Página Inicial » Suplementos » Suplemento Waxy Maize – O que é, para que serve, benefícios e como tomar

Suplemento Waxy Maize – O que é, para que serve, benefícios e como tomar

Existe uma diferença quanto ao índice glicêmico do suplemento Waxy Maize se comparado a maltodextrina e a dextrose. Veja também como tomar, se é pré ou pós treino, melhores marcas e onde comprar..

Waxy Maize suplemento

Não importa o que você faz. Se pratica musculação, pedala, faz natação ou corrida. Para toda e qualquer atividade física o nosso organismo precisa de um ingrediente em especial: o glicogênio. Este, sempre advindo do carboidrato. Essa substância é a nossa principal fonte de energia, quando precisamos de algo rápido e de alta eficiência.  

É por isso que quem pratica qualquer modalidade de esporte ou atividade física, precisa de uma dieta com boa qualidade de carboidratos. Neste sentido, o suplemento Waxy Maize é uma excelente alternativa!

O que é o Waxy maize?

O Waxy Maize é um suplemento a base de glicose, para otimizar a regeneração dos níveis de glicogênio no organismo. Basicamente, ele busca repor o glicogênio que perdemos durante a prática de atividades físicas, através de carboidratos.

O Waxy Maize é um suplemento que oferta ao organismo, carboidratos de alta qualidade. Basicamente, o Waxy Maize é um suplemento feito a base de amido de milho. Este milho, especificamente cultivado nos Estados Unidos, que leva o nome de milho ceroso. Este, com uma elevada qualidade nutricional, oferece ao organismo, glicose de forma controlada e com uma absorção rápida, mas sem os temíveis picos de insulina.

Mas se formos analisar então, ele é igual a maltodextrina ou a palatinose? Não, nem um pouco. Na verdade, há diferenças bem significativas.

Diferenças entre o Waxy Maize, maltodextrina e palatinose

O Waxy maize é um suplemento de carboidratos de altíssima qualidade. No caso da maltodextrina, por exemplo, temos um carboidrato de rápida absorção (alto índice glicêmico), mas que rapidamente é utilizado quase que em totalidade pelo organismo.

Sendo assim, em muitos casos, ela pode trazer picos de insulina, o que aumenta consideravelmente as reservas de adipócitos.

No caso da palatinose, temos um carboidrato de boa qualidade, oriundo de alimentos ricos em açúcar, como o mel e a cana de açúcar. Apesar de ser também um carboidrato complexo e de ter uma ação parecida, a palatinose e o Waxy Maize tem diferenças nas ofertas nutricionais em geral.

Além disso, o Waxy Maize é uma opção mais interessante para quem não quer açúcar ou glúten em sua dieta.

Por isso, o Waxy Maize se mostra mais eficiente para muitas situações. Na verdade, todos estes suplementos têm boa aplicação, desde que sejam usados no contexto adequado!

Composição da Waxy maize

É justamente a composição do Waxy maize que faz dele um suplemento tão eficaz. Ele é produzido a partir do amido, extraído de um determinado tipo de milho que é cultivado nos Estados Unidos. Essa espécie de amido é constituído por 70% amilopectina e 30% de amilose (baixo pelo molecular).

Essa combinação faz com que o Waxy maize seja metabolizado de forma mais rápida do que outros carboidratos e ainda consegue fornecer energia por mais tempo sem elevar o nível de insulina formando os temidos picos.

Leia também: Dextrose – O que é, efeitos e como tomar

Os benefícios Waxy maize

Quem está querendo uma alimentação melhor e está com dificuldades de achar um bom carboidrato para fornecer energia durante os exercícios aeróbicos ou de hipertrofia, o Waxy maize é uma boa opção.

Ele não contém açúcar ou glúten e também não retém água. Além disso ele consegue facilitar a absorção de nutrientes que são difíceis de serem metabolizados pelo organismo como os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), creatina, a arginina e a beta alanina.

Além disso, há ainda outros benefícios na ingestão do Waxy Maize em sua dieta:

1- Melhora da composição corporal

Por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, se sua dieta for equilibrada, haverá uma melhora considerável na sua composição corporal. Com a ingestão de um carboidrato de boa qualidade, como é o caso do Waxy Maize, você terá muito mais qualidade em termos de substratos energéticos. Com isso, seu corpo não irá estocar carboidratos em forma de gordura.

2- Redução do catabolismo muscular

Justamente por seu baixo índice glicêmico, o Waxy maize evita que seu corpo use aminoácidos como fonte energética. Desta maneira, evitamos que você perca músculos e com isso, mantenha seu corpo em constante anabolismo.

3- Melhora na eficiência do metabolismo

Com mais carboidratos de boa qualidade, é natural que nosso metabolismo fique muito mais eficiente. Com isso, a ação do Waxy maize é direta na qualidade das reações metabólicas.

Como tomar o Waxy maize

Este é um ponto muito importante. Afinal, por ser um suplemento de carboidratos e que tem ação direta na qualidade da regeneração muscular e na qualidade com que a energia é ofertada ao organismo, temos que tomar na dose e no momento mais adequado.

Em termos de doses, no geral, o mais indicado é o seguinte:

Recuperação muscular: entre 1 a 2 g para cada kg de peso por dia;

Treinos intensos e exercícios de longa duração: 2 a 4 g por kg de peso;

Para atletas: são entre 4 e 6 g para cada kg de peso ou de 30 a 60 g para cada hora de atividade física ingerindo a primeira dose apenas depois da primeira hora de treinos.

Aqui, é importante destacar que estas quantidades podem variar bastante. No caso dos treinos de longa duração, por exemplo, geralmente estamos falando de modalidades como a corrida ou o ciclismo. Já que eles depletam grande parte das reservas de carboidratos, precisamos repô-las de forma eficiente. Neste caso, o Waxy maize é muito efetivo.

O mesmo vale para atletas, que tem um elevado gasto calórico e precisam de reposição energética. No caso de recuperação muscular, temos as pessoas que no geral, praticam musculação ou outra atividade resistida, ou os dias de descanso de quem pratica atividades mais intensas.

Falando especificamente das questões relacionadas ao pré e pós treino, há diversos pontos importantes!

Maxy Maize no pré-treino

Por ser um suplemento de carboidratos de baixo índice glicêmico, não é muito comum ou indicada, a utilização dele como um suplemento pré-treino. Porém, há situações em que ele é sim, muito bem-vindo.

Por exemplo, uma pessoa que não tem como fazer uma refeição de qualidade antes de seu treino, pode muito bem tomar uma dose de Maxy Maize, cerca de uma há duas horas antes do treino. Desta maneira, no momento em que esta pessoa for treinar de fato, terá uma boa reserva de carboidratos.

Fora isso, não há muitas razões para tomar o Maxy Maize nos momentos que antecedem o treino, pois como ele é um carboidrato de baixa glicemia, ele irá demorar para ser absorvido.

Maxy Maize no pós-treino

Este é o momento mais indicado para a utilização do Maxy Maize. Primeiramente, por que ele irá dar o suporte para o melhor aproveitamento da chamada janela anabólica. Primeiramente, estamos com os estoques de glicogênio em baixa. Com isso, ao ingerir o Maxy Maize, teremos a utilização direta deste.

Além disso, por ser um carboidrato de absorção mais lenta, teremos um processo anabólico mais longo, aumentando consideravelmente a síntese proteica ao longo das horas seguintes.

Melhores marcas, preços e onde comprar

Das melhores marcas importadas, destaques para a Maxy Maize das empresas Optimum Nutrition e Dymatize Nutrition. Essas possuem um custo mais elevado, onde o pote de 2 kg pode ultrapassar os R$130,00. Das melhores marcas nacionais, a Growth Supplements vende a embalagem de 1kg por R$24,00. Você pode ver mais informações sobre o produto e comprar clicando no botão abaixo.

comprar waxy maize pelo melhor preço

Leia também: Maltodextrina – O que é, efeitos e como tomar

Contraindicações

Apesar de apresentar baixo índice glicêmico, o Waxy maize não é indicado para diabéticos pois há uma absorção muito rápida do carboidrato. Para qualquer pessoa que queira consumir, o melhor é procurar um nutricionista esportivo para que ele possa ajustar a dosagem de acordo com as necessidades do seu metabolismo. Nunca consuma um valor maior que o recomendado.

Conclusão

Dentro do que o maxy maize se propõe, que é oferecer um carboidrato de alta qualidade e muito acessível, ele é fantástico. Porém, você também tem que saber que precisa de carboidratos de boa qualidade em sua dieta também. Caso contrário, a ação do Waxy Maize, não será tão efetiva e você não terá os resultados que tanto espera. Sempre treine com a orientação adequada!

Relatos sobre o suplemento Waxy Maize

Para quem tomou ou está tomando o  Waxy Maize, por favor deixe seu relato abaixo na área de comentários, contando a experiência com esse suplemento e se achou valido a introdução dele em sua dieta. Abraços e Bons Treinos!

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

33 Comentários

  1. Afinal, qual o melhor entre o Waxy Maize e a Dextrose para ganho na hipertofia?

    • Nenhum dos dois. Para hipertrofiar vc precisa ingerir proteinas. A dextrose é um carbo de rápida absorçao, muito utilizada no pós treino junto com whey para maximizar a absorção da proteína, porém é um carbo de baixa qualidade e alto indice glicemico. Se vc é um ectomorfo, ou em outra palavras, vc tem o tipo fisico daquela pessoa que é super definida e tem dificuldade para ganhar peso, entao para vc não fara diferença consumir dextrose. Do contrário, tome Waxy Maize ou consuma alguma fruta no pós treino, assim irá ingerir um carbo de melhor qualidade sem que ganhe gordura. Mas o essencial é uma dieta rica em proteínas. Regra básica, 2g de proteina para cada Kg corporal (dai pra mais). O melhor é procurar um nutricionista esportivo.

      • Cara, Carboidrato é sim a base pra quem quer hipertrofia, o corpo precisa desse macro nutriente para gerar energia, pois o mesmo é transformado em glicogênio pelo nosso organismo e é este glicogênio que utilizamos em nossas atividades físicas, se vc não ingerir a quantidade certa de carboidratos que seu corpo necessita ele ira buscar esta fonte em outros macros nutrientes, por exemplo PROTEINAS, isso mesmo vc vai perder massa magra!! Ahh mas e a gordura, nosso corpo e feito para acumular gordura, por isso ela vai ser utilizada mas em menores quantidades!

        Porem vc não precisa fazer uso destes suplementos caso sua dieta já supra a sua necessidade diária de carboidratos!

        Fontes boa de Carbo: Batata doce, arroz integral, macarrão integral, mandioquinha entre outros…

  2. Mas pelo que entendi para qualificar o melhor moderador de energia entre :Malto,Dextrose e Waxy;percebi pelo contexto de tudo que a Waxy me dará mais energia para poder praticar melhor meu treino de musculação.Portando os mais indicado é (em primeiro o Waxy; em segundo a Dextrose e em terceiro a Malto) estou correto o meu entendimento??Grato

  3. Esse produto waxy Maize é a mesma coisa que Whey? E pra qual finalidade esse produto é qual é a forma de consumi-lo.

    • Walney fontes Andrade

      Boa noite . Sou Walney Andrade, nutricionista formado pela UFS e Pós graduado em nutrição esportiva pelo IPGS. Vou tirar a duvida do colega acima que perguntou se waxy seria mesma coisa que whey . Não, ele não é a mesma coisa que whey protein. Waxy maize contém carboidratos e whey protein : proteínas. O objetivo do waxy é repor os estoques de glicogênio hepático e muscular que foram gastos durante o treino. Pode ser utilizado pre treino ou Pós treino, de preferência associado com whey protein. Instagram: walneyandradenutri

    • waxy maize é carboidrato e whey é proteina…

  4. Devo tomar Waxy Maize junto do whey protein ou tenho que esperar um tempo(20 minutos ) entre um e outro dar.

  5. O melhor tomar antes ou depois do treino, qual outro suplemento indicado pra tomar junto com ele.

    • Walney fontes Andrade

      Se você treina em jejum e não tem disposição durante o treino ou começa a passar mal devido à hipoglicemia, talvez ele seja interessante ser utilizado no pre treino. Se você treina em um outro horário que logo após o treino você não faça uma refeição grande, talvez o mais indicados seja utilizá-lo com whey protein. Caso você vise hipertrofia em ambas situações.

  6. tem algum problema tomar o Maxy Maize Junto com cafeina ?

    • Walney fontes Andrade

      Qual seria o seu propósito ? Queima de gordura ? Se sim, melhor ficar apenas com a cafeína. O waxy maize é carboidrato. Carboidratos em excesso não são nenhum pouco bem-vindos, mesmo sendo de baixo IG como no caso do waxy. A não ser que ele esteja devidamente calculado na sua quantidade ideal de carboidratos para serem consumidos diariamente.

  7. GERALDO PEREIRA DA MOTA FILHO

    Comecei a tomar agora este suplemento junto whey, espero que ele ajude na melhor absorção das proteínas.

  8. Posso tomá-lo com água?

  9. Uma dúvida.
    No artigo fala sobre a quantidade em gramas para cada kg corporal.
    Achei números meio exagerados. Exercícios de alta intensidade seriam 10g. Se vc pesar 70kg vc teria que tomar 700g de waize?
    Não é muita coisa não?
    Não sei se estou errado, mas essa conta não seria para a porção diária recomendada de carboidratos como um todo? Restando ao waize complementar aquilo que faltar.

  10. Olá, comecei a treinar a uns 3 meses e não estou tomando nada. Estava pensando em tomar creatina. O que me indicam ?

    • Você precisa de 4 componentes básicos
      Que seria um wey,Bcaa,glutamima é uma creatina
      e claro fazendo uma dieta básica vc terá resultados legais
      #esmagaquecresce

  11. Mais afinal é pra ser consumido antes ou depois do treino? Esta dosagem nao entendi… pod explicar melhor?

  12. tenho 96 kg. quanto de waxymaize devo tomar durante o treino

  13. Gostaria de saber de algumpre-treino bom e que me de mais energia sem me fazer engordar ?

  14. Treino sempre pela manhã cedinho, as vezes n tenho tempo de fazer um refeição com o carboidratos certos, o waxy maize seria indicado pra ser uma refeição mais rápida e completa pré treino?

  15. Bom dia, preciso de energia para malhar, posso tomar waxy maize meia hora antes do treino??

  16. Olá pessoal meu nome é Elanne, eu sou nutricionista pela UFPI e pós graduada em nutrição esportiva pela FUVEST, ao ler os comentários sobre o post vi que há muitas duvidas em relação ao consumo do waxy maize, duvidas em relação ao melhor horário para o uso e ate mesmo sobre a quantidade a ser consumida, gente nós nutricionistas trabalhamos de acordo com a individualidade de cada paciente, então não existe uma regra que dita qual o melhor horário ou qual a quantidade que deve ser consumida para nenhum tipo de suplementação, todos nós temos necessidade diferentes, rotinas diferentes, poder de compra diferentes dentre diversos outros fatores. Esses post disponíveis na internet são interessantes para tirar algumas duvidas dos leitores, mas não tem jeito quem quer obter bons resultados tem que procurar um profissional capacitado para analisar de acordo com o objetivo do paciente a melhor conduta a ser usada, não adianta tentar se “auto consultar” pela internet, pois você pode não chegar ao seu objetivo (gastando apenas tempo e dinheiro) ou ate mesmo comprometer sua saúde!
    Beijos da Nutri :*

  17. Olá estou na condição de pré-diabético, gostaria de saber se posso consumir wazy maize sem problemas?

  18. gostaria de Tirar uma dúvida. Sou ciclista e uso o Malto durante o treinos longos para repor energia. Ganhei hoje um WAXY MAIZE e queria saber se posso usa-lo tambem durante os treinos, principalmente os longos. Acima 1:30 a 4h como fonte de energia com absorção rápida? E o que vcs sugerem de suplementação de absorção lenta?!

  19. Tomo há alguns meses o Waxy da Growth (o sabor açaí não é bom). Tomo no pré-treino pois vou treinar direto do trabalho e meu café da tarde é sempre corrido (como pouco). Ele me dá bastante disposição, me canso menos e não tenho tonturas (hipoglicemia). Perfeito!

  20. No meu caso que peso 90 Kg , um pacote de 1 Kg não vai durar para nada !! rsrs Parabéns pelo artigo.

    • Willian, o artigo diz…1g para cada Kilo de peso…portanto 90 kg é igual a 90 gramas, ou seja em torno de 04 a 05 scoop …..Te ajudou ???????????????

      • Eu entendi Eduardo. .
        Me refiro que vou gastar em média de 500 gramas por semana. Um mês ficaria caro com este suplemento. Somando aos gastos dos outros suplementos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!