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Suplementos vitamínicos: Sua importância na hipertrofia

O processo de hipertrofia depende do bom funcionamento de todo o metabolismo. Desta forma, a utilização de suplementos vitamínicos pode ser de grande valia para pessoas que buscam tal objetivo.

As pessoas que treinam visando à hipertrofia muitas vezes focam sua alimentação apenas nos macronutrientes, que são os carboidratos, proteínas e lipídios. Isso faz com que os micronutrientes, vitaminas e minerais, muitas vezes sejam esquecidos. Como resultado, o treinamento resistido acaba não tendo o efeito desejado. Por este fator que a suplementação vitamínica é muitas vezes indicada, para que as necessidades de cada nutriente sejam de fato supridas.

Porém, apesar de muitas pessoas acharem que os suplementos vitamínicos não oferecerem risco a saúde, este é um erro comum, pois em excesso eles podem trazer complicações.

Suplementos vitamínicos, função fisiológica

suplementos vitaminicos ganho de massa muscularAntes de falarmos especificamente da suplementação, é necessário fazer uma pequena introdução sobre os diferentes tipos de vitaminas e minerais. As vitaminas são divididas em dois grupos, de acordo com a sua absorção.

– Vitaminas lipossolúveis: são as vitaminas que se diluem em meio lipídico (gordura) e são compostas pelas vitaminas A,D,E,K.

– Vitaminas hidrossolúveis: são as vitaminas diluídas em meio líquido, no caso água. Fazem parte deste grupo as vitaminas do complexo B e a vitamina C.

Todas elas têm grande importância para o bom funcionamento do organismo e uma das principais atuações das vitaminas em geral é na melhora da síntese proteica, que gera a hipertrofia em indivíduos treinados. As vitaminas hidrossolúveis, em raros casos são ingeridas em excesso, já que o meio líquido abundante de nosso corpo faz com que elas sejam rapidamente absorvidas. Por sua vez, os casos de excesso de ingestão acontecem geralmente com as hidrossolúveis, já que as quantias de lipídios em nosso corpo são muito específicas de cada corpo.

Este artigo (Multivitamínicos – Benefícios desse suplemento para quem faz musculação) já explicou as principais funções destas vitaminas, portanto não cabe aqui ficar falando disso. Meu foco neste artigo é a aplicação que as vitaminas e os minerais têm para auxiliar na hipertrofia.

Suplementos vitamínicos e melhora dos processos hipertróficos

Dentro das divisões dos nutrientes, as vitaminas e minerais são classificados como alimentos reguladores, já que sua função dentro do organismo é melhorar os processos vitais, auxiliar no bom funcionamento do metabolismo e do sistema endócrino. Agora imagine o seguinte: para obter hipertrofia, seu corpo será “castigado” com um treinamento acima dos níveis em que ele está adaptado. Depois do treinamento, seu corpo vai necessitar recuperar-se e dessa forma, estar apto a novos estímulos futuros. Basicamente é assim que acontece a hipertrofia. Porém, este processo é altamente complexo e exige do organismo um pleno funcionamento, para que ele possa se concentrar na recuperação das fibras afetadas. Pois bem, se as vitaminas e os principais minerais tem a função de regular o funcionamento do organismo, tornando-o mais eficiente e melhorando a secreção hormonal, temos neste ponto uma chave para a hipertrofia.

Só para ilustrar, a vitamina C, por exemplo, entre suas principais funções, regula a liberação do cortisol, principal hormônio catabólico de nosso corpo. Portanto ela é fundamental para a hipertrofia. A vitamina D, por sua vez, que é obtida através da exposição ao sol ou pela alimentação, auxilia no fortalecimento de estruturas como ossos e todo o sistema cardíaco, que também interagem diretamente com os processos hipertróficos. A vitamina A atua na redução dos radicais livres, que podem ser altamente prejudiciais para a hipertrofia. A vitamina B2 atua diretamente na síntese proteica e é fundamental para o treino de força.

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Conclusão sobre suplementos vitamínicos

Estas são apenas algumas das aplicações das vitaminas e minerais para a melhora de seu treinamento e dos resultados. A questão toda que eu quero propor aqui, é que mesmo as pessoas com alimentação balanceada têm certa dificuldade de ingerir todas estas vitaminas e minerais em sua alimentação, devido ao grande número destes nutrientes e pela quantidade enorme de alimentos que precisam ser ingeridos para que seja possível suprir as necessidades diárias.
Portanto, com acompanhamento nutricional (para que não ocorra uma overdose de vitaminas, principalmente as lipossolúveis) é sim viável e até importante a utilização de suplementos vitamínicos para quem busca a hipertrofia. Já que com o organismo funcionando regularmente, ficará muito mais fácil de conseguir tal objetivo. Porém é bom frisar que tanto o acompanhamento profissional, quanto a qualidade destes suplementos, é de vital importância para os resultados. Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.

2 Comentários

  1. Olá, tenho uma duvida?
    Eu hj treino 2x na semana corrida e 5x malho (musculação)
    Uso Whp + dex+ creatine + bcca e termo sempre pos-treino
    Qual a duvida nos dias q corro e malho como devo fazer ? ja q malho no periodo da manha e corro no periodo fim de tarde com a equipe do trabalho.

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