Página Inicial » Treinos » Vai para a praia? Veja como manter seu treino (com vídeos)

Vai para a praia? Veja como manter seu treino (com vídeos)

Com o final de ano, muitas academias estão fechadas e as pessoas vão para o litoral. Veja como manter seu treino mesmo estando na praia!

A estação mais quente do ano pede uma praia, não é? Para quem não mora no litoral e vai passar uns dias na praia, manter o treino é um problema, mesmo que seja na fase de transição de sua periodização, pois nem sempre é fácil encontrar academias disponíveis e muitas vezes, o trânsito é um desafio. Neste sentido, nós do Treino Mestre selecionamos alguns exercícios para você manter a forma durante o verão e não passar vergonha na praia!

É importante você saber que estes exercícios que iremos mostrar são de manutenção e não irão trazer grandes resultados diferentes. Isso era para ser feito no ano inteiro e agora, apenas mantemos o que foi conquistado. Caso este não tenha sido o seu caso, estes exercícios podem ser feitos como o início de uma nova vida, que vai muito além de projetos e hashtags.

Como se exercitar com eficiência na praia

como treinar na praiaPara quem quer apenas dar aquele último retoque na definição muscular, pode usar a areia da praia para fazer um HIIT (Treino HIIT – Um dos mais eficientes métodos de queima de gordura)  bem intenso, ou  algumas sequencias do método Tabata (Método Tabata – Para exterminar a gordura e emagrecer). Mas é lógico que neste caso, a dieta precisa estar atrelada a este objetivo.  

Já para quem busca uma sequência de exercícios para manter os ganhos e o condicionamento, pode seguir alguns destes exercícios:

– Flexão de braço alternada:

Um exercício bastante interessante e que é muito funcional também. A grande diferença deste movimento é que ele é mais amplo e tem mais movimentação que a flexão de braço convencional. Ao invés de apenas descer e subir, você vai trocar a posição das mãos quando estiver na parte final do movimento. Alterne entre uma mão e outra, voltando para a posição inicial.

– Avanço

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

A grande vantagem de fazer o avanço na praia é que você vai aumentar seu equilíbrio, além de manter o tônus muscular do quadríceps e dos isquiotibiais. Pela instabilidade que a areia proporciona, você terá um exercício intenso o suficiente, não necessitando de carga externa.


– Barra fixa:

Praticamente todas as praias tem barra fixa, já que isso é muito procurado pelos turistas. Geralmente, as praias contam com três barras, em alturas diferentes. Caso você não consiga uma boa sequência de movimentos, peça para alguém te ajudar na fase concêntrica (subida) ou impulsione levemente com os pés. Você pode usar a pegada supinada, com maior ativação do bíceps, ou pronada, com maior ativação do latíssimo do dorso. Além disso, quanto mais aberta a pegada do movimento, menor a utilização do grande dorsal.

– Remada na barra fixa:

Para quem não consegue executar a barra fixa convencional, pode usar este movimento para ter um bom exercício para os músculos dorsais. Quanto mais baixa for a barra e mais longe os pés, maior a intensidade do exercício. Da mesma maneira que o exercício anterior, de acordo com a pegada, você terá mais ou menos ativação do bíceps braquial.

– Step:

Exercício bastante funcional e muito bom para dar base para os treinos futuros. Você pode usar um banco da praia ou mesmo o calçadão. Suba e desça, da maneira mais natural possível, sempre alternando o pé que sobre primeiro e tomando bastante cuidado na descida, para não torcer o tornozelo.

– Tiro de velocidade:

Mesmo que você só pratique musculação, usar a areia da praia para dar tiros de velocidade curtos, mas bastante intensos, pode ser uma boa saída. Além do fortalecimento da musculatura dos membros inferiores, ainda teremos uma melhora na resistência anaeróbica. A distância pode ser de 10 a 15 metros, mas a velocidade deve ser elevada. Voltar caminhando é uma boa alternativa para ter um efeito intervalado no treino.

– Abdominal infra na barra fixa:

Exercício bastante intenso e que deve ser feito por pessoas mais avançadas. Isso por que este exercício precisa de mais força nos braços. Porém, é muito intenso e traz uma boa sobrecarga nestes músculos. Caso você não consiga executar este movimento, pode optar pelo abdominal tradicional.

Com estes exercícios, aplicados de maneira correta e intensa, você pode ter um treino bem interessante e não perder a forma conquistada na academia, com tanto sacrifício. Além disso, você não vai precisar de praticamente nenhum equipamento, o que faz com que este treino seja aplicado em qualquer local (que tenha uma barra fixa). Podem ser acrescentados ou mesmo tirados alguns exercícios, de acordo com suas especificidades. Saiba que este não é um plano de treino, mas apenas uma série de exercícios que podem ser usados em qualquer praia.

A sequência deles e a quantidade de repetições precisa ser pensada de acordo com suas necessidades e nível de treinamento. Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.
CREF: 22643-G/SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *