Página Inicial » Dietas e Nutrição » Suco de beterraba traz mais energia para os treinos

Suco de beterraba traz mais energia para os treinos

O suco de beterraba pode ser um ótimo aliado nos treinos de musculação, veja os benefícios e algumas receitas.

A beterraba em si é um alimento que pode ser odiado por algumas pessoas ao mesmo tempo em que é amado por outras. Em todo caso, desde quando éramos crianças ouvimos que ela é boa para uma série de coisas, ainda mais para anemia. E realmente é. Por outro lado, quando ocorre o cozimento, algumas dessas propriedades sempre acabam indo embora na água da panela.

GettyImages

Entretanto, comer beterraba crua não é agradável para muita gente. Por isso, o suco dessa raiz começa a ganhar espaço na vida das pessoas. O suco, além de conceder os melhores benefícios da beterraba pura, fica bem gostoso exatamente por ser feito misturando outros alimentos também benéficos à saúde.

Os benefícios da beterraba

O suco de beterraba é uma ótima fonte de vitaminas A, B e C. Combinando assim a saúde da visão, da pele, aumento da imunidade e uma série de outros benefícios mais. E quais seriam esses outros tantos benefícios que contribuem para uma vida saudável e, consequentemente, para a longevidade? Pois é deles que falaremos aqui e, de quebra, ainda mostraremos três receitas gostosas de suco.

Betalaína

Poucos sabem, mas aquela cor arroxeada, meio avermelhada, da beterraba é causada por um poderoso antioxidante natural chamado de betalaína. E, bem, o suco de beterraba é rico nessa substância. Ao contrário do que costuma acontecer, por exemplo, quando se cozinha a beterraba e boa parte acaba se perdendo na água.

Portanto, o suco ajuda muito na preservação da saúde das células, o que acaba prevenindo certas doenças, combatendo o envelhecimento e prevenindo também vários tipos de câncer.

Suco de beterraba contra doenças cardíacas

O suco de beterraba possui propriedades muito interessantes quando se trata de circulação sanguínea. Afinal de contas, a pressão é melhor regulada por causa da presença do nitrato nesse alimento. Além do mais, os antioxidantes fazem sua parte na melhoria da saúde dos vasos sanguíneos.

Em resumo, temos um suco que ajuda a proteger o corpo contra doenças cardíacas e também acidentes vasculares cerebrais (AVC). E começa certo pela beterraba ser um vegetal nutritivo e já naturalmente adocicado, diminuindo e até anulando a necessidade da adição de açúcar no seu suco.

Suco de beterraba e a melhoria da performance física

Um dos maiores benefícios do suco de beterraba está no fato dele ser um energético natural e também ser eficaz na melhora da oxigenação das células, especialmente através da vasodilatação. Os carboidratos (que possuem carga glicêmica baixa) desse suco ajudam a manter e até melhorar a performance do atleta durante os treinos, sendo ainda ótimos na recuperação pós-treino.

Pesquisas indicam a atuação do nitrato a favor da redução da necessidade de oxigenação das células, contribuindo assim para que a pessoa tenha mais fôlego e faça mais do que o habitual. Que tal experimentar um copo de suco de beterraba antes do treino?

Receitas de suco de beterraba

receitas de suco de beterraba com laranjaNada melhor do que agora conhecermos alguns sucos de beterraba a fim de aproveitarmos os benefícios desse alimento. Essas receitas utilizam, como base, a beterraba pequena, aquela que pesa aproximadamente 70 g. Mas você pode utilizar meia beterraba grande para cada pequena que dá certo do mesmo jeito.

Receita 1: beterraba com cenoura e laranja:
Ingredientes:

  • 1 beterraba;
  • 2 laranjas;
  • 1 cenoura;
  • ½ copo de água.

Modo de preparo:
Descasque as laranjas e depois é só bater no liquidificador até que tudo fique bem misturado.

Receita 2: beterraba e laranja:

  • 1 beterraba;
  • 3 laranjas.

Modo de preparo:
Descasque as laranjas e depois bata num liquidificador junto com a beterraba. Não se deve acrescentar água e sim aproveitar o suco da laranja.

Receita 3: beterraba, suco de laranja e açúcar mascavo (rico em carboidratos e energético, indicado para o pré-treino):

Ingredientes:

  • 2 beterrabas;
  • 1 ½ copo de suco de laranja;
  • açúcar mascavo.

Modo de preparo:
Bata as duas beterrabas junto com o suco de laranja no liquidificador. Logo após, acrescente o açúcar mascavo adoçando a gosto e tomando cuidado para não exagerar.

Sobre Bruno Vargas

6 Comentários

  1. Gostaria de saber se a beterraba e crua ou cozida

  2. Ola, a beterraba com gengibre pode ser adicionado água, e pode ser consumida antes do treino ou durante o treino?
    Grato.

    • Não sou nutricionista, mas sempre faço suco de beterraba com laranja e gengibre. Acredito que não há nada de errado em adicionar um ingrediente, até pq, gengibre acelera o metabolismo e o gosto fica mara!

  3. Olá fiz o suco de beterraba com laranja e ficou uma delícia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!