Página Inicial » Emagrecimento » Todos os benefícios da couve

Todos os benefícios da couve

Além de conhecer todos os benefícios da couve, separamos uma receita de suco detox (desintoxicante) para seu organismo.

A couve é uma verdura que traz muitos benefícios. Muitos mesmo! Ajuda a manter a boa forma, ajuda a eliminar e combater a celulite, desintoxica o organismo e melhora o humor, entre tantos outros. Por isso os profissionais da nutrição incluem cada vez mais esse alimento nas dietas. Incluir couve na alimentação melhora bastante a qualidade de vida da pessoa.

Desde sempre, emagrecer de maneira saudável é fundamental. Numa dieta malfeita, por exemplo, pode haver mais perda de massa muscular e líquidos do que gordura, por isso algum tempo depois ocorre flacidez e outros problemas. Então não adianta decidir parar de comer tudo que puder imediatamente. O ser humano precisa se alimentar, só que precisa fazer da maneira correta e saber quais os alimentos cortar e quais adicionar numa dieta.

Benefícios da couveE existe um alimento aliado ao bom funcionamento do corpo e ele é muito fácil de ser adquirido: a couve. Ela é encontrada facilmente em feiras, supermercados, fruteiras, etc. e custa barato. Outro fator que agrada é a sua versatilidade. Isto é, pode ser preparada num delicioso suco, ou combinada com vários tipos de pratos. Por isso, ao conhecer todos os seus benefícios, você já pode comprar e inserir na alimentação no mesmo dia.

Benefícios da couve

A couve é uma ótima aliada nas dietas, primeiramente por ser rica em vitaminas e minerais. Elementos esses extremamente necessários, que o corpo acaba necessitando mais quando a pessoa começa a cortar alguns alimentos do dia a dia. Falamos aqui de magnésio e cálcio em proporções ideais, que irão atuar na saúde dos músculos e dos ossos, assim como a presença das vitaminas A, complexo B, C e E.

Depois podemos encontrar na couve o poder de atuar na renovação das células do nosso corpo. Já começa pela vantagem de oferecer antioxidantes ao organismo, que irão combater os radicais livres. Logo após, é o verde que atua à seu favor. Explicando melhor, a clorofila, responsável pela cor verde de suas folhas (também detentora do magnésio), atua na real renovação das células. Com isso podemos dizer que a clorofila entra renovando as células do seu corpo e os antioxidantes ajudando a manter a saúde delas após renovadas. Está aí um dos segredos para manter aquela pele saudável e jovem por muito mais tempo.

E como se não bastasse, a couve beneficia o bom humor também. Pois é, inclusive ajuda durante a TPM. A começar pela regulação hormonal. Esse é um dos motivos de ser indicada para quem sofre de alterações hormonais. E depois, como todo bom vegetal, melhora o humor. Alias, algumas pesquisas apontam o alto índice calórico de certos alimentos como sendo responsável por boa parte de mal humor das pessoas. Enquanto isso, temos a couve, que ajuda a queimar essas calorias.

E mais, também é utilizada como compressas a fim de curar mais rapidamente as feridas, assim como é indicada nos casos de úlcera ou gastrite. Isso porque é, além de cicatrizante, anti-inflamatória.

Prevenção de doenças

A couve é uma fonte significante de ferro e é por isso que essa hortaliça costuma ser prescrita para pacientes que estão com anemia ferropriva. Um tipo de anemia onde há uma escassez de ferro, elemento essencial para que o oxigênio seja carreado até todos os tecidos do corpo. Outros elementos como o fósforo que auxilia na manutenção de músculos e ossos e cobre que ajuda o nosso corpo na absorção de manganês, selênio e ferro também estão presentes.

O suco de couve também é bastante indicado no tratamento de úlceras e gastrite como coadjuvante aos medicamentos. Como ele possui ação anti-inflamatória e a gastrite é uma inflamação que ocorre na parede do estômago, o suco de couve age como um medicamento natural, aliviando a dor e a azia provocados pela patologia.

Possui elevado teor de potássio, substância essencial para uma contração muscular eficaz, equilíbrio hídrico e eletrolítico do organismo. Participa de funções importantíssimas como a transmissão de impulsos nervosos e no funcionamento do coração. Já o zinco que se faz presente na couve melhora o sistema imune combatendo vírus, fungos e bactérias. E para aqueles que o achavam que o leite é uma rica fonte de cálcio ficará surpreso em saber que a couve possui ainda mais cálcio. Porém, é preciso salientar que os minerais presentes no leite têm maior biodisponibilidade do que na couve, ou seja, o nosso corpo consegue absorver com maior facilidade o cálcio presente no leite do que o presente na couve.

Couve ajuda a desintoxicar o organismo

No entanto, a maior fama da couve ainda está no seu princípio desintoxicante. Ou seja, a capacidade de ajudar o seu sistema digestivo a se livrar de substâncias tóxicas, inclusive as maiores causadoras de câncer. Então, para fechar, vamos conferir uma receita de suco de couve, o qual lhe ajudará na desintoxicação, queima de gordura, regulação hormonal, bom humor, pele bonita e todos os outros super benefícios. Afinal de contas, o suco pode assimilar outros alimentos saudáveis e inserir a verdura em praticamente qualquer horário do dia.
Leia também:
Receitas de sucos Detox para desintoxicar o organismo e emagrecer
Benefícios do suco de couve – Receitas para emagrecer

Benefícios estéticos da couve

Por ser antioxidante, a couve consegue “limpar” o organismo. Por isso que o suco da couve é bastante conhecido como suco detox, apesar de existirem vários outros tipos de suco que ganharam essa classificação sem ter a couve nele. Seu alto teor de fibras evita os picos de insulina causados pelos alimentos ricos em carboidratos e por isso, também evita a síntese de células de gordura que iriam se acumular no tecido adiposo. Por ser desintoxicante também ajuda a reduzir a formação de celulite que nada mais é do um processo inflamatório no tecido epitelial. E o fato de ter boas doses de vitamina C faz da couve um excelente aliado na formação de colágeno, um tipo de proteína que fornece maior firmeza à pele evitando rugas e linhas de expressão.

Receita de suco detox de couve com abacaxi, limão e gengibre

Ingredientes:

  • 2 folhas de couve (preferencialmente com talo);
  • 1 fatia de abacaxi;
  • 1 limão;
  • 1 pedaço de gengibre (aproximadamente 1 cm).

Modo de preparo:

Esprema o limão para usar apenas o seu suco. Logo após misture o suco de limão com as folhas de couve, a fatia de abacaxi e o pedaço de gengibre e bata tudo no liquidificador.

Sobre Bruno Vargas

Um comentário

  1. Olá, essa receita de suco é para fazer quantos ml? Digo, quanto de agua preciso usar etc. N ficou vlaro se é 1 litro ou 200ml.
    Outra coisa, qual a melhor maneira de consumir a couve em uma dieta voltada para a hipertrofia? Ouvi dizer que é cru, mas estou na dúvida se srria radicalmente cru, pega a folha lava e come… Ou precisa ser refogada? Agradeço a contribuição com as informações úteis que nos oferecem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!