Página Inicial » Termogênicos » Termogênicos, todos podem tomar?

Termogênicos, todos podem tomar?

Quer emagrecer? Aumente a temperatura interna de seu organismo. Essa é a premissa básica dos termogênicos. Porém, nem todos podem usá-los de maneira indiscriminada, veja mais nesse artigo.


Dentro do mundo da atividade física surgem constantemente “modismos”, onde certos produtos passam a ser a “solução para todos os problemas”. Porém, se formos tomar um único produto como a resolução dos problemas de qualquer um, estaremos indo contra o primeiro dos princípios do treinamento físico, da individualidade biológica. Não é diferente com os termogênicos. Algumas pessoas não deveriam usar termogênicos, pois para seus objetivos eles não são indicados.

lipo 6 sineflex oxyelite termogênicos

Leia mais: Termogênicos – o que são, benefícios, efeitos colaterais e como tomar

O princípio dos termogênicos é simples, eles aumentariam a temperatura interna do corpo, através do desacoplamento mitocondrial, que é um complexo processo celular, iria gastar mais calorias e portanto, auxiliar na oxidação lipídica. Até ai tudo certo, seriam eles os grandes auxiliares para que o processo de emagrecimento acontecesse. Mas antes de entrarmos mais especificamente no caso dos termogênicos, temos de entender o princípio da termogênese.

Termogênese, a base de todos os termogênicos

Magalhães (2002), define a termogênese como:

a energia formada a partir de calor e gerada nos tecidos vivos. A quantidade de calor produzida é totalmente proporcional à taxa de metabolismo basal, que é a quantidade de calor produzida, quando estamos em estado de repouso em presença de um ambiente térmico neutro, onde nenhuma transferência de calor esteja ocorrendo entre o organismo e o meio ambiente.

Nestas trocas de calor 40 a 60% da energia proveniente da hidrólise do trifosfato de adenosina, ATP, é perdida sob a forma de calor.

Estas perdas de calor a nível celular fazem com que o metabolismo, de uma maneira geral, fique muito mais acelerado para conseguir controlar a temperatura interna. Antes que alguém questione, termogênicos atuam a nível celular e são bem diferentes de atividades feitas em temperatura ambiente elevada. O que acelera o metabolismo é o aumento da temperatura em nível celular e não em nível cutâneo.

Basicamente é esta a explicação fisiológica para que os termogênicos funcionem de verdade. É muito importante ter em mente que nem todas as pessoas devem ingerir suplementos termogênicos, pois os efeitos podem ser adversos em determinados grupos específicos.

Suplementos termogênicos para queimar gordura e emagrecer

Os suplementos termogênicos são classificados como sendo aqueles que apresentam um maior nível de dificuldade de ingestão e absorção pelo organismo, fazendo com que este consuma uma mais elevada quantidade de energia e caloria para realizar a digestão. Todos os suplementos gastam algum nível de energia para que sejam digeridos, ou seja, têm inerentes a capacidade de aumentar a temperatura corporal a nível celular. Basicamente eles podem trazer o efeito de auxiliar na eliminação de gordura e consequentemente na perda de peso.

Para os principais suplementos, geralmente são atribuídos entre 10 a 15% do gasto energético total. Porém, cada um de nós tem uma quantidade de calorias e nutrientes a serem ingeridas, de acordo com o estilo de vida e principalmente com o metabolismo. O excesso de termogênicos vem sendo amplamente estudado pela ciência e inúmeros problemas, como dores de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais, já foram encontrados em grupos de estudo. Além disso, pessoas com hipertensão e indivíduos com problemas cardíacos em geral, devem ter os cuidados aumentados, pois alguns destes alimentos e suplementos aumentam muito a atuação do coração. Por causa da influência sobre o metabolismo, os suplementos termogênicos não devem ser consumidos por quem sofre de problemas na glândula tireoide.

Leia também: Os melhores suplementos para queimar gordura e emagrecer

Além disto, muitos estudos vêm mostrando que alguns suplementos termogênicos não tem o efeito que prometem. Neste sentido, Mendel (2009) realizou um estudo sobre bebidas termogênicas e seus efeitos crônicos. Nenhuma melhora em níveis de aumento da atividade do metabolismo foi observada em longo prazo, em indivíduos sedentários. Outro estudo, de Dalbo (2011) estudou aspectos como a altura, o peso, a frequência cardíaca, a pressão arterial, a taxa metabólica basal e outros aspectos metabólicos. O estudo buscava estudar o efeito de certas bebidas de efeito termogênico sobre estes aspectos. Com medições realizadas em 30, 60, 120 e 180 minutos após a ingestão do suplemento. Os resultados encontrados mostraram um aumento na taxa de troca respiratória, assim como aumento das concentrações de glicerol e ácidos graxos livres. O aumento do metabolismo basal, no período estudado, foi encontrado apenas nas medições feitas em 60, 120 e 180 minutos.

Já no estudo de  Jitomir (2012), determinou que os participantes permanecessem o período de uma hora em jejum. Os participantes foram divididos em dois grupos, sendo que um tomou o suplemento termogênico e o outro tomou o placebo, sendo que estes não sabiam o que estavam ingerindo. Depois disso, os voluntários descansaram por uma hora e depois realizaram um teste máximo na esteira e depois um segundo teste uma hora depois. Os resultados sugerem que esse suplemento aumente consideravelmente a taxa metabólica basal e a oxidação de gorduras, sendo que não foram encontradas repostas hemodinâmicas adversas.

Existem outros milhares de estudos, que falam sobre a eficiência dos termogênicos em geral. Porém, cada caso precisa ser avaliado por um profissional de nutrição, já que a individualidade biológica de cada um fazem com que sejam necessárias abordagens muito mais específicas.

Melhores termogênicos em relação a efeitos constatados

No que se refere aos produtos, existem milhares nos mercados, mas estes citados nestes artigos são alguns dos mais bem avaliados pelos profissionais da área:

Lipo 6 – O Lipo 6 da empresa Nutrex é considerado um dos melhores termogênicos importados do mercado, possui ao todo 9 versões, sendo as mais famosas o Lipo 6 tradicional (consumido por homens e mulheres), a versão Black mais concentrada, a Unlimited e a versão Hers indicado apenas para mulheres.
Para saber mais informações sobre o Lipo 6, você pode ler nosso artigo a seguir: Tudo Sobre o Lipo 6 e Lipo 6 Black – O que é, efeitos e como tomar

OxiElite Pro – O OxyElite da empresa USP Labs também está entre os melhores emagrecedores do mercado mundial. A versão vendida aqui no Brasil teve sua fórmula modificada em comparação a versão vendida nos EUA, já que produto continha a substância DMAA, proibida pela ANVISA aqui no país.

Sineflex – Dos termogênicos fabricados no Brasil, o Sineflex é o que mais tem agradado seus consumidores e em outro artigo onde falamos dele aqui no Treino Mestre, você pode tirar maiores dúvidas e ler os comentários de quem já utilizou.
Segue o artigo: Sineflex – Como tomar, efeitos, preço e onde comprar

De maneira geral, podemos afirmar que sim, os suplementos termogênicos, quando bem aplicados funcionam e muito bem. Porém, o mais indicado não é a utilização deles por períodos altamente prolongados, já que não foram encontrados efeitos crônicos.Além disso, é importante que se tenha em mente que, assim como todos os suplementos, os termogênicos são eficientes se aliados a uma boa alimentação e a prática constante de exercícios físicos. Diga-se de passagem, nada tem mais efeito termogênico do que a prática de exercícios físicos regulares.

Além disso, outro cuidado que deve ser tomado é a ingestão regular de água, já que o aumento muito elevado da temperatura interna pode levar até a morte por hipertermia. Portanto, se for usar termogênicos, tome bastante água, use-os cerca de uma a duas horas antes de seu treino e o mais importante, treine! Caso contrário, os efeitos com certeza não aparecerão. Bons treinos.

 

7 Comentários

  1. gostei do artigo

  2. Fico tentando imaginar de onde você tira tanta teoria e prática. Esse tipo de informação não se colhe só em livros. Parabéns!

  3. Qual a forma correta de tomar o lipo 6 black her

  4. Qual a posologia correta de lipo 6 black her?

  5. Lucas Dantas de Sales

    Ola gostaria de saber qual seria o termogênico mais leve para uma pessoa com Insuficiência Renal Cronica?
    Grato

  6. Olá, posso tomar o termogênico sineflex e parar de consumir o whey? ???Ou o ideal é o uso dos dois?

  7. Olá ótimo artigo, mas fiquei com uma dúvida. Posso tomar maltodextrina é um termogênico de minha escolha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!