Página Inicial » Frutas » Suco de uva integral emagrece? Veja todos os seus benefícios e propriedades

Suco de uva integral emagrece? Veja todos os seus benefícios e propriedades

O suco de uva integral se consumido moderadamente pode ser um aliado do emagrecimento, além de ajudar a reduzir o colesterol ruim e ajudar a prevenir AVC e o infarto. Veja todos os seus benefícios e o consumo recomendado.

suco de uva integral

O suco de uva integral é uma bebida produzida a partir da uva roxa que tem sido muito procurada nos últimos tempos por causa do seu rico conteúdo nutricional e por ajudar a prevenir doenças, segundo várias pesquisas que verificaram os efeitos benéficos dessa bebida para a saúde.

Por que o suco de uva é integral?

Para que um suco seja considerado integral, toda a fruta deve ser utilizada na sua produção, ou seja, ela é aproveitada integralmente. Com isso, o suco de uva é integral quando utiliza toda a uva na sua preparação, ou seja, inclui a polpa, a casca e as sementes.

Propriedades nutricionais do suco de uva integral

Os principais nutrientes presentes nesse suco são:

  • Antioxidantes: polifenóis (resveratrol);
  • Carboidratos;
  • Fibras;
  • Vitaminas: vitamina C e do complexo B;
  • Minerais: cálcio, ferro, fósforo, potássio e magnésio.

Dentre esses nutrientes, os que mais se destacam são os antioxidantes por estarem em grande quantidade e por serem os nutrientes que mais oferecem benefícios através desse suco.

Calorias e carboidratos

Um copo de 200 ml de suco de uva integral possui em média 30 g de carboidratos e 120 calorias.

Benefícios do suco de uva integral

Os benefícios dessa bebida são diversos e, como vimos, quase todos eles estão relacionados com a ação das substâncias antioxidantes. Entre esses benefícios podemos destacar:

1. Reduz o colesterol

Com a ingestão frequente de suco de uva integral, é possível reduzir o colesterol ruim e o colesterol total, além de aumentar o colesterol bom desobstruindo, assim, os vasos sanguíneos.

O colesterol é um tipo de gordura que, quando está em excesso no sangue, pode causar entupimento dos vasos sanguíneos e, a partir daí, originar doenças relacionadas ao sistema cardiovascular como a aterosclerose, doença coronariana cardíaca, infarto e AVC ou acidente vascular cerebral (derrame). Todos esses benefícios são graças ao resveratrol, substância encontrada na uva, para saber mais sobre essa substância você pode ler esse outro artigo: Resveratrol: Para que serve, benefícios e dosagem .

2. Ajuda a emagrecer

Estudos têm comprovado que o suco de uva integral não só ajuda a perder peso como também ajuda a reduzir a gordura corporal, a circunferência da cintura e o índice de massa corporal (IMC).

Essa bebida age estimulando o trabalho do metabolismo fazendo com que o corpo consiga gastar mais energia, assim, a perda de peso ocorre de forma mais rápida. Além disso, reduz a absorção de gorduras.

Outra forma que o suco de uva ajuda no emagrecimento é porque ele oferece mais saciedade ao corpo. Assim, quando o corpo está mais saciado, a fome fica retardada e a ingestão alimentar fica mais controlada.

A ação antioxidante dessa bebida é mais uma forma de estimular a perda de peso. Os antioxidantes presentes nesse suco ajudam na desintoxicação do organismo estimulando o corpo a eliminar gorduras.

3. Previne o câncer e outras doenças

Várias doenças podem ser prevenidas através do suco de uva integral por causa, principalmente, das suas substâncias antioxidantes. Os polifenóis e a vitamina C, ambos antioxidantes, atuam no organismo combatendo os radicais livres causadores de danos ao corpo, principalmente doenças.

Os radicais livres são moléculas instáveis que surgem no corpo através de reações biológicas e de fontes externas como alimentação, substâncias químicas, poluição, entre outras. Essas moléculas tacam as células sadias do corpo causando processos inflamatórios e estresse originando várias doenças, entre elas o câncer, doenças neurodegenerativas como o Parkinson, o mal de Alzheimer, doenças cardiovasculares, entre outras.

4. Fortalece o sistema imunológico

O suco de uva integral fortalece o sistema imunológico através das substâncias antioxidantes. Com isso, a defesa do organismo fica aumentada e o corpo fica protegido contra infecções e doenças.

5. É benéfico para a memória

Estudos já comprovaram que o suco de uva integral estimula a atividade cerebral, o que melhora muito a memória. Isso ocorre por causa da ação dos antioxidantes presentes na uva, principalmente os compostos fenólicos, que protegem o sistema nervoso central contra a ação dos radicais livres.

6. Previne o envelhecimento precoce

O envelhecimento precoce é causado, entre outros fatores, também pela ação dos radicais livres presentes no corpo. O suco de uva integral pode ajudar a prevenir o envelhecimento por causa da ação das substâncias antioxidantes que evitam que esses radicais livres causem danos às células do corpo.

7. Promove a cicatrização e a saúde da pele

Esse suco estimula a cicatrização por causa da vitamina C, um poderoso antioxidante. Essa vitamina aumenta a capacidade de regeneração da pele e, com isso, os processos de cicatrização ocorrem de forma mais rápida.

Além disso, a vitamina C é um nutriente indispensável para manter a saúde da pele. Ela estimula a produção de colágeno e elastina, duas fibras que fazem parte da composição da pele e que, além de manter a saúde, contribuem para manter a pele mais bonita porque dão mais firmeza e elasticidade a ela e um aspecto mais jovem, além de prevenir o aparecimento de rugas, estrias e celulite.

8. Melhora o funcionamento intestinal

Esse suco também ajuda a melhorar o funcionamento do intestino porque estimula o trânsito intestinal. Isso ocorre, principalmente, por causa das fibras que estimulam os movimentos do intestino ajudando na formação do bolo fecal e na evacuação. Assim, problemas intestinais como a constipação (prisão de ventre) são prevenidos e até tratados.

Leia também => Conheça todos os benefícios da uva

Como preparar o suco

Para fazer o suco de uva integral, triture no liquidificador 1 kg de uvas roxas bem escuras com 1 litro de água. Coloque em uma panela e leve para o fogo. Quando levantar fervura, deixe ferver por 10 minutos. Depois, retire do fogo, espere esfriar. Você pode guardar em garrafas bem vedadas e deixar conservar na geladeira.

Antes de fazer o suco, lave bem as uvas. O mais recomendado é não adoçar, seja com qualquer tipo de açúcar, e não coar o suco, assim, você terá maior quantidade e maior aproveitamento dos nutrientes, principalmente as fibras.

O ideal é utilizar as uvas mais escuras, pois quanto mais escuras elas forem, maior será a quantidade de antioxidantes e maiores os benefícios para o seu corpo e a sua saúde.

Consumo recomendado

O suco da uva integral pode ser consumido na quantidade de 2 copos de 200 ml por dia. Não existe um horário específico, por isso, você pode tomar o suco em qualquer horário e, de preferência, entre as refeições.

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!