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Spinning e seus benefícios para o emagrecimento

Uma das modalidades de treinamento físico que mais vem crescendo, o Spinning é uma ótima saída para quem busca emagrecer e não se adapta aos métodos convencionais de exercícios. Veja mais neste artigo!

A proposta é simples, você faz um treino que dura em média 45 minutos e tem um elevado gasto calórico. Não gosto muito de fornecer número de calorias queimadas, pois isto varia bastante de acordo com a individualidade biológica de cada um, mas muitas pessoas afirmam que o spinning queima mais de 600 calorias em uma sessão, sem contar as calorias gastas no pós-treino. Resumindo, ele pode sim ser muito eficiente para o emagrecimento.

Basicamente, a aula de spinning se baseia em um esforço intermitente, com alternância de intensidade. Resumidamente, ele é um treinamento intervalado de alta intensidade e como já citei neste artigo (Treinamento Intervalado e Emagrecimento) este é um dos métodos mais eficientes para quem quer emagrecer. Portanto, se este é o seu objetivo, pode apostar na aula de spinning!

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Como funciona a aula de spinning?

Basicamente, a aula de spinning se caracteriza por alternar os estímulos na bicicleta e tem como princípio básico, simular diferentes terrenos e inclinações, fazendo com que os batimentos cardíacos fiquem elevados por mais tempo. Não existe uma fórmula pronta e o professor é quem dita o ritmo das mudanças de postura e de intensidade. Para as partes em que temos uma intensidade mais elevada, o aluno fica em pé na bicicleta e pedala assim, em alta intensidade, por um tempo pré-determinado. Para os momentos de descanso ativo, o aluno reduz a velocidade e senta no banco da bicicleta. Por mais simples que possa parecer este modelo de aula, é muito importante que ele seja conduzido por um profissional de educação física devidamente habilitado, pois somente assim, você poderá ter segurança no controle da intensidade.

No spinning geralmente são usadas músicas para motivar os alunos e completar a simulação de passeio em diferentes terrenos, mas a música não é obrigatória.

Cuidados ao fazer spinning

Por ser um método aeróbico de alta intensidade, é necessário que você passe por um médico antes de fazer as aulas, para avaliar suas capacidades cardiorrespiratórias e verificar se não existem riscos para sua saúde. Além disso, é sempre muito importante que você utilize uma bicicleta específica para o spinnig. Depois disso, é muito importante que você ajuste o banco para a altura adequada, já que pedalar com o banco muito alto ou muito baixo, podem fazer com que você sofra lesões no quadril e nos joelhos. O ideal é que o banco fique na altura de sua crista ilíaca (parte superior de seu osso do quadril) e que ao estender a perna no movimento da pedalada, ela não fique totalmente estendida, com uma flexão que fique entre 7 e 15 graus (levemente flexionado), aproximadamente.

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Já no que se refere a intensidade, como a aula geralmente é feita em grupos, é muito importante que o professor tenha uma boa sensibilidade para conseguir trabalhar com todas as pessoas de maneira individual. Este é provavelmente, um dos principais pontos negativos do spinning, já que as aulas são feitas para um grupo e não de maneira individualizada. Por isso, você pode começar fazendo menos tempo de aula, com uma intensidade mais reduzida, para que o período de adaptação não seja deixado de lado e os riscos sejam minimizados.

Além disso, um complemento com exercícios de força pode ser bastante interessante, para que a funcionalidade seja mantida e para que você evite lesões. No mais a aula de spinning é uma ótima estratégia para quem busca perder peso e não apresenta maiores restrições ao movimento. Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.

Um comentário

  1. Fernando Rodrigues

    Sou praticante desta modalidade maravilhosa e tenho obtido muitos resultados positivos, tanto em minha estrutura física, quanto nas questões psicológicas. O Spinning proporciona bem-estar, aumento da auto estima e motivação para as atividades diárias. Escrevi uma postagem sobre o assunto, buscando informações científicas que confirmam os benefícios desta modalidade apaixonante. Parabéns pela divulgação e incentivo à prática de atividades físicas.
    Abraços.

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