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Suplementos e corrida de rua – Suplementação para corredores

A alimentação é fundamental para qualquer pessoa. Mas nem sempre o cardápio consegue suprir todas as necessidades de nutrientes que o corpo necessita, principalmente para quem pratica corrida de rua. É nesse momento que o uso de suplementos alimentares entra em ação.

Os motivos para utilizá-los são os mais variados: ganho de massa muscular, retardo na fadiga, melhora da performance durante treinos e competições, etc. Cada suplemento tem sua funcionalidade.

Mas atenção! O uso de suplementos deve ser orientado por um profissional de nutrição esportiva. Somente ele poderá avaliar a sua real necessidade. Quando tomados em excesso ou de maneira errada, ao invés de auxiliar eles podem prejudicar o seu desempenho.

Montamos uma lista com os principais suplementos que irão ajudar a turbinar seu dia a dia.

Bebidas isotônicas: garantem a reposição dos carboidratos e eletrólitos, nutrientes fundamentais para manter um alto padrão de energia. Beba durante a corrida ou logo após o término.

Polivitamínicos: comprimidos que contêm diversas vitaminas em sua fórmula. Durante uma corrida intensa você perde vitaminas e minerais muito rapidamente. Caso não haja a reposição dos nutrientes perdidos, o cansaço se manifesta antes da hora e provoca uma diminuição no ritmo da atividade.

Glutamina: Ajuda a manter o sistema imunológico fortalecido, promove o ganho de massa muscular e é excelente também para a recuperação dos músculos depois da corrida. Deve ser ingerida no pós-treino.

Gel de carboidrato: indicados para repor a energia. A recomendação é ingerir um sache a cada 45 minutos de atividade física intensa, sempre seguido de água, para evitar a desidratação.

Whey Protein: produto derivado da proteína do leite, o Whey Protein é sinônimo de ganho e manutenção da massa muscular. Pode ser usado tanto antes como depois da corrida.

BCAA: aminoácido de cadeia ramificada que compreende três aminoácidos essenciais. Atua como fonte de energia para o músculo durante períodos de estresse metabólico, ajudando a poupar o glicogênio muscular.

Termogênicos: substâncias que aumentam a temperatura corporal e, consequentemente, a queima de gordura. Trabalham convertendo a gordura em energia. Seu uso tende a aumentar a frequência cardíaca.

Barras Protéicas: são excelentes para substituir lanches e evitar o catabolismo (quebra de músculos). Podem ser ingeridas antes, durante ou após a corrida.

Stéphanie Mulder Perrone
jornalista MTB 15.577 / produtora audiovisual

4 Comentários

  1. Pra mim os principais suplementos para quem corre, é a dextrose ou malto durante ou depois da corrida para repor as energias..

    E whey protein ou glutamina mais pra parte muscular mesmo.

    Abração a todos.

  2. a albumina faz algum tipo de efeito na musculatura do nosso corpo qdo tomamos

  3. Boas orientações para os atletas corredores de rua.

  4. Boa tarde. Tive uma fratura grave no tornozelo em 06/01/14. Quebrei Tíbia, Fíbula e Talus. Atualmente, estou com 7 pinos e uma placa. Quero começar a correr e, imagino, que preciso de um suplemento voltado ao fortalecimento dos ossos. Qual mais indicado? Obrigado.

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