Página Inicial » Dietas e Nutrição » Vagem: Conheça seus 10 principais benefícios para saúde

Vagem: Conheça seus 10 principais benefícios para saúde

A vagem possui em suas propriedades, excelentes benefícios para saúde e ainda é uma ótima opção nas dietas para quem quer ganhar massa muscular e emagrecer. Saiba ainda como preparar.

Benefícios da vagem

Ter uma alimentação saudável pode não ser muito fácil, mas faz um bem enorme para a saúde e para o corpo também. A vagem ou feijão verde é um tipo de planta que vale a pena ser adicionada a nossa dieta já que consegue oferecer diversos benefícios para a saúde e melhora a qualidade de vida.

Para quem está tentando criar novos hábitos de vida, é sempre bom ter um ingrediente a mais. E ao contrário do que a maioria pensa, a vagem não precisa ser utilizada apenas em saladas. Ela também vai muito bem em pratos quentes.

Os benefícios da vagem

Tenha ossos fortes
Quem quer treinar bem e melhorar a sua performance precisa ter ossos resistentes. Ossos resistentes ajudam você a erguer maior carga sem correr o risco de desencadear uma lesão. A vagem é rica em minerais como o silício, o magnésio e, principalmente o cálcio. Além disso, essa planta também possui vitamina K, que aumenta a absorção de cálcio pelo organismo.

Agente anti-inflamatório
Os flavonoides e carotenoides contidos na vagem são os grandes responsáveis por essa propriedade. Portanto, ele é um excelente alimento para os diabéticos, por exemplo, que possuem dificuldade na cicatrização das feridas.

Ajuda a prevenir o diabetes
E por falar nessa doença, a vagem também pode ajudar a controlar as taxas de glicose na corrente sanguínea. Isso ajuda a diminuir a formação de picos de insulina e também da ocorrência de hipoglicemia.

Auxilia na perda de peso
Quem está querendo manter uma dieta equilibrada ou mesmo quero perder peso, a vagem vai apenas somar nutrientes, até porque o seu valor calórico é muito pequeno: para cada 100 gramas temos apenas 35 calorias.

Leia também: Proteína isolada de Ervilha – Excelente opção de suplemento para vegetarianos

Melhora a hipertrofia muscular
Para quem está fazendo treino de resistência, é essencial colocar a vagem no cardápio. Ela contém magnésio, um mineral que é muito importante para a formação das cadeias de proteínas e, consequentemente, o crescimento muscular. Desta forma, a sua construção muscular melhorará, aumentando o seu desempenho nos treinos.

Ação antioxidante
Existem algumas substâncias presentes na vagem que garantem a sua propriedade antioxidante: o betacaroteno, a vitamina C, o manganês e os ácidos fenólicos que existem nos grãos. Os efeitos da ação antioxidante são os melhores possíveis. Eles reduzem o envelhecimento celular combatendo os radicais livres que, por sua vez, danificam a cadeia de DNA e podem desencadear o câncer e outras doenças como as neurodegenerativas e as crônicas.

Sistema cardiovascular em forma
Os grãos da vagem ajudam a reduzir as células de gordura presentes na corrente sanguínea. O grande responsável por isso é o ômega-3 que mesmo estão numa quantidade baixa, conseguem trabalhar para a diminuição do colesterol ruim. Este é o grande responsável pela formação das placas de ateroma e pelo aumento da pressão arterial.

Atua na prevenção da anemia
A vagem é uma boa fonte de ferro. Esse mineral é essencial para a formação da hemoglobina, célula vermelha que forma o sangue e que tem como função principal carrear oxigênio para todos os tecidos do corpo. Portanto, a falta de ferro pode prejudicar e muito os treinos fazendo o seu desempenho cair.

Leia também: Anemia: O que é, causas, tratamentos e alimentos que ajudam a prevenir

Melhora o humor
O ácido fólico é uma substância que ajuda na síntese de diversos neurotransmissores como a dopamina, a serotonina, a noradrenalina e a homocisteína. Todos eles ajudam a reduzir sintomas de depressão e assim, melhoram o humor. Esses neurotransmissores, de forma indireta, também conseguem oferecer maior vigor, já que quando você está com bom humor fica mais fácil de praticar atividades físicas.

Boa visão
A vitamina A é bastante conhecida por melhorar a visão. A deficiência dela no corpo resulta em visão cansada e turva, além de pontinhos pretos no meio do campo visual. A vagem possui o betacaroteno que, dentro do corpo, em contato com outras substâncias, sintetiza a vitamina A.

Melhor forma de consumir a vagem

Primeiro, é preciso saber que esse vegetal não pode ser conservado na geladeira por mais de 7 dias. A partir desse tempo começam a aparecer manchas escuras representando que ela já não está boa para o consumo. Ela pode ser cozida no vapor, acrescentada a saladas ou comida temperada e pura. Também é possível fazer sopas e caldos com ela.

Sobre Calila Galvao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!