saúde melhor e seu corpo refletindo seu estilo de vida.

Isso fará você ter mais forças para continuar quando se sentir sem vontade ou com preguiça. Este simples exercício, impactará fortemente seu hábito e se praticado com constância, será uma das bases para que você tenha um treino constante e com excelentes resultados.

9- Se tiver pouco tempo, treine do mesmo jeito!

Há diversas formas de ter um bom treino, mesmo com menos tempo. Você com certeza, consegue 30 minutos por dia para treinar, não é? Com uma boa montagem e uma estrutura correta, é possível ter um treino altamente eficiente, mesmo com 30 minutos de prática.

Tempo não pode ser uma desculpa. Por menos que você faça, já é muito mais do que não fazer nada. Se o seu tempo é escasso, invista em uma montagem adequada de treino, priorize o que é de fato importante, mas treine. Caso contrário, você sempre achará desculpas para não treinar e será sempre, inativo e sedentário.

10- Treine!

Sim, minha dica final é treine! Você precisa começar, precisa perseverar, se busca ter mais saúde, qualidade de vida e precisa de ação. Treinar, pelo menos 4 a 5 vezes por semana. Mesmo que tenha preguiça, mesmo que a rotina aperte.

Se você não tomar esta decisão e focar nela, jamais terá sucesso. Jamais sentirá os reais benefícios do treinamento.

Por isso, não busque soluções rápidas. Você precisa treinar, constantemente e encarar isso como parte da caminhada e de sua rotina. Só haverá benefícios para você.

Leia também => 7 atitudes para vencer a preguiça na hora de treinar

Estas são algumas dicas para você sair do sedentarismo e começar a treinar de verdade! Tendo mais saúde e qualidade de vida. Além disso, com toda a certeza, haverá uma melhora considerável em seu padrão estético, o que também irá te motivar depois a se manter na dieta e nos treinos. Nada melhor do que olhar para o corpo nos espelho, e ver os resultados aparecendo!

Treine sempre com a orientação de um bom profissional e mantenha-se firme na decisão de treinar e ser mais saudável. Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.
CREF: 22643-G/SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *