Treinamento Funcional: O que é, benefícios e exercícios

Treinamento Funcional

Melhorar o condicionamento físico tem sido uma das maneiras encontradas para vários atletas de diferentes modalidades esportivas, como surf, futebol, lutadores, vôlei, para melhorar a performance em seus respectivos esportes. Uma nova tendência de exercícios é o chamado Treinamento Funcional, que foca, na maioria das vezes, na melhoria do condicionamento físico, privilegiando a prevenção e a recuperação de vários tipos de lesões. Tendo visto isso, muitos desportistas têm optado por esse treino paralelamente aos exercícios da modalidade esportiva que praticam.

O que é Treinamento Funcional:

Esse tipo de treino foi criado nos Estados Unidos, começando somente agora a ser difundido aqui no Brasil. Abrangendo exercícios fundamentais ao corpo humano, como empurrar, agarrar, girar, lançar, o treinamento funcional está envolvido com a geração motora específica, especialmente no controle do sistema músculo-esquelético.

Não somente atletas têm praticado esse tipo de exercícios. Várias pessoas têm buscado outras maneiras de melhorar seus desempenhos, seja na parte esportiva ou estética. O ponto forte desse tipo de treino, além da melhora do condicionamento físico, é a grande perda de gordura corporal e a definição e manutenção da massa magra corporal.


Benefícios do Treinamento Funcional

Os benefícios do treinamento funcional são grandes, como a melhora no teor de colesterol e açúcar no sangue. Outros benefícios que podem ser citados são: Melhora na postura, diminuição de lesões, melhoria no desempenho atlético, aumento na resistência cardiovascular e muscular, maior flexibilidade corporal, entre outros.

A mais importante e principal característica nessa modalidade de treino é a integração do movimento corporal à realização de exercícios. Através de sessões de mobilidade e estabilidade, o corpo trabalha sob grande impacto, principalmente na área do tronco e da musculatura abdominal, os quais devem dar sustentação ao corpo.

Treinamento funcional e exercícios de musculação

Caso a pessoa queira não somente o condicionamento físico, mas também a hipertrofia muscular, é possível através de tipos diferentes de treino. O treinamento funcional acredita que não importa a carga nesse caso, mas sim a qualidade ao executar os exercícios. Ao conhecer suas contrações musculares, o praticante dessa modalidade consegue identificar a melhor maneira de praticar o exercício. Alguns dos exercícios mais utilizados neste tipo de treinamento são: Extensores do quadril, estabilização do tronco e dos ombros, mobilização do quadril, entre outros.

Para as pessoas que querem iniciar nessa modalidade, é necessário ter um profissional do esporte que tenha grande conhecimento no treinamento funcional. Além disso, é necessário fazer uma avaliação física com um médico para ver se o esportista poderá praticar tais exercícios. O esportista iniciante deve iniciar esse treino através da adaptação, ou seja, com exercício do corpo inteiro, a partir dos músculos motores primários, indo para os sinergistas, todos intercalados com exercícios para o abdômen.

Especialistas no treino acreditam que é necessário manter seis semanas de adaptação, para proteger os tendões e ligamentos. Durante as primeiras semanas de treino, faça 20 repetições, com o intuito de treinar o cérebro, que gravará a imagem do exercício na memória. Intercale, durante a semana, com descansos ou exercícios aeróbicos. Os treinos com exercícios funcionais poderiam acontecer em 2 séries de 20 movimentos, com um descanso curto de 20 segundos, durante quatro ou seis semanas, nas segundas, quartas e sextas. O exercício aeróbico ou o descanso, dependendo do condicionamento físico do praticante, ficaria nos outros dias da semana.

Equipamentos

Muitos dos exercícios durante a adaptação ou após esse período podem ser feitos com o peso do próprio corpo, cabos, pesos, bolas, elásticos etc. Em sua grande maioria, os exercícios são motivacionais, fazendo com que o praticante empenhe-se e dedique-se ao treino. Para conseguir o total benefício desse treino é necessário ser acompanhado por um profissional do esporte. Também é necessário que a pessoa passe por exames médicos, pois esse treino é de alto impacto e é importante ter um preparo físico prévio a ele.

Abaixo separamos alguns vídeos de profissionais renomados aqui no Brasil com grande conhecimento na área de treinamento funcional, dentre eles e não poderia deixar de citar, o Prof. Cauê La Scala Teixeira no qual eu (Admin Carlos) já tive a oportunidade de treinar em uma academia em que ele dava aula, e foi de grande valia, pois aprendi muito com esse excelente profissional.

Treinamento Funcional e Core Training

Treinamento Funcional Para Corredores:

Treinamento Funcional para  lutadores de Jiu-Jitsu 

Treinamento funcional para idosos

por Raquel Torres Costa Bressan Redatora formada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading ... Loading ...

2 comentários

  1. Muito bom o artigo, estou pensando em fazer um teste com esse tipo de treinamento para ver se tenho mais resultados na hipertrofia, estou meio estagnado.

  2. amei as dicas vcs estão de parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


1 + 4 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top