Página Inicial » Dietas e Nutrição » Todos os benefícios da rúcula para saúde

Todos os benefícios da rúcula para saúde

Rica em vitaminas e minerais, a rúcula possui ação antioxidante e tem que ter presença constante em nossa dieta.

O que é rúcula
A rúcula é um vegetal folhoso na cor verde-escuro, da mesma categoria que o brócolis, o repolho, a mostarda, o rabanete, a couve-flor entre outros, tem sabor forte, acentuado e levemente picante, conhecida também como foguete ou foguete de jardim.

Há relatos registrados que desde a época dos romanos, a rúcula fazia parte de todas as refeições, era considerada um estimulante natural e ainda, aumentava a potência física pessoal, principalmente na forma de salada quando era misturada a outros vegetais como o funcho e a lavanda.

Quais as fontes de vitaminas na rúcula

benefícios da rúcula
GettyImages

A rúcula é fonte de riquíssimos nutrientes essenciais ao organismo, por isso, cada vez está mais presente na elaboração dos cardápios. Confira abaixo quais são as propriedades de cada um:

Vitamina A + Flavonoides

Para prevenir riscos de câncer, a rúcula é indicada por ser um vegetal crucífero graças a vitamina A e flavonoides que servem de proteção para o corpo contra o câncer de pele, câncer de pulmão e câncer bucal;

Antioxidantes

Os antioxidantes são muito importantes para evitar a formação de radicais livres, além de favorecer o sistema imunológico, graças as vitaminas C, K e A;

Sulforafano

A Rúcula é também uma rica fonte de fitoquímicos como o sulforafano, que possui excelentes efeitos quimioprotetores e ajudam no combate a substâncias cancerígenas;

Vitamina C

A rúcula tem vitamina C que além de ser antioxidante prevenindo o câncer, é excelente aliado no combate a resfriados;

Vitamina A

A rúcula tem vitamina A, que além também de ser antioxidante, auxilia na prevenção de problemas nos olhos, na pele, nos ossos e dentes;

Vitamina K

A rúcula pode fornecer 100% da vitamina diária K necessária responsável pelas funções cerebrais, além de fornecer um poderoso antioxidante e anti-inflamatório, basta apenas incluir nas refeições a quantidade aproximada de 2 pratos rasos de folhas por dia;

Carotenoides

A rúcula fornece carotenoides, pigmentos de gordura solúvel essenciais na prevenção da degeneração macular, e associado a vitamina C presente na rúcula beneficia a prevenção da catarata;

Minerais

A rúcula também tem minerais essenciais para a saúde, como cálcio, ferro, potássio, manganês e fósforo;

Vitaminas K, C

A rúcula devido ter uma quantidade mínima de oxalato, associada as vitaminas e minerais que contem, traz muitos benefícios para a saúde óssea. Importante pesquisa sobre a vitamina K encontrada na rúcula, verificou que o consumo diário diminui consideravelmente o risco de fraturas ósseas.

Já o cálcio, potássio, magnésio, manganês e vitamina C são auxiliares para o fortalecimento dos ossos.

Betacaroteno, Zeaxantina e Luteína

A rúcula também apresenta outros benefícios devido a presença do betacaroteno, Zeaxantina, e a luteína, que são antioxidantes ligados diretamente para a prevenção de doenças como o câncer, ou da perda de visão conhecida como degeneração da macula, a qual acomete muitos idosos.

Quais os benefícios a rúcula pode trazer na dieta

Atualmente a rúcula é considerada peça fundamental na dieta devido as propriedades digestivas, diuréticas e pelo fato de possuir somente 5 calorias em cada 20 gramas de folhas, portanto pode ser incluída em qualquer tipo de dieta, já que pode ser consumida a vontade, tornando-se assim grande aliada na redução de peso!

As folhas da rúcula contem fotoquímicos que agem como antioxidante atuando nas funções celulares, com isso, protegem a pele dos raios ultravioleta, a pele fica com aspecto mais bonito, e ainda purificam o sangue melhorando a oxigenação e aumentando assim, o nível de energia.

A rúcula tem uma característica muito importante em relação a outros vegetais folhosos, é praticamente isenta de oxalato, substância encontrada na maioria das folhas verdes, como a couve, ou espinafre.

O oxalato quando ingerido em excesso impede a absorção total dos nutrientes por parte do organismo, isto significa que a absorção necessária do cálcio estaria comprometida principalmente para mulheres que podem ter problemas de osteoporose.

Leia também:

Dicas para variar o consumo da rúcula

Com um pouco de criatividade a rúcula é capaz de se transformar num prato fantástico, onde o interessante será a mistura de sabores, e que as vezes pode disfarçar um pouco o gosto forte das folhas.

É só colocar no prato folhas de rúcula rasgadas a mão, acrescentar algumas fatias de queijo de cabra ou talvez outro menos calórico, ou quem sabe algumas fatias de manga, pingar 1 ou 2 gotas de limão e um fio de mel, é um ótimo acompanhamento para grelhados como peixes e bifes. Tudo deliciosamente saudável!

Um comentário

  1. Que bom saber tudo isso sobre a rúcula, pois praticamente todos os dias ela está presente a nossa mesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GSuplementos

GSuplementos

Curta-nos no Facebook!